Paroquiais de Portalegre e Lisboa online

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Informática

Paroquiais de Portalegre e Lisboa online

#252547 | Rosadelli | 01 Apr 2010 11:24

Caros Confrades,

Para quem precisa de efectuar pesquisas neste distrito, é com muito agrado que informo que a grande maioria, se não todo o distrito, já se encontra online os registos paroquias, podem consultar as referências para os mesmos neste link:

http://adptg.dgarq.gov.pt/fundos-e-coleccoes/paroquiais/


Aproveito ainda para informar que os registos paroquiais de Santa Justa,Lumiar,Sacramento,São Nicolau e São Paulo concelho de Lisboa, para além de outros já anteriormente introduzidos, encontram-se disponíveis para consulta a partir do endereço:

http://digitarq.dgarq.gov.pt

Esperemos que em breve tenhamos mais boas notícias como estas de outros Arquivos Distritais.

Cumprimentos.

Paulo Rosado

Reply

Direct link:

RE: Paroquiais de Portalegre e Lisboa online

#252554 | LProjecto | 01 Apr 2010 12:26 | In reply to: #252547

Caro Paulo Rosado,

Agradeço a informação mas, salvo algum equívoco da minha parte, não me parece que as imagens dos registos paroquiais de todo ou quase todo o distrito de Portalegre estejam, para já, disponíveis para consulta online. Julgo só ter sido disponibilizada a sua localização física de armazenamento. Se, de facto, assim não for agradeço a correcção.

No site Etombo vão sendo publicados os registos que, entretanto, vão ficando disponíveis online. Também tenho todo o interesse em pesquisar em algumas freguesias de Portalegre, mas vou aguardando pacientemente...

Para já, julgo que as freguesias de Portalegre que têm alguns livros online são:

Alter do Chao (620)
Arronches (144)
Avis (1157)
Campo Maior (415)

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Paroquiais de Portalegre e Lisboa online

#252555 | Rosadelli | 01 Apr 2010 12:35 | In reply to: #252554

Caro Luís Projecto Calhau.

Foi um claro equívoco meu, tem toda a razão na sua observação, o que está online é o que mencionou:

Alter do Chão (620)
Arronches (144)
Avis (1157)
Campo Maior (415)

Agradeço a sua correcção, já que as referências em causa induziram-me em erro.

De qualquer forma não deixa de ser uma boa notícia que, este Arquivo esteja paulatinamente, a disponibilizar também os seus paroquiais, o que no meu caso concreto são muito úteis.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Reply

Direct link:

RE: Paroquiais de Portalegre e Lisboa online

#253033 | NISGM | 12 Apr 2010 17:21 | In reply to: #252555

Caros confrades,

Felizmente, é verdade, Portalegre iniciou a colocação dos paroquais online.

Infelizmente, parece que a coisa está para demorar. Receio que lhes aconteça o mesmo que com os de Vila Real, que não são actualizados há cerca de um ano. E os concelhos de Portalegre que me interessam só deveme star disponíveis em data incerta de 2011.

Já em Vila Real, o concelho que me interessa tem 99 livros publicados online contra centenas e centenas de livros - e nalguns casos milhares - noutros concelhos do distrito.

Por qualquer razão, os serviços preferem esgotar a digitalização por concelhos, afunilando a pesquisa na ordem alfabética. Seria muito mais eficaz para os investigadores se retrocedessem em frente de onda, exaurindo os anos mais próximos de nós, garantindo o acesso imediato a muito mais genealogistas em vez de se privilegiar alguns aleatoriamente.

Atentamente

Reply

Direct link:

RE: Paroquiais de Portalegre e Lisboa online

#253038 | pbrehm | 12 Apr 2010 18:34 | In reply to: #252547

Alguem me pode explicar, por favor, como pesquisar no http://digitarq.dgarq.gov.pt os paroquias de, no caso, Santa Justa (casamentos) ?

Ou seja, como preencher os campos de pesquisa.

Obrigado,
PB

Reply

Direct link:

RE: Paroquiais de Portalegre e Lisboa online

#253045 | vabopi | 12 Apr 2010 18:56 | In reply to: #253038

Caro PB:

No campo "Locais" escreva Santa Justa
Clique em PT/ADLSB/PRQ/PLSB31 (frente ao nº 3. O nº 1 é de Évora)
Clique em Registo de Casamentos (à esquerda)
Clique nas datas do seu interesse (à esquerda)

Fácil, não?

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: Paroquiais de Portalegre e Lisboa online

#259523 | HelenaB | 28 Jul 2010 13:17 | In reply to: #252547

Caro Paulo,

Já consultei este endereço, mas agora não me está a funcionar...
Terá sido mudado? Importa-se se o experimentar?

Obrigada pela Atenção.
Helena B

Reply

Direct link:

RE: Paroquiais de Portalegre e Lisboa online

#259530 | rmfrp | 28 Jul 2010 16:13 | In reply to: #259523

Cara Helena:

Suponho que se refira ao endereço de Portalegre.

O que se passa é que a página da Direcção-Geral de Arquivos se encontra há já alguns dias (pelo menos) "em reestruturação", como pode ver em:
http://www.dgarq.gov.pt/

Já há alguns anos houve uma "em reestruturação", penso que quando o IANTT passou a DGArq, e a situação arrastou-se durante meses.

Os serviços TT Online e DigitArq (incluindo os DigitArq dos Arquivos Distritais, que são separados do DigitArq do ANTT) continuam a funcionar, mas tudo o resto parece estar inacessível. E assim se chega à incrível situação de os únicos arquivos cujas páginas se mantêm acessíveis serem aqueles que (de forma inadmissível do ponto de vista da organização de um serviço público) ainda têm páginas independentes não subordinadas ao site da DGArq...

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Paroquiais de Portalegre e Lisboa online

#259543 | Rosadelli | 28 Jul 2010 18:18 | In reply to: #259523

Cara Helena

É verdade, não está neste momento a funcionar, infelizmente...

As razões são as que o confrade Rui Pereira referir, vamos esperar que estejam disponíveis novamente brevemente.

Cumprimentos.

Paulo Rosado

Reply

Direct link:

RE: Paroquiais de Portalegre e Lisboa online

#259571 | HelenaB | 29 Jul 2010 08:57 | In reply to: #259530

Obrigada,

As páginas de Portalegre mostram um índice apenas, quando eu queria era imagens...

Fico triste. Com esta situação deixo de poder pesquisar em casa, longe, e a qualquer hora. Só espero que se resolva em menos tempo do que a tal reestruturação que menciona.

É como tirar um bombom a uma criança.

Cumpts.
Helena B.

Reply

Direct link:

RE: Paroquiais de Portalegre e Lisboa online

#259609 | rmfrp | 29 Jul 2010 23:41 | In reply to: #259571

Cara Helena:

Muito obrigado pela sua resposta. Verifico que a situação é ainda pior do que eu pensava, pois não sou frequentador assíduo do site DigitArq de Portalegre (consulto geralmente Coimbra, Faro e Lisboa) e não tinha ainda notado que o mesmo tinha deixado de funcionar.

Por outro lado, e segundo agora confirmei, os sites de registos online de Coimbra, Faro, Guarda, Porto, Setúbal e Vila Real estão todos a funcionar. Portalegre é excepção.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Jun 2024, 17:02

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen