Braga

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Braga

#247674 | Jovilson | 13 Jan 2010 19:00

Amigos,

Há mais de um ano pesquiso informações sobre meu avô, nascido em Braga. Porém estou encontrando muitas dificuldades para descobrir a freguesia onde ele nasceu. A única informação que tenho é que ele nasceu no distrito de Braga. Como moro no Rio de Janeiro, peço a ajuda valiosa dos amigos portugueses.

Abaixo, seguem os dados dele:

Nome: FLÚVIO GUIMARÃES
Nasc.: 19/11/1909 (ou 1908)
Nome Mãe: Alayde Guimarães
Nome Pai: Manoel Guimarães

Com meus melhores cumprimentos,

Reply

Direct link:

RE: Braga

#247675 | clcastro | 13 Jan 2010 19:35 | In reply to: #247674

Caro Jovilson,


O pedido que faz é igual a encontrar uma "agulha no palheiro". Presumo que os seus pais já nasceram no Brasil, peça as certidões de nascimento e casamento, lá deverá encontrar a naturalidade do seu avô. Também seria importante saber em que ano e como entrou no Brasil. Com estas informações deverá ser possível prestar a ajuda que pretende.


Cumprimentos,


César de Castro

Reply

Direct link:

RE: Braga

#247676 | Jovilson | 13 Jan 2010 19:48 | In reply to: #247675

Caro Sr César,

Em todos os documentos (óbito, casamento e carteira indentidade para entrangeiros) consta apenas que ele era do Distrito de Braga e que foi batizado numa freguesia de Braga, mas não especifica em qual freguesia. Nos documentos dos familiares, diz que o Flúvio era natural de Portugal, apenas isso. Ele chegou ao Brasil em 1911, mas não sabemos em que dia ou mês.

Sei que é complicado e difícil encontrar informações. Mas peço, por gentileza, que me orientem.

Mais uma vez, muito obrigado,

Jovilson Guimarães

Reply

Direct link:

RE: Braga

#247677 | clcastro | 13 Jan 2010 20:02 | In reply to: #247676

Caro Jovilson,


Já tenho ajudado outras pessoas nas mesmas circunstâncias e com os mesmos argumentos e acabámos por encontrar em algum documento oficial a naturalidade, pois esta deverá constar nas certidões do seu avô, irmãos do seu avô ou nos filhos deste. No entanto sabendo que ele entrou no Brasil no ano de 1911, penso que terá informações no vosso Arquivo Nacional no Rio de Janeiro informações do barco e para onde se dirigiu. Também no Arquivo Distrital do Porto deve constar essa informação e o respectivo passaporte ( peça por e-mail para fazerem a busca referindo que chegou em 1911).


Cumprimentos,

César de Castro (cesarcastro@iol.pt)

Reply

Direct link:

RE: Braga

#247679 | Jovilson | 13 Jan 2010 20:39 | In reply to: #247677

Cesar,

Obrigado pela rápida resposta. Bom, o fato é que não tenho a certidão de nascimento dele. Tenho óbito, casamento e carteira de identidade. Como falei, nas certidões da minha mãe e de seus irmãos, consta apenas que o pai era de Portugal, Braga. A freguesia é o que me falta para solicitar a certidão de nascimento dele.

Já procurei no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, mas a única informação que eles têm é um pedido feito pelo meu próprio avô para obter a carteira de identidade para estrangeiro.

Cumprimentos,

Reply

Direct link:

RE: Braga

#247684 | small | 13 Jan 2010 21:22 | In reply to: #247679

Caro Jovilson

Tente o Arquivo Distrital de Braga. Eu encontrei o passaporte do meu Bisavô em 1898 que nasceu e residia em Braga.
Não sei dizer-lhe mais nada porque não fui eu que fiz a pesquisa, paece-me no entanto que eles devem ter os processos dos passaportes muito bem organizados porque muito fácilmente foi encontrado. Nesse processo constava a transcrição do assento de baptismo com todas as informações de que necessita.
Boa sorte nas suas pesquisas.

Stella

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 25 Sep 2024, 04:11

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen