Família Pallastrelli

This topic is classified in the following rooms Famílias

Família Pallastrelli

#15673 | alcal | 13 Jan 2002 17:50

Ao estudar, com a preciosa ajuda da Genea, a linha feminil dos meus filhos encontro nas gerações mais remotas D.Inês de Noronha, filha de Branca Dias Perestrelo , filha de Madama Bertolina , casada com Filipe Pallastrelli.
Será que o Forum me pode ajudar a recuar mais no tempo, tanto na linha feminil, como nos Pallastrelli italianos?
Alexandre Callado

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15683 | artur41 | 14 Jan 2002 08:36 | In reply to: #15673

Caro Alexandre Callado


O que lhe posso responder é que, como aliás vem no Genea, Filipe Palastrelli era filho de Gabriel Palastrelli e de Madama Bartolina. Devo dizer aliás que o tema me interessa sobremaneira: sou descendente de D.Pedro de Noronha, Senhor do Cadaval, e também de D.Inês de Noronha.
A ver vamos se conseguimos aprofundar a questão.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15740 | doria_gen | 15 Jan 2002 01:16 | In reply to: #15683

Duvido que se vá mais longe. Aí estamos em meados do século XIV, e essa gente Palastrelli eram comerciantes. Descendo deles nas filhas de Bartolomeu Perestrelo, as duas, que se casaram com Pero Correia e com Mem Rodrigues de Vasconcellos.

fa

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15754 | LCM | 15 Jan 2002 09:04 | In reply to: #15740

Caros amigos,

Eu tenho mais algumas gerações, fruto das investigações de Sebastião Perestrelo, da Quinta do Hespanhol, em correspondência com um parente italiano Pallastrelli. Hoje à tarde tentarei passar para aqui alguns elementos.

Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15755 | artur41 | 15 Jan 2002 09:09 | In reply to: #15754

Caro Lourenço


Isso seria óptimo. Pela parte que me toca: muito obrigado!


Um abraço

Artur

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15767 | doria_gen | 15 Jan 2002 12:25 | In reply to: #15754

Boa novidade; realmente pensei que não subisse mais.

fa

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15805 | LCM | 15 Jan 2002 20:46 | In reply to: #15767

Os elementos que se seguem são fruto de alguma investigação de Sebastião Perestelo, que se correspondeu com os parentes italianos. O livro do Conde Bernardo Pallastrelli sobre a família da mulher de Colombo foi uma das suas fontes, sendo a maior parte dos dados deste retirados de Cartórios Notariais.

Guidone Pallastrelli, "Console de Giusyisia"; c. com N...
Filho:

Petraccio Pallastrelli, "Console de Giustisia" em 1245; c. com N...
Filho:

Gherardo Pallastrelli, c. com uma filha do Conde Langosco.
Filho:

Matteo Pallastrelli (seria provavelmente irmão ou tio de São Gottardo), c. com Benina Scotti.
Filho:

Gherardo Pallastrelli, c. com Franceschina Forno.
Filho:

Gabrielle Pallastreli, c. duas vezes, a 1ª com Benina Borgognoni, c.g., e a 2ª em 1347 com Bertolina Bracciforte.
Filho do 2º casamento, entre outros:

Filippo Pallastrelli (tinha um irmão Bartolomeu), n. entre 1350 e 1355; chegou a Portugal em 1383/4; c. duas vezes: a 1ª com Catarina Visconti e a 2ª com Catarina de Melo.
Filhos do 1º casamento:
- Richarte, ou Ricardo, Perestelo, progenitor dos Perestrelos de Torres Vedras.
- Isabel, progenitora dos Perestrelos da Beira.
Filhos do 2º casamento:
- Branca Dias Perestrelo, que teve filhos de D. Pedro de Noronha, Bispo de Lisboa.
- Bartolomeu, donatário da Ilha de Porto Santo, c.g..

Abraço
Lourenço Perestrelo Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15807 | doria_gen | 15 Jan 2002 21:23 | In reply to: #15805

Como disse, é bom ser surpreendido desse jeito; pensei que Filippone e o pai fossem ``fim de linha.'' Minha mulher e eu descendemos dessa linha, através de Pero Correia e de Mem Roiz - como, aliás, muita gente na Bahia. Na minha linha, usavam-se as armas dos Vasconcellos de Mem Roiz até começos do século XVIII.

Uma pergunta: Caterina _Visconti_ ?

fa

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15835 | alcal | 16 Jan 2002 01:35 | In reply to: #15805

Caro Lourenço Correia de Matos
Obrigado pela sua pronta e muito esclarecedora resposta. Verifica-se assim que a informação da Genea sobre a mãe de Branca Dias Perestrelo deve ser corrigida para Catarina de Melo.
Dado o meu interesse em prosseguir na linha feminil, será possível conhecer a sua ascendência?
Cumprimentos
Alexandre Callado

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15848 | doria_gen | 16 Jan 2002 09:29 | In reply to: #15805

Prezado Lourenço:

Tenho perguntas e comentários. Primeiro, S. Gotardo nasceu no século X e morreu no século XI; foi canonizado em 1131. Logo, não podia ser irmão de pessoa que viveu no século XIV.

Benigna Scotti (ou, provavelmente, Scotto). Era de Piacenza? Há uma família Scotto, depois Centurione Scotto, em Gênova, não tão longe assim. Vou checar lá.

Esse Conde Langosco, não o conheço; vou procurar.

Forte abraço, fa

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15870 | artur41 | 16 Jan 2002 16:53 | In reply to: #15848

Caro Lourenço


Na realidade, importantíssimos dados forneceu. Confesso que fiquei surpreendido!
Bem haja pelas suas valiosas contribuições para o conhecimento dos nossos ancestros.
Relativamente ao Conde Langosco, seria importante aprofundar a questão.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15873 | doria_gen | 16 Jan 2002 17:25 | In reply to: #15870

O S. Gotardo é alguma atrapalhação; quanto ao Conde Langosco, vou ver se na gen-med alguém me responde.

fa

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15883 | artur41 | 16 Jan 2002 19:20 | In reply to: #15873

Caros colegas


A ser assim, quais seriam os antepassados de Catarina de Melo?
Por outro lado, podem-me indicar um site de genealogia italiana?


Cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15891 | doria_gen | 16 Jan 2002 21:50 | In reply to: #15883

Site de genealogia italiana, não conheço nenhum bom. Tem coisa esparsa pela rede, mas o que fiz foi checar em livros: a senhora Scotti não aparece nesta família em Gênova. Quanto ao conde, já postei a pergunta na gen-med.

Nada sei sobre Catarina de Melo, e fiquei curioso com a Visconti...

fa

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15893 | artur41 | 16 Jan 2002 22:08 | In reply to: #15891

Caro Francisco António Dória


Eu também tenho tentado obter alguma coisa: os sites italianos implicam muitas vezes que uma pessoa pague para ter as informações, quanto a qualidade: admito que já vi melhor!
As questões da senhora Scotti, do conde, intrigam-me. Quanto a Catarina de Melo, a ver se consigo obter mais dados.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15909 | doria_gen | 17 Jan 2002 08:35 | In reply to: #15893

Sobre o Conde, ainda não tive nada. São Gotardo está fora, com certeza - aliás, raríssimas são as famílias italianas que se deixam traçar antes do século XI; normalmente se originam no século XII e XIII. (Isso inclui os Savóias.)

Mas a gente pede uma coisa e ganha outra: Roz Griston, da gen-med, me respondeu com um site ótimo sobre Colombo (a ação dos banqueiros genoveses em Portugal, no século XV, foi ainda pouco investigada, em que pesem Peragallo, Carlos dos Passos e Virginia Rau). Minha família veio pra cá devido a isso...

Forte abraço, fa

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15918 | alcal | 17 Jan 2002 11:17 | In reply to: #15909

Caro Francisco Dória
Recomendo que reveja , na Genea, os dados sobre a origem dos Condes de Sabóia que remontam a pleno séc.X.
Humberto I, o 1ºConde de Sabóia (*c 980), era 4º avô da nossa 1ª Rainha , D.Mafalda de Sabóia.
Cumprimentos
Alexandre Callado

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15923 | artur41 | 17 Jan 2002 13:48 | In reply to: #15805

Caro Lourenço


Dirigo-me a si para lhe fazer uma pergunta: existe actualmente, à venda ou para consulta, alguma documentação que inclua estes relevantíssimos dados?
Por outro lado, andei a pesquisar, na net, os Scotti, os Forno, os Borgognoni, e os Bracciforte e encontrei pouca coisa que os relacione; pessoalmente conhece algum site, fiável, sobre genealogia italiana?


Um abraço

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15925 | doria_gen | 17 Jan 2002 14:21 | In reply to: #15918

Lembro a você o ``c.'' antes da data. Os Savoiardos têm ascendência mais antiga, mas com quebra na varonia, pelos Arduinici. E Umberto Biancamano documenta-se mesmo no século XI; reveja, por favor, a documentacão coeva.

Numa discussão recente na gen-med, sobre as raízes dos Colonnas, comunicou-me em pvt Christian Settipani sua convicção de que descendem estes dos condes tuscolanos - a casa que principia na Marózia, a ``papisa Joana'' da lenda - mas com uma quebra na varonia. Sugiro tb a vc que veja a introducão (muito cautelosa) de Battilana, em seu texto - tão moderno, embora já velho de quase dois anos.

Forte abraço, fa

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15928 | artur41 | 17 Jan 2002 14:36 | In reply to: #15925

Caro Francisco António


Uma vez que sou Sá, esta sua informação sobre os Colonnnas interessam-me sobremaneira. Que condes tuscolanos são estes, e qual é a casa que principia na Marósia?


Um abraço

Artur

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15929 | doria_gen | 17 Jan 2002 14:42 | In reply to: #15928

Artur,

Nos começos do século X o trono papalino foi ocupado por uma sucessão de amantes e filhos de Marózia, filha de Teofilacto e Teodora, ele, senador de Roma. E' uma sucessão de Joões e Sergios (de algum João veio o mito da papisa, em conflação à figura histórica de Marózia - personagem trágico, ela começou a carreira de cortesã e política aos quatorze anos, e pelos vinte e tanto foi aprisionada, até piedosamente decapitarem-na, quase aos noventa, depois de 70 anos enjaulada...).

Um dos filhos de Marozia com um seu marido legal, conde de Tusculum, deu origem a esta dinastia. Em começos do século XI encontramos, sucedendo - documentadamente - nas terras desses condes a Petrus de Columna, ancestral dos coloneses.

Mas, Artur, sou dos que não creem que o casamento Colonna tenha tido descendentes...

Forte abraço, Francisco Antonio Doria

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15931 | artur41 | 17 Jan 2002 15:04 | In reply to: #15929

Francisco António,


Muito obrigado pelo esclarecimento!
Quanto ao casamento Collona, como sabe o nosso caro colega Fernando de Sá Monteiro tem opinião diferente da tradicional, embora não deixe de fazer proceder os Sá dos Collona; vide da sua autoria: " Sás, As origens e a ascensão de uma linhagem ".
Enfim, neste caso é difícil ter-se certezas!


Reiterado abraço

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Gen-Med e site Colombo

#15952 | Portuguez | 17 Jan 2002 17:56 | In reply to: #15909

Caro Francisco Antonio Doria

Agradecia-lhe imenso se publicasse aqui o endereço na net desse site sobre Colombo. Também gostaria que me dissesse o que é esse gen-med a que alude.

Melhores Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Reply

Direct link:

Bibliografia italiana

#15961 | doria_gen | 17 Jan 2002 21:21 | In reply to: #15952

Sobre a gen-med, me escreva em pvt, por favor:

doria_gen@yahoo.com.br

Vou ter que procurar a url do site; foi-me passado por Roz Griston... da gen-med ;-))

As fontes italianas, em geral, são:

P. Litta e L. Passerini, _Famiglie Celebri Italiane_, muitos fascículos, 1830-1845 (tábuas genealógicas detalhadas, com fontes e descrição histórica).

V. Spreti, _Enciclopedia Storico-Nobiliare Italiana_, 7 vols., Roma, 1941. Bom ponto de partida, com bibliografia, mas a ser usado com cuidado.

Verbetes genealógicos na _Enciclopedia Italiana_; todos têm boa bibliografia e alguma heráldica.

Em Gênova: N. Battilana, _Famiglie Nobili Genovesi_, reimpressão, A. Forni, 1971.

fa

Reply

Direct link:

RE: Família Pallastrelli

#15963 | doria_gen | 17 Jan 2002 21:56 | In reply to: #15931

Pois é, conheço o artigo dele, anterior, que deu em toda a discussão, e estou curioso para ler esse trabalho recente. Mas sou cético quanto a tal casamento.

Podemos discuti-lo, se v. quiser.

Forte abraço, fa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 03 Jul 2024, 09:31

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen