Família Cabral Janeiro da Ilha de São Miguel

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236405 | ethide seixas noguei | 13 Aug 2009 18:04

Procuro Famiília CABRAL JANEIRO da ILHA DE SÃO MIGUEL, me disseram que els podem ter vindo da Ribeira Grande, Ribeirinha, mais pode tbem ter algum parente espalhado pela ILha, me ajudem a encontrar alguem que possa conseguir documentos de meus avós e bisavós pra mim, quero minha dupla cidadania

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236428 | eliseu | 13 Aug 2009 20:27 | In reply to: #236405

Caros,

Encontrei referências a JANEIRO em Porto Formoso e Rabo de Peixe, S. Miguel Açores

No Porto Formoso, Concelho de Ribeira Grande, encontrei estes nomes que se seguem. As datas são meramente indicativas (datas de casamentos):

Manuel Janeiro, 1847
Jacinto Correia janeiro, 1851
João Carreiro Janeiro, 1853
Manuel Correia Janeiro, 1862, 1871, 1887, 1903, 1905
José Correia Janeiro, 1881
Manuel da Costa Dias Janeiro, 1905

Vivo em S. Miguel, Açores

eliseu

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236430 | eliseu | 13 Aug 2009 20:44 | In reply to: #236428

Caros,

Encontro um José Augusto Janeiro, nascido cerca de 1855 na Freguesia de S. Pedro da Ribeira Seca da Ribeira Grande, filho de Agostinho Cabral e de Jacinta Cândida. O Avô paterno é Caetano Cabral e não encontro nenhum Janeiro a não ser ele.

O JANEIRO será, portanto, alcunha? Talvez no sentido de os distinguir de outros que pudessem ter o mesmo nome?

Na mesma Freguesia encontro ainda a combinação SOARES JANEIRO.

Na Freguesia de Matriz (N. Sra. da Estrela), Ribeira Grande encontro a combinação CORREIA JANEIRO.

Não encontro o JANEIRO em nenhum dos ascendentes deste JANEIRO.

Não é grande contributo mas pode ajudar a estabelecer o que não é!
eliseu

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236431 | ethide seixas noguei | 13 Aug 2009 21:03 | In reply to: #236428

Eliseu e nã teria como vc descobrir se ele se casou com Capitulina Julia? Não sabemos nem o ano do casamento deles, mais pode sim ser esse Manuel Janeiro.Muito obrigada pela atenção

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236432 | eliseu | 13 Aug 2009 21:07 | In reply to: #236431

Viva,

Estou ainda a tentar perceber de que freguesia podem eles ser. Vou começar nos passaportes.

Vamos a ver o que a sorte nos dita.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236435 | ethide seixas noguei | 13 Aug 2009 21:39 | In reply to: #236432

Muito obrigada Eliseu por sua boa vontade, tenho encntrado aqui pessoas valiosas assm como vc. Qualquer coisa me contacte.Claudia Cybele.
OBS. eu sou nora da Ethide visto q. ela ja tem 79 anos e quem escreve por ela sou eu, estamos empenhados em encontrar os docs da familia dela e vamos conseguir se Deus quiser.Abraço

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236446 | PAIVAMANSO | 13 Aug 2009 23:40 | In reply to: #236435

Caro Eliseu , por favor diga-me ; Aqueles nomes e datas de casamento , pesquisou-os onde ? Na Conservatória do Registo Civil da Cidade da Ribeira Grande ? Se eu lhe pedir por especial favor , o confrade pesquisa para nós 3 ou 4 certidões de baptismo ? A sua ajuda , aí em São Miguel , poderá ser muito importante. Não leva a mal que lhe pergunte , o confrade vive em que Freguesia do Concelho da Ribeira Grande ? Pergunto isto porque após alguns telefonemas aí para o Concelho da Ribeira Grande , recolhi algumas pistas, que não sendo ainda muito consistentes merecem sem dúvida , uma pequena pesquisa , ou num arquivo perto de si , ou pessoalmente , se alguém como o Eliseu viver perto de alguma das quatro famílias onde encontrei os tais indícios………… Na verdade , encontrei 4 Pessoas aí residentes , que afirmaram terem em familiares muito antigos , 1 ou 2 destes nomes , Manuel Cabral Janeiro e sua esposa Capitulina Júlia , que entre 1894 a 1900 embarcaram de São Miguel para o Brasil Nos tais contactos telefónicos encontrei duas senhoras muito simpáticas dispostas a ajudar mas, e não tenho duvidas que Elas estão a fazer um bom trabalho, mas eu não tenho coragem de lhes fazer pedidos destes . Seria excelente contar com a sua importante contribuição . Eu vivo no continente e quero ajudar Ethide . Aguardo com esperança as suas respostas . Cumprimentos . Jorge Santos .

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236465 | PAIVAMANSO | 14 Aug 2009 11:12 | In reply to: #236446

Caro Confrade Elizeu , esta necessidade de encontrar alguém disposto a conversar pessoalmente com os potenciais descendentes de Ethide , por nós contactados por telefone , e são apenas 3 ou 4 , aí na Ribeira Grande , prende-se por Quatro ordens de razões ; 1 – Após tantas perguntas as pessoas ganham receio e isso é natural . Hoje em dia , abrir o livro da nossa vida familiar ou pessoal a desconhecidos , ainda que que lá de longe , do outro lado do mar e do telefone é muito complicado . Divulgar nomes , datas , freguesias nascimento se teve bisavós emigrados para o Brasil……… , a desconhecidos , é muito complicado . 2 – Embora eu goste de ouvir o sotaque Açoreano , por vezes tive de pedir para as pessoas repetirem , por favor , o que me estavam a dizer, porque eu nem sempre percebia . Pedir isto a pessoas idosas é pior ainda . Isto quase mata a conversação , e sendo idosos ou não idosos , quebra o esforço de acesso á memória de quem nos está a querer ajudar . 3 – Nem todas as pessoas percebem , ou acreditam , que o que procuramos para Ethide , é apenas um documento que comprove a sua ascendência Portuguesa . 4 – Algumas pessoas contactadas , confessaram a sua dificuldade de assim de repente , terem acesso quase imediato á sua própria memória , se forem contactadas cara a cara , se lhes for dado algum tempo para se recordarem , numa conversa tranquila , então sim , daí a 20 ou 30 minutos , ou até dias depois , mais provavelmente a memória se abrirá generosamente .
Caro Eliseu , imagine se eu , nem que fosse apenas durante meia hora , pudesse ir aí pedir pessoalmente , cara a cara este tipo de ajuda . Quase certo ficaríamos amigos , vê a diferença ? Diz o povo …………. Quem Quer Vai , Quem Não Quer Telefona . Eu só telefono e envio e-mails , porque não posso ir , e quem não gostaria de conhecer a Sua Ilha de São Miguel e as outras dos Açores ? Não quero abusar da sua generosidade mas preciso de um Amigo como Você aí , pelas razões aqui lhe vão explicadas . Desde já Lhe Agradeço . Cumprimentos . Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236544 | eliseu | 14 Aug 2009 23:40 | In reply to: #236465

Caros,

Peço-vos alguma paciência para responder em pormenor. Já pedi a pessoas da Ribeira grande para tentarem saber destes Cabral Janeiro. Tenho a listagem de todos os passaportes que foram passados em S. Niguel e tenho estado a procurar pela sua Capítulina que é o nome mais fora do comum. Ainda não encontrei nada. Esperemos que a sua data de embarque seja posterior a Outubro de 1894, uma vez que existe um hiato de livros entre 1883 e 1894.

Podem tentar ajudar procurando no endereço seguinte o passaporte de Dona Capítulina. Para isso devem entrar em
http://pg.azores.gov.pt/drac/cca/ig/ e do lado direito procurar passaportes e na página seguinte escolher PontaDelgada e depois os anos.

É claro que estou disposto a contactar pessoalmente as pessoas que me indicarem. Peço é alguma paciência em relação ao tempo pois que tenho o meu tempo bastante ocupado.

O meu mail é eliseumanuel arroba sapo ponto pt.

Se fosse possível o envio de alguma foto da senhora ou da família em questão, muito ajudaria. Como sou Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Ribeira Grande, penso que não terei problemas de reconhecimento, no sentido de pedir ajuda às pessoas.

Fico à espera que me enviem os elementos que possuem e que me permitirão tentar dar o meu contributo.

Embora não resida no Concelho de Ribeira Grande, aqui tudo é perto. A cidade da Ribeira Grande é a capital do Concelho de Ribeira Grande. Os Registos Paroquiais de toda a ilha encontram-se na Bibblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada, local onde tenho feito toda a minha pesquisa genealógica. Por isso não me importo de procurar registos, claro que depois de determinarmos a freguesia de nascença ou de casamento das pessoas em questão.

eliseu

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236548 | M.Ribeiro | 15 Aug 2009 01:37 | In reply to: #236544

Eliseu

Já tentei fazer esta pesquisa online várias vezes daqui do Brasil, desde que encontrei este site e o enviei à família da Ethide pelo outro tópico, mas a resposta que recebi e continuo recebendo para a tentativa de qualquer pesquisa continua sendo The page cannot be found.

Cumprimentos

Marli

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236564 | eliseu | 15 Aug 2009 09:49 | In reply to: #236548

Caro M.Ribeiro,

Penso que sei porque não consegue aceder à página. Qual o browser com que acede à net? Ao que sei apenas o Internet Explorer dá acesso a essas páginas.

Eliseu

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236566 | PAIVAMANSO | 15 Aug 2009 11:24 | In reply to: #236564

Caro Amigo Eliseu, permita-me que o trate assim, acredito que encontrámos o Homem certo no lugar certo. Tudo na Sua última mensagem nos dá Força e Esperança. Mostra-nos onde e como procurar nos passaportes, oferece-se para procurar registos, dá – nos o Seu endereço de e-mail, disponibiliza-se para contactar directamente algumas Pessoas , faz uma afirmação que explica tudo «Embora não resida no Concelho de Ribeira Grande aqui tudo é perto» Certamente só “é perto” devido ao seu coração grande e solidário, porque se não , mais do que 100 metros seria já demasiado longe . Ainda por cima pede paciência, quase como quem pede desculpa , porque tem pouco tempo disponível, o que é absolutamente compreensível devido ao cargo que ocupa . Caro Amigo Eliseu , Seja Bem Vindo ! Nesta hora de alegria, não esqueço a Dr. Zélia e a Dr. Sofia que também estão a ajudar. Cumprimentos .Jorge Santos .

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236567 | PAIVAMANSO | 15 Aug 2009 11:44 | In reply to: #236566

Ethide, Marli, Cybele, não vos conheço, mas imagino um novo sorriso nos vossos rostos. O mais tardar amanhã, vou passar dados concretos a Eliseu, sobre 4 pessoas a contactar . Agora vou cuscar nos livros dos passaportes, tal como vocês . Cumprimentos. Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236571 | M.Ribeiro | 15 Aug 2009 12:18 | In reply to: #236564

Caro Eliseu

Chame-me Cara Marli, por favor.

Já consegui aceder mas agora digo que não sou boa em decifrar caligrafia antiga.

Em Ponta Delgada, 19/11/1894, tem uma Maria da Glória cuja filiação sugere qualquer coisa Cabral.

Marli

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236578 | M.Ribeiro | 15 Aug 2009 13:05 | In reply to: #236571

Eliseu

Da Ilha de São Miguel só se pode pesquisar online os passaportes do Concelho de Ponta Delgada? Os Concelhos de Lagoa, Nordeste, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca não estão ainda online? Aposto principalmente no Concelho de Ribeira Grande, com suas 14 freguesias.

Não consigo resultados para pesquisar batismos. Só aparece óbitos em Lagoa, o que não nos interessa, e mesmo assim não abre, embora eu já esteja com o Internet Explorer, e tendo acesso aos passaportes.



Marli

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236579 | PAIVAMANSO | 15 Aug 2009 13:15 | In reply to: #236571

Cara Marli, ainda não é essa A"nossa" Maria da glória , porque na filiação consta o Pai José Pedro Cabral de Oliveira e a Mãe Francisca de Jesus . Convém ampliar várias vezes com a lupa, e ler tudo á direita, que é a respectiva filiação . Estamos aí. Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236581 | PAIVAMANSO | 15 Aug 2009 13:50 | In reply to: #236579

Cara Marli , Caro Eliseu , Em São Miguel só aparecem passaportes da Cidade de Ponta Delgada porque era o único Porto de Embarque nessa Ilha, certo ? O outro porto de embarque, seria o da Horta, na outra Ilha, a do Faial . SE estiver certo, toda a gente dos 6 Concelhos e respectivas 64 Freguesias , que embarcaram em São Miguel, estarão forçosamente nestas listas do Porto de Ponta Delgada . Quanto aos registos de baptismo, que a Marli não encontra , amanhã darei os tais dados por e-mail ao Confrade Eliseu , Á Cybele, e á Marli se me der o Seu endereço . Não resisto, vou voltar ás listas . Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236584 | M.Ribeiro | 15 Aug 2009 14:35 | In reply to: #236581

Caro Jorge

Ah! Que bom! Agora entendi.

O meu endereço você já o tem porque ontem à noite enviei-lhe e-mail, uma vez que a Cláudia Cibele mandou-me cópia do que lhe escrevera sobre a certidão de nascimento da Ethide.

Em vista da controvérsia da data de nascimento de Maria da Glória, existindo 2, a minha sugestão é que seja procurado o embarque em 1893/1894/5 e em 1899/1900/1, e dou a seguir as minhas justificativas.

Embarque no início de 1994, quando a Maria da Glória estaria, na primeira hipótese, com 15 anos teria passaporte emitido ainda em 1993. Embarque no início de 1900, quando a Maria da Glória estaria com 15 anos, na segunda hipótese, teria passaporte emitido em 1889. Embarcando em 1894 com 15 anos haveria a hipótese de ainda vir a fazer 16 naquele ano. Embarcando em 1900, com 15 anos, haveria a hipótese de ainda vir a fazer 16 naquele ano. Isto torna as 2 datas de nascimento móveis. Espero ter sido clara.

Entendo que só se deve apostar no nome Maria da Glória com a filiação Manuel Cabral Janeiro e Capitulina Júlia.

Procurar pelo passaporte de Manuel Cabral Janeiro é complicado porque não se conhece a sua filiação. Vi alguns Manuel Cabral em 1894 cujo pai se chamava Manuel Cabral e a mãe Jacinta da Conceição e outro Manuel Cabral cujo pai é Manuel Cabral e a mãe Maria dos Anjos. Tem também muuuuitos Manuel, apenas Manuel.

Cumprimentos

Marli

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236632 | PAIVAMANSO | 16 Aug 2009 12:27 | In reply to: #236584

Cara Marli , Você queria dizer « embarque no inicio de 1894 » e « emitido ainda em 1893 » obviamente . De resto todo o seu raciocínio me parece correcto , o que para nós que a seguimos não é novidade . Eu acrescentaria apenas, e outra vez á boleia das suas das suas dicas, que se olhe para a idade que será cerca de 15 ou 16 anos e o destino que será Brasil . Algumas listas dizem até a naturalidade. Se no caso de Maria da Glória isso aparecesse seria um autêntico Jackpot. O sonho comanda a vida. Continuemos. Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236790 | PAIVAMANSO | 18 Aug 2009 16:49 | In reply to: #236632

Cara cybele , não se esqueça de tentar obter as fotocópias dos assentos de baptismo dos irmãos de Ethide.........Vá-nos dando notícias. Cumprimentos Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236807 | eliseu | 18 Aug 2009 21:47 | In reply to: #236790

Caro PaivaManso,

Peço desculpa pelo incómodo. Passou-se algo com o meu correio e não me parece que tenha recebido as informações necessárias que lhe pedi.

Queira o meu amigo enviá-las de novo.

Obrigado

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236812 | PAIVAMANSO | 18 Aug 2009 22:55 | In reply to: #236807

Caro confrade Eliseu , penso que desta vez , as tais duas folhas vão chegar aí. Por favor confirme quando puder. Cumprimentos. Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236963 | eliseu | 20 Aug 2009 22:39 | In reply to: #236812

Viva a todos!

Penso que encontrei!

Manuel Janeiro Cabral. Foi-lhe passado passaporte com o nº 8 de 20 de Janeiro de 1898, sendo o passageiro nº 19. É filho de Agostinho de Sousa e de Jacinta Inácia. Tinha 40 anos à data do passaporte, era casado, morador em S. Pedro, Ribeira Grande, proprietário e não sabia ler.
Provavelmente, viaja acompanhado de MANUEL JOAQUIM CABRAL, filho de Manuel Janeiro Cabral (o anterior) e de Capitolina Júlia. Tem 13 anos, solteiro, e como profissão Trabalhador. É o passageiro nº 20.

Confirmem por favor no seguinte endereço: http://pg.azores.gov.pt/drac/cca/biblioteca_digital/PPDL1896-1900/PPDL1896-1900_item1/P39.html

NÃO ESQUEÇAM USAR O INTERNET EXPLORER. Não funciona com outros.

Digam qualquer coisa depois.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236973 | PAIVAMANSO | 20 Aug 2009 23:09 | In reply to: #236963

Caro confrade Eliseu, será possivel ? ainda não fui ver nada, só lhe digo que se for esse o Amigo Eliseu deu um passo de gigante neste puzzle. Um abraço. Jorge Santos . Vou tentar ver com calma´, essa sua extraordinária descoberta.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236977 | PAIVAMANSO | 21 Aug 2009 00:11 | In reply to: #236973

Cara Marli, Caro Eliseu, a filha Maria da Glória, terá ficado em São Miguel e ido ter com os pais poucos anos depois ? Espero que sim para bem de Ethide ! E este filho , quais são os descendentes dele ? ? ? Por hoje tem de ser tudo. Amanhã ás 8 da manhã aqui voltarei á procura de novidades vossas. Um Abraço para vós. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236998 | PAIVAMANSO | 21 Aug 2009 09:24 | In reply to: #236977

Pensando melhor, com a cabeça mais fresca ; nesta leva emigraram o Pai ; Manuel Cabral Janeiro e o Filho ; Manuel Joaquim Cabral. Noutra leva, alguns (quantos ? ) anos depois, terão ido ; a Mãe, Capitolina Júlia e a Filha, Maria da Glória . Terá sido assim ? Agora é fácil fazer esta dedução lógica. Cara Marli, Caro Eliseu, Sinto que sou apenas o vosso elo de ligação nesta investigação, mas isso para mim, humilde leigo, já é o máximo. Faz-me bem psicológicamente . Um abraço de amizade para cada um de vós. Jorge Santos .

