Representação Heráldica Correcta nos Anéis de Brasão
This topic is classified in the following rooms Direito | Heráldica
Representação Heráldica Correcta nos Anéis de Brasão
Caros Participantes do Fórum,
Venho aqui pedir que me esclareçam uma dúvida: nos anéis de sinete portugueses representa-se apenas o escudo, o arranjo heráldico completo ou só o timbre? É que vi há uns tempos um anel inglês e penso que só tinha o timbre e a coroa de conde. Pareceu-me estranho, pois pensava que o arranjo heráldico completo era de uso exclusivo do monarca, representando-se apenas o escudo no anel.
Atenciosamente,
Henrique Sousa de Azevedo
Direct link:
RE: Representação Heráldica Correcta nos Anéis de Brasão
O mais habitual em Portugal é o sinete consistir no escudo, no elmo e timbre. O paquife é menos usual estando quase sempre ausente.
ReplyDirect link:
RE: Representação Heráldica Correcta nos Anéis de Brasão
Caro Sérgio Sodré,
Agradeço a sua resposta e a disponibilidade para ajudar. Tenho em minha posse um anel com as armas dos Azevedos de S. João de Rei, mas não tem elmo. Penso que só tem o escudo e o timbre (a representação é semelhante à encontrada na página familiar do geneall--1º e 4º águia estendida de negro, 2º e 3º cinco estrelas de seis pontas e bordadura carregada de oito aspas).
Nas representações de cartas de armas o elmo está sempre presente, pareceu-me estranho.
Atenciosamente,
Henrique Sousa de Azevedo
PS-Penso que a cor do escudo e da bordadura estão trocadas na página do geneall.
Direct link:
RE: Representação Heráldica Correcta nos Anéis de Brasão
Não há "representação correcta" para um anel de sinete. Aliás nem para a representação gráfica da Carta d' Armas existe "representação correcta". Qualquer representação que não ofenda o texto da Carta está correcta e há sempre espaço para alguma criação artística. E ainda bem que assim é.
Qualquer armoriado pode usar o brasão completo não havendo confusão possível com o Rei por existirem necessariamente diferenças imediatamente evidentes. Quanto aos sinetes, em anéis ou não, nada impediria que tivessem também a representação completa mas seria extremamente difícil de gravar; mas já vi vários anéis de sinete com paquife. É sempre uma questão de estética.
Se quiser incluir escudo, virol, elmo, com ou sem coronel, e timbre, o que acontece é que dispondo-se todas essas peças na vertical, a representação torna-se exageradamente alongada e é imprescindível o paquife para equilibrar esteticamente a figura. Com ou sem paquife, especialmente em brasões que tenham partições outro problema é que, sendo virol e elmo sensivelmente da mesma altura do que o escudo, por sua vez igual ao timbre, para a figura caber em altura e sem adulterar as proporções do escudo as partições deste resultam quase sempre ilegíveis e tanto mais, quanto maior for a sua complexidade. É para evitar este problema que muitas vezes o sinete tem apenas escudo, virol e timbre; e porque raramente ou nunca as proporções do timbre são obrigatórias, o autor pode desenhar uma composição que se adapte esteticamente à "moldura" seja esta ovalada, como será mais vulgar, rectangular, quadrada, redonda ou em losango.
A. Luciano
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 03 Dec 2024, 03:48