Citação de fontes manuscritas através da Norma Portuguesa NP405.
This topic is classified in the following rooms Formação
Citação de fontes manuscritas através da Norma Portuguesa NP405.
Caríssimos,
Partindo do princípio que a nossa pesquisa se baseia em registos paroquiais, sejam eles assentos de baptismo, casamento e óbito, todos eles são, fundamentalmente, fontes manuscritas.
Assim gostaria que sugerissem alguns exemplos de como é que citam nos vossos programas de genealogia as vossas fontes.
Melhor seria, caso sintam ser mais adequado, que interpretassem a seguinte norma, ou seja, partindo da Norma Portuguesa NP 405 (2000), na sua Parte 3 «Documentos não publicados», pág. 7 (ver/descarregar em: http://www.fcsh.unl.pt/bibliotecas/normas/norma-portuguesa-de-informacao-e-documentacao.-referencias-bibliograficas.-parte-3-documentos-nao-publicados/view), e a sua Parte 1 «Norma Portuguesa de Informação e Documentação. Referências Bibliográficas.» (ver/descarregar em: http://www.fcsh.unl.pt/bibliotecas/normas/norma-portuguesa-de-informacao-e-documentacao.-referencias-bibliograficas.-parte-1/view).
Em suma, se alguém teve a preocupação de querer seguir a norma portuguesa com exactidão, seria possível colocarem aqui alguns exemplos de como interpretaram a citada norma? Por exemplo, um assento de baptismo.
Agradeço algumas sugestões.
Com os meus cumprimentos, Paulo Pacheco.
Direct link:
RE: Citação de fontes manuscritas através da Norma Portuguesa NP405.
Caro Paulo
Posso dar-lhe o meu exemplo, pessoal, em relação à forma como registo, no meu programa, as fontes dos assentos, sejam de Baptismo, Casamento ou Óbito. Seguindo a sua sugestão, vou passar um exemplo concreto de uma fonte relacionada com o baptismo de um ancestral:
ANTT, Registos Paroquiais, freguesia de S.Pedro, concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, mic.187, item 4, fl.106.
Ou este, por exemplo, também de baptismo:
ADP, Registos Paroquiais, freguesia e concelho de Souzel, distrito de Portalegre, Lv. B 7, fl.177.
Para ser sincera, nunca averiguei se esta é a forma correcta de apresentar a fonte. Para a fórmula, segui o impulso lógico de quem precisa de situar um documento. Vou estar atenta ao tópico e tentar aprender.
Cumprimentos
Maria
Direct link:
RE: Citação de fontes manuscritas através da Norma Portuguesa NP405.
Caro confrade,
Talvez por a mensagem original já ser antiga, as ligações que colocou já não estão disponíveis, mas a referida norma pode ser descarregada através desta ligação:
http://www.isel.pt/adec/docs/tfm/np405_3_docs_nao_publicados.pdf
Agora, tentando responder ao que à data perguntou, deixo-lhe aqui o meu tardio contributo, com um exemplo que acho que cumpre essa NP:
SIMÕES, P.e Gonçalo - [Baptismo] 1612 Jan. 2, Aveleda, Lousada [de] Gregório de Magalhães [Manuscrito]. 1612. Autogr. Acessível no Arquivo Distrital, Porto, Portugal. LIVRO MISTO 1, fl. 67
O que lhe parece?
Melhores cumprimentos,
JMagalhães
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 10 Feb 2025, 02:19