Família Gonçalves, da Carvalha (Penalva de Alva)

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões

Família Gonçalves, da Carvalha (Penalva de Alva)

#241161 | jaferro | 05 Oct 2009 11:57

Caros Confrades,

Procuro informações sobre este ramo familiar e as suas ligações às áreas envolventes, nos séculos XVI/XVII.

Os meus 8º avós, Natália Gonçalves, b.25.12.1659 (i67, RP on-line de Penalva de Alva), e Manuel Nunes, (i42, RP on-line de Galizes, b. 31.01.1658), casam em Penalva de Alva, 27.07.1682 (i136, RP on-line de Penalva de Alva).

1. Natália Gonçalves, do lugar da Carvalha, Penalva de Alva.

2. Domingos Francisco, b. 17?12.1616, São Sebastião da Feira (i04, RP on-line de São Sebastião da Feira), casa em 21.10.1652 (i47, RP on-line de Penalva de Alva) com...
3. Maria Gonçalves, do lugar da Carvalha (b. 24.01.1630, i28, RP on-line de Penalva de Alva),

4. Domingos Francisco, morador no lugar da Rapada, Penalva de Alva, casa em 01.03.1616, em São Sebastião da Feira (i62, RP on-line de São Sebastião da Feira), com...
5. Domingas Francisco, de São Sebastião da Feira, que falece em 01.01.1621 (i85, RP on-line de São Sebastião da Feira)
6. Domingos Gonçalves, do lugar da Carvalha, casa em 29.10.1629 (i51, RP on-line de Penalva de Alva), com...
7. Catarina João, do lugar da Carvalha, que falece em 30.11.1638 (i08, RP on-line de Penalva de Alva)

8. Luís Fernandes, do lugar da Rapada, Penalva de Alva
9. Francisca João, do lugar da Rapada, Penalva de Alva
10. Francisco António, de São Sebastião da Feira, Oliveira do Hospital, que falece em 30.12.1621 (i85, RP on-line de São Sebastião da Feira)
11. Maria Lopes, de São Sebastião da Feira
12. Francisco Gonçalves, do lugar da Carvalha, falece em 12.10.1647 (i13, RP on-line de Penalva de Alva)
13. Francisca Duarte, do lugar da Carvalha, falece em 15.04.1641 (i09, RP on-line de Penalva)
14. Rodrigo Fernandes, do lugar da Carvalha
15. ?

Antecipadamente, o meu muito obrigado pela atenção dispensada.

Meus cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Reply

Direct link:

RE: Família Gonçalves, da Carvalha (Penalva de Alva)

#241176 | evieira | 05 Oct 2009 17:50 | In reply to: #241161

Caro José Fernandes Rodriguez

Cá estamos nós outra vez. Natália Gonçalves é minha 9ª avó. Descendo do seu filho João Nunes Anta.

Cmpts,
Edmundo

Reply

Direct link:

RE: Família Gonçalves, da Carvalha (Penalva de Alva)

#241184 | jaferro | 05 Oct 2009 18:20 | In reply to: #241176

Caro Edmundo,

Renovo o meu pedido de desculpas. Já respondi para o email pessoal.

Eu e a confrade e prima Raquel Diogo temos vários ramos em comum, daí a confusão.

Cumprimentos,

Zé Rodriguez

Reply

Direct link:

RE: Família Gonçalves, da Carvalha (Penalva de Alva)

#241186 | jaferro | 05 Oct 2009 18:36 | In reply to: #241176

Caro Edmundo (Viera-Simões?),

Em relação aos ascendentes da nossa avó Natália Gonçalves, os dados que apresentei estão correctos? Tens alguma alteração ou novidade a propor?

O meu ramo é o do neto, João Nunes, b.09.04.1741, Alvoco das Várzeas, que vai casar a Vide, com Maria Mendes, filha de João Marques e de Ana Mendes, com ascendência conhecida e divulgada pelo nosso estimado confrade Gabriel Santos.

Cumprimentos,

Zé Rodriguez

Reply

Direct link:

RE: Família Gonçalves, da Carvalha (Penalva de Alva)

#322112 | ggomes | 30 Jan 2013 11:27 | In reply to: #241161

Caro Jose Fernandes Rodriguez


Voce ja vio eses casais nos vossos antepassados ?

Jose Rodrigues Senior, naceu cerca de 1845 em Carvalha, casadou com Joaquina Maria, naceu cerca de 1845 natural de Moura ambos da freguesia de Penalva de Alva e moradores na villa de Alpedrinha

Pais dele Antonio Rodrigues e Izabel Ferreira (naceram cerca de 1820 escalhar en Carvalha)
Pais dela Jose Francisco e Bernarda Garcia (naceram cerca de 1820 escalhar en Moura freguesia de Penalva de Alva)

Com melhores cumprimentos.
Germain Gomes

Reply

Direct link:

RE: Família Gonçalves, da Carvalha (Penalva de Alva)

#322120 | jaferro | 30 Jan 2013 15:49 | In reply to: #322112

Caro Confrade Germain Gomes,

Os meus antepassados da Carvalha são - os mais recentes - do início do século XVIII. Não tenho informações sobre o século XIX na minha BD.

Numa pesquisa rápida dos registos verifiquei que os seus dados de partida estão errados, pois os seus antepassados José Rodrigues e Joaquina Maria casaram em 28.10.1846, na Carvalha, como ver no registo inferior direito da página:

http://193.137.201.198/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=next&DOId=3884&NodeID=_335513

Penalva de Alva, Casamentos, 003, 1830/1859, imagem 34

Nos baptismos, 003, 1814/1859, os registos dos seus antepassados são:

José, b.19.01.1823 (imagem 48):

http://193.137.201.198/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=next&DOId=3875&NodeID=_333898

Joaquina, b.07.08.1825 (imagem 73)

http://193.137.201.198/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=next&DOId=3875&NodeID=_333947

Boas pesquisas!

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Família Gonçalves, da Carvalha (Penalva de Alva)

#322138 | ggomes | 30 Jan 2013 20:25 | In reply to: #322120

Caro Confrade Jose Fernandes Rodriguez,

Muito obrigado pelas respostas, seto a ver mas nao consigo a ler ..... voce e capaz de ver o que esta escrito, e muito dificil ....
O se voce tem uma methoda para poder ver o que esta escrito ....? os registos estaom em mau estado ...

Com muito obrigado
Cumprimentos
Germain Gomes

Reply

Direct link:

RE: Família Gonçalves, da Carvalha (Penalva de Alva)

#322142 | jaferro | 30 Jan 2013 21:00 | In reply to: #322138

Caro Confrade Germain Gomes,

As imagens, nomeadamente as do casamento, não estão nítidas, mas consegue-se ler...

É uma questão de hábito e não pode desistir à primeira. Tente ler o registo de baptismo da Joaquina - pois é o mais fácil -, e deixe aqui a transcrição da sua leitura, que eu o ajudo...

Nos referidos registos verifiquei que tem ascendentes em Gondufo, Vide. Localidade onde tenho vários antepassados.

Boas leituras!

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Família Gonçalves, da Carvalha (Penalva de Alva)

#322145 | ggomes | 30 Jan 2013 21:32 | In reply to: #322142

Caro Senhor Rodriguez,

Ja tenho transcrito o registo de Joaquina


Aos sete dias do mez de agosto do anno de mil oito cento vinte e cinco batisei solenelmento pois ……. a Joaquina que nasceo em trinta dias d'agosto do dito anno, filha legitima de Jose Francisco e Bernarda Maria, morador na ….. e Moita desta freguesia, neta paterna de Domingos Francisco ……. , ….. Francisca Do ……….. freguesia ….. e materna de Domingos MArques da Moita e Antonia ……. Garcia da ……lha, foram padrinhos Francisco Mendes, MAria Mendes de ……, foram testemunhas ….. Mendes de Formarigo e Joaquim Francisco do …… ……. assinto que ……..
………..
…….
Jose + Mendes …….. + Francisco

A Bernarda Maria (mae de Joaquina) e entao Bernarda MAria Garcia ?
Vo entao tentar o registo de Jose
Muito obrigado pela ajuda.

Germain

Reply

Direct link:

RE: Família Gonçalves, da Carvalha (Penalva de Alva)

#322147 | ggomes | 30 Jan 2013 21:42 | In reply to: #322145

Tenho agora o do Jose

Carvalha
Jose
Aos .. dias do mez de janeiro do anno de mil oito centos e vinte e tres, batisei solenelmento e pois os …. Jose filho legitimo de Antonio Rodriguez e Isabel F..ita ….. do lugar de Carvalha desta freguesia, neto parterno de Joam Rodriguez e Maria Joaquina de Ali….. de …… e materno Mai …..Luiz Antonia F…… Foram padrinhos MAnuel Martins da Costa …. MAria . …. da Carvalha……. ……. Rodrigues Dias da Costa da

Luiz + Da Costa …. rodrigues

Ainda Obrigado pela ajuda preciosa

Germain Gomes

Reply

Direct link:

RE: Família Gonçalves, da Carvalha (Penalva de Alva)

#322149 | ggomes | 30 Jan 2013 21:54 | In reply to: #322142

Pro registo de casamento tenho que ver amanha porque meus olhos ja nao consiguem .....

o que vi e :
Carvalha e Moita, Jose e Joaquina
Aos vinte e oito dias de mes de octubro de mil oito centos e quarenta seis nesta igreja de Carvalha …..MAria …. minhas prononcias e dos testemunhas ………

depois nao consigo .... mas amanha vo tentar .... o escalhar no sitio dos mormons posso encontrar os registos ....

Melhores cumprimentos.
Germain Gomes

Reply

Direct link:

RE: Família Gonçalves, da Carvalha (Penalva de Alva)

#322150 | jaferro | 30 Jan 2013 22:06 | In reply to: #322145

Muito bem!!

Fica o assento completo...

"Aos sete dias do mes de agosto do anno de mil oito cento vinte e cinco batisei solenemente e pus os santos oleos a Joaquina que nasceo em trinta dias de agosto do dito anno, filha legitima de José Francisco e Bernarda Maria, moradores no Casal da Moita desta freguesia, neta paterna de Domingos Francisco, o Rico e Catarina Francisca do lugar do Gondufo freguesia de Vide e materna de Domingos Marques da Moita e Antonia Garcia da Carvalha, foram padrinhos Francisco Mendes, Maria Mendes de Formarigo e foram testemunhas José Mendes de Formarigo e Joaquim Francisco do Gondufo, de que fiz este assento que asignei
O vigario Francisco Xavier de Figueiredo"

Cumprimentos,

JFR

Reply

Direct link:

RE: Família Gonçalves, da Carvalha (Penalva de Alva)

#322152 | jaferro | 30 Jan 2013 22:20 | In reply to: #322149

Caro Confrade Germain Gomes,

Também me vou deitar, pois amanhã é dia de trabalho. Deixe o registo de casamento que eu - amanhã - o ajudo e tente transcrever o registo de baptismo do seu antepassado José Rodrigues para treinar...

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Família Gonçalves, da Carvalha (Penalva de Alva)

#322153 | ggomes | 30 Jan 2013 22:28 | In reply to: #322152

Muito obrigado pela ajuda.

Boa noite.

Germain Gomes

Reply

Direct link:

RE: Família Gonçalves, da Carvalha (Penalva de Alva)

#322154 | ggomes | 30 Jan 2013 22:42 | In reply to: #322152

Se voce nao vio tenho o do Jose (mas amanha porque vo me deitar tambem).
Agradeco muito a ajuda que me da voce e tambem os otros confrades do forum que sao muito simpaticos.


Carvalha
Jose
Aos .. dias do mez de janeiro do anno de mil oito centos e vinte e tres, batisei solenelmento e pois os …. Jose filho legitimo de Antonio Rodriguez e Isabel F..ita ….. do lugar de Carvalha desta freguesia, neto parterno de Joam Rodriguez e Maria Joaquina de Ali….. de …… e materno Mai …..Luiz Antonia F…… Foram padrinhos MAnuel Martins da Costa …. MAria . …. da Carvalha……. ……. Rodrigues Dias da Costa da

Luiz + Da Costa …. rodrigues

Ainda Obrigado pela ajuda preciosa
Boa noite
Germain Gomes

Reply

Direct link:

RE: Família Gonçalves, da Carvalha (Penalva de Alva)

#322190 | jaferro | 31 Jan 2013 19:04 | In reply to: #322154

Caro Confrade Germain Gomes,

Baptismo de José Rodrigues
”Aos dezanove dias do mes de janeiro do anno de mil oito centos e vinte e tres, batisei solenemente e pus os santos oleos a Jose filho legitimo de Antonio Rodrigues e Isabel Freire do lugar de Carvalha desta freguesia, neto paterno de Joam Rodriguez e Maria Joaquina de Oliveira do Hospital e materno Manuel Luiz e Antonia Freire, e foram padrinhos Manuel Martins desta Vila e Maria Freire da Carvalha, de onde são naturais os avós maternos e por testemunhas Rafael Rodrigues e Luis da Costa, da Carvalha, de que fiz este assento que assignei
O vigário Francisco Xavier de Figueiredo”

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

PS1 - Pode ver o casamento do António Rodrigues e de Isabel Freire neste link:

http://193.137.201.198/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=next&DOId=3881&NodeID=_335321

imagem 179, Penalva de Alva, Casamentos, 1746/1829

PS 2 - Envio de seguida o casamento de João Rodrigues e de Joaquina Maria...

Reply

Direct link:

RE: Família Gonçalves, da Carvalha (Penalva de Alva)

#322206 | jaferro | 31 Jan 2013 21:40 | In reply to: #322149

Caro Confrade,

Devido aos borrões de tinta, a leitura é mais difícil. Contudo, penso que a transcrição será aproximadamente a seguinte:

“Aos vinte e oito dias do mês de Outubro de mil e oito centos e quarenta e seis, nesta Igreja de Penalva de Alva na minha presença e das testemunhas abaixo asignadas se receberam com poderes do presente sem impedimento e na forma do Concilio tridentino, pastorais e constituição deste Bispado, a José Rodrigues, filho legitimo de António Rodrigues e de Isabel Freire do lugar da Carvalha desta freguesia e Joaquina Maria filha legitima de José Francisco e Bernarda Maria do lugar da Moita desta freguesia, e ministrei as benções conforme o uso da sancta Igreja, foram testemunhas presentes Diogo Rodrigues do lugar da Carvalha e Joaquim Mendes do Formarigo de que tudo fiz e apontei, que com as testemunhas asignei, dia, mês, era ut supra

O vigário José Mendes Noutel"

Continuação de boas pesquisas!

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 Jun 2024, 11:40

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen