"O meu livro das gerações Melgacenses" Vol. I

This topic is classified in the following rooms Bibliografia | Regiões

"O meu livro das gerações Melgacenses" Vol. I

#257659 | jbarbeitos | 01 Jul 2010 16:40

Caros Confrades,

Estou a procura do volume I do livro "O meu livro das gerações Melgacenses" de Augusto César Esteves.

Melhores Cumprimentos,

Jean-Pierre Barbeitos
jpbarbeitos@yahoo.fr

Reply

Direct link:

RE: "O meu livro das gerações Melgacenses" VOLUME I

#257763 | vbriteiros | 03 Jul 2010 00:39 | In reply to: #257659

Caro Jean- Pierre Barbeitos,
Possuo o livro que procura. Que pretende saber ?
Melhores cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE:

#257766 | lobosco | 03 Jul 2010 02:55 | In reply to: #257763

Surfando a onda alheia, tenho um ascendente provável nascido em Melgaço, que teria emigrado para o Brasil. Jerônimo de Castro e Sousa, nascido por volta de 1730, cujo filho homônimo teve algum envolvimento nos processos da "Inconfidência" Mineira. HAveria nesse livro alguma informação sobre ele?
Muito obrigado,
Olavo

Reply

Direct link:

Jerônimo de Castro e Sousa

#257788 | Samuel C O Castro | 03 Jul 2010 13:50 | In reply to: #257766

Prezado Olavo,

Procurando em minha base da família Castro, estou tendo dificuldade em saber a qual Jerônimo de Castro e Souza estás a se referir. Peço seu favor, caso souber, me informar de qual Casa ou Quinta era originário e qual o nome da esposa dele?

Agradeço sua atenção. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel Cândido de Oliveira Castro - Olímpia - SP - Brasil

Reply

Direct link:

RE: Jerônimo de Castro e Sousa

#257790 | lobosco | 03 Jul 2010 14:23 | In reply to: #257788

Olá! A esposa era brasileira, Francisca Vieira de Moraes. Não sei detalhes sobre a origem, só que seria de Melgaço, Minho.
A minha fonte principal é esse trabalho: http://www.genealogiabrasileira.com/cantagalo/cantagalo_castrosou.htm
Obrigado!

Reply

Direct link:

RE: Jerônimo de Castro e Sousa

#257794 | vbriteiros | 03 Jul 2010 15:18 | In reply to: #257788

Prezado Samuel de Castro,

Nas 99 páginas da obra em questão só encontrei referências a Castros em 3 linhas de texto:
1 . na compra de um terreno a Lopo de Castro e Sousa, Morgado do Fecho
2 - no baptismo em 1711 , de um Lourenço Abreu, o padrinho foi um Sebastião de Castro e Sousa morador na Quint a da Gândara - Valença
3- no casamento de um Caetano de Abreu, a noiva tinha um avô materno Diogo de Castro e Sousa da Casa do Fecho
Estou admirado com tão poucos Castros nest obra, porque essa região do Rio Minho tem Castros em todos os Solares, mas aqui são tratadas sòmente as familias Soares da Nóboa da freguesia de Remoães e Gomes de Abreu da Vila de Melgaço.
Desconheço o Morgadio do Fecho e a Quinta da Gândara
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE:

#257795 | vbriteiros | 03 Jul 2010 15:20 | In reply to: #257766

Prezado Olavo,
Veja por favor a resposta que , sobre este assunto, dei ao meu amigo Samuel de Castro.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE:

#257799 | badim | 03 Jul 2010 17:32 | In reply to: #257766

Caro Olavo

Vejo que o seu Jerônimo é natural de Melgãs, Bispado do Porto, enquanto Melgaço é Bispado de Braga nessa data;

Cumprimentos

Victor

Reply

Direct link:

RE: Jerônimo de Castro e Sousa

#257804 | Samuel C O Castro | 03 Jul 2010 18:49 | In reply to: #257794

Prezado Vasco Briteiros,

Acho que não estás vendo a obra correta, pois nas GM, vol I, com 691 pgs, quase todas as linhas ali retratadas, contêm elementos da família Castro, dos variados ramos daquela região.

Quanto ao seu item 3, se puderes informar a obra e autor a que estás a se referir e a página, com os dados completos da noiva (pais, ascendentes, etc) que ali constar, agradeço.

Só depois vou responder ao colega Olavo, pois tem muitos elementos a serem levados em consideração e para isso, vou precisar de mais tempo.

Muito obrigado pela contribuição. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Jerônimo de Castro e Sousa

#257818 | lobosco | 03 Jul 2010 21:31 | In reply to: #257794

Muito obrigado!

Reply

Direct link:

RE:

#257819 | lobosco | 03 Jul 2010 21:32 | In reply to: #257795

Muito obrigado!

Reply

Direct link:

RE:

#257820 | lobosco | 03 Jul 2010 21:37 | In reply to: #257799

Acho que Melgãs é algum erro de leitura ou escritura no registro. Pesquisando pela internet, não achei nenhum lugar chamado Melgãs, e há um requerimento em que ele, ou um homônimo, é chamado de "Jerônimo de Castro e Sousa, natural da Vila de Melgaço, Província do Minho". A troca de bispado pode ser também erro, o padre brasileiro talvez não conhecesse bem os bispados portugueses.

Reply

Direct link:

RE: Jerônimo de Castro e Sousa

#257829 | vbriteiros | 03 Jul 2010 23:51 | In reply to: #257804

Estimado samuel de Castro,

Só tenho este espécime que tem como título e autor o que foi dito pelo Confrade Jean Pierre.
Suponho que não é impresso em tipografia, tem uma capa plástica transparente e diz no rosto que é uma edição da "Nora do Autor" em 1998.
Foi-me enviado pelo correio já há algum tempo ( 2 anos).
Não conheço mais desta obra.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Jerônimo de Castro e Sousa

#257854 | Samuel C O Castro | 04 Jul 2010 13:35 | In reply to: #257790

Prezado Olavo,

Concordo com as suas explicações que deste ao Victor (Badim).

1) O Jerônimo de Castro e Sousa a que se refere, seguramente é o que encontra-se aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1195223 , e que ainda não consegui entroncar em minha grande base dos Castros.

2) Aqui no Geneall, ainda temos o JCS que está aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=282623 , este sim na base.

3) A obra “O meu livro das Gerações Melgacenses”, não tem o índice por nomes, o que difilculta a procura, mas achei no vol I, pg 121 (o mesmo da 115), tem um Jerônimo de Castro e Sousa, Tenente de Cavalos, filho de Lopo de Castro e Souza e de Ana Maria de Castro, (o Jerônimo herdou do irmão Antônio, o Morgado do Fecho), irmão da Confraria das Almas em 5.2.1709, não está no Geneall, casou em 5.10.1726, com Luísa Josefa de Noronha e Melo (da Quinta da Silva), que tiveram uma filha chamada Joana, F-jovem e, ele teve BASTARDA (em Francisca Vaz) a Ângela Custódia de Sousa c. c. Francisco Pinheiro de Castro, com diversos filhos, dentre eles um JERÔNIMO, N-18-7.1740 não constando descendência e nem se casou.

4) Na mesma obra e volume, pg 124, tem um Agostinho Soares de Castro e Menezes (irmão do Jerônimo da pg 121), herdou do mesmo a Casa do Fecho, Confrade das Almas em 14.2.1712, F-28.6.1747 como solteiro, mas teve amantes e nelas teve um Jerônimo Soares de Castro, ali citando explicitamente: “ Voluntariamente se ausentou da terra natal e se foi para os Estados da Índia, onde militou e onde morreu s. g.”. Tenho notado que, quando se referem aos “Estados da Índia”, poderá também ser o Brasil e o autor, apesar de citar “s. g.”, poderia desconhecer se teve ou não descendentes.

5) Aqui no Geneall em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1199079 , o Antônio de Castro e Sousa e MEDRONHO (que está no Cap. III, do documento constante do link que indicaste), está como filho do Jerônimo de Castro e Souza que procuras (o acima 1195223 no Geneall). Por ele ter assinado MEDRONHO, poderá ter ligação com o Antônio de Sousa e Castro (também chamado Antônio de Castro e Sousa e Medranho), que encontra-se aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=227239 , também em minha base, além de 2 esposas e primas, teve filhos BASTARDOS e, também em Ana Velho (ou Ana Álvares) a um Jerônimo, N-27.9.1692, em Paderne, tendo como F-solteiro. Confrontando as datas, creio não poderá ser este, mas poderá ser um descendente do mesmo A. C. S. Medranho acima citado. As fontes são NFP, vol II, pg 162, Araújo, $326, N27 e, vol IV, Castro, $31, N25-26 e $101, N26 - Separata BTH, pg 194 - NFM, pg 236-306 - GM, vol I, pg 344, 369 e 623.

Vejo como única saída, a busca em documentos da época, em que possa dizer a ascendência do seu Jerônimo de Castro e Sousa, que é de interesse de ambos, mas por eu trabalhar com muitas centenas de linhagens de Castro, me é impossível pesquisar no momento. Coloco como sugestão, saber a data e local onde ele faleceu e, na Comarca vinculada, procurar algum Processo de Inventário ou de Testamento. Ou, caso ele teve algum filho (a) padre / freira, procurar algum Processo de Inquirição de Gênere na Paróquia vinculada na época. Nesses documentos costumam citar os ascendentes e outras informações úteis.

Caso tiveres o contato das pessoas citadas nas notas do documento do link que informaste (Sílvia Buttros, Rafael Botelho, Vânia Lucia Oliveira, Wanda Bortolotto Soares, Darli Bertazzoni Barbosa e Acácio Ferreira Dias) e puder fazer a gentileza de me informar por e-mail, ficaria muito grato. Para isso estou solicitando seu contato ao Geneall, que lhe disponibilizará o meu e-mail. Oportunidade em que também poderei lhe enviar uma sinopse de meu livro publicado “Castro – Tesouro de Família”.

Peço informar a cidade de sua residência.

Apesar de não esclarecer de momento, espero que minhas informações possam serem úteis nas buscas futuras. Digo-lhe que tenho imenso interesse na descoberta dos ascendentes do seu JCS, para ver a possibilidade de entroncar esse interessante ramo junto aos demais da referida base. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Jerônimo de Castro e Sousa

#257857 | Samuel C O Castro | 04 Jul 2010 13:52 | In reply to: #257829

Prezado Vasco Briteiros,

O volume que possuo de "O meu livro das Gerações Melgacenses", foi publicado pelo Augusto Cesar Esteves, em 1989, possui 691 páginas, publicado pela Livraria Ferin Lda., Rua Nova do Almada, 70/74 - 1249-098, Lisboa, fone 213 424 422, o e-mail não está legível, podendo no intervalo ser . (ponto) ou _ (anderlyne) livraria ferin@ferin.pt . Ali retrata, dentre outras ligadas aos Castros: do Fecho, da Casa da Torre, da Boa Vista, de Rouças, do Reguengo, das Adegas, do Pombal, Remoães, de Gondomar, das Várzeas, de Prado, do Galvão, e de São Paio.

Quanto ao item 3, de sua mensagem de 3.7.2010, se puderes informar a página, o nome da nora do autor, com os dados completos da noiva do Caetano de Abreu (pais, ascendentes, etc) que ali constar, lhe agradeço.

Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: "O meu livro das gerações Melgacenses" VOLUME I

#258029 | jbarbeitos | 06 Jul 2010 06:10 | In reply to: #257763

Caro Vasco Briteiros,

gostava de saber se nesse volume se encontra informações sobre estas pessoas :
- Almerinda Augusta Esteves
- Albina da Conceição Alves

As duas foram esposas do senhor Manuel Francisco Barbeitos.

Tambem procuro elementos sobre a mãe da Albina, Teresa Joaquina Alves, esposa de Francisco Maria de Melo

Muito obrigado

Jean-Pierre Barbeitos

Reply

Direct link:

RE: "O meu livro das gerações Melgacenses" VOLUME I

#258045 | Samuel C O Castro | 06 Jul 2010 13:17 | In reply to: #258029

Prezado Jean-Pierre Barbeitos,

No volume I, pg 459, consta uma Almerinda Esteves, N-27.11.1886, Golães, B-5.12.1886, Paderne, afilhada de Vitorino Augusto dos Santos Lima e de Maria das Dores, costureira, ambos da vila. Casou, c. g. (não consta mais nada).

Ela era filha de Manuel José Esteves, N-13.3.1859, Alvaredo, carpinteiro e músico, C-17.8.1884, Alvaredo, com Albina Augusta Álvares de Castro, exposta em Alvaredo à porta de um lavrador em 2.11.1862, criou-se no lugar da Granja. Residiram no lugar de Crastos, e depois em Golães, onfe a Albina F-20.9.1949.

A Almerinda teve os seguintes irmãos:

Vitorino Esteves, N-30.10.1884, Crastos, Paderne, e aí B-6.11.1884 - c. c. s.

Antônio Pereira, N-4.11.1888, Golães - c. c. s. (desconhece o autor a mudança do sobrenome)

José Pereira - N-30.3.1891, Golães, B-5.4.1891, Paderne

Maria Leonor Pereira, N-26.4.1894, Golães, B-6.5.1894, Paderne - F-8.10.1955, solteira, s. g.

Augusta Pia Pereira, N-5.2.1897, Golães, B-14.2.1897, Paderne - c. c. s.

Os irmãos casados da Almerinda existem dados complementares, se de interesse, diga.

É o que consta. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: "O meu livro das gerações Melgacenses" VOLUME I

#258070 | badim | 06 Jul 2010 16:55 | In reply to: #258045

Caro Samuel

No seu Livro Gerações Melgacenses, consta algum artigo sobre os Vaz Bacelar os dados que tenho, eram naturais de Paderne nos anos 1700-.

Cumprimentos

Victor Gomes

Reply

Direct link:

RE: "O meu livro das gerações Melgacenses" VOLUME I

#258072 | Samuel C O Castro | 06 Jul 2010 17:38 | In reply to: #258070

Prezado Victor Gomes,

Só possuo o volume I e o mesmo não contém índice onomástico. No índice geral, não consta artigo sobre "Vaz Bacelar".

Recebi de um amigo apenas o índice do volume II, que abaixo reproduzo.

Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

xx

Volume II – Índice – Gerações Melgacenses

SOUSAS GAMA, de Chaviães
SOUSAS GAMA, das Várzeas
SOUSAS GAMA, de Tangil
SOUSAS GAMA, da Casa da Alota
PALHARES, de Cerdedo
MAGALHÃES, de S.Julião de Baixo
MAGALHÃES, da Orada
MAGALHÃES, da Casa de Paranhão
MAGALHÃES, de Eiró de Baixo
CUNHAS ARAÚJOS, da Casa de Gaia
GOMES PINHEIRO, do Barral
BESTEIROS, de Rouças
ESTEVES, de Chaviães
GAIOSOS, de Orense

Reply

Direct link:

RE: "O meu livro das gerações Melgacenses" VOLUME I

#258074 | Samuel C O Castro | 06 Jul 2010 17:41 | In reply to: #258045

Prezado Jean-Pierre Barbeitos,

Peço observar o índice do volume II (que não possuo), que informei ao colega Victor, onde consta um ramo ESTEVES.

Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: "O meu livro das gerações Melgacenses" VOLUME I

#258075 | Samuel C O Castro | 06 Jul 2010 17:50 | In reply to: #258029

Prezado Jean-Pierre Barbeitos,

Peço observar o índice do volume II (que não possuo), que informei ao colega Victor, onde consta um ramo ESTEVES.

Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Jerônimo de Castro e Sousa

#258354 | lobosco | 11 Jul 2010 02:11 | In reply to: #257854

Olá, muito obrigado! Eu apostaria no lado Medranho/Medronho, mas só com pesquisas em Minas Gerais para descobrir!

Reply

Direct link:

RE: "O meu livro das gerações Melgacenses" VOLUME I

#262304 | fertelde | 16 Sep 2010 16:11 | In reply to: #257763

Estimado Sr. Vasco Briteiros:

No livro referido " Gerações Melgacences" há alguma referencia a Cunha Rego ?

Agradecido de antemão,

Fertelde

Reply

Direct link:

RE: "O meu livro das gerações Melgacenses" VOLUME I

#262318 | vbriteiros | 16 Sep 2010 22:16 | In reply to: #262304

Estimado Fertelde,
No meu exemplar nada consta, mas é somente um resumo de 91 páginas. O Confrade Samuel de Castro poderá ter melhores informações, queira por favor dirigir-lhe uma mensagem sobre o assunto.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE:

#262329 | fertelde | 17 Sep 2010 00:20 | In reply to: #262318

Estimado Vasco Briteiros- Obrigado.

Melhores cumprimentos,
Fertelde

Reply

Direct link:

RE: "O meu livro das gerações Melgacenses" VOLUME I

#292130 | jbarbeitos | 01 Dec 2011 16:34 | In reply to: #258075

Senhor Samuel de Castro

Muito obrigado pela sua ajuda.

Cumprimentos atrasadinhos.

Jean-Pierre

Reply

Direct link:

RE: Jerônimo de Castro e Sousa

#384995 | anabcosta | 02 Oct 2017 16:51 | In reply to: #257857

Boa Tarde!
De acordo com informações do Senhor Major Pereira de Castro (Valença - historiador) um ramo da minha família paterna descende de uns Pereira de Castro (Luis Manuel Pereira de Castro ... Marinho, da Quinta da Gaia, S. Paio - Melgaço, que casou com Maria Gomes de Santa Teresa, irmã do padre de S. Paio de nome Domingos Gomes). Gostaria de saber eventual ligação aos Castros, localização e/ou fotos da tal Quinta da gaia.
Grata
Ana Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Jerônimo de Castro e Sousa

#385002 | Samuel C O Castro | 02 Oct 2017 20:06 | In reply to: #384995

Prezada Ana Gonçalves,

Se puderes fazer a gentileza de descrever o início da descendência a partir de seu ancestral Luis Manuel Pereira de Castro Marinho, que chega a seu ramo familiar, creio terei possibilidade de lhe fornecer elementos que possa ajudar-lhe a estabelecer esta sua pretendida ligação. Se preferir, poderás informar através de meu e-mail que o Geneall estará lhe disponibilizando.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Jerônimo de Castro e Sousa

#385195 | Samuel C O Castro | 07 Oct 2017 22:51 | In reply to: #384995

Prezada Ana Gonçalves,

Além de minha mensagem acima, escrevi, via Geneall, uma mensagem pessoal para você, como também enviei mensagem para seus e-mail, portanto, estou a disposição.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 17 Jun 2024, 07:55

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen