Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Maior

This topic is classified in the following rooms Regiões

Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Maior

#238458 | roz | 08 Sep 2009 17:56

Caros Amigos mais experientes do que eu,

Fui informada que um antepassado era da "freguesia Na. Sra. do Carmo. termo de Souto Maior, Arcebispado de Braga (ou de Ferreira, Braga). Note-se que diz "arcebispado" e nao "distrito".
Como se pode ver a informacao 'e vaga mas tentei procurar na internet sob freguesias, paroquias, oragos, etc e nada encontrei. Alguem conhece ou pode dar-me uma sugestao?

Desde ja fico muito grata por qualquer ajuda.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Ma

#238460 | MAeJU | 08 Sep 2009 18:19 | In reply to: #238458

Cara Rosario

Mesmo não sendo um dos amigos que certamente irão ajudar a esclarecer, penso que seria bom situar o acontecimento no tempo.

Cumprimentos.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Ma

#238476 | roz | 08 Sep 2009 20:59 | In reply to: #238460

Cara Marli

Tem toda a razao como sempre! Por acaso tencionava mencionar mas passou-me. A pessoa deve ter nascido por volta de 1770 mais ou menos.

Obrigada por me ter chamado a atencao.
Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Ma

#238525 | MAeJU | 09 Sep 2009 06:11 | In reply to: #238476

Cara Rosario

Enquanto não obtém respostas mais consistentes para a sua questão, veja o que encontrei em uma mensagem do Samuel de Castro, a respeito de seu antepassado:

" (...) Nasceu na Freguesia de Monção, pertencente ao município de Viana do Castelo, no Arcebispado de Braga, em Portugal. Veio para o Brasil, ainda colônia, em 1765.

(Coincidentemente era nestas terras onde na época também estavam nascendo antepassados meus).

Hoje Viana do Castelo é um Distrito e Braga é outro ... Se não estou a falar bobagem, o caminho pode ser primeiramente saber quais as terras pertenciam ao Arcebispado de Braga nesta época. Veja que a sua data bate com a do Samuel de Castro.

Cumprimentos.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Ma

#238526 | MAeJU | 09 Sep 2009 06:49 | In reply to: #238525

Cara Rosario

Espero não estar ainda a sugerir bobagem, mas a cidade de Souto Maior na Espanha fica logo acima do Distrito de Viana do Castelo. É o caso de saber se em 1770 pertencia a Portugal, fazendo parte do Arcebispado de Braga.

Que venham os historiadores ao seu tópico!

Cumprimentos.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Ma

#238531 | roz | 09 Sep 2009 09:17 | In reply to: #238526

Cara Marli,

Essa de uma cidade de Souto maior em Espanha 'e muito interessante (que eu desconhecia completamente e tenho de ir procurar) pois ate' ha quem seja da opiniao que o tal senhor fosse espanhol! Agora seria bom saber se existia uma freguesia de N. Sra. do Carmo nesse Souto Maior.
Isto necessita de mais pesquisa e mais uma ajudinha dos "historiadores" como a Marli lhes chamou.
Obrigada pelas sugestoes.
Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Maior

#238589 | RCCORREIA | 09 Sep 2009 18:10 | In reply to: #238458

Cara Rosário

Tem um Souto Maior no Concelho de Sabrosa Distrito de Vila Real que foi durante muito tempo do Arcebispado de Braga, Primaz das Hespanhas (que administrou uma vasta área no Norte de Portugal).

Não tenho porém qualquer referência a uma freguesia, paróquia ou mesmo igreja/capela em honra de N S Carmo no termo (proximidade) daquela povoação. No entanto como ando a investigar a região se achar qualquer coisa lhe direi.

Na Galiza tem também um Souto Maior (donde vem precisamnete a família que usa o apelido Sottomayor) que presumo (mas sem qualquer tipo de certeza) pertença canonicamente a Santiago (de Compostela).

Cumpts,
Rui C Correia

Reply

Direct link:

RE: Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Maior

#238592 | RCCORREIA | 09 Sep 2009 18:23 | In reply to: #238589

Soutomaior na Galiza fica entre Tui e Pontevedra pelo que poderia pertencer ao Bispado de Tui (mais próximo) ou de Santiago.

Reply

Direct link:

RE: Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Maior

#238605 | roz | 09 Sep 2009 20:36 | In reply to: #238589

Caro Rui Correia

Obrigada pela sua resposta. Comecei por tambem pensar que fosse o Souto Maior, Vila Real, e pedi ao ADVR mas nao o encontram e ainda nao 'e possivel eu fazer uma pesquisa mais alargada on-line para as datas relevantes. Entretanto comec,a a fazer sentido o Souto Maior da Galiza so que acho ser um pouco longe para pertencer a Braga. Contudo nunca se sabe, a freguesia de Tourem pertenceu muito tempo ao Bispado de Orense! Por acaso nao sabe como encontrar essa informacao? Talvez no AD Braga?

Com os meus agradecimentos e cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Maior

#238622 | marsousa | 09 Sep 2009 23:37 | In reply to: #238458

Cara Rosário

Há várias localidades com o nome de Souto Maior em Portugal. Uma delas pertence ao Concelho de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Reply

Direct link:

RE: Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Maior

#238636 | roz | 10 Sep 2009 08:15 | In reply to: #238622

Cara Maria Manuela,

Obrigada pela sugestao. Irei procurando em cada Souto Maior ate encontra-lo!
Os meus cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Maior

#238644 | RCCORREIA | 10 Sep 2009 11:02 | In reply to: #238636

Cara Rosário

Irei ver-lhe a lista de todos os lugares de Portugal com este nome (por exemplo o referido pela M Manuela oficialmente chama-se apenas Souto) e depois digo-lhe o que apurei.

Procurando por Nossa Senhora do Carmo e Braga achei uma capela numa freguesia cujo orago é Santa Maria Maior.

Quanto ao Souto Maior da Galiza tenho grandes reservas pois na época que refere não era seguramente do Arcebispado de Braga.

Cumpts,
Rui Correia

Reply

Direct link:

RE: Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Maior

#238649 | Luís Neves | 10 Sep 2009 11:33 | In reply to: #238644

Cara Rosário:
A Diocese (divisão territorial da Igreja Católica Apostólica Roamana) de Braga, desde tempos imemoriais é presidida por um arcebispo pelo que é um arcebispado. Não há muito tempo integravam esta diocese ou arcebispado territórios (distritos, concelhos, freguesias, tudo divisões territoriais da administração civil) hoje parte das vizinhas dioceses de Vila Real e Viana do Castelo. Estas últimas dioceses foram só criadas no século passado (XX). A Diocese de Viana do Castelo, cuja área suponho corresponderá sensivelmenete à do distrito homónimo, foi só criada em 1977. Anteriormente a esta data o Distrito de Viana do Castelo estava integrado na Diocese de Braga. A Diocese de Vila Real que também suponho corresponderá à área do distrito de mesmo nome, foi criada em 1922. De acordo com o artigo da Wikipédia sobre esta diocese, o seu território estava anteriormente repartido pelas dioceses vizinhas de Braga, Lamego e Bragança.
De acordo com a base de dados do Instituto Geográfico do Exército que também pode consultar em http://www.igeoe.pt, actualmente, em Portugal, não existe nenhuma freguesia chamada Nossa Senhora do Carmo e existem somente duas freguesias chamadas Souto Maior. Uma fica no concelho de Trancoso, distrito da Guarda. Nunca esteve integrada na Diocese de Braga. A outra pertence ao concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real e se, anteriormente a 1922, não pertencia à Diocese de Lamego, pode ter pertencido à Diocese (ou Arcebispado) de Braga.
Há contudo a considerar o facto de que, no século XIX, em Portugal, muitas freguesias (unidade territorial da administração civil correspondente à paróquia, unidade territorial da Igreja Católica), assim como muitos concelhos até então existentes, foram extintos.
Cumprimentos
Luís Neves

Reply

Direct link:

RE: Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Maior

#238652 | Luís Neves | 10 Sep 2009 11:49 | In reply to: #238649

Cara Rosário:
Só mais um pequeno aditamento à minha mensagem anterior:
De acordo com o Instituto Geográfico do Exército, além das duas freguesias que mencionei, existem ainda duas outras povoações de nome Souto Maior: Uma fica no Distrito de Viseu, mas a outra fica no Distrito de Braga, no concelho de Celorico de Basto, na freguesia de Arnoia.
Cumprimentos.
Luís Neves

Reply

Direct link:

RE: Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Maior

#238653 | RCCORREIA | 10 Sep 2009 11:54 | In reply to: #238649

Meus Caros Rosário e Luis

A informação dada pelo Luis corresponde ao que também tinha apurado e já tinha referido.

A freguesia de Souto Maior em Sabrosa, Vila Real pertenceu ao Arcebispado de Braga e depois à Diocese de Lamego.

A freguesia de Souto Maior, Trancoso deve pertencer à Diocese da Guarda e pode igualmente ter pertencido ao Arcebispado de Braga quando este incluia na sua jurisdição a Diocese Egitânia mas o que não sucederia já na época referenciada.

A inexistência de mais freguesias Souto Maior não significa não haver mais lugares com aquela designação (eventualmente depois alterada como é o caso do Souto em Cabeceiras de Basto que pode já ter sido Maior e agora não o é)

O lugar de Souto Maior na Galiza foi igualmente do Arcebispado mas no final do século XIV as terras não Portuguesas deixaram de estar sobre alçada o Arcebispado de Braga.

Ainda não achei nenhuma freguesia com a designação de N Sra do Carmo ou de que esta seja orago na região Norte. Mas como diz o Luis pode ter sido anexada, extinta ou renomeada até.

Cumpts,
Rui Correia

Reply

Direct link:

RE: Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Maior

#238663 | roz | 10 Sep 2009 14:20 | In reply to: #238644

Caro Rui Correia,

Muito obrigado pelo seu interesse em ajudar-me a deslindar este "problema". O "site" da agencia ecclesia costumava ter todos estes detalhes mas ja o visitei e agora nao consigo encontrar. Pode muito bem ser azelhice minha!

Ainda bem que confirma a minha opiniao de que Souto Maior, da Galiza, nao deve ter pertencido a Braga. 'As vezes acontece mas realmente nao 'e muito provavel.

Os meus cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Maior

#238683 | roz | 10 Sep 2009 17:48 | In reply to: #238652

Caro Luis Neves,

Estou-lhe muito grata por todas as explicacoes que me deu. Afinal ha mais Soutos Maior do que os dois que eu tinha encontrado (o de Sabrosa e o de Trancoso) e assim irei contactar Braga para ver se o acham por la'.
Muito obrigada tambem pelas dicas sobre os sitios onde procurar estas coisas pois certamente me serao uteis no futuro.

Muitos cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Procuro freguesia Na. Sra.Carmo,termo Souto Maior

#238684 | roz | 10 Sep 2009 17:55 | In reply to: #238653

Caro Rui Correia,

Uma vez mais obrigada pelas suas informacoes e ajuda. Conforme formos eliminando uns sera' mais facil concentrar-me nos mais provaveis. Realmente a designacao de N. Sra. do Carmo pode ja nao existir e esta' so a atrapalhar-nos. Vou primeiro tentar Braga e ver o que da'.

Muitos cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Jun 2024, 15:57

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen