Casa dos Pinheiros - Medelo - Fafe

This topic is classified in the following rooms Heráldica | Património | Regiões

Casa dos Pinheiros - Medelo - Fafe

#245523 | cacr | 04 Dec 2009 10:36

Caros Confrades,

Será que algum dos confrades conhece esta propriedade e se possui alguma fotografia ou imagem das armas existentes no seu portão.
Cumprimentos,

Candido Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Casa dos Pinheiros - Medelo - Fafe

#245867 | cacr | 11 Dec 2009 13:20 | In reply to: #245523

Renovo o pedido
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Casa dos Pinheiros - Medelo - Fafe

#245868 | aeiou2 | 11 Dec 2009 13:30 | In reply to: #245867

Há uma esola AB1 cujos alunos fizeram um trabalho dessa casa.Talvez contactando com a escola consiga fotografias do brasão e assim possa pedir ajuda aqui no Fórum
Cpts
Maria

Reply

Direct link:

RE: Casa dos Pinheiros - Medelo - Fafe

#245869 | aeiou2 | 11 Dec 2009 13:49 | In reply to: #245867

Escreva no motor de busca do Google, ssf e dá com o trabalho que indico na minha anterior mensagem
Cpts
Maria

Reply

Direct link:

RE: Casa dos Pinheiros - Medelo - Fafe

#245886 | Segismundo Pinto | 12 Dec 2009 00:20 | In reply to: #245523

Caro Candido Rodrigues:

A Casa dos Pinheiros, em Medelo, Fafe, tem uma pedra de armas com um escudo partido: I - Ferreira; I - Vilas Boas. O Timbre é de Ferreiras.

A Família que foi (é?) dona desta casa, ARAÚJO VASCONCELOS E ALVIM, de Cabeceiras de Basto, vem tratada no Anuário da Nobreza III, Tomo II, 1985, a página 185. Concretamente, no que se refere a esta casa e seus donos veja o referido ´na página 188.

Respeitosos cumprimentos do

Segismundo Pinto

Reply

Direct link:

RE: Casa dos Pinheiros - Medelo - Fafe

#246009 | cacr | 14 Dec 2009 21:01 | In reply to: #245869

Cara Maria

Muito Obrigado pela sua sugestão que segui mas foi infrutifera, pois a foto não é elucidativa e, tentei o contacto com a escola onde fui informado de que o trabalho já tinha algum tempo e que não sabiam das fotografias, mas que iriam tentar saber e se as encontrassem me enviariam. Fico a aguardar com esperança. Mais uma vez obrigado,
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Casa dos Pinheiros - Medelo - Fafe

#246013 | cacr | 14 Dec 2009 21:39 | In reply to: #245886

Caro Segismundo Pinto,

É muito interessante o que me diz e que me deixa um pouco frustado nas minhas pesquisas e explico porquê:
- Nas minhas buscas sobre a familia Barbosa de Aborim deparei-me com a informação de que deixaram o seu Paço de Aborim e fixaram residencia em Braga, Mais concretamente na Rua do Raio onde tinham uma casa. Acontece que a sua última propriétaria, D. Maria Francisca dm Natividade Machado, fez doação da referida casa à Creche de Braga e que esta a demoliu para aí instalar a sua sede e que quando a demoliram venderam o portão armoriado ao Dr. António de Araújo Vasconcelos Vilas-Boas e Alvim que o colocou na sua Casa dos Pinheiros. Segundo os dados que recolhi a pedra de armas desse portão era semelhante à que existia no Paço de Aborim (foi furtada em 1991) e que é diferente das armas tradicionais dos Barbosa pois enquanta estas tem banda com tres crescentes as armas de Aborim tem cinco crescentes, entre outras diferenças.
Na internet encontrei um trabalho dos alunos da escola EB de Bouça - Medelo que, a dada altura, diz o seguinte:
"apresentando no portão de entrada uma pedra de armas que fora adquirida na altura em Braga"
Será que a Casa dos Pinheiros tem duas pedras de armas diferentes?
Para tentar esclarecer este assunto é que abri este tópico pois nos tempos mais próximos não me posso deslocar a Fafe para verificar "in loco" se a referida pedra dos senhores de Aborim existe ou não.
Cumprimentos,

Candido Rodrigues

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 17 Jun 2024, 20:41

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen