açores, Willem Vander Haeghen
This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões
açores, Willem Vander Haeghen
Caros confrades
Com as necessárias cautelas, pois só tenho ainda reproduções em mail das fontes, e como calculam não domino o flamengo, e menos ainda o do século XV, acaba de me chegar um aviso de dois colegas flamengos que se encontram convictos de haverem finalmente documentado nos arquivos este genearca povoador do Topo, na ilha de S. Jorge.
De acordo com o que me escrevem parece estarmos em presença de um mercador de bom trato, natural de Bruges, que se encontrava em contacto com a rede comercial portuguesa em data anterior a 1470.
Salvo melhor opinião existem coincidências que parecem abonar os prosopográficos que referi,
Se estiverem recordados não apenas a cronística açoriana, mas também assentos paroquiais do Topo pertencentes a comprovados descendentes seus, referem por vezes o chamadouro CASMACA e suas variantes.
Autores muito recentes abalançaram-se a fazer coincidir esse apodo com "fabricante de queijo" Ora, se a minha leitura destas fontes estiver correcta, Willem encontra-se designado por Willem de KERSEMAEKERE,alias Vnder Haeghen, o que, corresponderá a fabricante de velas, ou "veleiro", mas que poderá ser entendido no sentido de pessoa muito devota, interpretando o texto que refere "dixit Paviot" termo francófono que, por vezes, em linguagem chã, ou calão, poderá corresponder aos nossos "beato", ou devoto.
De igual modo no atinente a sua mulher, Margarida "Sabujo/a" de acordo com a cronística, posso ter-me precipitado ao admitir uma correspondência com a, razoavelmente conhecida, família portuguesa Azambuja de Montemór o velho, partidária do Regente D. Pedro duque de Coimbra, da qual se documentaram membros refugiados no ducado de Borgonha, bem como ao serviço de seus filho, o Condestável, comandando tropas na Catalunha. Com efeito, no flamengo coevo surgem chamadouros e apelidos como Zabeau; Sebaut; Sabaux, Sabaay, Sabeau, Sabia, ou Sabiau, todos ligados ao nome Isabeau/Isabel desde 1322 até 1656. Talvez não seja de excluir liminarmente que o Sabuj(i)a possa ter algo a ver com a indigenação portuguesa desse designativo. Mas nem eu me encontro num campo científico que conheça, nem esta constatação genérica deve indiciar mais do que uma simples possibilidade.
Enfim, não é muito, mas esta hipótese flamenga, se outro mérito não tiver (e não fui eu a descobrir a fonte) pelo menos apresenta uma cronologia escorreita e similitudes verosímeis, que ultrapassam o espremer dos cronistas a que temos estado limitados.
Ficamos à espera de mais pormenores (ou de fontes complementares)
Com os meus cumprimentos
Manuel Lamas de Mendonça
Direct link:
RE: açores, Willem Vander Haeghen
Caro Manuel Lamas de Mendonça
Resido na zona do Topo, ilha de São Jorge e estou paricularmente interessado em aprofundar a fase do povoamento desta parte da ilha, da qual Van der Haagen é o seu patrono. Agradecia qualquer informação. Cumprimentos
Paulo Teixeira
Direct link:
RE: açores, Willem Vander Haeghen
Caro Manuel Teixeira, da saudosa Patria do Topo
O facto de ser apenas o Paulo a dar pela informação parece evidenciar um certo alheamento dos nossos "compatriotas" face à pesquisa de fontes primárias que substituam a secular exegese sobre a cronística.
Ele há arquivos na Flandres.
Terei que perguntar aos investigadores que localizaram os diplomas se é possível adiantar mais neste momento do que se contém na informação por mim postada.
Teria a amabilidade de me enviar o seu mail ?
Cumprimentos
Manuel
Direct link:
RE: açores, Willem Vander Haeghen
Os dados postados na genealogia parecem um pouco dificeis de aceitar. Caso das datas apontadas para o nascimento dos dois filhos mais novos, sobretudo o ultimo em 1499, quando a senhora teria 59 anos?
Depois as datas apontadas para a chegada ao Topo parecem curtas para quem teve tempo de fazer muito (chegava a pagar 50 a 60 moios de trigo de dizimo), mas não foi por ser produtor de queijo que se distinguiu, e terá falecido por volta de 1510!?
Estamos a comemorar os 500 anos de elevação do Topo a Concelho, partindo do principio que terá sido em 1510.
Gostariamos muito de dar o nosso tributo às efmérides e nada como começar pelo principio.
Abraço
Paulo Teixeira
Direct link:
RE: açores, Willem Vander Haeghen
Desculpe não me referia a queijo mas a trigo, pois parece que o nosso flamengo se distinguiu na produção de pastel.
PTeixeira
Direct link:
RE: açores, Willem Vander Haeghen
Estimado Senhor Manuel
Desculpe não ter enviado meu email, foi com a emoção de se fazer luz sobre tal assunto.
email: saojoao11@gmail.com
Grande abraço
Paulo Teixeira
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jan 2025, 08:32