Identificação freguesia do Arcebispado de Braga

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Pessoas | Regiões

Identificação freguesia do Arcebispado de Braga

#254019 | MMSA | 01 May 2010 11:27

Bom Dia
Agradecia ajuda na identificação da freguesia de naturalidade do avô paterno da Nubente (http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=30360&FileID=_1341641) Cipriano de Oliveira S. Paulo de ????
Cumprimentos
Manuela Alves

Reply

Direct link:

RE: Identificação freguesia do Arcebispado de Braga

#254020 | tmacedo | 01 May 2010 12:19 | In reply to: #254019

Cara Manuela Alves:

Salvo melhor opinião, trata-se de S. Paio de Merelim, Braga. O pároco ter-se-á enganado no registo de assento. Errou no orago e no nome da paróquia.

Cumprimentos,

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Identificação freguesia do Arcebispado de Braga

#254022 | NBA | 01 May 2010 13:03 | In reply to: #254020

Cara Manuela Alves

Suponho que, pelas falhas noutras informações, o nubente sabia pouco sobre a família e se terá enganado no nome e orago da freguesia do avô. Tendo em conta que a freguesia da avó era Santa Maria de Abade de Neiva, no concelho de Barcelos, a do pai poderá ser a de Martim, e não «Marmim», no mesmo concelho. De qualquer forma o orago também não é S. Paulo.
Cumprimentos e boa pesquisa,

Nuno B. A.

Reply

Direct link:

RE: Identificação freguesia do Arcebispado de Braga

#254025 | tmacedo | 01 May 2010 13:57 | In reply to: #254022

Caro Nuno Borges de Araújo:

Ponderei préviamente a sua sugestão, mas pareceu-me mais provável tratar-se de Merelim.

As duas freguesia, Merelim e Martim, são próximas uma da outra, cerca de 10 Km.

Isto porque me parece que o pároco regista em função da transcrição do registo de baptismo dos nubentes, que constavo do processo de casamento antes ads proclamas, e não por qualquer informação oral. E ter-se-á enganado, confundindo Mamim por Merelim e S. Paulo com S. Paio (o orago de Martim é S. Maria). Admitindo contudo que a sua opinião esteja correcta e o meu raciocínio errado.

Cumprimentos,

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Identificação freguesia do Arcebispado de Braga

#254068 | MMSA | 02 May 2010 11:54 | In reply to: #254025

Bom dia
Obrigada pelas vossas respostas. Acabei de encontrar o registo de baptismo da nubente referida no post inicial (http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=29443&FileID=_1271911)
e inclino-me a optar por S. Pedro de Merelim como freguesia de naturalidade de Cipriano de Oliveira...Sempre seria um engano a menos do pároco de Santo Ildefonso, que fez o registo de baptismo Que pensam desta hipótese?
Com os meus cumprimentos e agradecimentos
Manuela Alves

Reply

Direct link:

RE: Identificação freguesia do Arcebispado de Braga

#254070 | tmacedo | 02 May 2010 12:31 | In reply to: #254068

Cara Manuela Alves:

Neste registo lê-se claramente o orago.

Para mim estará o assunto esclarecido: S. Pedro. S. Pedro e S. Paio de Merelim são duas freguesias vizinhas.


Cumprimentos,

António Taveira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 05 Jun 2024, 14:05

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen