Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

This topic is classified in the following rooms Famílias | Heráldica | Património | Títulos

Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257027 | sergiopaulo | 22 Jun 2010 10:27

Caros Confrades,
Algum de vós me sabe informar a que família e apelido ou sobrenome pertenceu uma casa brasonada na Muxagata em Fornos de Algodres que pertencia ou ainda pertence a uma tal "Dona Branca" ?

Grato,
Sérgio Vale

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257084 | PAIVAMANSO | 23 Jun 2010 10:59 | In reply to: #257027

Caro Sérgio Vale, no site da Junta de Freguesia de Muxagata, pode ler o seguinte;
- Solar dos Donas Boto, ou Casa do Cruzeiro, dos finais do Século XVIII ou princípios do Século XIX. O conjunto da porta que antecede o Brasão…................… Será esta a casa a que se refere ? Tentei falar com o presidente da Junta de Freguesia por telefone, mas ele não estava presente nesse momento. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257085 | PAIVAMANSO | 23 Jun 2010 11:09 | In reply to: #257084

Caro Sérgio Vale , assim muito á pressa (vou ter de sair de casa ) sugiro que veja no site ......brasoes de nome muxagata..... inclusive bonitas fotos desse solar. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257117 | PAIVAMANSO | 23 Jun 2010 20:58 | In reply to: #257085

Caro Sérgio Vale, Telefonei há minutos para Muxagata, fiz 5 telefonemas procurando alguém que goste de História Local, (porque quase sempre existe alguém apaixonado pela história da sua terra ) e encontrei duas pessoas (O Senhor João e o Senhor José ) que reúnem as condições ideais; Conhecem a história local, inclusive do solar que tem o brasão e estão dispostos a ensinar o que sabem. Presentemente o solar é propriedade de quatro herdeiros de António Alexandrino de Carvalho Donas Boto. Como sabe, hoje em dia não é lícito, nem conveniente, tornar públicos dados pessoais sem autorização dos próprios. Poderei talvez, no limite, ajudar a estabelecer contacto entre um dos herdeiros e o Confrade Sérgio . Se tanto não for necessário e lhe bastarem algumas informações gerais, faça as perguntas que eu lhe darei as respostas, após telefonar de novo para o Senhor João e o Senhor José. Parto do princípio que o Confrade está no Brasil e não tem facilidade em telefonar a baixo custo para Portugal. Se eu estiver errado diga, posso dar-lhe os números de telefone destes 2 novos amigos, pois creio que conseguirei deles a autorização para tal. Sugiro que diga o seu endereço de e.mail. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257123 | LProjecto | 23 Jun 2010 21:19 | In reply to: #257117

Caro Jorge Santos,

Queira, antes de mais, desculpar a intromissão neste tópico para responder a mensagem que não me foi dirigida, mas não estará a fazer confusão entre a localidade de Muxagata, pertencente a Fornos de Algodres, e a localidade de Muxagata, pertencente a Vila Nova de Foz Côa?

Aproveito para enaltecer o seu espírito de entreajuda, que tenho verificado ser frequente neste espaço.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257131 | PAIVAMANSO | 23 Jun 2010 23:05 | In reply to: #257123

Peço mil desculpas ao Confrade Sérgio Vale e envio mil agradecimentos ao Confrade Luís Projecto Calhau. Não percebo como cometi um erro destes. Ainda por cima, aparentemente estava tudo a bater certo……. Creio que a pressa é que me levou a esta precipitação. Agora são horas demasiado tardias. Só amanhã poderei fazer os telefonemas para os sítios certos. Aproveito para agradecer e retribuir as simpáticas palavras do Confrade Luís. Cumprimentos. Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257149 | PAIVAMANSO | 24 Jun 2010 12:23 | In reply to: #257131

Muito mais difícil de facto, encontrar alguém que saiba algo sobre a Casa com Brasão, situada em Muxagata de Fornos de Algodres. Passei horas a telefonar para vários números, mais de 15, falando com pessoas de Muxagata, recolhendo pequenos dados que só depois de somados trouxeram luz. Ainda por cima, existe um site que nos dá dados errados de uma antiga vereação da Junta de Freguesia Local, ao tempo presidida pela Ex. Sr.ª Isabel Maria Neves, sem qualquer contacto telefónico, quando afinal , quem actualmente preside, é o Ex. Sr. António Eduardo Silva, que dada a sua profissão (motorista) vou ter o cuidado de só telefonar á hora do almoço. já tenho o número de telefone da Junta de Freguesia, que funciona aos sábados á tarde e, o nome completo e número de telefone da Ex. Senhora D.ª Francisca, actual Proprietária da Casa com Brasão, mas antes de a incomodar com perguntas sobre a família dela, gostaria de saber (se o Confrade Sérgio Vale quiser dizer) quais os motivos ou ligações que o prendem a esta Casa do Brasão. É claro que isso me será perguntado e, á falta de resposta tudo será mais difícil. Resumindo ; Agora sim, está tudo pronto para, (após a sua colaboração), eu poder avançar com a fase seguinte e lhe conseguir saber o nome da Família e do titular do Brasão em causa. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257312 | sergiopaulo | 26 Jun 2010 16:08 | In reply to: #257149

Caro Jorge Santos,

Agradeço o esforço feito pelo senhor, muito obrigado por me ter ajudado nesta pesquisa, estou muito agradecido. O que me leva a fazer perguntas sobre a família que vive nessa casa. é o facto de os meus trisavós e quem sabe mais gerações para trás, terem vivido lá na Muxagata e eu me lembrar que eles falavam (os meus bisavós ) que tinham uma ligação remota com essa família e por tal ter acontecido tinham um sobrenome no meio do seu nome que diziam vir dessa família, e eu sempre tive uma certa curiosidade por esse lugar e em especial por essa casa.

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257313 | sergiopaulo | 26 Jun 2010 16:15 | In reply to: #257312

(Continuação)

Há, e também não tenho mesmo a certeza se os meus bisavós estavam certos à cerca disso pois eles já tinham uma idade muito avançada.

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257315 | PAIVAMANSO | 26 Jun 2010 17:11 | In reply to: #257313

Caro Sérgio Vale, tenho um telefonema marcado para exactamente daqui a uma hora. Vamos ver se sabemos ou não, ainda hoje, as respostas ás suas perguntas. Fique atento. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257334 | sergiopaulo | 26 Jun 2010 23:34 | In reply to: #257315

Caro Jorge Santos,

Aguardo a sua resposta. Quando tiver novidades avise, diga alguma coisa se conseguiu falar com a Ex Sr.ª Dª Francisca, dona da casa de Muxagata.

Grato,
Sérgio Vale

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257366 | Carrazedo | 27 Jun 2010 13:43 | In reply to: #257027

Caro Sérgio Vale
Da casa em questão foi em tempos herdeira D. Maria Branca de Atahyde de Queiroz Faro Vaz Guedes Malafaya (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=125855), que a legou a seu neto paterno Francisco Miguel de Athayde de Tavares Morais da Cunha Cabral (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=316553), o qual já faleceu há muitos anos.
Pertencerá, pois, na actualidade, aos seus filhos e possivelmente também à sua viúva, dependendo do regime de casamento e da existência ou não de convenção ante-nupcial.
Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257367 | sergiopaulo | 27 Jun 2010 13:47 | In reply to: #257366

Caro Miguel Mora,

Estou-lhe muito grato pelas informações que aqui me disponibilizou, Muito obrigado!

cumprimentos,
Sérgio Vale

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257389 | PAIVAMANSO | 27 Jun 2010 19:02 | In reply to: #257367

Caro Sérgio Vale, pelo meu lado tem corrido mal, mas o importante é que já tem o seu tópico resolvido positivamente. Ontem o meu contacto não podia atender o telefone, hoje mal consegui perceber o que ele me dizia. Vou telefonar de novo, gostaria de deixar aqui algo de concreto e útil. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257393 | sergiopaulo | 27 Jun 2010 20:17 | In reply to: #257389

Caro Jorge Santos,

Muitíssimo obrigado pela ajuda e persistência, estou-lhe muito grato.

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257545 | PAIVAMANSO | 30 Jun 2010 10:53 | In reply to: #257393

Caro Sérgio Vale, caso queira dar o seu endereço de e.mail, enviarei dados importantes, que serão uma ajuda decisiva, para futuros contactos com herdeiros desta família. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257557 | sergiopaulo | 30 Jun 2010 15:55 | In reply to: #257545

Caro Jorge Santos,

Obrigado pela disponibilidade da sua parte.
O meu email e sergiosantosvale@hotmail.com

Atenciosamente,
Sérgio Vale

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257785 | sergiopaulo | 03 Jul 2010 13:19 | In reply to: #257557

Caro Jorge Santos,
Aguardo alguma informação de sua parte, por e.mail ou mesmo pelo forum.
Cumprimentos,
Sérgio Vale

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#257807 | PAIVAMANSO | 03 Jul 2010 19:17 | In reply to: #257785

Caro Sérgio Vale , desculpe só agora ter voltado ao fórum. Vou de seguida enviar por e.mail os tais dados que prometi. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Casa brasonada em Muxagata, fornos de Algodres

#258041 | PAIVAMANSO | 06 Jul 2010 12:02 | In reply to: #257807

Caro Sérgio Vale, por favor diga se recebeu o meu e.mail em 03-07. Não precisa responder aqui no fórum, pode responder ao meu e.mail. Receio, que por engano meu, as informações não lhe tenham chegado e , já tenho outras...... Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 02:34

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen