Major António Luís da Costa, Governador da Fortaleza de São Filipe (Setúbal)

This topic is classified in the following rooms Pessoas

Major António Luís da Costa, Governador da Fortaleza de São Filipe (Setúbal)

#252416 | Miguel Leal | 29 Mar 2010 16:20

Caros confrades


Será que algum de vós dispõe de dados ou consegue localizar informação sobre este meu antepassado meu pentavô:

Major António Luís da Costa. Foi Governador militar da Fortaleza de São Filipe, em Setúbal. Participou na Legião Portuguesa que foi à Rússia, no tempo de Napoleão, e morreu em Portugal com a idade de noventa e seis anos. Casou-se com D. Francisca Rosa das Chagas, e teve: D. Rosalina de Jesus Costa, que nasceu em Pedrouços, e foi registada na Ajuda, em Lisboa, em 1809. D. Rosalina de Jesus Costa, casou com José Maria Pereira (Setúbal, 1804- Lisboa, 1888), e foi mãe de José Maria Pereira Junior (Setúbal, 1841- Lisboa, 1921), o célebre pintor de frescos e azulejista, Pereira Cão, meu trisavô. Desconheço a freguesia de origem de António Luís da Costa; também já procurei informação no Arquivo Histórico Militar, e nada consegui. A fortaleza de São Filipe faz parte actualmente do grupo das Pousadas de Portugal, mas a primitiva casa do Governador ardeu em meados do século XIX, tendo-se assim perdido toda a documentação. Será que algum de vós me pode ajudar ou dar alguma pista sobre este militar?

Desde já vos agradeço,

Miguel Leal

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 12 Oct 2024, 05:29

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen