Cerqueira Lemos - São Paulo, Brasil e Carneiro da Silva - Lama, Santo Tirso, Portugal

This topic is classified in the following rooms Brasil | Famílias | Pessoas

Cerqueira Lemos - São Paulo, Brasil e Carneiro da Silva - Lama, Santo Tirso, Portugal

#266241 | francandrade | 03 Dec 2010 13:00

À atenção dos confrades de São Paulo, Brasil:

Gostaria de contactar com descendentes de:

Avelino Lemos Júnior e Júnia de Cerqueira Luz, que residiram em São Paulo.
Tiveram os seguintes filhos, de acordo com o site http://www.stratta.net/familia/pafg02.htm#32 :

-- Carlos Alberto Cerqueira de Lemos (nasceu em São Paulo em 2 de Junho de 1925
-- Fernando Cerqueira de Lemos (nasceu em 23 de Abril de 1928 )
-- Maria Teresa Cerqueira de Lemos (gémea do anterior? nasceu a 22 de Abril de 1928 ?)

Fernando Cerqueira de Lemos é um conhecido jornalista de São Paulo, enquanto Carlos Alberto Cerqueira de Lemos é Arquiteto e Professor Titular da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (espero que ainda sejam ambos vivos )

Estas pessoas (que eu não conheço) são meus primos, pois descendem da Família Carneiro da Silva, com origem na freguesia da Lama, em Santo Tirso. Sei que Carlos Alberto Cerqueira de Lemos escreveu um livro intitulado "Viagem pela Carne", editado pela EDUSP em 2005, no qual refere aspectos de sua ascendência e faz referência aos Carneiro da Silva, dos quais eu também descendo. Eu não sabia que tinha familiares em São Paulo, fiquei a saber através da consulta on-line deste livro. Nesse livro, Carlos Alberto Cequeira de Lemos refere o meu 5º Avô José Carneiro da Silva, nascido em S. Miguel da Lama, Santo Tirso, a 19 de Fevereiro de 1787, que era irmão de Francisco Carneiro da Silva Braga, ascendente desta Família Cerqueira Lemos, e referido no livro como tendo nascido em 1785 também na freguesia de S. Miguel da Lama. De acordo com o livro de Carlos Alberto Cerqueira de Lemos, parece que uma boa parte da família ficou no Brasil, enquanto o meu 5º Avô, que também terá passado pelo Brasil, acabou regressando a Portugal e aqui deixou ampla descendência.

Se alguém conhecer estas pessoas ou seus descendentes, muito agradeço um contacto.
Com os meus cumprimentos
Francisco Carneiro Pacheco Andrade

Reply

Direct link:

RE: Cerqueira Lemos - São Paulo, Brasil e Carneiro da Silva - Lama, Santo Tirso, Portugal

#266377 | LAMBERT | 06 Dec 2010 12:52 | In reply to: #266241

Francisco:

Localizamos os nomes de Carlos Alberto e Fernando na lista telefonica de São Paulo.

Estamos tentando um contato, para verificar se são os parentes que v.procura.

Caso queira fazer o contato diretamente, favor falar-me.

Abraços

Lambert

Reply

Direct link:

RE: Cerqueira Lemos - São Paulo, Brasil e Carneiro da Silva - Lama, Santo Tirso, Portugal

#266400 | francandrade | 06 Dec 2010 18:29 | In reply to: #266377

Caro Lambert,

Muito obrigado pelo seu contacto. Eu sei que Carlos Alberto Cerqueira Lemos foi Professor titular da Faculdade de Arquitectura da USP. Se não for possível contactar com estes irmãos ( e eu creio que serão já bastante idosos... ) talvez eles tenham familiares (filhos ou sobrinhos) que conheçam o ramo brasileiro da família.
Só recentemente eu me deparei com o registo de Carlos Alberto Cerqueira Lemos no seu livro "Viagem da carne) e, simultaneamente, com este tópico iniciado pelo infelizmente falecido Vasco Jácome que, pelo que vejo, também era meu primo. Eu conheço a descendência de José Carneiro da Silva através de sua filha, Joana Rita Carneiro, minha 4ª avó, casada em Portos, Lama, Santo Tirso, em 23 de Agosto de 1826 com João de Sampaio e Silva. Este casal, meus 4ºs Avós, tiveram ao que julgo saber dois filhos: Adriano Carneiro de Sampaio e José Carneiro de Sampaio e Silva, meu trisavô. A descendência destes dois irmãos sempre foi conhecida da minha família, mas o rastro dos outros primos Carneiro da Silva, tanto em Portugal como no Brasil, foi algo que perdemos.
Parece-me também que a minha antepassada Josefa Carneiro ( referida numa das mensagens por Vasco Jácome, e que era casada com Caetano da Silva ) será filha de uma irmã de um antepassado do Engº Eurico de Melo, pessoa que conheço desde sempre em Santo Tirso. Eu sabia que pela lado paterno sou primo da Mulher do Sr. Engº Eurico de Melo. O que eu não sabia ( mas parece-me uma evidência agora ) é que ainda sou seu primo pelo lado materno... E que estes antepassados do Engº Eurico de Melo serão também antepassados de toda esta família Carneiro da Silva.

Infelizmente, duas das pessoas que poderiam com gosto explorar esta linha, já cá não estão: uma, que eu não conheci, mas que venho a saber agora que era meu primo - Vasco Jácome; o outro, com quem tive o prazer de privar e até de colaborar ocasionalmente, José Luís Teixeira Coelho de Melo, também ele casado com uma prima de meu Pai (tal como o seu irmão) e que agora descubro que possivelmente será mesmo meu primo por via materna, já que descende de um capitão António Gonçalves ( de Sá?) e de Domingas Pereira, que terão residido em Bente, em finais do sec. XVII, princípios do séc. XVIII.

A genealogia é uma permanente caixinha de surpresas e quando nos confrontamos com estas novidades, ficamos obviamente interessados.
Muito obrigado pela vossa simpática mensagem.
Aguardo o vosso contacto,
Com os meus cumprimentos
Francisco Carneiro Pacheco Andrade

Reply

Direct link:

RE: Cerqueira Lemos - São Paulo, Brasil e Carneiro da Silva - Lama, Santo Tirso, Portugal

#266446 | LAMBERT | 07 Dec 2010 13:54 | In reply to: #266400

Caro Francisco:

Fiz um contato telefônico com o Sr.Fernando.
Confirmou ser descendente de Avelino/Junia.
Ele solicitou seu e.mail.

Abraços
Lambert

Reply

Direct link:

RE: Cerqueira Lemos - São Paulo, Brasil e Carneiro da Silva - Lama, Santo Tirso, Portugal

#266470 | francandrade | 07 Dec 2010 18:26 | In reply to: #266446

Caro Lambert,

muito obrigado pela sua mensagem.
O meu email é franc.andrade@gmail.com

Aguardo um contato por email.

muito obrigado por tudo,

Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Reply

Direct link:

RE: Cerqueira Lemos - São Paulo, Brasil e Carneiro da Silva - Lama, Santo Tirso, Portugal

#266636 | francandrade | 11 Dec 2010 14:32 | In reply to: #266470

Caro Lambert,

Já recebi mensagem de Fernando Cerqueira de Lemos, à qual também já respondi. Estamos portanto em contato. Muito obrigado por sua amável intervenção que colocou em contato dois ramos familiares que não se comunicavam, provavelmente, há 200 anos !!! Muito obrigado por tudo.

Entretanto, Fernando Cerqueira de Lemos perguntou se tem alguma ligação com a família da cunhada dele, que também tem apelido Lambert.

Obrigado por tudo,
com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 17:56

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen