Descendentes de Malpica do Tejo
This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Pessoas
Descendentes de Malpica do Tejo
Estou a iniciar minha ascendência, pertenço á família dos Maias por parte do meu avô paterno, João Cacheira Maia, n. 25/4/1916, m. 6/9/2003, filho de José Maia n. 12/7/1891 e m. 6/7/1974 e Catarina Costância Cacheira n. 12/3/1890, m. 15/1/1971. Aos Siborros por parte da minha avó Materna Catarina Cabrito Siborro, n. 22/8/1918, f. 21/1/1973. Se alguém Têm alguma informação sobre a continuidade destas duas famílias que me podesse facultar agradecia.
ReplyDirect link:
Descendentes de Malpica do Tejo
Caro Nuno,
Tenho antepassados em Malpica do Tejo. Porém são muito antigos. O mais recente é Manuel Simão Farias que nasceu em 1705.
Mas talvez haja alguém que tenha dados mais recentes de tal modo que se possa entroncar com os seus. De qualquer modo acho que você teria de avançar pelo menos mais uma ou duas gerações de modo a cair nos paroquiais para que não dependamos da conservatória.
Lourval
Direct link:
RE: Descendentes de Malpica do Tejo
Caro Lourval,
Agradeço desde já a sua pronta ajuda, contudo fiquei confuso com a sua sugestão "avançar pelo menos mais uma ou duas gerações de modo a cair nos paroquiais", e já agora, tem conhecimento de algum tópico no geneall que me possa auxiliar na minha pesquisa?
Agradeco mais uma vez a sua disponibilidade.
Nuno Aguiar
Direct link:
Descendentes de Malpica do Tejo
Nuno,
Os batismos são mais acessíveis que os registros de nascimento na conservatória. Se você avançar uma ou duas gerações ficamos independentes da conservatória consultando apenas os batismos, bem mais disponíveis e muitos já na internet. Do Distrito de Castelo Branco, na internet, infelizmente ainda não temos nada. Mas já há muita coisa da Guarda, de Lisboa, de Vila Real, do Porto, de Coimbra, etc.
Você tem como avançar uma geração pelo menos? Os genealogistas que estudam Malpica, acredito, tem somente os paroquiais e não os registros de nascimentos. Quero dizer: antes de cerca de 1890, é bem mais estudado do que após 1890 quando surgiram os registros civis.
Lourval
Direct link:
RE: Descendentes de Malpica do Tejo
Caro Nuno Aguiar,
Tenho as famílias de Malpica do Tejo relativamente bem estudadas mas não consigo adiantar nada sobre os nomes que refere. Inclusivamente para as datas que refere não consegui localizar os nascimentos de José Maia (12.7.1891) e de Catarina Constância Cacheira (12/3/1890). Serrá que nos pode indicar de quem são filhos e as respectivas naturalidades?
De igual modo, veja se nos consegue adiantar mais qualquer coisa sobre os ascendentes de Catarina Cabrito Siborro.
Cumprimentos,
António G. Pereira
Direct link:
RE: Descendentes de Malpica do Tejo
Caro António Pereira,
Agradeço-lhe desde já a sua disponibilidade e informações, bem como ao amigo Lourval que também tem colocado alguma informação não só neste item como também no que á minha família toca (Paes de Aguiar e Paes do Amaral).
Primeiro que tudo uma pequena rectificação, quanto a Catarina Constância Cacheira, nome fornecido por uma tia, não está de todo correcto, pois se era conhecida por esse nome, na verdade é que no assento de nascimento de minha mãe, Maria Helena Siborro Maia é neta paterna de José Maia e Catarina Cacheira ao invés de Catarina Constância Cacheira.
Segundo o assento de nascimento de minha mãe, Catarina Cabrito Siborro é filha de Domingos Cabrito Cabaço e Maria Siborro, desconheço as naturalidades e datas de nascimento.
Mais uma vez o meu obrigado pela vossa.
Nuno Aguiar & Fernanda Maia Afonso
Direct link:
RE: Descendentes de Malpica do Tejo
Caros,
Posso ainda adiantar que Domingos Cabrito Cabaço e Maria Siborro tiveram 12 filhos entre eles, Catarina Cabrito Siborro, Pedro xx Siborro e um outro filho o qual não temos o nome mas casado com Maria Mota.
Obrigado
Nuno Aguiar
Direct link:
RE: Descendentes de Malpica do Tejo
Caro Nuno Aguiar,
Os registos de Malpica disponíveis para consulta são apenas os anteriores a 1905. Nesses registos não aparecem os nascimentos de José e de Catarina para as datas que indica. Sem saber os nomes dos pais de um e de outro é muito difícil chegar a alguma conclusão. A mesma coisa para Domingos Cabrito Cabaço e Maria Siborro.
De qualquer forma, adianto que o apelido Maia sugiu em Malpica, quando José da Maia Cardoso, natural da Lousa, filho do Doutor Manuel da Ascensão, de Castelo Branco e de Maria Cardosa, da Lousa, ali casou a 13.5.1818 com Maria Lopes da Gama fiha de António Pires da Gama e de Maria Lopes, estes de Malpica. Do casamento nasceram vários filhos dos quais pelo menos dois tiveram geração.
Os outros apelidos que refere são mais antigos em Malpica do Tejo.
Cumprimentos,
António G. Pereira
Direct link:
RE: Descendentes de Malpica do Tejo
Caro António G. Pereira
Peço desculpa a todos os intervenientes neste tópico pela intromissão, mas aproveitava, visto o Confrade ter um estudo sobre as Familias de Malpica, se tem alguma coisa sobre um meu Octavô Manuel Fernandes, que se terá Casado na Sertã, filho de António Fernandes e de Maria Nunes. Terá nascido em Malpica cerca de 1640 a 1650.
Com os melhores cumprimentos
Gonçalo Machado
Direct link:
RE: Descendentes de Malpica do Tejo
Caro Gonçalo Machado,
Não tenho nada sobre esse Manuel Fernandes. Aliás, os paroquiais de Malpica que chegaram aos nossos dias não ajudam muito já que começam em 1663.
Cumprimentos,
antónio G. Pereira
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 26 Dec 2024, 23:17