Apelido Sentieiro
This topic is classified in the following rooms Famílias
APELIDO SENTIEIRO
Gostaria de saber qual a origem do apelido Centieiro ou Sentieiro. Disseram-me que os Sentieiros originalmente são italianos. Em Portugal os primeiros a aparecer foi em Torres Novas (Freguesia do Paço). Posteriormente começaram a mudar-se para Viseu, Porto e principalmente para a zona de Lisboa.
ReplyDirect link:
RE: APELIDO SENTIEIRO
Cara Senhora,
Existem várias famílias Sentieiro em Portugal, sendo que na zona de Torres Novas estão documentados pelo menos desde o séc. XVIII. Aqui, a sua origem não é italiana, mas estará certamente relacionada com o seu uso como alcunha.
Aparentemente Santieiro ou Santieira ainda hoje em alguns locais significa um tipo de cogumelo silvestre. Tambem de registar o topónimo "Vale das Sentieiras" nas imediações de Torres Novas (penso que na fregª da Olaia).
Cmpts,
Edmundo Simões
Direct link:
RE: APELIDO SENTIEIRO
Olá,
Obrigada pela informação prestada sobre o meu apelido.
Não sabia nem me poderia ter ocorrido a possibilidade de o nome Sentieiro ter origem no nome de um cogumelo, no entanto, ao que parece é uma boa probabilidade!
Aproveito então para deixar também aqui o sobrenome "Ramos" (da Cidade de Faro). Será que também terá alguma informação sobre a sua origem?
Mais uma vez agradeço a atenção e disponibilidade.
Cmpts,
Lurdes Centieiro
Direct link:
RE: APELIDO SENTIEIRO
Cara Lurdes Sentieiro
Em relação a Ramos desconheço, mas é provável que tenha uma origem religiosa.
A Sra por acaso descende dos Sentieiros da freguesia de Assentiz, Torres Novas?
Cmpts,
Edmundo Simões
Direct link:
RE: APELIDO SENTIEIRO
Cara Lurdes Sentieiro
No "Mosaico Torrejano", de Artur Gonçalves, deparei-me ainda com outra origem do seu apelido:
"Centieiro, têrmo regional, o mesmo que centeal, seara de centeio, do latim - centeni, por se julgar que cada grão reproduz cem. Temos assim na freguesia do Salvador o Casal das Centieiras, erroneamente escrito Sentieiras, devido talvez ao apelido Sentieiro, que assim mal escrevem os que bem o usam."
Cumprimentos
E.Simões
Direct link:
RE: APELIDO SENTIEIRO
Chamo a atenção dos confrades interessados nos Sentieiros do Porto para o tópico que lancei aqui:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=166096
Obrigado.
FQ
Direct link:
RE: APELIDO SENTIEIRO
Caros Confrades
No Registo de casamento (na Igreja de S. Salvador em Santarém) dia 1/06/1672 por procuração de Sebastião da Costa Corregedor de Viseu, filho de Simão Dias Costa (Natural da Golegã) e Maria Álvares Sentieira com Anna da Costa Filha de Leunardo João Pinheiro e Maria Carvalha naturais desta Villa de Santarém foram testemunhas Luis da Costa seu irmão e Francisco da Silva.
Este Registo é do Século XVII - anterior aos referidos pelos confrades.
Descobri uma Quinta da Sintieira em Abrantes, Sardoal, com Brasões de Caldeiras e Mendonças e mais 2 Sousas e Mouras. Haverá Alguma Ligação?
Os confrades têm alguma informação?
Desde já Muito Obrigado
Saudações
Raimundo Maurício
Direct link:
RE: APELIDO SENTIEIRO
Os Sentieiros que me interessam estão no Porto em meados do Século XIX. Esses podem ser uma outra família com o mesmo apelido. Não sei.
Cumps.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Jan 2025, 07:32