Sobre um meu bisavô, de apelido Guimarães, de Arcos de Valdevez

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Famílias

Sobre um meu bisavô, de apelido Guimarães, de Arcos de Valdevez

#252311 | Robaleiro | 27 Mar 2010 22:33

O pai de minha avó paterna chamava-se Manuel Antunes da Costa Guimarães e era natural da freguesia de S. Paio, concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo.
Nada sei sobre a sua data de nascimento nem do respectivo óbito, que ocorreu, segundo consta, em Belém, Pará, Brasil.
Embora numa certidão de nascimento de meu pai, Fernando Alberto Guimarães Teixeira, conste como sendo ‹‹proprietário››, na família sempre ouvi mencionar que era arquitecto e condiscípulo, na Academia Portuense de Belas Artes, do pintor Henrique Pousão, que frequentava a sua casa nos Arcos de Valdevez.
Falava-se que não concordava com o novo estilo arquitectónico que impunha figuras mitológicas a encimar as cornijas dos edifícios, pelo que resolveu ir trabalhar para o Brasil.
Também não conheço qualquer obra arquitectónica cujo projecto lhe seja atribuído.
Contudo, antes de emigrar, sózinho, o meu bisavô Manuel, casado com a minha bisavó Custódia Augusta de Oliveira Guimarães, viveu a maior parte do tempo no Porto, onde nasceram os seus quatro filhos: Aurélia Adelaide (minha avó), Alzira... [nunca soube o seu nome completo; faleceu muito nova (suicídio passional?)], Amândio Augusto (médico) e António Manuel (funcionário administrativo da União Eléctrica Portuguesa, antecessora da EDP). Todos já falecidos.
Em casa de um familiar meu existe um pequeno retrato a óleo deste meu bisavô, não assinado, mas que sempre ouvi ser atribuído a Henrique Pousão.
Informo ainda que tenho uma amiga ‹‹on line›› chamada Mary Guimarães, natural e residente nos Estados Unidos, cujo pai se chama Silvestre Guimarães e é natural de Arcos de Valdevez.

Reply

Direct link:

RE: Sobre um meu bisavô, de apelido Guimarães, de Arcos de Valdevez

#252324 | joaoggralves2 | 28 Mar 2010 11:00 | In reply to: #252311

Caro confrade,

Em Arcos de Valdevez, tenho: José Portela Guimarães (n.1827/28), filho de Gabriel Portela e de Joana Maria Martins (de Urgezes, Guimarães), que casou na freguesia de Salvador com Maria do Nascimento Pereira Dias, filha de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Pereira Dias. Este casal teve pelo menos um filho, José Manuel Guimarães, que através de uma foto sei que esteve no Pará, Brasil. Reconhece algum nome?

Se quiser ver a foto, o link é: http://www.flickr.com/photos/37451218@N03/3510650590/in/set-72157616878638680/

Cumprimentos,
João Guilherme

Reply

Direct link:

RE: Sobre um meu bisavô, de apelido Guimarães, de Arcos de Valdevez

#252332 | joaoggralves2 | 28 Mar 2010 13:28 | In reply to: #252311

Que coincidência! Só agora reparei que o confrade também pertence ao grupo das fotos antigas portuguesas do Flickr, no qual eu próprio já tenho colocado algumas das minhas fotos daquele álbum a que fiz referência na mensagem anterior...
Cumprimentos.
P.S. Também vivo em Braga.

Reply

Direct link:

RE: Sobre um meu bisavô, de apelido Guimarães, de Arcos de Valdevez

#252336 | Robaleiro | 28 Mar 2010 14:23 | In reply to: #252332

Confrade Joaoggralves2, gostaria de me encontrar pessoalmente consigo e falar sobre este assunto. O meu telemóvel é o 933397886.
Grande abraço, com desejos de uma Santa e Feliz Páscoa!

Reply

Direct link:

RE: Sobre um meu bisavô, de apelido Guimarães, de Arcos de Valdevez

#252337 | Robaleiro | 28 Mar 2010 14:27 | In reply to: #252324

Caro confrade, é possível que até seja da família, e talvez até tenham là acolhido o meu bisavô, pois senão talvez este tivesse escolhido outro país alternativo para trabalhar, mesmo na Europa.
Lembro-me agora que havia uma prima minha afastada (não sei quais eram os laços de parentesco), residente nos Arcos de Valdevez e de nome Lídia Bastos.
Grande abraço!
Alberto Guimarães

Reply

Direct link:

RE: Sobre um meu bisavô, de apelido Guimarães, de Arcos de Valdevez

#252403 | joaoggralves2 | 29 Mar 2010 11:58 | In reply to: #252336

Contacte-me antes por e-mail: joaoggralves[arroba]hotmail[ponto]com

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 01:28

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen