Salvador Correia de Sá, brasão.
This topic is classified in the following rooms Famílias | Heráldica | Pessoas
Salvador Correia de Sá, brasão.
Caros Participantes,
Disponho de uma cópia digital de um retrato de Salvador Correia de Sá, que encontrei por acaso nas minhas pesquisas na internet, em pose militar, com armadura, espada e bastão, e com a insígnia da Ordem de Cristo. A pintura tem o nome do retratado em maiúsculas ("SALVADOR CORREA DE SÁ") sendo o nome intercalado com um escudo, sobreposto à cruz da Ordem de Cristo. Era este escudo, que não é igual ao dos Viscondes de Asseca, seus descendentes, que eu gostaria de identificar. Infelizmente, o retrato deverá estar já muito gasto, pois a imagem que encontrei já tem as cores muito pálidas, mas dá para ver que o escudo está dividido em 7 quartéis, da seguinte forma:
Cortado de dois traços: o 1º, partido de dois traços, formando os quartéis I, II e III; o 2º, partido, formando os quartéis IV (este é o único que eu consigo identificar, contendo as armas dos Sás, enxaquetado de prata e azul, de 5 peças em faixa e 3 em pala) e V; o 3º, partido, formando os quartéis VI e VII.
Não tem o escudo nem elmo, nem coronel, e está sobreposto à Cruz de Cristo.
Relembro que o Brasão dos Viscondes de Asseca é esquartelado com as armas dos Correias, Sás, Benevides e Velascos.
Se algum dos Confrades dispuser de informações sobre este escudo ou quiser tentar identificar as armas nos quartéis, tenho todo o gosto em fornecer a imagem, e ficarei grato por qualquer ajuda.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra
Direct link:
RE: Salvador Correia de Sá, brasão.
Caro Pedro Morais Coimbra,
Como não sou um utilizador frequente deste fórum, e estando à procura de outra informação sobre este distínto português, só agora encontrei esta sua mensagem.
Conheço muito bem o quadro que descreve e que está na Galeria Uffizi em Florença. Um parente meu tem uma cópia do mesmo quadro e posso confirmar que o brazão nesse é, infelizmente e com a excepção do quartel dos Sás, indecifrável...
Com os meus cumprimentos,
Luis Lavradio
Direct link:
Caros
Algum nos pode dizer onde ver a dita imagem online?
Cumpts,
RCCorreia
Direct link:
Caro RCCorreia,
Parece-me que a imagem referida seja a da ligação seguinte, http://i43.photobucket.com/albums/e372/Babitonga/Angola1.jpg .
Sds,
Herculano L. E. Neto
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 15 Nov 2024, 21:08