Penela da Beira

This topic is classified in the following rooms Pessoas

Penela da Beira

#251538 | Nelita | 13 Mar 2010 16:00

Caro João Braz:

No Geneall consta o nome de Julião Sarmento de Vasconcelos e Castro. Talvez necessite de mais esrta informação:

Julião Sarmento, casado co D. Margarida Augusta da Fonseca Barradas e Araújo..., e falecida em 1895 em Moimenta da Beira, administradora dos vínculos de capela de Santo António de Leomil e de Nossa Senhora do Repouso, de vila da Rua, filha primogénita e herdeira de José de Mello da Fonseca Barradas e Araújo, cavaleiro professo naOrdem de Cristo, 11º senhor (por falecimento de seu irmão mais velho Constantino da Fonseca Barradas e filhos deste sem descendência) do Vínculo de Santo António deLeomil e 9º Senhor do de Nossa Senhora do Repouso, e de sua mulher D. Rufina Peregrina de Abrunhosa e Sousa, a qual era filha de Antóni Felix de Abrunhosa e Sousa, coronel de Infantaria e senhor do Morgado de Penela em Penedono que lhe proveio por falecimento de D. Leonor Margarida de Mesquita Castro e sousa, que foi casada com Constantino da Fonseca Barradas..., e de sua mulher D. Maria Flora Mangas de Almeida Pimentel:-neta de João Carlos da Fonseca Barradas e Araújo, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, senhor dos mesmos morgados, este por sentença de 23 de Janeiro de 1742, e de sua mulher D. Genoveva Joana da Fonseca Rebello, a qual era filha de Francisco xavier REbello e de sua mulher D. Teresa maria da Fonseca; bisneta de Pedro Belarmino da Fonseca Barradas e Araújo, senhor dos mesmos morgados, por morte do seus irmão primogénito António Rosendo da Fonseca Barradas, e de sua mulher D. Clara Maria Joaquina de Magalhães Coutinho da Silveira, a qual era filha de Jeronymo de Magalhães Coutinho da Motta Cardoso, fidalgo-cavaleiro da Casa Real, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, Capitão-mor de Ferreira das aves, familiar do Santo Ofício, procurador da comarca de viseu nas últimas côrtes de D. Pedro II e senhor do morgado de Lamas, e de sua mulher e prima D. Maria jEronyma da Silveira Bacelar; 3ª neta de João da Fonseca Barradas..., e de sua mulher D. Maria Clara de Araújo e Mello, a qual era filha de António de Almeida e Araújo, cvaleiro professo na Ordem de Cristo e senhor da Quinta de Santa Cruz (?) e de sua mulher D. Marta de Lima e Mello de Amorim, natural dos Pereiros, no termo do Ponte de Lima; -4ª neta de Pedro da Fonseca Barradas, senhor do morgado de Santo António de Leomil e de sua mulher D. Maria de Almeida rebello, senhora do vínculo de Nossa Senhora do REpouso, na Vila da Rua, a qual era filha e herdeira de Simão Colaço de Almeida, natural de Vide, sernancelhe, e foi corregedor em Pinhel, e de sua mulher D. Maria de Almeida Rebello, natural de Vila da Rua e foi a 1ª administradora do do citado vínculo de Nossa Senhora do Repouso, instituído em 9 de Agosto de 1625 por seu pai o Licenciado Pedro Rebello de Almeida, vigário de Vila da Rua, que teve esta filha, a quem legitimou e instituiu este morgado, antes de tomar ordens sacras;5ª neta de D. Francisca Barradas, natural de Sendim, que foi casada com Diogo da Fonseca Pacheco,...,6ª neta de D. Isabel Barradas, que foi casada com Lourenço da Fonseca Pacheco, ..., 7ª neta de Diogo Barradas de Atayde, de Farelães e de sua mulher d. Antónia vIeira, a qual era filha de Pantaleão Alvares Garces, natural do Porto,...

Cumpromentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Penela da Beira

#251571 | jaboo | 14 Mar 2010 00:02 | In reply to: #251538

Cara Nelita,

Um grande obrigado por esses dados que eu ainda não tinha. Gostava de saber onde encontrou essa informação.

A primeira referência que eu encontrei sobre esse "Morgado de Penela" foi numa genealogia manuscrita datada de 1757, escrita pelo Padre Manuel de Sousa Boto, abade de S.Pedro da Pesqueira para seu irmão Domingos de Sousa Telo Távora Boto. Nessa genealogia aparece a fls.7 Gaspar Vaz da Veiga que "fez por sua morte um vínculo nesta terra que hoje possui seu descendente Francisco de Almeida da Vila de Penela. De Gaspar Vaz da Veiga nasceu Manuel de Sousa da Veiga como consta de uma procuração feita na nota do tabelião Manuel Ferreira Freire, no ano de mil seiscentos e oitenta e seis".
Aquele Gaspar Vaz da Veiga (meu 7o avô) era natural da Pesqueira, descendente dos Telos da Pesqueira e foi o que, segunda essa genealogia manuscrita, instituiu o Morgado de Penela que passou a seu filho o capitão Manuel da Fonseca e Sousa e por morte deste em 1721 passou a sua mulher D.Teresa de Ayala Faria Pinto, natural de Ranhados. Esta faleceu em 1736 e foi sua herdeira universal a sua sobrinha D.Teresa de Ala, também natural de Ranhados e casada em Penela em 1721 com Francisco de Almeida e Sousa Pessoa (meus 7os avos). O morgado deve ter passado ao filho destes, Miguel Carlos de Sousa Pimentel de Mesquita e Castro (meu 6o avô, aqui no Genea em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=325481) e depois a sua filha D.Leonor Margarida de Sousa Pimentel (ou de Mesquita Castro e Sousa) que aparece na sua mensagem.
Pelo que me diz, quando esta faleceu, o Morgado passou então ao seu primo Antonio Felix de Abrunhosa e Sousa, que era filho de Gaspar de Abrunhosa e Sousa irmão da dita D.Teresa de Ala. Como vê, eu já tinha conhecimento desse morgado ... so não sabia do paradeiro deste, nem dessa ligação entre o 1o visconde de Moimenta da Beira e esse meu ramo familiar.

Abraços,
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: Penela da Beira

#251584 | Nelita | 14 Mar 2010 08:43 | In reply to: #251538

Caro João Braz:

É natural que ainda lhe possa fazer mais alguma ligação. Hoje não psso trabalhar, mas mesmo assim envio o que esqueci.

Livro de Linhagens de Jayme Pereira de Sampaio Forjaz de Serpa Pimentel
"Traços Historico-genealogicos da minha família, suas ascendencias e allianças e subsídios para a historia genealogica d'algumas famílias portuguesas"

Proprietario e Editor o Autor

Comp. e imp. na Top. a Electricidade de Augusto Costa & Mattos

Braga-MCMXXI

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Penela da Beira

#251642 | jaboo | 14 Mar 2010 23:23 | In reply to: #251584

Cara Nelita,

Agradeço a fonte.
Abraços,
JOAO

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 03 Jul 2024, 20:38

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen