Sousa, donatários de Lousada?

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões | Títulos

Sousa, donatários de Lousada?

#252671 | LSV | 04 Apr 2010 01:08

Caros confrades

Duas questões:
1. Será que alguém tem de Vaz Osório da Nóbrega o seu trabalho "Pedras de Armas de Lousada" e o poderá consultar e enviar-me os dados sobre a justificação de nobreza de Pantaleão Pinto Ribeiro, datada de 25.6.1649 a que se faz referência em "Carvalhos de Basto"...
2. De acordo com "Carvalhos de Basto", segundo o dito "Pedras de Armas de Lousada", a dita justificação de nobreza dá como ascendente de Amador Pinto de Sousa, senhor da casa do Porto, em Lousada, Santa Margarida, escrivão da câmara e almotaçaria do concelho de Lousada: pai - Gonçalo Rodrigues Pinto, escudeiro e juiz ordinário do concelho de Lousada; avô - Rui de Oliveira Pinto, 2º senhor da casa do Porto, e mulher Isabel Juzarte; bisavô - António de Sousa, de Amarante, donatário do concelho de Lousada e de sua jurisdição, e de sua mulher Beatriz Pinto, 1ª senhora da casa do Porto, como consta da justificação de nobreza de seu descendente Pantalião Pinto Ribeiro, e dos Pinto Cochofel da casa de Lagariça, como consta das cartas de armas dos netos deste netos António Pinto de Sousa e padre José Pinto de Sousa, datadas respectivamente de 23.10.1731 e 8.11.1731. Aí se refere que eram descendentes da Casa da Lagariça no concelho de Ferreiros e Tendais, tendo-lhes sido passadas cartas de armas: escudo esquartelado, no I e IV Sousa, de Arronches (esquarteladas com as armas de Portugal com filete de negro e as armas dos Sousa), por privilégio; II as armas dos Pinto; e III as armas dos Ribeiro; elmo de prata aberto guarnecido de ouro; tendo por diferença uma brica de ouro com um trifólio de negro; e timbre dos Pinto

Ora, ao que julgo saber, o senhorio de Lousada à época era dos Bragança, e os Sousa que aí tinham senhorios mais próximos eram os Sousa ditos do Prado, pelo que não consigo entender porquê as armas dos Sousa de Arronches.
Alguém me poderá ajudar neste assunto?
Será esta genealogia verdadeira ou mais uma fantasia de uma carta de armas ou justificação de nobreza do séc. XVIII?...

Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Reply

Direct link:

RE: Sousa, donatários de Lousada?

#254752 | Al.Cunha | 15 May 2010 23:41 | In reply to: #252671

Prezado confrade Luis Soveral Varela

Não sei se esta nota terá, para si, qualquer interesse.
Se vir o trabalho `Sousa Pinto - Viscondes de São Jerónimo`de Alexandre Maria de Castro de Sousa Pinto
publicado na Revista Lusofona de Genealogia e Heraldica Nº2 não irá encontrar respostas para as suas questões
mas noticias sobre os senhores de Ferreiros de Tendais.

Cumprimentos
Al.Cunha

Reply

Direct link:

RE: Sousa, donatários de Lousada?

#254763 | LSV | 16 May 2010 01:46 | In reply to: #254752

Muito obrigado pela sua informação. Não tenho o nr. da publicação que refere.
Continuo às valtas com "essa gente", dos quais documento um Matias de Sousa casado com uma filha natural de um dos senhores e padroeiros de Ferreiros e Tendais. Esse artigo interessa-me por certo.
Será que me podia enviar cópia desse artigo para o meu e-mail? Se puder fazer um "scan" (não sei se tem possiibilidaes de o fazer) e enviar para para luissoveral@sapo.pt muito lhe fico agradecido.
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Reply

Direct link:

RE: Sousa, donatários de Lousada?

#254771 | Al.Cunha | 16 May 2010 15:33 | In reply to: #254763

Prezado confrade Luis Soveral Varella

A revista é de Outubro de 2007, do Instituto de Genealogia e Heraldica da Universidade Lusofona do Porto.
Talvez ainda tenham alguns exemplares.

O meu scanner é para folha isolada, como um fax, pelo que não tenho possibilidade em fazer um scan a
partir de um livro.
Como disse na mensagem anterior este trabalho não dá resposta a qualquer das suas questões mas somente apresenta a ascendencia dos senhores de Ferreiros de Tendais.

Cumprimentos
Al.Cunha

Reply

Direct link:

RE: Sousa, donatários de Lousada?

#254779 | LSV | 16 May 2010 18:31 | In reply to: #254771

Muito obrigado, vou ver então se consigo obter a revista.
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Reply

Direct link:

RE: Sousa, donatários de Lousada?

#254789 | Al.Cunha | 16 May 2010 22:34 | In reply to: #254779

Prezado confrade Luis Soveral Varella

Boa noite
Se entrar no Google com - rui vaz pinto - e pesquisar, irá encontrar vários item refentes a Ferreiros de Tendais
e, por exemplo num deles, uma lista de trabalhos já publicados sobre o assunto.
Quando tiver a Revista nº2 não despreze, (na pagina nº3 ou 4, do mesmo assunto rui vaz pinto) a Genealogia de Afonso de Albuquerque onde irá encontrar vários nomes incluidos no artigo da Revista.

Cumprimentos e boa sorte.
Al.Cunha

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 06 Jun 2024, 13:30

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen