emissao segunda via certidao de nascimento

This topic is classified in the following rooms Arquivos

emissao segunda via certidao de nascimento

#243502 | LPrestes | 05 Nov 2009 11:51

Senhores, Boa tarde.
Estou entrando com processo de minha cidadania e estou no mesmo dilema de muitos que já escreveram neste forum. Encontrar os documentos de meus bisavôs falecidos.
Estou entrando em contato com o Arquivo Distrital (http://www.dgarq.gov.pt/rede-portuguesa-de-arquivos/rede-dgarq/arquivos-regionais/) mas preciso das informações abaixo e não sei como conseguir:

na freguesia de
concelho de
distrito de

Sou brasileira e todas as informações que tenho estão abaixo:

Manuel Joaquim Pinto
Data de Nascimento: 06/12/1906
nascido em Viseu - Portugal

Como localizar freguesia, concelho e distrito? Sei que Distrito é algo como nossos estados no Brasil, mas e concelho e freguesia????

Podem me auxiliar?
Grata!

Luciana Prestes

Reply

Direct link:

RE: emissao segunda via certidao de nascimento

#243520 | M.Ribeiro | 05 Nov 2009 14:32 | In reply to: #243502

Cara Luciana

O concelho ou município é a cidade. A freguesia é o nosso bairro, na linguagem de hoje.

Saber a freguesia é imprescindível, porque na paróquia da freguesia eram feitos os registros de batismo. Só a partir de 1910 passou a ser chamado de registro de nascimento.

Às vezes, quando se tem a data, sabendo pelo menos o concelho pode dar sorte, se este não tiver muitas freguesias.

Como você poderá ver pesquisando pelo Google, o Distrito de Viseu tem 24 concelhos. O concelho de Viseu, é sua sede, com 34 freguesias. Mas cada concelho tem as suas freguesias também. E isto complica tudo.

Atualmente o concelho de Viseu tem 3 freguesias que levam o nome Viseu: freguesia de Viseu/Coração de Jesus, freguesia de Viseu /Santa Maria de Viseu, freguesia de Viseu /São José.

Enquanto conversa com parentes, procura cartas ou olha no verso de fotografias, você pode ver se por um golpe de sorte o seu bisavô nasceu em uma destas 3 freguesias que levam o nome Viseu. Veja se consegue que alguém lhe diga a filiação do Manuel, embora se for encontrado um Manuel, filho de um Joaquim Pinto, nascido em 6/12/1906 já deva esclarecer tudo.


Marli Ribeiro

Reply

Direct link:

RE: emissao segunda via certidao de nascimento

#243568 | LPrestes | 06 Nov 2009 04:03 | In reply to: #243520

Marli,

Muito obrigada pelas informações.
Estou tentando localizar uma pessoa que mora em Portugal para obter as informações referente ao correto concelho e freguesia onde meu bisavô nasceu.

Na certidao de obito, consegui o nome dos pais e a data de falecimento, conforme segue abaixo:

Manoel Joaquim Pinto
Data de Nascimento: 06/12/1906
nascido em Viseu - Portugal
Casado com Maria do Carmo Rodrigues Morão
Mãe - Claudina Alves Moreira
Pai: Antônio Pinto
Falecimento: 11 julho de 1972 no Rio de Janeiro/ BRASIL

Por enquanto estas são todas as informações que possuo.

Grata pelas dicas, esclarecimentos e pela atenção dispensada.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 29 Sep 2024, 18:02

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen