Trevões/para o João Braz

This topic is classified in the following rooms Pessoas

Trevões/para o João Braz

#250761 | Nelita | 01 Mar 2010 20:22

Caro João Braz:

Tudo bem?

Já consegui relacionar os dados que me enviou de Trevões.

Domingos dias, casado com Isabel da Fonseca tiveram os filhos:

1-Justina da Fonseca
2-João Dias
3-Maria Dias
4-Teresa Dias de Azevedo
5-Joaquim
8-Ana Dias
7-Luísa Dias


Teresa Dias de Azevedo casou a (31/8/1778), como me disse, com António de Azevedo. António de Azevedo era seu sobrinho, filho de sua irmã Luísa de Azevedo e de Manuel da Costa Amado.

Quando estudar Trevões veja se encontra algum deles.

Também a Quinta do Vale de Boi (?) em Riodades era dos Azevedos de Paredes da Beira.

Com amizade
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Trevões/para o João Braz

#250788 | jaboo | 02 Mar 2010 02:28 | In reply to: #250761

Cara Nelita,

O seu antepaasado Domingos Dias (cc Isabel da Fonseca) poderá ser o Domingos que foi baptizado em Trevões a 2/10/1695 (padrinhos Manuel Amado e Maria filha de Domingos da Fonseca), filho de Antonio Dias, pastor natural de S.Martinho de Peva e sua mulher Catarina Nunes de Trevões. Esses ultimos tinham casado em Trevões a 10/12/1679 (Testemunhas foram Gaspar de Anciães e seu neto Manuel da Fonseca de Almeida).

A filiação do seu "Domingos Dias" no casal "Antonio Dias e Catarina Nunes" é apenas uma hipotese. Cronologicamente encaixa bem mas a falta de dados nos assentos não nos permite ter certeza.

Também queria pedir-lhe se já avançou um pouco nos seus "Paes de Carvalho" de Trevões?

Cumprimentos,
JOAO

Reply

Direct link:

RE: Trevões/para o João Braz

#250792 | Nelita | 02 Mar 2010 08:42 | In reply to: #250788

Caro João Braz:

Não há certezas e vamos esperar por mais conclusões. Suponho que Domingos Dias ou Domingios Dias de Azevedo Não seria de Trevões, mas só tendo mais elementos. Quanto aos Paes de Carvalho, só encontrei um Luís Maria Paes, que foi tabelião em Trevões.
Estou a ver se recolho dados dos familiares que ainda usam o nome. Já pedi a uma prima que vive em Castelo Branco e que tem os contactos de outros Paes para lhe pedir cópia de certidões de nascimento para depois ver em Lamego.
Há muitas lacunas, mas tenho também uma antepassada Paes, de Trevões, que casou no Pereiro Tabuaço.

Quanto a esses Dias ou Dias da Costa ou Dias de Azevedo, sem certezas penso que teriam vindo de Celeirós do Douro, mas os Registos dessa época ainda não estão digitalizados.

Há uma mobilidade muito grande, principalmente nas terras onde passava a estrada militar e também muitos nomes iguais.

Descobri que a minha antepassada Ana de Almeida, casada com um Manuel Francisco, moradores em Sernancelhe, afinal era de Terranho. Ele não tenho a certeza, mas penso que seria de Gouveia. Um ou dois filhos que nasceram em Sernancelhe casaram e moraram em Casteição. Os sogros de um deles Manuel de Almeida, Mazagão eram de Celeirós do Douro.

Há um Padre António Soveral das Neves, filho de João Lopes do Soveral, padrinho de baptismo de filhod daqueles e suponho familiar, que teve uma provisão da Praça de Mazagão (6/9/1695). Mas Manuel e seu irmão António eram Manuel de Almeida, Mazagão e António de Almeida, Mazagão. Vamos ver quando consigo colmatar tudo isto.

Com amizade
Nelita

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Oct 2024, 02:38

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen