Manoel Balthazar da Cunha Fortes
This topic is classified in the following rooms Famílias
Bom Dia.
Procuro informações sobre Manoel Balthazar da Cunha Fortes (1791, Portugal - 1874, Brasil), filho de Brito José da Cunha Fortes e Maria José. Casou-se 1ª vez com Francisca Leite e 2ª vez em 1840 com Benedita de Almeida Salgado.
Filhos:
1) Maria da Cunha Fortes casada com Francisco Gonçalves Pereira;
2) Thereza da Cunha Fortes casada com Antonio da Cunha Lima;
3) Amélia da Cunha Fortes casada com José Bernardo Gonçalves Duarte;
4) Benedita da Cunha Fortes casada com José Baptista da Costa;
5) Manoel Balthazar da Cunha Fortes Filho solteiro;
6) Carolina da Cunha Fortes casada com Miguel Archanjo da Silva;
7) Maria Teodora da Cunha Fortes casada com Antonio Carlos Madeira.
Manoel Balthazar construiu o Casarão do Porto em Ubatuba onde foi morador, fazendeiro e comerciante.
Procuro principalmente o lugar de nascimento de Manoel Balthazar.
Qualquer outra informação por favor me avise.
Grato,
Marco A. Bertelle
Direct link:
Prezado Marco,
Vc descende do Balthazar ?
Um dos genros do Balthazar, o Antônio Carlos Madeira, é da minha família (não sei se deixou descendência).
Meus antepassados foram contemporâneos do Balthazar em Ubatuba. Como andei pesquisando sobre meus antepassados, tenho algumas informações sobre o Balthazar e família, mas não sei a cidade onde ele nasceu.
Na Revista Genealógica Latina, vols. 8-11, vc encontrará dados sobre o falecimento do Balthazar e de sua primeira esposa. A revista pode ser acessada on line no googlebooks.com.
Ali vc verá que:
- a primeira esposa faleceu em 10-09-1839, aos 52 anos, e que era irmã de Manoel Pinheiro e de Mariana (a qual, por sua vez, era casada com Justo de 'tal";
- Balthazar faleceu em 27/02/1884, em Ubatuba, deixando a viúva de Almeida Forte.
Também sei q Balthazar integrou a Guarda Nacional, assim como meus antepassados.
Eu já estive no Casarão que, infelizmente, está muito mal conservado, sendo literalmente consumido. Foi tombado mas não fizeram qq restauro e nem mesmo obras mínimas de conservação.
Se vc for mais específico quanto ao que quer saber, talvez eu possa ainda lhe ser útil.
Tata
Direct link:
Olá Marco.
Estou fazendo meu trabalho final de graduação sobre o Sobradão do Porto, construído por Manoel Balthazar da Cunha Fortes, no ano de 1846.
Ao pesquisar sobre ele, achei o livro "Balthazar e Benedicta, ensaio bibliográfico" da autora Maria Helena T. C. de Barros, ano 2011, que só está disponível na biblioteca municipal de Ubatuba. Nele não há afirmação sobre a verdadeira origem desse português. Há dados extraídos de documentos (testamentos e inventários) que sugerem algumas pistas, mas nada conclusivo. Alguns dados são até conflitantes com os seus, tal como o nome do pai, Bento. Há menção sobre seus dois irmãos que também vieram para o Brasil. Uma hipótese de sua origem está descrita num desses documentos "natural de São Bento, de [...] Comarca de Villa Real, Arcebispado de Brabo (Braga?)". Ela ainda escreve que na sua lápide (já inexistente) estava escrito a data de seu nascimento, 1791.
Procurei mais informações em vários sites: arquivo Nacional Torre do Tombo (Portugal) e arquivo Nacional (Brasil). Somente neste último obtive uma informação na secão "Movimentação de Portugueses no Brasil, 1808-1840" de um Manoel da Cunha, naturalidade de Braga, com 19 anos de idade, com destino a Ubatuba, no ano de 1840. Também, com destino para essa mesma cidade, Antônio José Cunha Fortes e José Bernardo Cunha Fortes, em 1837 (suponho ser os irmãos dele). Assim essa informação é conflitante quanto a data de seu nascimento mencionada no livro citado acima.
Alguns registros antigos de Ubatuba estão guardados no arquivo Episcopal de Caraguatatuba.
Tiago Oliveira Silva
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 13 Nov 2024, 14:30