Visconde S. José - título atribuído pelo Infante D. Miguel

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas | Títulos

Visconde S. José - título atribuído pelo Infante D. Miguel

#266244 | francandrade | 03 Dec 2010 14:45

A quem interessar ou a quem me souber responder:

Um 5º Avô meu, José Carneiro da Silva, nascido a 19 de Fevereiro de 1787, na freguesia da Lama, concelho de Santo Tirso (filho de José Carneiro da Silva e Ana Maria da Silva, neto paterno de Caetano e Josefa Carneiro e neto materno de Manuel Pereira Machado e Maria Josefa da Silva ) terá sido agraciado pelo Infante D. Miguel com o título de Visconde de S. José. De acordo com o site da Junta de Freguesia da Lama ( http://www.eb1-igreja-lama.rcts.pt/fuguras.htm ) o Infante D. Miguel, já no exílio, confirmou-lhe o título de Visconde de S. José e atribuiu-lhe Brasão de Armas. Versão ligeiramente diferente terá porém um meu primo paulista (que não conheço pessoalmente) Carlos Alberto Cerqueira de Lemos que no seu livro "Viagem pela Carne", publicado pela Edusp em 2005, a págs. 40 e 41 refere que José Carneiro da Silva requereu em 1832 ao Infante D. Miguel "carta de brazão de armas de nobreza e fidalguia ".

Face a estes elementos, várias questões se me suscitam:

A carta de brasão de armas de nobreza e fidalguia tem autonomia face ao título de Visconde de S. José ? A carta de brasão de armas de nobreza e fidalguia é um reconhecimento de fidalguia independentemente da atribuição ou não do título ?

O título, a ter sido atribuído pelo Infante D. Miguel já no exílio, é válido ? E era reconhecido pela Casa Real Portuguesa ? ( na altura reinava a Rainha D. Maria II e o Infante D. Miguel era um elemento rebelde da Família Real, banido até do País...)

Outra questão seria a de saber quem poderia ser, actualmente, o representante desse título, no caso de o mesmo ser válido. Que eu saiba, José Carneiro da Silva teve apenas uma filha, Joana Rita Carneiro. Poderia ela herdar o título, à falta de outros herdeiros? Por outro lado, o primogénito de Joana Rita Carneiro, Adriano Carneiro Sampaio ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=516088 ) teve duas filhas. Poderiam elas herdar o título? Mesmo sabendo-se que um outro filho de Joana Rita Carneiro teve descendência pela linha masculina que se prolonga até hoje (actualmente representada pelo meu primo Gaspar de Sampayo da casa de Barrimau, também na freguesia de S. Miguel da Lama )?

Dúvidas que me ficam a propósito da atribuição de um título de Visconde, a um antepassado meu, pelo Infante D. Miguel ...

Aguardo o contacto de quem me souber responder,
com os meus cumprimentos
Francisco Carneiro Pacheco de Andrade

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 17:19

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen