Inicio de pesquisa sobre a minha família

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Formação | Pessoas | Regiões

Inicio de pesquisa sobre a minha família

#246929 | Golg | 02 Jan 2010 18:17

Boa Tarde,

Esta é a minha primeira participação no forum (embora já o leia há bastante tempo).
Desde que me lembro que sou interessado em genealogia mas a informação que tenho disponível actualmente é muito pouca.

Ainda assim tenho de começar por algum lado, os meus avós eram todos de Fafe, Braga mas como sou de Lisboa tenho dificuldades em deslocar-me ao Arquivo de Braga.

O arquivo de braga não está online (como por exemplo o de vila real está) e por isso não sei como aceder à informação. Como já tenho visto aqui neste forum outras pessoas que frequentam os arquivos gostaria de pedir algumas dicas ou se existe uma forma de acesso a essa informação (Não sei quão fácil é procurar informação no Arquivo, se têm a informação já numa base de dados ou se têm de andar a procura nos livros dos fundos paroquiais).

A informação que julgo ser mais importante dos meus avós como ponto de partida para saber os bisavós (dado que já passaram 100 anos deve estar disponivel no Arquivo de Braga) é:


Avós Paternos
José Rodrigues- Nascido em 1 Nov 1910 Ribeiros, Fafe
(Filho de Manuel Rodrigues ?-? e Delfina Lopes ?1865?-?1956?)
Óbito 20 jul 2000 Estoraos, Fafe
Rosa da Silva - Nascida em 17 Nov 1908 Cepães, Fafe
(Filha de António da Silva ?-?Óbito em França e Maria De Freitas ?-?Óbito em França)
Óbito 1997 Estoraos, Fafe

Avós Maternos:
Manuel Lopes - Nascido a 2 Ago 1906 - Moreira de Rei, Fafe
(Filho de José Lopes de Macedo Nascido a 1879? em Estorãos ou Moreira de Rei - Óbito a 02 Fev 1967 em Moreira de Rei e Rosa Pereira Nascida em 1906? Moreira de Rei- Óbito a 1956? em Moreira de Rei)
No Arquivo de Braga, Paróquia de Fafe (online só mostra inventários até 1906) consigo ver que o livro respeitante aos nascimentos (misto) é o 664
Óbito 3 mar 1995 Moreira de Rei, Fafe
Emília Luis - Nascida a 10 Jun de 1909 - Moreira de Rei, Fafe
(Filha de José Luis ?-?1934? e Demicília ?Luis? Sampaio ?-?1934?)
Óbito 1 mar 1984 Moreira de Rei, Fafe

Agradeço qualquer informação, já pensei em começar a tirar certificados de nascimento no registo civil, mas julgo que os certificados actualmente já só têm o nome dos pais e não dos avós (estou errado?) e para além disso tirar muitas certidões fica caro, quando eu apenas preciso da informação. Há alguma maneira de conseguir esta informação num registo civil sem ter de pagar e tirar a certidão?

Depois também não sei muito bem como andar dos meus avós e bisavós mais para trás dado que mesmo quando se encontra um registo apenas se encontra o nome dos pais dessa pessoa e não quando ela nasceu. Será que o normal é as pessoas andarem uns 60 anos para trás e começarem a ver todos os fundos paroquiais de todos os anos circundantes? Não faço ideia. Também já procurei no NEPS mas as localidades de fafe que menciono não existem na base de dados.

Qualquer ajuda é bem vinda,
Aproveito para desejar bom começo de ano a todos os participantes e leitores do fórum.

Miguel

Reply

Direct link:

RE: Inicio de pesquisa sobre a minha família

#246931 | clcastro | 02 Jan 2010 18:34 | In reply to: #246929

Caro Miguel,


Vou tentar esclarecer todas as suas dúvidas.

Infelizmente o Arquivo de Braga não está on-line pelo que a procura é feitos nos livros. Como as certidões que pretende são apenas para estudo de genealogia peça sempre CÓPIA SIMPLES, o custo é de 50 cêntimos. As certidões de nascimento e casamento (normalmente) têm os pais e avós paternos e maternos, além de incluir a naturalidade, o que possibilita que recuemos nas linhagens sem grande dificuldade (haja tempo e paciência). Claro que se tiver sorte de um a sua família já ter sido estudada por alguém é uma sorte (vá colocando no fórum).


Bom trabalho,


César de CAstro

Reply

Direct link:

RE: Inicio de pesquisa sobre a minha família

#246945 | small | 02 Jan 2010 20:33 | In reply to: #246931

Caro Miguel

Vou só acrescentar um pouco ao que o César de Castro aqui deixou. Parece-me que o que tem mais certo, são os óbitos dos seus Avós. Na minha opinião é por eles que deve começar. Com os dados que possui aí mesmo em Lisboa, na Conservatória mais perto de si, e, creio que até numa loja de cidadão (não tenho a certeza) pode pedir as CÒPIAS SIMPLES dos óbitos ocorridos em qualquer parte do País.
Conforme a conservatória poderá de ter de lá voltar passado dois ou três dias e proceder ao seu levantamento e pagamento. Nas certidões de óbito, há muita informação, inclusivé mencionam o averbamento do mesmo no assento de nascimento,e,desde logo fica na posse do ano em que o mesmo ocorreu, existem assentos que inclusivé mencionam a idade de quem faleceu.
Eu costumo pedir por mail para a conservatória onde o acto ocorreu, fornecendo todos os dados que possuo, o nº do assento, assim facilito os serviços onde pretendo levantar as cópias, e poupo várias deslocações.
Não resido em Braga, mas no que puder ser útil, ajudando com a pouco experiência que possuo, disponha.
Bom trabalho

Stella

Reply

Direct link:

RE: Inicio de pesquisa sobre a minha família

#247000 | Golg | 03 Jan 2010 17:37 | In reply to: #246945

Desde já quero agradecer ao César de Castro e a Stella pela magnifica ajuda!
Desconhecia que existiam cópias simples no registo civil, assim sendo vou começar a fazer pedidos a torto e a direito :D

Agradeço muitíssimo a ajuda, ainda hoje fui entrevistar o meu último tio-avô que tem agora 93 anos e me forneceu mais umas informações muito úteis, depois vou colocando no forum os desenvolvimentos mais significativos.

Entretanto se outras pessoas tiverem mais dicas deste género eu continuo a agradecer.

Miguel

Reply

Direct link:

RE: Inicio de pesquisa sobre a minha família

#247133 | Golg | 05 Jan 2010 11:57 | In reply to: #247000

Fica aqui a informação que pode ser útil a mais utilizadores do fórum.
Já me desloquei à conservatória do Registo Civil em Lisboa (que agora tem todas as conservátorias de lisboa centralizadas) mas na base de dados que têm disponível agora passam a ter só eventos muito recentes: (A partir de 2006 aproximadamente). É possível pedir lá assentos de qualquer outra freguesia do país mas demora um mês ou mais até os obter. Eles sugeriram contactar o registo civil onde os assentos estão (no meu caso Fafe) que seria bastante mais rápido e eles podem enviar as cópias à cobrança por correio.

Uma alternativa seria usar o portal do cidadão, mas tanto quando consegui perceber não se podem pedir fotocópias simples não certificadas no portal, apenas serve para pedir certidões.

Decidi enviar um mail à conservatória de fafe com a informação toda que tenho para lhes facilitar o trabalho, vou aguardar alguns dias a ver se respondem.

Miguel

Reply

Direct link:

RE: Inicio de pesquisa sobre a minha família

#247134 | NISGM | 05 Jan 2010 13:30 | In reply to: #247133

Caro confrade, talvez seja útil ler

http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236

Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Inicio de pesquisa sobre a minha família

#247135 | Golg | 05 Jan 2010 14:11 | In reply to: #247134

Obrigado NISGM,

Já tinha lido também vários posts que se encontram na sala de formação. Obrigado pela ajuda!

Miguel

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Jul 2024, 02:12

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen