Média de Idades

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Formação | Regiões

Média de Idades

#242194 | Gomes07 | 17 Oct 2009 23:51

Gostaria de perguntar se alguém sabe qual a média de idades com que as pessoas se casavam no século XIX, no distrito de Coimbra, para procurar um registo de nascimento por tentativas.
Obrigado

Reply

Direct link:

RE: Média de Idades

#242198 | M.Ribeiro | 18 Oct 2009 00:23 | In reply to: #242194

Caro Gomes

Independentemente do local, a média era em torno de 20 anos. As minhas bisavós casaram-se com 19 anos, já os maridos passavam um pouco dos 20. Um dos meus avôs, e seus 11 irmãos, meus 11 tios-avôs, nasceram com intervalos de 2 anos entre um nascimento e outro. Então fique atento também aos nomes dos pais porque você pode ir encontrando os irmãos na sua pesquisa. Lembre-se que para fazer a pesquisa é necessário saber qual foi a freguesia, tanto do nascimento quanto do casamento. Ou pesquisar em todas.

Você pode colocar aqui os dados que já tem, para que os participantes possam tentar ajudá-lo, principalmente em se tratando de Coimbra.


Marli Ribeiro

Reply

Direct link:

RE: Média de Idades

#242214 | Gomes07 | 18 Oct 2009 09:40 | In reply to: #242198

Cara Marli:

Obrigado pela sua ajuda, de facto sou novo aqui, ainda não sei bem como funciona, fui mesmo directamente
aos arquivos da Universidade para recolher informações e agora vou á Torre do Tombo.
Já no século XX os meus tios maternosque eram 7 nasceram com intervalos de um ano.

Reply

Direct link:

RE: Média de Idades

#242218 | tmacedo | 18 Oct 2009 11:25 | In reply to: #242194

Caro Gomes:

Eu aconselharia a considerar uma idade média mais próxima dos 25 anos. No entanto ela também dependeria do seu estatuto social.

Cumprimentos,

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Média de Idades

#242227 | M.Ribeiro | 18 Oct 2009 14:38 | In reply to: #242218

Caro António Taveira

Independentemente da condição social, as mulheres não esperavam chegar aos 25 anos para se casar. Penso que quando diz idade média mais próxima de 25 anos está se referindo aos os homens.

Cumprimentos.

Marli Ribeiro

Reply

Direct link:

RE: Média de Idades

#242228 | M.Ribeiro | 18 Oct 2009 14:39 | In reply to: #242227

corrigindo lapso de digitação:

(...) se referindo aos homens.

Reply

Direct link:

Média de Idades

#242238 | Lourval | 18 Oct 2009 18:25 | In reply to: #242194

Caro Gomes,

Acredito que as médias de idade no casamento são 18 e 23 anos, para as mulheres e para o homens, respectivamente.


Lourval

Reply

Direct link:

RE: Média de Idades

#242241 | NISGM | 18 Oct 2009 19:31 | In reply to: #242194

Mas quem é quem vai fazer a busca? Se for para dar indicações a alguém percebo a pergunta mas se vai lá (como diz mais a baixo) parece-me que o melhor mesmo é esquecer as médias e percorrer os registos dentro das idades férteis.

As médias são muito úteis, mas podem perfeitamente dar cabo da realidade. Para uma primeira iteração servem, mas depois disso parece-me informação pouco usável.

Imagine, quase por absurdo uma população de apenas dois indivíduos um que casou aos 30 e outro aos 20. na realidade dá que em média casava-se aos 25 e se for procurar na data correspondente aos 25 anos não encontra nada.

Dê um salto também ao etombo onde estão já disponibilizados neste momento 4799 livros paroquiais dos concelhos de Coimbra.

Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Média de Idades

#242254 | tmacedo | 18 Oct 2009 22:06 | In reply to: #242227

Cara Marli Ribeiro:


As mulheres casavam normalmente entre os 18 e os 28 anos. Não fiz uma média ponderada, para saber qual a idade média. Nalguns casos casavam antes dos 18 e noutros depois dos 28. Sei de casos em que houve descendência em que casaram depois dos 40. Os homens entre os 20 e os 35 anos.

Duma forma geral, em famílias mais abastados, os filhos mais velhos casavam mais tarde, muitas vezes após herdarem bens que assegurassem a manutenção decente do casal. Essa preocupação não existia nos estratos mais baixos da sociedade, de trabalhadores assalariados, que em média casavam mais cedo.

Procuro um assento centrando-me nessa idade média do casamento.

Cumprimentos,


António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Média de Idades

#242255 | Gomes07 | 18 Oct 2009 22:08 | In reply to: #242241

Caro Nuno:

Já conheço o etombo que por acaso já me ajudou, tinha dados do concelho de Penacova que eu pretendia, mas ainda precisa de ser aperfeiçoado.
Percebi também que a relação entre o site e as pessoas que estão nos arquivos da universidade não deve ser a melhor.
Dou-lhe um exemplo: Telefonei para a Universidade e disseram-me que não existia uma informação que eu precisava,
por acaso encontrei o etombo e essa informação estava lá disponível.


Atentamente Henrique

Reply

Direct link:

RE: Média de Idades

#242261 | M.Ribeiro | 18 Oct 2009 22:42 | In reply to: #242254

Caro António Taveira

Esta sua explicação vai servir para o Henrique Gomes perceber que este não um caminho confiável para as suas pesquisas. A não ser que ele conheça a que classe social pertencia o pesquisado.

Cumprimentos.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Média de Idades

#242271 | NISGM | 19 Oct 2009 10:56 | In reply to: #242255

Caro Henrique,


Pelas queixas que por aqui vou vendo - e também pelas perguntas que fiz para Coimbra e respectivas respostas - parece-me que se cobram bem (talvez fruto da lei das propinas que manda que as universidades gerem as suas próprias receitas), e à hora, o que dificulta a pesquisa.

Pedir-lhes um lapso temporal em vez de uma data exacta pode pois ter consequências financeiras. Daí achar sempre que o melhor é ir.

Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 06 Jul 2024, 12:57

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen