Fárbica Arcolena
This topic is classified in the following rooms Património | Pessoas | Regiões
Fárbica Arcolena
Caros participantes
Procuro informações acerca de uma Fábrica de Cerâmica, em Santa Maria de Belém, chamada de Arcolena e fundada por volta de 1909.
Cumprimentos
António Francisco Cota
Direct link:
RE: Fábrica Arcolena
Caro António Francisco Cota
Arcolena será a designação correcta? O sítio de Alcolena existe em Belém, correspondendo à área de pedreiras e fornos de cal que forneceram materiais para a construção do mosteiro dos Jerónimos. Numa dessas pedreiras está hoje o estádio do Belenenses e, mais abaixo, sei que existiu uma fábrica de cerâmica que tinha ligação com a Fábrica Sant'Anna, esta sedeada na Junqueira, mas demolida há mais de 20 anos, pelo menos. Talvez seja esta.
Cumprimentos
Jorge Afonso
Direct link:
RE: Fárbica Arcolena
Prezado António Cota,
Não tenho informações concretas sobre a Fábrica Arcolena. O nome contudo, associado à Cerâmica, não me era estranho.
Encontrei na Internet a marca mas está associada a Coimbra, e não a Belém. Ver em: http://lindoro.no.sapo.pt/marcas/htm/marca048.html
Por outro lado a Sant'Ana que conheci há perto de 40 anos e que fazem - entre outras obras excelentes - uns painéis de azulejos noáveis, aqui referida por outro participante no Fórum, ainda tinha fábrica há pouco tempo atrás na Calçada da Boa Hora. Se telefonar para lá e visto que tiveram origem no século XVIII talvez possa confirmar a sua evental ligação com a Arcolena.
Ver: http://www.fabrica-santanna.com/c642/
Lamento não poder ser de maior utilidade mas a primeira pista talvez lhe sirva para alguma coisa.
Cumprmentos.
Ribeiro de Araújo
Direct link:
Caro Ribeiro de Araújo
Obrigado pelas informações.
Segundo José de Queirós, esta fábrica era situada na Rua das Pedreiras em Belém.
Já agora peço desculpa por ter escrito mal a palavra fábrica.
Cumprimentos
António Cota
Direct link:
Caro Jorge Afonso
Obrigado pelas informações. Sim é essa a fábrica, segundo José de Queirós era situada na Rua das Pedreiras letra A em Belém.
O mesmo autor diz que a fábrica seria de Maria José Gomes Correia e Filhos, o director artístico foi António Tomás Conceição e Silva, e fundada em Julho de 1909.
Cumprimentos
António Cota
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Nov 2024, 19:33