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#236999 | PAIVAMANSO | 21 Aug 2009 09:29 | In reply to: #236998

Ainda estou com a cabeça no ar ; Não será Manuel Cabral Janeiro ,mas sim Manuel Janeiro Cabral , ou então o primeiro é que é o correcto , mas nesta lista terá sido escrito por erro, ao contrário . Jorge Santos .

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237061 | ethide seixas noguei | 22 Aug 2009 13:51 | In reply to: #236790

Sr. Jorge nada consta nos assentos de casamento e nem nascimento, de documentos aqui no Brasil não se tem mais nada aenas os que lhe passei, infelizmente.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#237064 | ethide seixas noguei | 22 Aug 2009 14:05 | In reply to: #236998

Em todos os documentos que temos em mãos consta MANUEL CABRAL JANEIRO E CAPITULINA JULIA, a familia conta que tinha uma foto da Maria da Glori em frente ao vapor na chegada, mais que se perdeu no tempo, ninguem sabe dessa foto, acho que vieram todos juntos, mais essa descoberta não deixa realmente de ser um grande achado, estou na expectativ o que meu cunhado tem para nos revelar. Para quem não sabia nada já sabemos que ela veio dos Açores, do Concelho de RIBEIRA GRANDE e agora ele me disse que eles eram da freguesia de RIBEIRA SECA.Qualquer novidade nos falamos, estou anciosa spero que vcs tbem. Obrigada. Abraços

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#237066 | ethide seixas noguei | 22 Aug 2009 14:07 | In reply to: #236999

Pode ser sim, temos que agora ver se es~ta o restoda familia Capitulina e Maria da Gloria ou Maria de Jesus, ou ?????? na época ele usavam para cada etapa da vida um nome estranho, não????

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#237079 | M.Ribeiro | 22 Aug 2009 17:27 | In reply to: #237064

Caros Cláudia Cybele / Eliseu / Jorge

Não quero ser estraga prazer, mas se foi dito inicialmente que vieram pai, mãe e filha juntos, penso que só se confirmaria ter sido encontrado algo, e o que se precisa é o nome de uma freguesia, se estiverem os passaportes dos três com emissão na mesma data. Lembrem-se que já existiram alguns Manuel Cabral Janeiro na cidade de São José do Rio Pardo quando a família foi de Santos para lá, assim como foram encontrados outros também nos telefonemas que o Jorge deu para Açores.

Por enquanto sabe-se só que vieram dos Açores. Tenho acompanhado as mensagens no tópico e me parece que terem vindo de Ribeira Grande ou de Ribeira Seca é mera suposição.


Jorge
A Cláudia Cibele escreveu para o meu e-mail. Reenviei para você a mensagem dela.

Marli

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#237083 | PAIVAMANSO | 22 Aug 2009 18:25 | In reply to: #237079

Temos outra vez a lenha toda na fogueira, é a unica hipótese de alcançar o sucesso . O confrade Eliseu pediu um parecer e a Marli respondeu . Isso não é estragar prazer, é tentativa de procurar o caminho certo . Eu pergunto a Cybele e a Ethide ; aquela hipótese de Maria da Glória ter um irmão de 13 ou 12 anos em 1898 é viável ? Quanto aos nomes diferentes que vão aparecendo de Maria da Glória, afinal também Maria de Jesus, afinal também Maria da Glória Pereira de Seixas (nome de casada) isso para mim não é impedimento . Um dos meus bisavós assinava com tres nomes diferentes e tinha até um documento legal para o poder fazer. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#237093 | M.Ribeiro | 22 Aug 2009 19:23 | In reply to: #237083

Caro Jorge

O fato da Maria da Glória assinar com nomes diferentes inicialmente será sim impedimento para a aquisição da nacionalidade portuguesa para a Ethide, e ela terá que contratar advogado, conforme eu já falei em mensagem para o e-mail da Cláudia Cibele.

Quando for encontrado onde está o registro de batismo da Maria da Glória, feito nos Açores, serão necessárias também as certidões de casamento e do óbito dela, e do nascimento e casamento da Ethide, feitas no Brasil, para os entendimentos com um advogado e com o Consulado de Portugal. É na certidão de nascimento da Ethide que consta o nome da avó materna como Maria de Jesus Pereira.

Li aqui neste forum que as portuguesas costumavam acrescentar o de Jesus ao nome, ao bel prazer, sendo que este de Jesus não seria considerado um sobrenome/apelido. Mas para efeitos de documentação terá sim que ser levado em conta, já que consta de documentos oficiais do Brasil.

Para mim o nome final da Maria da Glória, depois de instaurado um processo, teria que ser ou Maria da Glória de Jesus Seixas Pereira ou Maria da Glória de Jesus Pereira Seixas.

E que manifestem os especialistas ...

Marli

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#237096 | M.Ribeiro | 22 Aug 2009 19:30 | In reply to: #237093

Correção: E que se manifestem os especialistas ... (Caso tenham interesse, claro.)

Marli

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#237100 | PAIVAMANSO | 22 Aug 2009 19:51 | In reply to: #237093

Cara Marli ,eu dizia não ver impedimento, mas não nessa perspectiva. Eu queria dizer era que apesar de ela aparecer com nomes diferentes , pode ser a mesma. Do seu ponto de vista eu nada percebia antes da sua explicação, por alguma razão eu a tenho como minha professora e não o contrário. Eu tenho sempre receio de me estar a repetir ou a repetir o óbvio ou pior ainda repetir o que já foi dito por vós, mas insisto; se eles não aparecerem os tres juntos nos passaprtes ,como disse a Marli, a única saída talvez seja procurar o assento da Maria da Glória , se calhar estara só Maria filha de Manuel Cabral Janeiro e Capitulina Júlia. Afinal há ou não alguma data que saibamos estar certa e não haver documentos que a contradigam ? Marli , Cybele , a data do desembarque será no minimo entre 1893 e 1901 ? Então tirando os 15 anos de idade de Maria da Glória , talvez O confrade Eliseu tenha a coragem de tentar encontrar o assento de baptismo dela na freguesia que Ele considerar mais provavel ? ! Esta é uma ideia desesperada mas se não for assim, como tentar de outro modo ? Vou continuar a procurar nos passaportes. Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#237110 | M.Ribeiro | 22 Aug 2009 21:01 | In reply to: #237100

Caro Jorge

Não, não há idade certa. Como eu vejo que você terá muita satisfação em resolver este caso, vou recapitular.
São 2 os únicos documentos. Documento de 1943 dá conta da idade de 58 anos na época, então nascimento em 1885/6. Documento de 1969 dá conta da idade de 90 anos na época , então nascimento em 1879/80.

Repetindo: pelos documentos o registro de batismo será de 1879 e 1880, ou registro de batismo em 1885 e 1886. São 4 os anos de prováveis datas.

Chegada ao Brasil com 15 anos: passaporte de 1893 e 1894 e 1895. Ou 1889 e 1900 e 1901.

Na 2ª feira a Cláudia Cibele escreverá para você sobre as novidades que o cunhado tem de amigos da família em Portugal, conforme ela disse por e-mail.

Marli

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237176 | ethide seixas noguei | 23 Aug 2009 15:33 | In reply to: #237079

Meu cunhado me passou um mensaemque ja esta com a certidão da maria da gloria em mãos, aind não tenho detahes para passar pa vc, apenas que ela veio de ribeira secam, mais não tenho datas, nada..... Marli vc que ja consguiu a cidaddania qual sera os proximos passos, incluive minha sogra foi a seman passada pra casa de sua filha no canada e onde essa amiga portuguesa conguiu a certidão porque disseam que por la se consegue os papeis mais rapidos, vc me ajuda no que everei arruar aqui no Brasil para a D. Ethide poder adiantar seus docs? Eles vão ao Consulado amaha ou terça la emToronto para ver se é ealmente essa certidõ.Obrigada ate mais, Obrigada por tudo

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237182 | M.Ribeiro | 23 Aug 2009 16:35 | In reply to: #237176

Cláudia Cibele

Que boa notícia!

Ribeira Seca foi uma das 4 freguesias de Ribeira Grande pesquisada nos Açores atendendo ao meu pedido de pesquisa, por e-mail, mas eles enviaram resposta na semana passada dizendo nada ter sido encontrado nos anos em que procuraram, 1878, 1879 e 1880.

Depois você nos diz a data em que foi encontrado o registro, por favor. Estou curiosa sobre qual foi data.

O Eliseu e o Jorge, bastante empenhados em ajudar, ficarão contentes.

O melhor que vocês têm a fazer é entrar no site do Consulado de Belo Horizonte para colher as informações. Por incrível que pareça os procedimentos diferem de Consulado para Consulado.

Vocês precisarão das certidões brasileiras de casamento e de óbito da Maria da Glória. E as da Ethide de nascimento e casamento. E deverá ser feito o averbamento nas certidões de nascimento de cada uma. Atente para a questão dos nomes diferentes nos documentos da Maria da Glória e se informe sobre os procedimentos para chegar a um consenso sobre o nome. Pelo que sei, deverão contratar um advogado.

Penso que o Consulado do Canadá dará orientações, se tudo for feito por lá.

Por favor não esqueça de nos informar qual é a data do assento de batismo da Maria da Glória! Fazemos questão!

Marli


Consulado de Portugal - Belo Horizonte - MG

* Endereço: Av. Álvares Cabral 1366, 9º andar - Lourdes
* Cidade: Belo Horizonte
* Estado: Minas Gerais
* Pais: Brasil
* CEP: 30170-001
* Telefone: (0xx31) 3291-8192
* Fax: (0xx31) 3291-8064
* Email: mail@cnbel.dgaccp.pt
* Site: http://www.secomunidades.pt/web/belohorizonte

Período de atendimento: segundas, terças, quintas e sextas, das 8 às 12 h

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237197 | PAIVAMANSO | 23 Aug 2009 19:44 | In reply to: #237182

Marli, Eliseu, Cybele, Só agora vi o mail da Marli a alertar para ir ao fórum ler a mensagem de Cybele . Finalmente vamos ter um documento suficientemente sólido nos dados, de onde possamos partir para uma investigação objectiva em São Miguel ? ! Marli, como fazemos ? pedimos mais uma vez ajuda ao nosso Amigo Eliseu ? Estou preocupado com Ele, já não vem ao fórum desde o dia 20. Vou enviar um mail para ele, a ver se obtenho resposta.Abraço.Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237201 | M.Ribeiro | 23 Aug 2009 20:32 | In reply to: #237197

Caro Jorge

Pelo que entendi da última mensagem da Cláudia Cibele aqui no forum o registro da Maria da Glória já foi encontrado na freguesia de Ribeira Seca e não é mais necessário procurar pela emissão dos passaportes!

A investigação pode ser encerrada.

Marli

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237211 | eliseu | 24 Aug 2009 00:02 | In reply to: #237201

Viva,

Enviei email para o Jorge.

Levanto algumas hipóteses.

... e de certo que vamos encontrar D. Maria da Glória!

fiquem bem!

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237244 | PAIVAMANSO | 24 Aug 2009 14:31 | In reply to: #237211

Cara Cybele, via e-mail, a Marli , entusiasmada e alegre por todos nós, diz que assim que tiver os dados que estão na certidão de nascimento de Maria da Glória, adicionando 15 anos na idade dela, devemos procurar , nos registos dos passaportes o resto do puzzle. Eliseu, também por mail, explica como continua á procura e percebe-se como tudo mudará , quando tivermos os dados desse assento de baptismo/ nascimento, de Maria da Glória . Eu estou impaciente para ver os assentos de baptismo de Manuel Cabral Janeiro e de Capitolina Julia, pois sendo esses os bisavós de Ethide, chegaremos então ao nosso objectivo inicial de os encontrar onde e quando ( vamos saber exactamente ) na Ilha de São Miguel dos Açores. Como em Portugal os assentos de baptismo/nascimento são muito diferentes, iremos ter acesso aos nomes dos trisavós e tetravós de Ethide. Venha daí esse documento, a equipa toda está em pulgas, para o ver. Abraço. Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237253 | PAIVAMANSO | 24 Aug 2009 15:28 | In reply to: #237244

Finalmente a certidão de nascimento de Maria da Glória, aí em São Miguel, na Igreja de São Pedro da Ribeira Sêca. Caro Amigo Snr. Eliseu , estão aqui os dados importantes que eram indiepensáveis para ir buscar as fotocópias dos assentos de baptismo de Manuel e Capitulina. Repare que são os seus, aqueles que encontrou nos passaportes em 1898. Somando 15 anos de idade ao nascimento de Maria da Glória, dá exatamente 1898, mantem-se parte do enigma, onde estão, em que livro, os passaportes de Capitulina e sua Filha ? Mas o mais importante está desvendado. Contamos consigo, por favor quando puder, faça-nos esse favor. A idade de Manuel era 40 anos em 1898, no passaporte, fazendo as contas deve ser possivel, talvez encontrar o assento do casamento. Desculpe tanto entusiásmo. Abraço. Marli, um abraço para si também, esta vitória é sua, você é o anjo da guarda de Ethide e Eliseu , Cybele e eu estamos a seu lado, nesta hora feliz. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237272 | M.Ribeiro | 24 Aug 2009 19:46 | In reply to: #237253

Caro Jorge

Você ficou tão contente que errou na conta!

A leitura que fiz do registro de batismo da Maria da Glória que foi encontrado na freguesia de Ribeira Seca é que ela nasceu em 18/3/1873, e somando-se 15 anos dará 1888 e não 1898.

As fotocópias do registro de batismo do Manuel Janeiro Cabral (o Janeiro antes do Cabral, como se pode ver no registro desta Maria da Glória) e do registro de batismo da Capitolina Júlia não são necessários porque a Ethide é neta de portuguesa. O registro de casamento dos bisavós da Ethide, Manuel Janeiro Cabral e Capitolina Júlia também não será necessário.

Se você e o Eliseu quiserem levar adiante a pesquisa da emissão dos passaportes, só por curiosidade, deverão fazê-lo então por volta de 1888. Provavelmente encontrarão os 3 embarcando juntos, conforme disse a Ethide em sua mensagem inicial.

Marli

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237273 | eliseu | 24 Aug 2009 19:48 | In reply to: #237253

Viva.

Manuel Janeiro e Capitulina casaram em 5 de Maio de 1879 em S. Pedro da Ribeira Seca da Ribeira Grande. Ele tinha 27 anos e ela tinha 26 anos. Nasceram, portanto, ele cerca de 1858 e ela cerca de 1859.

Tiveram:
José, Assento de Baptismo nº 59, de 1881
Maria (da Glória), Assento de Baptismo nº 21, de 1883) (uma das tias chamava-se assim)
Manuel (Joaquim Cabral), Assento de Baptismo nº 11, de 1885 (o avô materno era Augusto Joaquim Vieira)
Agostinho, Assento de Baptismo nº 27, de 1887 (o avô paterno era Agostinho)

Procurei nos registos de passaportes até Agosto de 1907. Que se terá passado para não aparecer o registo da ida de toda a família para o Brasil? Incúria do "funcionário"? Era interessante descobrir qual o navio e ver se existe o seu manifesto dos passageiros...

Nas minhas recolhas eu afinal tinha estes dados... mas só agora me lembrei que tinha os nascimentos da Ribeira Seca da Ribeira Grande... é tanta coisa!!!

Se nos pusermos a fazer contas, há datas que não batem muito certas... Era normal os anos serem aproximados...

Neste caso já podem pedir ao Arquivo de Ponta Delgada as certidões certificadas que entenderem...

Se entenderem que devemos fazer mais alguma coisa...

eliseu

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237274 | M.Ribeiro | 24 Aug 2009 20:03 | In reply to: #237273

Eliseu

A cópia do registro de batismo que recebi por e-mail, desta Maria da Glória encontrada, dá conta que ela nasceu em 18/3/1873 e não em 1883. Somando-se 15 anos a 1873, a família de 3 pessoas veio por volta de 1888.

Você recebeu a cópia do registro de batismo?

De acordo com a mensagem que coloquei ainda há pouco, se a emissão dos passaportes for procurada em torno de 1888 (1887, 1888, 1889) possivelmente será encontrada.

Marli

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237282 | PAIVAMANSO | 24 Aug 2009 20:48 | In reply to: #237274

Olá a todos , peço desculpa mas ainda me parece que o assento de baptismo diz 1883 e não 1873 . Possivelmente estarei errado, mas agradecia que voc~es dessem a vossa opinião final, depois de darem só mais uma vista de olhos. Parece-me oitenta, inclusive julgo ver lá a pinta do i e não um e , mas repito, desculpem se estou errado. Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237283 | PAIVAMANSO | 24 Aug 2009 20:57 | In reply to: #237282

Eliseu, Marli, se os pais dela casaram em 5 de maio de 1879 , não é crivel que a filha tenha nascido 4 anos antes em 1873. Poxa, finalmente penso que acertei uma. Oxalá. Um abraço para vocês. Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237285 | PAIVAMANSO | 24 Aug 2009 21:20 | In reply to: #237283

Era só para ver se vocês estavam atentos.........6 anos antes e não 4 ..........Já não vou ver o mar faz muito tempo .JS

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237286 | M.Ribeiro | 24 Aug 2009 21:23 | In reply to: #237282

Jorge

Não é preciso pedir desculpas! Quando parecia estar tudo resolvido aparece mais esta questão ... Paciência. Vamos ver o que dirá a Cláudia Cybele.

Eu leio "Aos vinte seis dias do mez de marco do ano de mil oito (espaço) centos setenta e treiz (...)". Para tirar a dúvida, você saberia colocar o registro aqui no forum, para que os colegas pudessem opinar? Eu sei que é preciso criar um link, mas não sei como fazê-lo.

Só de teimosa, como costumamos dizer nestas situações, se eu ainda tiver tempo vou voltar aos passaportes de 1900, que foi o ano que pesquisei. Lembro que encontrei um Manuel Janeiro Cabral (assim invertido) com uma Capitolina Júlia. A filha era Maria mas como eu procurava por Maria da Glória não levei o achado em conta. Depois de anotar tudo em um papel acabei por descartá-lo. Falha de principiante.


Marli

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237288 | M.Ribeiro | 24 Aug 2009 21:38 | In reply to: #237286

Jorge

Realmente a leitura pode ser de oitenta como pode ser de setenta. Reparei no pontinho que você vê.

Você saberia criar o link para colocar o documento aqui no fórum para que outras pessoas possam dar o parecer?

Marli

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237290 | PAIVAMANSO | 24 Aug 2009 21:40 | In reply to: #237286

Marli , eu não sei pôr o link, mas repare na data de casamento de Manuel e Capitulina , postado por Eliseu , baseado na certidão que ele recolheu ; Casaram em 1879 ! Acha lógico a filha ter nascido 6 anos antes do casamento dos pais ? Uma coisa eu lhe garanto: Se houve falha não foi de principiante mas, de alguém bastante competente. Felizmente os professores também “erram” ainda bem, assim a vida fica mais fácil para os alunos como eu. Abraço. Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237292 | M.Ribeiro | 24 Aug 2009 21:50 | In reply to: #237290

Jorge

Sim, o registro tem mesmo o número 21, como consta na mensagem do Eliseu.

Então será mesmo 1883.

Abraço.

Marli

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237295 | PAIVAMANSO | 24 Aug 2009 22:06 | In reply to: #237290

Essa última era a brincar e quase saíu deselegante, desculpe Marli , você sabe que a respeito e muito. Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237300 | M.Ribeiro | 24 Aug 2009 22:25 | In reply to: #237283

Jorge

Você não acertou só uma, mas todas! Foram os seus telefonemas e mais o trabalho do Eliseu que me levaram a acreditar que tudo se resumiria a Ribeira Grande e Ribeira Seca, dado o grande número de pessoas com este sobrenome/apelido por lá.

Gostaria de saber como é que este registro foi encontrado nos Açores pelo pessoal da Ethide. Será que foram passando para os amigos de Portugal o que vocês encontravam nas pesquisas?

Passei e-mail para a Cláudia Cybele. Vamos ver se ela nos conta.

Jorge, vá ver o mar. Você merece.

Abraço.

Marli

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237301 | M.Ribeiro | 24 Aug 2009 22:33 | In reply to: #237300

Eliseu

Não cheguei a trocar e-mails com você, como fiz com o Jorge.

Fiz questão de deixar mensagens também aqui no forum para que os interessados no tópico pudessem acompanhar o seu trabalho e o do Jorge. Principalmente os interessados nos Açores.

Um abraço para você, como dizemos para os amigos, aqui no Brasil.

Marli
São Paulo

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237335 | ethide seixas noguei | 25 Aug 2009 12:45 | In reply to: #237273

Eliseu não tenho como lhe agradecer. Nossa vc descobriu tudo, que bom. Na verdade estou agora esperando quais os documents que eles vao pedir e logo entro emcontato com vc. Vou repassar essa mensagem ao meu cunhado que agora esta a frente da coleta dos docmentosMuito, mais muito obrigada.OBS. O Jorge lhe repassou o assento de nascimeto?Espero que sim

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237372 | PAIVAMANSO | 25 Aug 2009 17:30 | In reply to: #237300

Marli , você não se cansa de me elogiar, fazendo até mentirinha de amizade, dizendo que eu acertei em todas. Não preciso de tanto, basta-me saber que todos juntos acertámos no alvo! Você é muito generosa mas nem pense que eu lhe vou perdoar as amêndoas pela Páscoa. Eu também gostaria de saber quem , onde e como , conseguiu obter o assento de baptismo de Maria da Glória . Espero ter contribuído para isso, nem que seja com uma pequena parte . Dei outra vez, em jeito de balanço, uma vista de olhos ás suas mensagens nestes dois tópicos de Ethide , e mais uma vez percebi que não é por acaso que eu tanto a admiro , Marli . Eliseu, excelente “combateu” com inteligência e foi decisivo para a vitória. Cybele não parou enquanto não recebeu o documento chave, a certidão de baptismo de Maria da Glória. Ethide começou uma nova batalha, com os documentos que tanto queria finalmente em poder dela. Tudo está bem quando acaba bem ! Um Abraço para todos. Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237375 | M.Ribeiro | 25 Aug 2009 17:50 | In reply to: #237372

Jorge

Não sou dada a responder a elogios... Desconcertam-me. E você é muito generoso em fazê-los. Tudo o que eu disse foi verdade. É claro que você foi decisivo, com seus contatos telefônicos em Ribeira Seca. Percebi que havia muitos sobrenomes/apelidos nesta região e disse à Cybele sobre a grande possibilidade de terem saído de lá. Como os amigos portugueses da filha da Ethide no Canadá chegaram tão rápido ao registro não lhe sei dizer, pois o e-mail da Cybele não dá pormenores. Futuramente ela deverá dar notícias para nossos e-mails, porque agora está em viagem de serviço.

E vamos em frente, porque aqui acabou!

Abraço

Marli

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237386 | eliseu | 25 Aug 2009 19:22 | In reply to: #237295

Viva,

Venho agradecer a parte que me cabe. e esclarecer que uma das formas de aceder aos Assentos de Baptismo (e outros documentos) é consultar uma dependência da Igreja Mórmon na nossa cidade. Os Mórmon micro-filmaram quase todos os registos genealógicos pelo mundo inteiro. Assim, é possível, em Toronto ou qualquer outra cidade, obter uma cópia da certidão que procuramos. Claro que é preciso procurar muito!

Eu, por mim, como vivo perto destes originais e tenho trabalhado muito com registos do Concelho de Ribeira Grande, tive a tarefa facilitada.

Fiquem Bem! ... embora existam alguns pequenos mistérios (de somenos importância no caso) por esclarecer.

eliseu pacheco da silva

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237397 | PAIVAMANSO | 25 Aug 2009 20:57 | In reply to: #237386

Caro Amigo Eliseu , a sua prestação foi excelente, nesta investigação . Espero nem que seja só por e-mail continuar a contar com a sua amizade . Não sei o que dizer mais, mas não me canso de lhe agradecer. Um abraço. Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM P

#237431 | ethide seixas noguei | 26 Aug 2009 02:19 | In reply to: #237372

Só posso dizer obrigada para vc, Marli e Eliseu e a todos que de qualquer forma nos ajudaram.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#244518 | JULIANA ENNE | 19 Nov 2009 05:42 | In reply to: #236544

DESCULPA ENTRAR NESTE FORUM
COMO ESTOU AQUI VENDO AS COISA VI TB QUE SR ELIZEU MORA EM S.MIGUEL
E PEDIRIA HUMILDEMENTE UMA AJUDA ESTOU MESMO A PROCURA DE UMA CERTIDÃO EM S.MIGUEL
CASO POSSA ME AJUDAR FICO MUITO GRATA E MUITO FELIZ
UM ABRAÇO

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA CABRAL JANEIRO DA ILHA SÃO MIGUEL EM PORT

#244543 | eliseu | 19 Nov 2009 18:21 | In reply to: #244518

Viva,

pode contactar-me em eliseumanuel arroba ponto pt

eliseu

Reply

Direct link:

Família Cabral Janeiro da Ilha de São Miguel

#442269 | jorgesantos93 | 25 Jul 2022 14:18 | In reply to: #237397

Olá, bom dia!

Busco as mesmas informações de MARIA DA GLÓRIA, sou TATARANETO. Meu Avô busca informações e documentações da MARIA DA GLÓRIA, poderia nos ajudar nessa busca ? Obrigado desde já.

Reply

Direct link:

Família Cabral Janeiro da Ilha de São Miguel

#442270 | jorgesantos93 | 25 Jul 2022 14:21 | In reply to: #236405

Bom dia!

Me chamo Jorge Santos, sou Tataraneto da Senhora MARIA DA GLORIA, buscamos informações e documentações de nascimento, antes da vinda dela ao Brasil, temo em posse a certidão de óbito aqui, meu Avô Sergio Pereira, que é Neto da senhora MARIA DA GLÓRIA busca essas informações a muitos anos e graças a Deus encontrei esse Fórum extraordinário, onde encontramos informações importantíssimas. Peço ajuda de todos que tiverem informações desse caso. Obrigado!

Reply

Direct link:

Família Cabral Janeiro da Ilha de São Miguel

#442277 | Jorge Resende | 25 Jul 2022 16:18 | In reply to: #236405

Sem informação mais completa não chega lá. Onde nasceu a senhora? Quem eram os pais? Quando nasceu????
Ajudem contem o mais que souberem e talvez alguem ajude.
Jorge resende

Reply

Direct link:

Família Cabral Janeiro da Ilha de São Miguel

#442278 | jorgesantos93 | 25 Jul 2022 16:25 | In reply to: #442277

Caro senhor Jorge Resende, agradeço pelo contato. Tenho essas seguintes informações que foram enviadas anteriormente pelo senhor Eliseu nesse mesmo fórum. Segue:

Viva.

Manuel Janeiro e Capitulina casaram em 5 de Maio de 1879 em S. Pedro da Ribeira Seca da Ribeira Grande. Ele tinha 27 anos e ela tinha 26 anos. Nasceram, portanto, ele cerca de 1858 e ela cerca de 1859.

Tiveram:
José, Assento de Baptismo nº 59, de 1881
Maria (da Glória), Assento de Baptismo nº 21, de 1883) (uma das tias chamava-se assim)
Manuel (Joaquim Cabral), Assento de Baptismo nº 11, de 1885 (o avô materno era Augusto Joaquim Vieira)
Agostinho, Assento de Baptismo nº 27, de 1887 (o avô paterno era Agostinho)

Procurei nos registos de passaportes até Agosto de 1907. Que se terá passado para não aparecer o registo da ida de toda a família para o Brasil? Incúria do "funcionário"? Era interessante descobrir qual o navio e ver se existe o seu manifesto dos passageiros...

Nas minhas recolhas eu afinal tinha estes dados... mas só agora me lembrei que tinha os nascimentos da Ribeira Seca da Ribeira Grande... é tanta coisa!!!

Se nos pusermos a fazer contas, há datas que não batem muito certas... Era normal os anos serem aproximados...

Neste caso já podem pedir ao Arquivo de Ponta Delgada as certidões certificadas que entenderem...

Se entenderem que devemos fazer mais alguma coisa...


Ficarei grato por toda informação que for encontrada.

Reply

Direct link:

Família Cabral Janeiro da Ilha de São Miguel

#442279 | jorgesantos93 | 25 Jul 2022 16:29 | In reply to: #236405

Maria da Glória é Filha de Manuel Janeiro e Capitulina, e buscamos informações de Registro da MARIA DA GLÓRIA.

Reply

Direct link:

Família Cabral Janeiro da Ilha de São Miguel

#449161 | ana.janeiro | 27 Jul 2023 03:17 | In reply to: #442279

Olá, não encontro Maria da Glória como filha de Manoel e Capitulina, mas sim os filhos do casal: Eurico Cabral Janeiro, José Cabral Janeiro, Maria Cabral Janeiro, Manuel Cabral Janeiro, Jorgina Julia Janeiro e Augostinho Cabral Janeiro.

Falamos da mesma família será?

Reply

Direct link:

Família Cabral Janeiro da Ilha de São Miguel

#449162 | ana.janeiro | 27 Jul 2023 03:20 | In reply to: #244543

oi Eliseu, consegue me enviar um e-mail em anapaula_janeiro(arroba)hotmail(ponto)com

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 01:46

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen