Manoel Balthazar da Cunha Fortes
This topic is classified in the following rooms Famílias
Manoel Balthazar da Cunha Fortes
Bom Dia.
Procuro informações sobre Manoel Balthazar da Cunha Fortes (1791, Portugal - 1874, Brasil), filho de Brito José da Cunha Fortes e Maria José. Casou-se 1ª vez com Francisca Leite e 2ª vez em 1840 com Benedita de Almeida Salgado.
Filhos:
1) Maria da Cunha Fortes casada com Francisco Gonçalves Pereira;
2) Thereza da Cunha Fortes casada com Antonio da Cunha Lima;
3) Amélia da Cunha Fortes casada com José Bernardo Gonçalves Duarte;
4) Benedita da Cunha Fortes casada com José Baptista da Costa;
5) Manoel Balthazar da Cunha Fortes Filho solteiro;
6) Carolina da Cunha Fortes casada com Miguel Archanjo da Silva;
7) Maria Teodora da Cunha Fortes casada com Antonio Carlos Madeira.
Manoel Balthazar construiu o Casarão do Porto em Ubatuba onde foi morador, fazendeiro e comerciante.
Procuro principalmente o lugar de nascimento de Manoel Balthazar.
Qualquer outra informação por favor me avise.
Grato,
Marco A. Bertelle
Direct link:
Manoel Balthazar da Cunha Fortes
Prezado Marco,
Vc descende do Balthazar ?
Um dos genros do Balthazar, o Antônio Carlos Madeira, é da minha família (não sei se deixou descendência).
Meus antepassados foram contemporâneos do Balthazar em Ubatuba. Como andei pesquisando sobre meus antepassados, tenho algumas informações sobre o Balthazar e família, mas não sei a cidade onde ele nasceu.
Na Revista Genealógica Latina, vols. 8-11, vc encontrará dados sobre o falecimento do Balthazar e de sua primeira esposa. A revista pode ser acessada on line no googlebooks.com.
Ali vc verá que:
- a primeira esposa faleceu em 10-09-1839, aos 52 anos, e que era irmã de Manoel Pinheiro e de Mariana (a qual, por sua vez, era casada com Justo de 'tal";
- Balthazar faleceu em 27/02/1884, em Ubatuba, deixando a viúva de Almeida Forte.
Também sei q Balthazar integrou a Guarda Nacional, assim como meus antepassados.
Eu já estive no Casarão que, infelizmente, está muito mal conservado, sendo literalmente consumido. Foi tombado mas não fizeram qq restauro e nem mesmo obras mínimas de conservação.
Se vc for mais específico quanto ao que quer saber, talvez eu possa ainda lhe ser útil.
Tata
Direct link:
Manoel Balthazar da Cunha Fortes
Olá Marco.
Estou fazendo meu trabalho final de graduação sobre o Sobradão do Porto, construído por Manoel Balthazar da Cunha Fortes, no ano de 1846.
Ao pesquisar sobre ele, achei o livro "Balthazar e Benedicta, ensaio bibliográfico" da autora Maria Helena T. C. de Barros, ano 2011, que só está disponível na biblioteca municipal de Ubatuba. Nele não há afirmação sobre a verdadeira origem desse português. Há dados extraídos de documentos (testamentos e inventários) que sugerem algumas pistas, mas nada conclusivo. Alguns dados são até conflitantes com os seus, tal como o nome do pai, Bento. Há menção sobre seus dois irmãos que também vieram para o Brasil. Uma hipótese de sua origem está descrita num desses documentos "natural de São Bento, de [...] Comarca de Villa Real, Arcebispado de Brabo (Braga?)". Ela ainda escreve que na sua lápide (já inexistente) estava escrito a data de seu nascimento, 1791.
Procurei mais informações em vários sites: arquivo Nacional Torre do Tombo (Portugal) e arquivo Nacional (Brasil). Somente neste último obtive uma informação na secão "Movimentação de Portugueses no Brasil, 1808-1840" de um Manoel da Cunha, naturalidade de Braga, com 19 anos de idade, com destino a Ubatuba, no ano de 1840. Também, com destino para essa mesma cidade, Antônio José Cunha Fortes e José Bernardo Cunha Fortes, em 1837 (suponho ser os irmãos dele). Assim essa informação é conflitante quanto a data de seu nascimento mencionada no livro citado acima.
Alguns registros antigos de Ubatuba estão guardados no arquivo Episcopal de Caraguatatuba.
Tiago Oliveira Silva
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 13 Nov 2024, 14:30