registros de nascimento da minha avó e do meu avô

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

registros de nascimento da minha avó e do meu avô

#242205 | he2005 | 18 Oct 2009 01:50

Gostaria de receber ajuda para encontrar os cartórios de registro de nascimento dos meus avós para conseguir os registros de nascimento deles.
Minha avó se chamava Eduarda Coelho de Lacerda, nasceu em Peso da Regua- Vila Real no dia 05 de abril de 1898. Ela era filha de Manuel Coelho de Lacerda.Veio para o Brasil e aqui faleceu em 1960.
Meu avô se chamava Antonio Rodrigues Barbosa nasceu em 1867 ,em Lisboa, e faleceu no Brasil em 1949.
Como fazer para conseguir essas registros? Posso pagar aos cartórios por cartão de crédito internacional? Eles enviam pelo correio se eu pagar para isso? Quanto tempo será necessário para conseguir essas certidões? Vou a Portugal em julho será que posso pegar pessoalmente se solicitar esse mês? Não vou por muito tempo por isso queria providenciar tudo com bastante antecedência.
Agradeço, antecipadamente, todas as informações que puder receber.
JBarbosa

Reply

Direct link:

RE: registros de nascimento da minha avó e do meu avô

#242230 | M.Ribeiro | 18 Oct 2009 15:34 | In reply to: #242205

Caro Barbosa

Imagino que você seja do Brasil.

Como os dados que você tem foram colocados aqui, dá para já perguntar se quando você diz que a sua avó nasceu em Peso da Régua já estará se referindo à freguesia Peso da Régua ou ao Concelho de Peso da Régua (município, cidade). Porque é necessário saber qual foi a freguesia (bairro) de nascimento para se pedir a cópia do registro de batismo, que é como se chamava na época. O Concelho de Peso da Régua tem só 12 freguesias. Vai ser preciso levantar também o nome da mãe de sua avó, no caso a sua bisavó, já que você tem o nome do pai dela, o seu bisavô.

O pedido de pesquisa deverá ser pedido ao Arquivo Distrital de Vila Real. Você informa o nome de sua avó, a filiação, a data e o nome da freguesia. Ou pede a pesquisa na data indicada nas 12 freguesias. Sendo encontrado eles informam o preço.

Quando se tem todos os dados o pedido do documento pode ser feito pelo Portal do Cidadão e o pagamento pode ser feito com Cartão de Crédito. Mas nas pesquisas nos Arquivos Distritais o pagamento é feito através do envio de Vale Postal. Às vezes a pesquisa não é cobrada, só o documento.

Tanto o site do Arquivo Distrital de Vila Real quanto o site do Portal do Cidadão você consegue pelo Google, ou outro similar, embora eu trabalhe sempre com o Google. Acabei de testar pelo Google.

Já o caso do seu avô é mais complicado, uma vez que o nascimento em Lisboa, tanto pode estar se referindo ao Concelho de Lisboa (município, cidade), que tem 53 freguesias, quanto ao Distrito de Lisboa. O fato de não ter a data completa, mas apenas o ano, também complica.

A minha sugestão é que encaminhe o pedido da cópia do registro da sua avó e vá atrás de mais dados do seu avô. A pesquisa em todo o ano de 1867 em 53 freguesias é trabalho para genealogista!

Se você precisa destes documentos para aquisição de cidadania, penso que ela já deverá poder ser concedida pelo lado da sua avó. Informe-se no Consulado de Portugal de sua cidade sobre isto.

Marli Ribeiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jul 2024, 19:00

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen