Costa Trancoso

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Direito | Famílias | Pessoas

Costa Trancoso

#247550 | LLR | 12 Jan 2010 01:17

Caros confrades
Procuro a ascendência de um bisavô, chamado António Cipriano Eleutério da Costa Trancoso, e ainformação que tenho a seu respeito é a seguinte:
"Amigo pessoal de Augusto de Castlho, pai do 1º Visconde de Castilho, proprietário em Lisboa, fundador da Associação Lisbonense de Proprietários, dono da Quinta de Sant`Ana na Ameixoeira, também conhecida como Palácio Trancoso, datado de finais do séc. XVI. No interior do pátio, um painel de azulejos com cercadura representa Santa Ana. Foi aí que, em 9 de Junho de 1926, se instalou o quartel general do 4.º destacamento de contingentes da 2.ª e 3.ª divisões militares, sob o comando do major Verdades de Miranda, quando do movimento militar comandado pelo General Gomes da Costa.
Qualquer informação que me possam fornecer, será muito apreciada.
Luis Leote do Rego

Reply

Direct link:

RE: Costa Trancoso

#247587 | LCM | 12 Jan 2010 17:56 | In reply to: #247550

Caro Luís Leote do Rego,

Há informações sobre esta família no seguinte livro:

ESPÍRITO SANTO, Eugénio do - Ameixoeira - Um Núcleo Histórico. Lisboa: Edição do Autor, 1997.

Viviam em Lisboa cidade, pois a Ameixoeira era uma freg. limitrofe, bem longe do centro. Tenho ideia de ter passado por paroquiais deles, não me lembro onde.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Costa Trancoso

#247599 | LLR | 12 Jan 2010 19:27 | In reply to: #247587

Caro Lourenço Correia de Matos
Muito obrigado pela informação. Vou tentar adquirir, ou pelo menos ler a obra que menciona.
A casa de Lisboa do meu bisavô era no Campo de Sant´Ana nº 69 e 70, 1º (Campo dos Mártires da Pátria), um excelente prédio com um jardim de um hectare, com entrada de carruagens pela ruela do lado esquerdo. O nº 70
dava acesso directo e privado ao escritório e residência do meu bisavô, num 1º andar com cerca de 600 metros quadrados... Pelo 69 entravam os inquilinos do 2º e 3º andares e a porteira, a Catarina, falecida com 90 anos nos anos 60. Visitei essa casa muitas vezes até falecer o meu primo António, após o que o prédio foi vendido a um funcionário do Banco de Portugal.
O meu bisavô teve um filho , Miguel, e uma filha Amélia, minha avó paterna. Por razões que desconheço, tanto a Quinta de Sant`Ana como a casa do Campo de Sant´Ana ficaram para o meu tio-avô Miguel, que os transmitiu aos filhos, ao Francisco a Quinta e o prédio ao António, ambos falecidos sem descendência, e as referidas propriedades vendidas pelas viúvas, também já falecidas.
Grato pela resposta, perdoe se me alonguei a contar histórias
Com os meus cumprimentos
Luis Leote do Rego

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Sep 2024, 14:23

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen