Casa Grande de Pojido - Arcos de Vale do Vez

This topic is classified in the following rooms Famílias | Heráldica | Património

Casa Grande de Pojido - Arcos de Vale do Vez

#236821 | Pipadouro | 19 Aug 2009 10:09

Está em poder de um primo o anel com as armas da casa Grande de Pojido. Não consigo fazer a ligação dos meus avos Pereira de Castro com esta casa, será possível ter essa ajuda ?
Tenho conhecimento da data de 1678 e de Antonio Pereira de Castro casado com D. Rosália Maria Alves de Brito da casa de Souto Aboim. Sendo que tenho uma avo Felicidade Alves de Brito São Tomé de Aguião de 1847 de aguiã Arcos de Vale do Vez casada com meu avo Rodrigo Pereira de Castro e Brito de 1845 de Aboim Arcos de Vale do Vez
Será que estas datas estarão correctas ? Será casamentos entre primos ?
O brasão:
1º Quartel as armas dos Araujos
2º Quartel as armas dos Barbosas
3º Quartel as armas dos Souzas
4º Quartel as armas dos Pereiras

Reply

Direct link:

RE: Casa Grande de Pojido - Arcos de Vale do Vez

#236828 | Samuel C O Castro | 19 Aug 2009 13:33 | In reply to: #236821

Prezado Pipadouro,

Não tenho resposta à sua dúvida. Mas chamou-me a atenção que o ramo que citas não está entroncado em minha Grande base que estou a montar da família Castro, conforme poderás tomar ciência através do tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=233266&fview=e .

Retroagindo na ascendência castro do ramo que citas, chega-se em António Felgueiras de Castro, aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=481675 .

Em minha citada base, tenho um António Felgueiras Soares, que cronológicamente creio poderá ter ligação ao acima citado, MAS, o que cito tem ascendência e esposa, diferentes do que está no Geneall.

Para facilitar sua visualização do que estou a lhe expor, peço o seu favor de escrever para meu e-mail castro.genealogia arroba ig.com.br (sem espaços), para que eu possa enviar-lhe um anexo contendo esses dados. Quem sabe você teria elementos que possam estabelecer alguma ligação entre os dois Antônio Felgueiras Soares.

Fico na aguardo de seu contato e a disposição. Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel Cândido de Oliveira Castro - Olímpia - SP - Brasil

Reply

Direct link:

RE: Casa Grande de Pojido - Arcos de Vale do Vez

#236947 | DD | 20 Aug 2009 19:59 | In reply to: #236821

Prezado Senhor
Será que lhe diz alguma coisa esta referencia que encontrei em " TERRAS DE VALDEVEZ" de José Candido Gomes:
"CAPITÃO ALEXANDRE ANTÓNIO PEREIRA DA COSTA, da Casa Grande de Pugido. Fez a Guerra Peninsular e mais tarde seguiu a causa de D. Miguel, vindo a morrer na Batalha da Asseisseira" ?
Será que as Famíliaa " Pereira de Castro" e "Alves de Brito", tendo casa em " Pojido" (hoje lugar da freguesia de Gondoriz, que já foi da freguesia de S. Tomé de Aguiã,) era da Casa Grande de Pojido?
Com os melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Reply

Direct link:

RE: Casa Grande de Pojido - Arcos de Vale do Vez

#236951 | Pipadouro | 20 Aug 2009 20:22 | In reply to: #236947

Caro Miguel,
Desde já o muito obrigado, é mais uma refência para pesquisar.
Fiquei a saber que existia uma freguesia S. Tomé de aguiã, e esta minha avo sem dúvida que era de lá.

Cumprimentos

Gonçalo

Reply

Direct link:

RE: Casa Grande de Pojido - Arcos de Vale do Vez

#236955 | DD | 20 Aug 2009 21:36 | In reply to: #236821

Prezado Senhor
Aparece Luis António Alves de Brito, de 43 anos, casado com Maria Gomes Ribeiro de Brito, natural de Gondoriz, filho de Rodrigo António Alves de Brito, de Gondoriz e de Dª Ana Vitória Alves de Brito, de Gondoriz, falecido ( o Luis António) em 19.7.1889.
Também Sebastião Alves de Brito, de 40 anos,, amanuense na Misericórdia da Vila dos Arcos, , irmão do anterior Luis António, o qual casou com com Dª Esménia da Conceição Oliveira Gomes, filha de Joaquim Manuel de Oliveira Gomes Peixoto, do Pico dos Regalados, e de Dª Efigéniada Cunha, natural de Sabadim, em 7-7-1888;
Outro irmão , com o mesmo nome do pai,Rodrigo António Alves de Brito casou com Dª Cacilda da Rocha Gomes Gomes, em 1879, que tiveram Cândida, Carlos,Maria, Énia;
Em 1829, em Chorense, Terras de Bouro, casou Francisco Pereira de Araújo Barbosa de Castro, Morgado de Pogido, com Dª Rosália Maria Alves de Brito, do lugar de Pogido, freguesia de S. Tomé de Aguiã.
Terão estas pessoas alguma relação com as que refere?
Com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Reply

Direct link:

RE: Casa Grande de Pojido - Arcos de Vale do Vez

#238163 | jsarmento | 04 Sep 2009 10:54 | In reply to: #236821

Caro Pipadouro

Consulte o link:

http://casa.sapo.pt/StaticLayout/PT/IMOGUIA/f/9fc5239f-68a1-4a99-b730-c8c1b523982d.html

Trata-se de Casa antiga (sec XVII) na freguesia de Gondoriz, Arcos de Valdevez. Apesar da fotografia não ser muito
nitida, penso que se vislumbram as armas de Barbosa, Araujo e Pereira.

Melhores cumprimentos

José Sarmento

Reply

Direct link:

RE: Casa Grande de Pojido - Arcos de Vale do Vez

#238170 | Pipadouro | 04 Sep 2009 11:44 | In reply to: #238163

Caro José Sarmento,

É precisamente o brasão que eu conheço e que procuro saber a sua origem.

Muito obrigado por ter localizado a casa grande de Pojido.

Será que se consegue alguma informação destas armas ? e da história desta casa ?

Cumprimentos

Gonçalo CS

Reply

Direct link:

RE: Casa Grande de Pojido - Arcos de Vale do Vez

#238185 | jsarmento | 04 Sep 2009 14:35 | In reply to: #238170

Caro Gonçalo

Não tem nada que agradecer. São só coincidências muito agradáveis. O meu interesse por casas antigas é que me faz estar sempre atento aos portais imobiliários.

Tenho algumas obras em casa que vou consultar durante o fim de semana.

Há contudo uma obra, publicada em vários volumes (acho que 4), que não possuo mas que penso estarem incluidos aqui na livraria Guarda Mor, sobre "As Casas armoriadas do concelho de Arcos de Valdevez". Se tiver oportunidade acho que será de a consultar.

Melhores cumprimentos

Jose Sarmento

Reply

Direct link:

RE: Casa Grande de Pojido - Arcos de Vale do Vez

#238186 | valboa | 04 Sep 2009 14:45 | In reply to: #238185

Caro José Sarmento

O senhor é dos ' Sarmento ' de Ponte da Barca?
Em caso afirmativo, agradeço o seu contacto parao meu mail

albuquerque.quinta@sapo.pt

cumprimentos
Jorge Albuquerque da Quinta

Reply

Direct link:

RE: Casa Grande de Pojido - Arcos de Vale do Vez

#238196 | jsarmento | 04 Sep 2009 16:11 | In reply to: #238186

Caro Jorge Albuquerque da Quinta

Não, sou dos Sarmentos de Trás-os-Montes.

Melhores cumprimentos

Jose Sarmento

Reply

Direct link:

RE: Casa Grande de Pojido - Arcos de Vale do Vez

#238960 | jsarmento | 13 Sep 2009 12:15 | In reply to: #238170

Caro Gonçalo

Aqui vão alguns contributos/referencias para tentar determinar as origens da Casa Grande de Pogido:

Felgueiras Gayo, "Araujos", §94, N26:

"Francisco (ou Fernão) de Araujo Taveira, filho de Manuel de Araujo e Sousa, que foi capitão de infantaria casou com Angela de Sousa fiha B. de Domingos Vellozo, Abade de S.Eulalia de Rio de Moinhos, no termo dos Arcos. Tiveram a:

Rafael de Araujo e Sousa foi sargento mor da Vila dos Arcos, casou com Isabel de Araujo Barbosa, filha de Baltasar de Araujo Barbosa de "Pugide", e de sua mulher Maria Barbosa. Tiveram a:

D.Brizeda da Rocha e Sousa, casou na Vila dos Arcos com Baltasar Pereira Pinto, escrivão da câmara da mesma Vila, filho de Miguel Pereira Pinto e de sua mulher D.Leonor Gomes Aranha filha de Antão Vaz de Antas e de sua mulher Maria Gomes Aranha. Tiveram a:

Miguel Pereira Pinto"

Outra referência ainda, mais interessante porque tem a ver com a "raíz" da Casa

Felgueiras Gayo, "Barbosas", §161, N28:

" D.Ana Maria Lobo Barbosa, filha de D. Ana Maria Barbosa, casou em Jolda com Romão Pereira, filho de Francisco de Araujo de Amorim e de sua mulher D.Isabel Pereira, Herdeira da Casa de Pugidos, Tiveram a, etc..."

Tendo em consideração a numeração geracional atribuida a esta D.Ana Maria Lobo Barbosa, é possível que os proprietários da Casa, Francisco de Araujo de Amorim e D.Isabel Pereira, tivessem nascido por volta de 1690-1700, o que, a ser plausivel esta datação, colocaria esta gente muito próximo da origem "arquitectonica" da Casa.

Espero que esta informação lhe sirva para alguma coisa.

Melhores cumprimentos

Jose Sarmento

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 15:53

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen