Certidão de nascimento

This topic is classified in the following rooms Brasil | Formação | Arquivos

Certidão de nascimento

#243280 | liagala | 01 Nov 2009 22:46

Olá

Sei o nome de minha avó e bisavós ,sei que são portugueses,mas não sei a região exata onde nasceram.Sei que vieram para o brasil e minha avó se casou aqui e meu avô era de Ovar.
Por onde posso tentar achar minha avó.

Sei que nasceu em 21 de junho de 1890.
obrigada
Lia

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243313 | NISGM | 02 Nov 2009 14:51 | In reply to: #243280

Visite http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243316 | cabral49 | 02 Nov 2009 15:15 | In reply to: #243313

gostaria de ter uma certidão narrativa completa de nascimento de minha mãe laura correia carvalhais [já falecida].

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243317 | CMRSF | 02 Nov 2009 15:25 | In reply to: #243280

Cara Lia

Se nos disser o nome dos seus avós, pode ficar mais fácil a possibilidade de a ajudar-mos.

Cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243319 | M.Ribeiro | 02 Nov 2009 15:34 | In reply to: #243316

Cabral

É necessário fornecer dados, como os nomes dos pais dela, onde nasceu, data. Se nasceu em Portugal é preciso saber o nome da freguesia. Só o nome do concelho pode ajudar, quando se tem a data completa e o número de freguesias do concelho for pequeno.

Marli Ribeiro

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243323 | cabral49 | 02 Nov 2009 16:02 | In reply to: #243319

muito obrigado marli, vou á procura dos dados e, depois voltarei a contactar.

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243353 | liagala | 02 Nov 2009 21:41 | In reply to: #243317

Olá Carlos

O nome de meu avô era Antonio de Pinho Branco ,minha avó Beatriz Braga Branco.
Seu nome de solteira era Beatriz Couto Braga(depois de casada)
O nome dela ao nascer era Beatriz Couto de Oliveira e seus pais chamavam-se;
O pai Antonio José de Oliveira Braga
A mãe Florinda couto de Oliveira Braga

Saudações e muito obrigada.

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243354 | liagala | 02 Nov 2009 21:46 | In reply to: #243319

Ola Carlos novamente

Esqueci uma coisa importante.Pelas minhas observações dos docs que possuo ela nasceu em 21 de junho de 1890.

Saudações e mais uma vez obrigada
Lia

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243355 | CMRSF | 02 Nov 2009 21:57 | In reply to: #243353

Cara Lia

Já sabemos o nome dos seus avós e o nome dos seus bisavós maternos. Sabemos tambem que são de Ovar, Aveiro. Como a Marli indicou, tem datas de nascimento, casamento, etc.. que possam ajudar.

Cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243358 | M.Ribeiro | 02 Nov 2009 22:18 | In reply to: #243355

Cara Lia

As minhas indagações foram para o Cabral, que havia aproveitado o seu tópico, mas como disse o Carlos penso que estas indagações servem para todos os casos. No seu caso, sabe-se o nome da avó, a filiação e a data de nascimento. Entendi que o seu avô era de Ovar. Falta saber se ela também era de Ovar. Se for, fica fácil, porque Ovar tem só 8 freguesias e aí bastaria pedir a pesquisa na data indicada, no Arquivo Distrital de Aveiro. Mas se ela não for de Ovar, aí será necessário saber de onde ela era. Não são todos os casos que dão a sorte de o concelho de nascimento ter poucas freguesias. E o nome da freguesia e o ano são essenciais.

Marli Ribeiro



As freguesias de Ovar são as seguintes:

* Arada
* Cortegaça
* Esmoriz
* Maceda
* Ovar
* São João de Ovar
* São Vicente de Pereira Jusã
* Válega

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243360 | M.Ribeiro | 02 Nov 2009 22:33 | In reply to: #243358

Lia

Se você não souber a freguesia de nascimento de sua avó, e estiver tentando encontrar o registro de nascimento dela para dar entrada em processo de cidadania portuguesa, pense na possibilidade de fazê-lo através de seu avô, bastando para isso ter a filiação dele, que deve constar de algum documento e a sua data de nascimento. Isto porque Ovar, como eu escrevi acima, tem só 8 fraguesias, sendo mais fácil fazer a busca pelo seu registro de nascimento, desde que haja uma data.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243361 | CMRSF | 02 Nov 2009 22:40 | In reply to: #243360

Cara Marli

Se os avós da Lia casaram no Brasil, talvez no Registo de Casamento diga a naturalidade do dois, bem como os dados que referiu, pelo que, será talvez mais fácil

Carlos Silva da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243362 | CMRSF | 02 Nov 2009 22:50 | In reply to: #243360

Esta minha ideia resulta do seguinte:

Se foram os bisavós da Lia que foram para o Brasil mais a avó e se esta casou no Brasil (não sabemos se com um português ou brasileiro), penso que através do documento do casamento da avó da Lia se possa saber a sua naturalidade , bem como a dos avós.

Cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243363 | M.Ribeiro | 02 Nov 2009 23:07 | In reply to: #243362

Carlos

Na primeira mensagem a Lia já indicou ser o avô português, de Ovar. Também já indicou a data de nascimento da avó portuguesa.

Os documentos de casamento no Brasil não dão detalhes como o nome das freguesias de nascimento em Portugal. Quando muito dizem serem os noivos de Portugal. Às vezes é indicado apenas o nome do Distrito, indicado pelos noivos.

Resta saber com quais dados será melhor trabalhar para se chegar a algum resultado.

Vamos aguardar o que mais dirá a Lia, não é mesmo?

Cumprimentos.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243380 | CMRSF | 03 Nov 2009 11:18 | In reply to: #243363

Marli

Conconrdo consigo. Não sabia que os documentos de casamento no Brasil são menos descritivos que em Portugal, por isso tomei os mesmo como pedendo ajudar.

Queria aproveitar, com permissão da Lia, para lhe perguntar (em visrtude da sua grande experiência já demonstrada em outros tópicos) como posso saber de Familia que tenho no Brasil (segundo relato de familiares).

Sei muito pouco sobre eles. Sei que é irmão da minha bisavó, sei que o apelido é Antunes. tenho uma fotografia dele já casado e com filhos no Brasil nada mais. Sei ainda que se instalou em São Paulo, onde criou um negócio que parece ser ainda hoje um dos mais importantes de São Paulo, Existem dúvidas se é uma cadeia de supermercados ou padaria.

Haverá possibilidade de saber qual dentre os negócios do Início do Século Passado em São Paulo foram de inciciativa de emigrantes portuguesas.

Tenho Curosidade em saber. Preencheria assim mais uma parte da história da minha familia.

Desculpe Lia por est e aparte.

Vamos então esperar pelas informações da Lia

Cumprimentos

Carlos Ribeiro da Silva da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243382 | CMRSF | 03 Nov 2009 11:38 | In reply to: #243380

As minhas desculpas pelo erros. Escrever depressa por vezes tem os seus males.

CMRSF

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243384 | M.Ribeiro | 03 Nov 2009 13:38 | In reply to: #243380

Carlos
Embora eu quisesse muito fazer isto, ou seja, entrar em contato telefônico com todos os Antunes da cidade de São Paulo, não é viável, uma vez que são 200 páginas, dando um total de 3.200 pessoas, conforme minha pesquisa na Telelistas. Mas diga-me qual era o nome de seu tio-bisavô para que eu veja na lista se há alguém que possa ter sido homenageado com o nome do antepassado. O nome da esposa também pode ajudar.

Não sei mesmo como poderia ajudá-lo em relação aos negócios de seu tio-bisavô, mas já escrevi mensagens para 3 órgãos que talvez possam me dar alguma orientação sobre os imigrantes portugueses empreendedores do início do século XX, em São Paulo, portadores do sobrenome/apelido Antunes.

Hoje em dia a cidade de São Paulo tem muitas redes de padarias e de supermercados famosos mas não sei que resposta o Sebrae, a Associação dos Sindicatos de Panificação e Confeitaria de São Paulo ou a APAS, Associação Paulista de Supermecados me darão em relação à família Antunes.

Espero que você tenha sorte.

Cumprimentos.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243415 | CMRSF | 03 Nov 2009 20:38 | In reply to: #243384

Cara Marli

Muito obrigado pela sua pronta ajuda.: É contagiante ver a sua prontidão. Infelizmente não posso ajudar muito, o que me embaraça perante o seu entusiasmo. Como referi, apenas sei o apelido, mas tendo em conta que eram 4 filhos e de três tenho informação só pode ser o JOAQUIM ANTUNES.
Em relação à esposa nada sei porque como referi também, é brasileira. Tenho uma fotografia (já muito velhinha) dele mais a esposa e dois filhos que enviou à minha bisavó, mas que nada tem escrito no verso… e nada mais.

Como lhe disse é apenas por curiosidade este meu pedido, pelo que, se nada encontrar ficarei agradecido na mesma.

Cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243485 | liagala | 05 Nov 2009 00:35 | In reply to: #243362

Oi amigos.
Muito obrigada pelo auxilio.Não tenho palavras para agrader a todos vcs pela ajuda e boa vontade e a Marli com sua experiencia.
Devo dizer que amanhã irei ao cartório buscar a transcrição da certidão de casamento de meus avós,visto que os dois se casaram aqui no Brasil em 26 de julho de 1913.
Com certeza meus bisavós ,tanto paternos quanto maternos são portugueses.Só os meus avós casaram-se no Brasi
O nome de meus bisavós maternos são:ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA BRAGA E FLORINDA COUTO DE OLIVEIRA BRAGA.
Pelo que já tenho em mãos,em 1913 'a epoca das proclamas para o casamento,minha avó já era viuva.
não houve nenhum casamento com brasileiro(a),disto tenho certeza.N
Oque sei é que tenho me emocionado muito com estas descobertas e tenho pensado até em levar minha mãe até Ovar pois ela ficou bem decepcionada comigo pois por absoluta falta de tempo não pude conhecer a terra de meus avós.
Agora sinto que preciso conhecer este pedaço de minha estória e se o médico permitir penso em levar a minha mãe(98 anos) para encontrar suas raízes.
Abraços e cordiais saudações a todos
Lia

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243654 | liagala | 07 Nov 2009 12:02 | In reply to: #243485

Oi companheiros,

Seria possível que alguem me desse uma luz?tenho pesquisado mas não consegui mais nada até agora.

obrigada

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243685 | M.Ribeiro | 07 Nov 2009 21:20 | In reply to: #243654

Lia

Se você não souber a freguesia de nascimento de sua avó não poderá pedir cópia de seu registro. A não ser que ela seja também de Ovar e aí é só pedir a pesquisa nas 8 freguesias, informando o nome, a filiação e a data de nascimento.

Você viu a minha mensagem acima sobre a possibilidade de pedir o registro do seu avô, nascido com certeza no concelho de Ovar, Distrito de Aveiro? É só escrever para o Arquivo Distrital de Aveiro mail@adavr.dgarq.gov.pt e pedir a pesquisa do registro dele nas 8 freguesias do concelho de Ovar. Informe-se no Consulado de Portugal de sua cidade se basta fornecer o registro do seu avô para dar prosseguimento ao processo. Você precisa ter somente a data de nascimento dele e a filiação, que certamente constam da certidão de casamento que você informou já ter conseguido.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243687 | M.Ribeiro | 07 Nov 2009 21:33 | In reply to: #243685

Lia

Eu estou supondo que você estaria interessada em dar início ao processo de aquisição de cidadania portuguesa mas pode ser que eu tenha me enganado e você só queira encontrar o registro de nascimento de sua avó para saber onde ela nasceu e fazer uma viagem com a sua mãe. Até agora você só disse que o seu avô é que nasceu no concelho de Ovar.

Acima deixei outra mensagem.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243702 | liagala | 08 Nov 2009 01:07 | In reply to: #243685

Oi Marli

Realmente eu quero dar entrada no processo de cidadania e tenho que começar pela minha mãe.Do meu avô eu já consegui tudo,certidão de nascimento,passaporte(?) de entrada no Brasil,óbito e certidão de casamento dele e de minha avó que se rrealizou aqui no Brasil em 26 de julho de 1913.
O problema é que minha avó morreu +-10 meses depois do nascimento de minha mãe.Ele constituiu nova familia no Brasil e parece mentira mas até 2 meses atrás nós não sabiamos nem o nome dela todo.Fico pensando se não existe algum registro de saída de Portugueses para o Brasil.Do meu bisavo paterno eu até sei o nome do navio e que saíram de Lisboa via Nova York.
As idéias estão me fugindo e se vc puder me dar alguma luz eu agradeço.

Obrigada
Lia

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243705 | M.Ribeiro | 08 Nov 2009 01:35 | In reply to: #243702

Lia

Se você acha que a sua avó veio do norte de Portugal, pesquise no www.cepese.up.pt Clique em Investigação e projetos. Depois em Projetos concluídos. depois Emigração Portuguesa para o Brasil. Não coloque a naturalidade.

Pode também procurar no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro pelo Prontuário de Estrangeiro dela, se em 1938 ela não tinha ainda completado 65 anos.

Coloque aqui o nome de sua avó que eu ajudo a pesquisar no CEPESE.
Marli

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243706 | M.Ribeiro | 08 Nov 2009 01:37 | In reply to: #243705

Por algum motivo não está dando para entrar direto no site. Então digite http://www.cepese.up.pt

Marli

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243707 | M.Ribeiro | 08 Nov 2009 01:39 | In reply to: #243706

Lia

Entre pelo www.cepese.pt

Acho que agora vai dar certo.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243708 | M.Ribeiro | 08 Nov 2009 01:52 | In reply to: #243707

Lia

Já vi os nomes em mensagem acima.

Em uma primeira pesquisa, pelo nome completo de sua avó não voltou resultados, mas pelo nome do pai dela sim. António José de Oliveira Braga, natural da freguesia de Merelim, concelho de Braga ID 220526. Pagando uma taxa de 10 euros o CEPESE dará detalhes deste ID. Ou se você preferir pede a pesquisa de sua avó já para esta freguesia. Lembre-se que é preciso o nome, a data de nascimento e a filiação, além do nome da freguesia

Marli

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243711 | M.Ribeiro | 08 Nov 2009 02:16 | In reply to: #243708

Lia

Para você pedir pesquisa do nascimento de Beatriz, filha de António José de Oliveira Braga e Florinda Couto de Oliveira Braga, no ano de (?), nascida na freguesia de Merelim. São 2 as freguesias com este nome, de São Pedro e São Paulo.
Arquivo Distrital de Braga, Universidade do Minho, www.adb.pt

Marli

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243712 | M.Ribeiro | 08 Nov 2009 02:25 | In reply to: #243711

continuando (e encerrando por hoje);

Agora vi acima que o nascimento de sua avó foi em 21/6/1890. Então é pedir a pesquisa de Beatriz, nascida em 21/06/1890, mais os nomes dos pais, mais a freguesia de Merelim, concelho de Braga, Distrito de Braga.

Marli.

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243764 | liagala | 08 Nov 2009 23:09 | In reply to: #243705

Oi Marli,

Minha avó morreu pouco tempo depois de dar a luz 'a minha mãe,Segundo minha mãe quando ela tinha apenas 10 mese.Minha mãe nasceu em no 3/08/1919,então calculo que ela tenha morrido no ano de192

Minha avó chamava-se Beatriz C outo de Oliveira

obrigada pelas informações
Lia

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243767 | liagala | 08 Nov 2009 23:27 | In reply to: #243708

Oi Marli

Muito obrigada mesmo.Não sei porque tb não estou conseguindo entrar no CEPESE,Vou agora direto pelo Google.
Lia

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243775 | liagala | 09 Nov 2009 00:56 | In reply to: #243767

Oi Marli

Acabei de enviar e-mail para o Arquivo Distrital de Braga.nem estou acreditando que seja verdade.Tão logo receba a resposta eu aviso.
Mais uma vez obrigada
Lia

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243778 | liagala | 09 Nov 2009 01:29 | In reply to: #243706

Oi Marli

Acabei de enviar e-mail para o Arquivo Distrital de Braga.nem estou acreditando que seja verdade.Tão logo receba a resposta eu aviso.
Mais uma vez obrigada
Lia

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243928 | liagala | 11 Nov 2009 10:01 | In reply to: #243706

Oi Marli e camaradas

Telefonei paro o arquivo distrital de Aveiro e o rapaz que me atendeu informou-me que minha avó não foi localizada.
Liguei para o Cepese ontem e fui orientada a enviar outro e-mail com aqueles dados visto que o e-mail anterior não foi respondido.
Só me resta rezar para que agora tudo se resolva.
Bom dia e obrigada a todos
Lia

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243929 | M.Ribeiro | 11 Nov 2009 10:22 | In reply to: #243928

Oi Lia

O Cepese, quando pesquisa o ID, segundo li no site, também informa os acompanhantes.

Mas no Arquivo Distrital de Braga, na freguesia de Merelin, como consta no Cepese, nada encontraram também?

Marli

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243932 | hpinto | 11 Nov 2009 10:38 | In reply to: #243928

Bom dia Lia
Tenho que a informar do que se passou comigo. Eu também procurava um familiar que emigrou para o Brasil e entrei em contacto com o CEPESE, pois a base de dados on-line tinha 2 pessoas com o mesmo nome. Mas infelizmente nenhum deles era o meu. Informaram-me depois que a base só tem ainda 385000 pessoas, faltam cerca de 600000.
Por isso, não é certo que consiga encontrar os seus familiares através do CEPESE. Se for este o caso, não desanime, eu tenho a certeza que, se existem documentos, eles serão encontrados, é só uma questão de tempo!
Helena

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243935 | liagala | 11 Nov 2009 11:12 | In reply to: #243929

Oi Marli,Helena e ....

Sobre minha avó não encontraram nada.Resta agora saber se existe algum dado ou registro de saída deles para o Brasil.
Aliais nem sei se meu bisavô veio pois nas proclamas do casamento de meus avós minha bisavó já é dada como viúva(1913)
Lia

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243942 | CMRSF | 11 Nov 2009 12:51 | In reply to: #243935

Cara Lia

Reli o Tópico e não encontrei o lugar onde os seus avós desembarcaram no Brasil. Já nos disse que foram de Portugal para o Brasil via Nova Iorque. Mas a que sitio do Brasil chegaram?

Cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243948 | liagala | 11 Nov 2009 15:01 | In reply to: #243942

Prezado Carlos,

Meus avós se casaram no Rio de Janeiro e por aqui viveram logo concluo que desembarcaram no rio mesmo.
Saudações
Lia

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243949 | S.A.R. D.Douglas | 11 Nov 2009 15:14 | In reply to: #243948

Estimados Confrades,
Será que alguns de vcs poderiam me ajudar no forum da Família dos Soares Dourado?
Cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243960 | CMRSF | 11 Nov 2009 17:14 | In reply to: #243948

Lia

Encontrei na internet os seguintes livros que talvez possa ver aí no Brasil em alguma Biblioteca

1) -Movimento de passageiros norte-americanos no porto do Rio de Janeiro,
1865–1890 Oliveira, Betty Antunes de, 1982.

2) - Registro de estrangeiros e entradas de portugueses do registro de estrangeiros nas capitanias,
1777–1819. Do Arquivo Nacional do Rio.

3) -
Registro de estrangeiros, 1808–1842.
Publicações do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, vols. 46, 49–50, 54.

Talvez consiga alguma informação adicional.

Desde lado vamos continuando a procurar. Penso que não deve colocar de parte a hipótese de Ovar.

NO DGARQ (Dir. Geral de arquivos) em Portugal existe muitos "OLiveira Braga" em Aveiro!!!

Cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243964 | liagala | 11 Nov 2009 18:48 | In reply to: #243960

Oi Carlos

valeu pelas informações.Realmente Aveiro eu ja descartei.Vou ver agora pelo caminho da entrada de portugueses aqui no Brasil mas sempre depois de 1890 pois minha avó nasceu em 21 de junho de 1890 e veio crescida para o Brasil.
Com os cumprimentos
Lia

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243976 | CMRSF | 11 Nov 2009 20:18 | In reply to: #243964

Lia

As minhas desculpas. De facto dois livros que indiquei são de datas anteriores a 1890, pelo que, pouco deven adiantar. Fica a informação para outras pessoas se possam cruzar com o seu tópico.

Eu não referi que devia descartar Aveiro/Ovar, até porque essa foi a sua primeira indicação. Acredito que o nome de Ovar deve ter ouvido pelo seus familiares, talvez pela sua avó. Todas as hipoteses no Norte de Portugal são posiveis. Braga, Ovar,etc...

Para além disso o nome Florinda também é comum em Ovar. Minha bisavó por exemplo tambem se chamava Florinda (Florinda Marques Dias Ribeiro) e também é de Ovar, pelo que, deveria ser um nome frequente na altura.

Aqui no Forum exite um Topico que julgo que também devia consultar:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=243884

Todo ele é sobre a familia Oliveira Braga.

Vamos continuar a tentar...

Cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#243977 | CMRSF | 11 Nov 2009 20:21 | In reply to: #243964

Lia

Faltou-me este tópico também sobre os Oliveira Braga

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=72098

Cumprmentos

Carlos Silva da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#244095 | liagala | 13 Nov 2009 18:47 | In reply to: #243929

Oi Marli e camaradas

Infelizmente até agora nada.Tenho mandado e-mail para o Cepese, para sec@adb.uminho.pt .Mandei aqui pelo site do Cepese um pedido de pesquisa e até solicitei o valor que eu pagaria antecipadamente mas,também nem me responderam.

Por favor,alguem tem alguma outra sugestão?

Desde já agradeço
Com os cumprimentos
Lia

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#244110 | M.Ribeiro | 13 Nov 2009 21:33 | In reply to: #244095

Lia

O Cepese não é rápido nas respostas. Quando menos se espera eles podem responder, como também podem deixar-nos sem resposta ... Tive as 2 experiências com eles. Vá repetindo o email. Infelizmente, esta é a minha sugestão. Não tenho certeza, mas o Arquivo Distrital de Braga também deve fazer pesquisa de passaportes.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#244120 | liagala | 14 Nov 2009 01:26 | In reply to: #244110

Oi Marli

Vou continuar insistindo então.Obrigada pela injeção de animo.

Lia

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#244555 | liagala | 19 Nov 2009 20:33 | In reply to: #243708

Marli e demais companheiros de Fórum.

Realmente após insistentes e-mails não consigo obter resposta alguma.

Dei o nome de minha bisavó para todos bem como o de minha avó e sua quase certa data de nascimento.Será que vcs por aí conseguem alguma resposta?
Envio alguns dados.

Como vcs já descobriram meu avô vai com mais dados

António José de Oliveira Braga, natural da freguesia de Merelim, concelho de Braga ID 220526

Nome de minha bisavó : Florinda Couto de Oliveira Braga

SUA FILHA PORTANTO MINHA AVÓ :Beatriz Couto D`Oliveira Braga (acho que nasceu em 21 de junho de 1890)

Preciso muito saber ao certo onde minha avó Beatriz nasceu por favor me ajudem, me enviem alguma resposta.

Desde já agradecida

Lia

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#244594 | liagala | 20 Nov 2009 10:52 | In reply to: #243960

Marli e demais companheiros de Fórum.

Realmente após insistentes e-mails não consigo obter resposta alguma.

Dei o nome de minha bisavó para todos bem como o de minha avó e sua quase certa data de nascimento.Será que vcs por aí conseguem alguma resposta?
Envio alguns dados.

Como vcs já descobriram meu avô vai com mais dados

António José de Oliveira Braga, natural da freguesia de Merelim, concelho de Braga ID 220526

Nome de minha bisavó : Florinda Couto de Oliveira Braga

SUA FILHA PORTANTO MINHA AVÓ :Beatriz Couto D`Oliveira Braga (acho que nasceu em 21 de junho de 1890)

Preciso muito saber ao certo onde minha avó Beatriz nasceu por favor me ajudem, me enviem alguma resposta.

Desde já agradecida

Lia

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#244598 | CMRSF | 20 Nov 2009 11:37 | In reply to: #244594

Cara Lia

Acreditando que o seu bisavô teve irmãos que ficaram em Portugal e acreditando que estes possam ter deixado aos seus filhos também o nome "Oliveira Braga" encontra nas páginas telefónicas de Portugal muitos nomes com este apelido na zona de Braga.

Assim, proponho-lhe que veja este o site em pbi.pai.pt. Coloque no campo: Quem é? o apelido "Oliveira Braga" e no campo: Onde? BRAGA.

Vai encontrar certamente possíveis familiares seus. Existe mesmo um Fernando Oliveira Braga de São Paio de Merlim. Tem números de telefone que posteriormente pode usar, para, talvez obter mais respostas.

Cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#244608 | hpinto | 20 Nov 2009 15:08 | In reply to: #244594

Cara Lia:

Vamos ver, por partes, e com calma:

1. Os seus bisavós chamavam-se António José de Oliveira Braga (já totalmente identificado) e Florinda Couto de Oliveira Braga. Tem mais dados sobre esta sua bisavó? Tem a certeza que era esse o nome dela antes de se casar com seu bisavô? Sabe onde ela nasceu?

2. A filha deles, sua avó, antes de se casar, era Beatriz Couto de Oliveira Braga, Beatriz Couto Braga, ou Beatriz Couto de Oliveira? Sabe que idade ela teria quando foi para o Brasil? Era ainda uma criança ou já era adulta?

Todos esses detalhes são importantes, pois aqui em Portugal só encontrará os documentos dela com o nome ou nomes de solteira, não é? Mas se ela foi para o Brasil muito pequena, não teria ainda idade para usar apelidos, seria apenas Beatriz, filha de António de Oliveira Braga e Florinda.
Portanto, uma pista para a pesquisa seria saber a naturalidade da sua bisavó. Talvez não seja Merelim-Braga, talvez os seus bisavós se tenham casado noutro lugar e talvez a sua avó tivesse nascido nesse outro lugar.

Boa sorte!

Helena

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#244613 | liagala | 20 Nov 2009 16:27 | In reply to: #244608

Prrezada Helena

A primeira pergunta é sobre o nome de nascimento de minha bisavó .Resposta: Florinda Couto de Oliveira.
Após o casamento com meu bisavô ficou: Florinda Couto de Oliveira Braga,ela "pegou" o Braga de meu bisavô.

Minha avó: Seu nome de batismo antes de casar-se com meu avô era Beatriz Couto de Oliveira Braga.
Não sei com que idade ela veio para o Brasil porém sei que meu bisavô já era falecido.

Meu avô veio para o Brasil aos 15 anos e eles ao casarem-se tinham : ela 21 anos (vó Beatriz) e ele 25 anos .

Foi tão fácil localizar meu avô e bisavô materno porém as mulheres .....Vou tentar ver se acho o local de nascimento de minha avó,como não sei ainda.Tenho feito tentativas através da migração portuguesa para o Brasil mas até agora também nada.

Saudações e obrigada

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#244627 | hpinto | 20 Nov 2009 19:54 | In reply to: #244613

Boa noite Lia

Se o seu bisavô é realmente o António José de Oliveira Braga, natural de Merelim, que vem na base de dados do CEPESE, ele viajou para o Brasil, sim, e faleceu aí. A identificação 220526 não é o número de passaporte, é a identificação da viagem. Chegou a pedir o registo para o CEPESE? Se o pedir por e-mail (cepese@cepese.pt), e pagar a quantia de 10 euros, ficará a saber «data, n.º de passaporte, destino no Brasil, idade, profissão, filiação, acompanhantes, estado civil, etc.». Se fôr ele (pode acontecer que seja um homónimo), o registo ajudá-la-á a prosseguir a pesquisa.

Outra questão é o nome de baptismo da sua avó. Se ela nasceu em 1890, o nome de baptismo seria apenas Beatriz. Em Portugal as pessoas só passaram a ter nome de baptismo completo já no séc. XX, quando começou o registo civil. Antes disso, as pessoas eram baptizadas apenas com nome próprio, e só começavam a usar nomes de família quando precisavam de documentos (exemplo: quando iam para a escola ou quando se casavam). Ela pode ter ido muito pequena para o Brasil, com os pais, ou só com a mãe, em data posterior à viagem do pai. Nesse caso, só encontrará o registo de baptismo que será: «Beatriz, filha de... e de..., neta de..., etc.». Não haverá nenhum outro registo dela e será absolutamente essencial saber os dados da sua bisavó, para localizar esse registo.

Mais uma vez, desejo-lhe boa sorte. E muita paciência e persistência!

Helena

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#245026 | liagala | 26 Nov 2009 18:06 | In reply to: #243708

OI Marli e companheiros

Devido a total impossibilidade de descobrir por minha própria conta,apesar de ter entrado em contato com todos os orgãos por vc eos outros companheiros indicados,via e-mail,telefone direto e fax,pedi a um pesquisador do próprio Cepese que realize a pesquiza.É um serviço que o proprio Cepese realiza e caso encontrem serei cobrada em 175 Euros,aí incluídas as txs de pesquisa,reconhecimento e envio.

Dei como ponto de partida as informações que vc me deu sobre o meu bisavô(Merelim).

Agradecida a todos e vamos ver agora
lia

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#245033 | M.Ribeiro | 26 Nov 2009 20:52 | In reply to: #245026

Oi Lia

A sua iniciativa é válida. Quem pensa em obter a nacionalidade portuguesa deve saber que não fica barato. Mas pagando tanto, que venha resultado, pelo menos.

Qualquer coisa mais que precisar estamos aqui.

Você ainda não me respondeu porque, se o direito está garantido pelo seu outro bisavô, já encontrado o registro, a nacionalidade para a sua mãe não sai só por ele. O que o consulado de sua cidade diz sobre isto, que eu suponho seja o Rio de Janeiro. Tem certeza que é necessário ter também um documento do registro de nascimento português de sua bisavó? Me explica o que diz o Consulado, por favor.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#245036 | liagala | 26 Nov 2009 21:45 | In reply to: #245033

Oi Marly
Desculpa mas pensei que eu já tivesse te respondido.Eu já liguei algumas vezes para o Consulado aqui no Rio de Janeiro pois tb pensava que para minha mãe obter a cidadania bastava achar ou os dados do seu pai(meu avô) ou de sua mãe(minha avó).
De meu avô já consegui tudo pois sempre soube que era do concelho de Ovar e freguesia de Ovar.mas como falei antes, minha avó morreu + ou - 10 meses após o nascimento de minha mãe.Ao estar prestes a voltar com os 3 filhos para Portugal ele contraiu matrimônio (arranjado pela minha avó antes de morrer),ficando efinitivamente aqui.

Não sei o porque mas passaram uma borracha na existencia de minha avó.Só agora descobri seu nome de batismo e atravéz de vcs que meu bisavô era de merelim.Minha esperança agora é que as coisas fiquem mais fáceis.
Darei notícias tão logo eu saiba alguma novidade.Amanhã ligarei novamente para o Consulado...quem sabe.

Lia

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 20:07

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen