Freixinho/ João Braz
This topic is classified in the following rooms Pessoas
Freixinho/ João Braz
Caro João Braz:
No livro cuja referência já enviei, penso estar uma explicação mais lógica dde uma das famílias que lhe interessam:
Pedro Gonçalves Amado, o rico, foi cavaleiro-fidalgo da Casa Real, doutor em leis e grande letrado. Era vulgarmente conhecido por Doutor Freixinho, por viver em um lugar deste nome no concelho de Fonte Arcada da comarca de Pinhel, onde instituiu um grande morgado que mais tarde passou para a casa dos Tenentes ou Freyres de Leomil. Fundou dotando largamente a capela-mor da igreja paroquial de Freixinho, da invocação de S. Miguel, na qual jaz em um moimento encaixado no arco da parede do lado de Envangelho, com o seguinte epitáfio: «Doctor Petrus Gonçalves ex antiqua Amatorum Familia, hujus seculi fundator, hic tumul jacet obiit anno 1547»
Casou três vezes:
1ª-Com D. Branca de Carvalho
2ª-Com D. Maria Anes de Almeida, natural de Solares, filha de João de Almeida de Mesquita e de sua mulher D. Catarinsa Pimentel, que, dizem descendia de João Afonso Pimentel, o Braganção
3ª-Com D. Filipa do Coval, natural e residente no lugar de Freixinho.
Há quem ponha em dúvida este último casamento. Os dois primeiros constam de uma Sentença do Juízo da Corôa dada em 1609 acerca das sepulturas da capela-mor da igreja de Freixinho.
Filhos do 1º matrimónio:
1-Eryseu Freixinho Amado
2-D. Catarina Pires Amado
3-D. Inês Pires Amado
4-D. Ana Mariana Pires Amado
5-D. Brites Pires Amado
6-D. Guimar Amado
7 D. (?)
Filhos do 2º matrimónio:
1-Simão Pires Amado ou Ferreira Amado, (alguns pensam ser do 1º casamento)
2-João Pires Amado
Filhos do 3º matrimónio
1-D. Filipa do Coval, que casou em Fonte Arcada com Sebastião Fernandes de Faria Cardoso,...
Se quiser alguma explicação que ainda não tenha enviarei.
Cumprimentos
Nelita
Direct link:
RE: Freixinho/ João Braz
Cara Nelita,
Agradeço as informaçoes que teve a bondade de transcrever. Esses Amados de Freixinho descendem dos Amados medievais que foram senhores de Penela e Trevoes (entre outras terras). Há vários ramos "Amados" em Penela (dos quais descendo) e em Trevoes (dos quais a Nelita descende) mas por causa da falta de paroquiais, nunca consegui ligar esses nossos Amados ao ramo principal dos Amados medievais.
Esses Amados de que me fala aparecem também no Gayo mas há enormes problemas de cronologia. Aquele Eryseu (Elizeu) Freixinho Amado que dizem ter sido filho do Dr. Pedro Gonçalves Amado viveu no séc. XVI e o seu alegado pai no séc. XV (com c.100 anos de diferença), sendo que não poderiam ter sido pai e filho. Não duvido que haja ligação entre eles mas não aquela sugerida pelas genealogias.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Jan 2025, 14:38