Almeidas, Soares, Cabrais do Arcozelo (Gouveia )

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas | Regiões

Almeidas, Soares, Cabrais do Arcozelo (Gouveia )

#266560 | RUIV95 | 09 Dec 2010 15:01

Caros Confrades,

procuro informação sobre alguns ascendentes da zona de Arcozelo ( Gouveia ) que passo a referir :


Brízida dÁlmeida n. aprox. 1860
Joaquim Soares n. aprox. 1860
Angélica Cabral n. aprox. 1860
José Manuel Brízido n. aprox. 1880
Mª Carmo Angélica n. aprox. 1880



Grato antecipadamente,

Rui Vaz

Reply

Direct link:

RE: Almeidas, Soares, Cabrais do Arcozelo (Gouveia )

#266562 | RUIV95 | 09 Dec 2010 15:13 | In reply to: #266560

..... acrescento

António Manoel n. aprox. 1860 casado com
Brízida d´Almeida n. aprox. 1860
pais de José Manoel Brízido n. aprox 1880


RV

Reply

Direct link:

RE: Almeidas, Soares, Cabrais do Arcozelo (Gouveia )

#266569 | LProjecto | 09 Dec 2010 19:18 | In reply to: #266562

Caro Rui Vaz,

Satisfaz-me o facto de saber que existem mais investigadores de olhos postos em Arcozelo. Não disponho de informação sobre os indivíduos que referiu, mas posso adiantar que existem fortes possibilidades de entroncarem nos ascendentes da minha esposa (Almeida, Cabral), de Arcozelo, pelo que tenho todo o interesse em permanecer a par da evolução das suas investigações. Já há algum tempo que me debrucei sobre os paroquiais de Arcozelo, tenho elementos respeitantes a várias linhas, embora mais recuados.

Esses "Almeida Cabral" constam em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=998133

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Almeidas, Soares, Cabrais do Arcozelo (Gouveia )

#266591 | RUIV95 | 10 Dec 2010 15:07 | In reply to: #266569

Caro Luis Projecto Calhau,

Recorro a si pois vejo que tem bastante experiência nesta área da genealogia.

Pergunto-lhe se haverá possibilidade ( e onde ) de consultar online registos paroquiais, evitando a consulta in loco nos Arquivos Distritais ou Paroquiais.

Agradeço antecipadamente qq ajuda


RV

Reply

Direct link:

RE: Almeidas, Soares, Cabrais do Arcozelo (Gouveia )

#266600 | LProjecto | 10 Dec 2010 19:38 | In reply to: #266591

Caro Rui Vaz,

Vou responder-lhe o melhor que sei, salvo opinião mais avalizada.
Está em curso, se não estou em erro desde 2006, um projecto que resulta de um protocolo estabelecido entre várias entidades para digitalização e disponibilização online de livros paroquiais manuscritos. Ao que parece, a maioria dos arquivos distritais já concluiu a fase de digitalização e encontram-se na fase da publicação, tendo já disponibilizado grande parte dos registos de algumas das respectivas freguesias. Os arquivos distritais na dianteira são Porto, Vila Real, Coimbra e Lisboa, mas existem outros arquivos (como é o caso de Évora) que nem sequer iniciaram a primeira fase, embora nem todos optem pela digitalização mas antes pelo aproveitamento dos microfilmes dos Mormons (visto que quase todos os registos paroquiais do nosso país e de outros países foram, há uns anos atrás, microfilmados pelos Mormons). Acontece que este processo não será tão rápido como todos nós gostaríamos, pelo que teremos, certamente, que aguardar vários anos para que tudo esteja online, ainda assim, temos que ser optimistas e pensar que há uns anos atrás tão pouco se imaginava que tal pudesse vir a acontecer. Os registos paroquiais de Arcozelo poderão ser consultados na Torre do Tombo ou no Arquivo Distrital da Guarda (microfilmes n.º 692 e 693).

http://www.adguarda.pt/loja/produto_detalhe.asp?productid=208&departmentid=61

Poderá, ainda, verificar quais os paroquiais online e aceder aos mesmos através dos links do site etombo:

http://etombo.com/

Se está agora a iniciar o estudo da sua ascendência, desejo-lhe boa sorte e espero que consiga retirar dele a mesma dose de motivação e entusiasmo que muitos de nós, que passeamos por aqui, vivenciamos. E, já agora, vá dando notícias da evolução das suas investigações, pela elevada probabilidade de encontrarmos linhas de interesse comum.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 06 Jul 2024, 14:32

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen