Brasão da familia Lopes Quaresma de S. Paio do Fiscal, Lousâ

This topic is classified in the following rooms Heráldica

Brasão da familia Lopes Quaresma de S. Paio do Fiscal, Lousâ

#248335 | anamcampos | 23 Jan 2010 16:33

Boa Tarde!

Seria possível enviarem-me uma imagem do brasão da família Lopes Quaresma de S. Paio do Fiscal, Lousã ou indicarem-me onde poderei encontrar.
Já possuo uma fotografia do referido brasão em bronze mas necessitava urgentemente de encontrar uma imagem a cores.
Espero que me possam ajudar.

Obrigado!

Reply

Direct link:

RE: Brasão da familia Lopes Quaresma de S. Paio do Fiscal, Lousâ

#248371 | AQF | 24 Jan 2010 13:20 | In reply to: #248335

Cara Ana M. Campos,

Tenho fotografia do Brasão da família mas em pedra, tal como ainda se encontra na casa de Fiscal (capela).

Ainda tenho ligações a essa família e tinha interesse em saber se a razão do seu interesse no brasão é por razões familiares ou apenas trabalho genealógico ou heráldico.

Já conhece o tópico Família Lopes Quaresma em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=154417#lista ?


Com os melhores cumprimentos,

Ângelo Queiroz da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Brasão da familia Lopes Quaresma de S. Paio do Fiscal, Lousâ

#248398 | anamcampos | 24 Jan 2010 20:19 | In reply to: #248371

Caro AQF

Também tenho uma fotografia do brasão em pedra, que se encontra na fachada da Pousada de Santa Cristina, em Condeixa-a-Nova, que foi , em tempos, propriedade desta família.
Estava interessada em adquirir o brasão a cores pelo facto de estar a desenvolver um projecto de final de curso que consiste em criar um logótipo para a Pousada de Santa Cristina.
Nesse logótipo pretendo utilizar o referido brasão e gostaria de ter uma versão a cores para poder apresentar depois na parte teórica do meu trabalho.

Cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Brasão da familia Lopes Quaresma de S. Paio do Fiscal, Lousâ

#248408 | AQF | 24 Jan 2010 23:33 | In reply to: #248398

Cara Ana Campos,

Entretanto lembrei-me que à alguns anos tirei fotocópias da carta de armas de José António Quaresma na B. N. , que encontrei no "elucidario nobiliarchico - revista de historia e de arte", editor e director Affonso de Dornellas, volume I, 1928, páginas 301 a 304, cujo original estava na posse do editor, porque ser da família.

Não me recordo se o original era a côres, mas pelo menos as fotocópias não o são, eventualmente, por nem sequer lá haver fotocopiadora a côres, naquela altura.

O próprio brasão encontra-se com alguma degradação, mas a descrição é boa, pelo que lhe deixo cópia aqui, respeitando a escrita, a saber:

Hu Escudo partido em palla, na primeyra as Armas dos Lopes, que são em campo azul hua palmeyra de ouro, e sobre ella hu corvo de sua côr voante : na segunda a dos Quaresmas que são em campo de prata hua banda vermelha, dentada, carregada de trez flores de liz do mesmo metal : Elmo de prata aberto guarnecido de ouro. Paquife dos metaes, e cores das Armas. Timbre dos Lopes, que he o corvo das Armas, em acção de querer voar, com hum ramo de palma das Armas no bico : e por differença hua brica de prata, com hum trifolio verde

No Blog de Heráldica Portuguesa em http://heraldica-portuguesa.blogspot.com/ pode ver alguns exemplos para se inspirar ou aqui no Geneall em Famílias. Procurando no Google encontra quem faça os desenhos e até quem já reporta o brasão referido.

Bom trabalho.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Brasão da familia Lopes Quaresma de S. Paio do Fiscal, Lousâ

#248409 | Pedro França | 25 Jan 2010 00:16 | In reply to: #248371

Caro Ângelo:

Tudo bem consigo?
Esses Lopes Quaresma creio que estão relacionados com um José António Quaresma que teve CBA a 17.06.1761 (é o nº 1434 das CBA que sairam nas Raízes e Memórias (o nº 9, p. 274), por Manuel Arnao Metelo, extraísas do Arquivo Heráldico e Genealógico de Sanches de Baena) e que foi Monteiro-Mor e Juiz dos Órfãos da Lousã.
Creio que há um processo de justificação de nobreza na TT de um Quaresma desta família (eu já vi isso faz tempo), cujos Lopes remontam a um João Lopes, que foi cavaleiro da Casa da infanta Santa Joana, filha de D. Afonso V, e que esteve com este rei na tomada de Tânger e Anafé em África. Este cavaleiro teve armas de mercê nova a 06.06.1476, em que estão presentes uma palmeira rematada por um corvo; estas armas estão presentes na pedra de armas que se encontra na frontaria do palácio que outrora foi dos Almadas, em Condeixa-a-Nova. Este palácio ardeu por altura das invasões francesas e foi mais tarde adquirido (o que restou) pelos tais Lopes Quaresma, e hoje, creio que ainda é uma residencial. Esse palácio está praticamente em frente ao dos Soutomaiores.

Um abraço.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Brasão da familia Lopes Quaresma de S. Paio do Fiscal, Lousâ

#248410 | AQF | 25 Jan 2010 00:49 | In reply to: #248409

Caro Pedro,

Que prazer voltar a encontrá-lo por aqui. Por cá tudo bem, e por aí ?

Desta vez as nossas mensagens cruzaram-se, mas confirmaram-se e completaram-se, pelo que a Ana Campos ficou a ganhar.

Tenho-me lembrado de si pois tenho estado a rever os Serras da Lousã com o confrade Manuel Cardoso e voltei a ler o seu artigo sobre a "pedra de armas de Pêra". Ligado a este tema, brevemente, enviar-lhe-ei um mail a pedir ajuda, mas sem ser para perder muito tempo, OK ?

Um grande abraço,

Ângelo

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 06 Jul 2024, 14:50

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen