Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões

Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

#265718 | ruigomes | 22 Nov 2010 18:52

Caros confrades:
No seguimento de outros pedidos por mim feitos, venho novamente insistir junto de vós para a obtenção de qualquer tipo de informação relacionada com a família Barbosa, que no séc. XVII e XVIII viveu em Ordins, freguesia de Lagares, Penafiel.
Após pesquisas posteriores, descobri que a capela existente na freguesia de Lagares dedicada a São Libório foi mandada construir pelo padre Semião Barbosa Ordins, descendente dessa casa. No blogue "Luz da Candeia Velha", baseado em escritos dos anos 60 feitos por um tal de MONAQUINO (cuja identidade já foi discutida noutro tópico), vim a saber que a dita capela foi feita junto ao solar dos Barbosas, que ficaria junto a outro solar da família Aranha.
Na altura da construção, o solar seria de um Valério Barbosa, filho de Gonçalo Barbosa, e pai do padre Semião.
O meu ramo Barbosa veio a florir posteriormente na freguesia vizinha de Valpedre, oned ainda se mantêm. Quanto ao dito solar dos Barbosas, soube pelo MONAQUINO que o mesmo pertence actualmente a uma família Moreira.

Ainda relacionado com este tópico, gostaria de perguntar aos confrades se sabem alguma coisa da descendência da família Barbosa que no Séc. XIII viveu na chamada Honra de Barbosa-a-Nova, que ficaria na freguesia de Pinheiro, Penafiel, não muito longe de Rans (Felgueiras Gayo faz referência à criação desta honra quando fala dos Barbosas).

Cumprimentos,
Rui Gomes

Reply

Direct link:

RE: Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

#265726 | joaoggralves2 | 22 Nov 2010 19:53 | In reply to: #265718

Caro Rui Gomes,

Não dispondo de informações relativas às famílias a que se refere, venho apenas comunicar que pesquiso os Barbosas de Abragão, Penafiel, e estou interessado em possíveis ligações a outros Barbosas da região. O casal mais antigo que registei em Abragão foi Semião Barbosa e Maria Jorge, casados em 1601, sendo o primeiro filho de Pedro Barbosa e de Francisca Fernandes, que são dados como naturais da freguesia fronteiriça de Vila Boa do Bispo, Marco de Canaveses. Agradeço se surgir alguma pista.

Cumprimentos,
João Guilherme

Reply

Direct link:

RE: Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

#265731 | ruigomes | 22 Nov 2010 21:55 | In reply to: #265726

Caro João,

Grato por ter respondido à minha mensagem.
Relativamente a Abragão não possuo nenhum antepassado Barbosa nessa freguesia. A mais antiga que tenho é uma Isabel Barbosa, nascida em 1622 no dito lugar de Ordins. Era filha de outra Isabel Barbosa e de Gaspar Lopes, os quais desconheço a naturalidade, apesar de nos registos dos filhos aparecerem como sendo igualmente de Lagares.
O padre Semião de que falei era filho de Gonçalo Barbosa, que se casou em Ordins em 1693, pelo que muito dificilmente terá sido contemporâneo do seu antepassado Semião.

Rui Gomes

Reply

Direct link:

RE: Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

#265734 | joaoggralves2 | 22 Nov 2010 23:01 | In reply to: #265731

Caro Rui Gomes,

Obrigado pela resposta. Por curiosidade, que outras freguesias pesquisa em Penafiel? Além de Abragão, tenho igual interesse em Luzim e Paço de Sousa. Em relação a Lagares, tenho a informação de que uma antepassada, Luísa Ferraz, nascida por volta de 1620/30, seria natural dessa freguesia, mas ainda não consegui localizar nem o casamento, nem o baptismo... Já relativamente a Marco de Canaveses, tenho antepassados maioritariamente em Santo Isidoro, Sobretâmega, Folhada e Vila Boa de Quires, sendo também do meu interesse grande parte das freguesias amaratinas.

Cumprimentos,
João Guilherme

Reply

Direct link:

RE: Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

#265745 | ruigomes | 23 Nov 2010 10:50 | In reply to: #265734

João, além de Lagares, tenho pesquisado mais um Rio de Moinhos, Valpedre, Cabeça Santa e Boelhe. Do lado do Marco de Canavezes descobri antepassados em Ariz e Alpendorada, mas não prestado grande atenção a estes ramos.

Cumprimentos,
Rui Gomes

Reply

Direct link:

RE: Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

#265761 | golim67 | 23 Nov 2010 20:21 | In reply to: #265745

Caro confrade Rui Gomes

Conheço bem o lugar de Ordins que refere e sei que o dito Solar pertence ainda, penso eu, ao Padre Barbosa que tem residência no centro da freguesia de Lagares.
A casa está desabitada e possui capela, embora o seu estado de conservação não seja o melhor e não é lá celebrada miossa há muitos anos.
Também há muitos anos que não contacto com o Padre Barbosa que era visita frequente da minha casa de férias que possuo em Ordins antes de ir para Cabo Verde em missão missionária.
Se entender, poderei obter mais detalhes sobre o assunto logo que me desloque aquele lugar e procurarei contactar o referido Padre.

Com os cumprimentos,

Gouveia de Lima

Reply

Direct link:

RE: Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

#265772 | ruigomes | 24 Nov 2010 10:41 | In reply to: #265761

Caro Gouveia de Lima

Agradeço-lhe pela informação que me deu. É bom saber que a casa ainda pertence à família, que ainda não perdeu o hábito de formar padres! Eu costumo ir muitas vezes a Rio de Monhos, onde tenho casa e família, pelo que irei a planear uma visita futura a Ordins para conhecer a habitação dos meus antepassados e quiça falar com o padre Barbosa, de quem serei ainda parente.

Cumprimentos,
Rui Gomes

Reply

Direct link:

RE: Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

#265774 | mc | 24 Nov 2010 11:26 | In reply to: #265718

Caro Confrade

Entre os numerosos descendentes dos Barbosa, da Honra de Barbosa, constam, segundo afirma a tradição familiar, os que a seguir refiro, ramo que se fixou em Matosinhos e Porto, onde há descendência:
-Gonçalo Barbosa n.c.1650 freg. S.Pedro Cête, Paredes, cc Maria. Um dos filhos:
-Catarina Barbosa n.17-10-1677 freg. S.Pedro de Cête, Paredes, cc João Fernandes. Um dos filhos:
-João Barbosa n.10-02-1704 freg. S.Pedro de Cête, Paredes, cc Ana de Sousa, n.c. 1700 lugar Braços, freg. S.Vicente Irivo, Penafiel. Casamento a 26-01-1723 em Paço de Sousa. Um dos filhos:
-João Barbosa n.22-07-1724 lugar Braços, S.Vicente Irivo, Penafiel, cc Ana de Paiva. Casamento a 28-10-1746 Galegos, Penafiel. Um dos filhos:
-Tomás Barbosa n.18-09-1747 S.Salvador de Galegos, Penafiel, cc Maria Martins, n.c.1751 StºAndré de Marecos, Penafiel. Casamento a 16-12-1771 Marecos, Penafiel. Um dos filhos:
-Joaquim Barbosa n.c.1783 StºAndré de Marecos, Penafiel, cc Rita de Jesus, n. Ramalde, Porto. Casamento a 07-09-1808 Bouças, Matosinhos. Um dos filhos:
-José Barbosa n.26-03-1816 Bouças, Matosinhos, cc Maria Joaquina da Silva n. Matosinhos. Casamento a 11-10-1849 Matosinhos. Com descendencia.

Ainda não investiguei os ascendentes directos do acima referido Gonçalo Barbosa.

Dos Barbosa, da Honra de Barbosa, descendia também o ilustre politico brasileiro dr. Ruy Barbosa, actualmente com descêndencia no Brasil.
Cumprimentos.
Maria

Reply

Direct link:

RE: Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

#265783 | ruigomes | 24 Nov 2010 14:34 | In reply to: #265774

Cara Maria Carneiro,

o "seu" Gonçalo Barbosa não é o mesmo que o "meu", uma vez que este casou em 1693 na paróquia de Foz do Sousa, concelho de Gondomar, com Ana Luís.
Na melhor das hipóteses, o seu Gonçalo poderia ser tio do meu ou então primos afastados. Caso a sua ascendência vá dar a Lagares, então temos uma maior probabilidade de serem descendentes da mesma família.

Cumprimentos,
Rui Gomes

Reply

Direct link:

RE: Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

#265784 | Conde | 24 Nov 2010 14:40 | In reply to: #265734

Caro Rui Gomes:
Por acaso não tem Barbosas de Paços de Gaiolo e Penhalonga? E de Luzim tem Rebelos, Cruzes ou Ferreiras?
Cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

#265786 | joaoggralves2 | 24 Nov 2010 15:28 | In reply to: #265784

Caro Senhor Conde,

Tenho Rebelos mesmo na freguesia ao lado, em Abragão, se bem que tenham origem em Vila Boa de Quires. O mais antigo em Abragão é Manuel Rebelo, casado em 1670 com Maria Barbosa, que era filho de outro Manuel Rebelo e de Catarina Fernandes, casados em Quires em 1634, neto de António Gonçalves e de Maria Rebela. Quanto a Ferreiras em Luzim, tenho João Ferreira, casado em Abragão em 1691 com Maria Barbosa (filha do Manuel Rebelo supracitado), filho de
Francisco Ferreira e de Estácia Ferreira, ambos de Luzim. Reconhece algum nome?

Cumprimentos,
João Guilherme

Reply

Direct link:

RE: Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

#265801 | ruigomes | 24 Nov 2010 20:02 | In reply to: #265784

Caro confrade Conde, relativamente ao que me pediu informo-lhe que não tenho familiares Barbosa nessas freguesias de Além-Tâmega. Creio que terá melhor sorte com o confrade João Guilherme.
Entretanto descobri um outro antepassado meu Barbosa em Rio de Moinhos, mas de outro ramos completamente diferente do de Ordins. Posso tentar explorar este ramo para ver se está relacionado com o já citado de Boelhe ou de Paços de Gaiolo. De qualquer forma aconselhava os confrades Conde e João Guilherme a criar um novo tópico relacionado com esses ramos, para não criamos confusão com os Barbosas de Ordins.

Cumprimentos,
Rui Gomes

Reply

Direct link:

Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#265813 | joaoggralves2 | 25 Nov 2010 00:55 | In reply to: #265784

Exmo Sr. Conde, caro confrade,

Decidi criar este tópico apenas dedicado aos Rebelos de Luzim e Vila Boa de Quires, seguindo a sugestão do confrade Rui Gomes, para não sobrecarregar o tópico dos Barbosas de Lagares. Como informei nesse tópico, tenho alguns antepassados em Vila Boa de Quires que são Rebelo, nomeadamente Manuel Rebelo n. Quires 1635, filho de Manuel Rebelo e de Catarina Fernandes, casados em Quires em 1634, neto paterno de António Gonçalves e de Maria Rebela. Relativamente a este último casal, não consegui encontrar nem o registo de casamento nem os registos de baptismo dos filhos, tendo procurado primeiro em Vila Boa de Quires e posteriormente em Luzim. Sei que tiveram pelo menos mais um filho, Luís Rebelo, casado em 1635 na mesma freguesia. Fica a dúvida se terão alguma relação com os Rebelos da Casa de Andiade.

Relativamente a esta casa, de Andiade, já aqui há uns tempos tinha lido o seu interessante artigo de 1993, mas na altura não reparei em certos pormenores que só agora me chamaram à atenção. O confrade provavelmente já rectificou, pois já se passaram muitos anos, mas de qualquer forma alerto para o facto de ter ultrapassado, ao que me parece, uma das gerações iniciais. O confrade faz o Francisco Rebelo que casou com Maria de Madureira filho de Pedro Rebelo e Maria Manuel, quando creio que seria, na verdade, neto destes. Tal como sugere o seu baptismo, seria antes filho de outro Francisco Rebelo, certamente o que fez a justificação de nobreza, e de Maria da Cruz, essa sim, "familiar" do Abade Gaspar Fernandes. O primeiro Francisco casado em 1640 em Luzim, o segundo em 1608 em Quires.

Desta forma, talvez exista a possibilidade de a minha Maria Rebela ser filha de Pedro Rebelo, ou sobrinha, talvez ilegítima... Tendo em conta que o Francisco Rebelo (velho) casou e teve o filho em Vila Boa de Quires, custa-me a crer que não haja nenhuma relação. Será que o confrade tem alguma pista que me possa orientar?

Agradeço a atenção, aguardando comentários.

Com os meus melhores cumprimentos,
João Guilherme

Reply

Direct link:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#265825 | Conde | 25 Nov 2010 10:34 | In reply to: #265813

Caro Confrade e seguramente Parente:
Tem toda a razão. Já demos por isso, ou seja são dois Franciscos. O seu é forçosamente destes. O primo José AntonioReis tem a genealogia de Andiade mais guardada do que eu pois trabalhamos em equipa. Vou pedir que veja este tópico. Ainda há os Rebelos de Saveiro, mas eu tenho para mim que é tudo o mesmo, mais tarde ou mais cedo. Felizmente houve rumores de xn e assim temos vários processos do SO. Conhece-os?
Cumprimentos cordiais.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 01:14

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen