Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

This topic is classified in the following rooms Arquivos

Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269638 | Pedro Caldeira | 01 Feb 2011 18:15

Olá a todos, o meu nome é Pedro Caldeira Marques e desde que tenho uso de razão que ando interessado na genealogia. Sempre me fascinou todo este mundo e aprecio imenso a todos aqueles que grão a grão vão compondo a sua árvore genealógica. Tenho 15 anos, e por isso as minhas investigações genealógicas não podem ir muito longe porque não tenho licença para entrar nem a arquivos nem a nada, mas sei que isso não é um impedimento para eu continuar a pesquisar as minhas origens. Agora sinto que fiz um descobrimento e gostava que me dessem uma opinião ou uma simple ajudinha.

Eu já conheço bastante sobre a minha árvore genealógica, (tudo se diga), graças aos óptimos genealogistas José Caldeira (de quém sou primo afastado) e de uma senhora chamada Maggie, que ainda não tive oportunidade de conhecer, que foi quem introduziu a maioria dos dados da minha família. Mas eu ontem a uma da manhã descobri um dado muito interessante. Uma das famílias das quais descendo, são os Mouras, os mesmos Mouras que os Marqueses de Castelo-Rodrigo e outros interessantes títulos nobiliárquicos. Pois bem, eu sabia que descendia deles, mas não sabia bem como lá chegar. E então ontem descobri que uma antepassada minha, chamada "Luisa de Moura" (que aparece sem pais), aparentemente, pode ser a mesma que outra do Genea, chamada "Luisa Maria de Moura". Os dados são muito curiosos.

Vejam:

-Aqui está a primera Luisa de Moura, da qual eu descendo, e que aparece sem pais, só casada com um tal "José Correa de Brito", estes dois sendo pais de António Castanhede ou Castanheira de Moura.

O link dela: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=121123

-Aqui está a outra Luisa de Moura, contemporânea a outra Luisa de Moura, que também casou com um "José Correia de Brito da Silveira", mas neste caso aparece que só tiveram um filho chamado "Lourenço Correia de Brito da Silva".

O link dela é: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=201158

Pode ser que sejam a mesma? Se vêm os netos das duas Luisas de Moura, são também contemporâneos. Pode ser que as duas Luisas estem desentroncadas?

O meu pedido de ajuda era só mesmo isso. Será que alguém me podia ajudar a procurar nas páginas que aparecem relativas a segunda Luisa de Moura no NFP? Moro em Barcelona e nasci em Espanha por tanto não posso ter accesso a ese conjunto de livros. :(

Agradecia imenso se alguém me pode-se só mesmo ajudar nisso!
Desculpem o meu português, pois nasci em Espanha filho de funcionários consulares.

Abraços!

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269644 | Cellanova | 01 Feb 2011 19:21 | In reply to: #269638

Caro Pedro Caldeira,

Eu posso lhe enviar as páginas respectivas. Diga-me apenas o email para enviar!

Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269648 | Pedro Caldeira | 01 Feb 2011 19:40 | In reply to: #269644

pee.ddroarrobahotmailpontocom

Muitíssimo obrigado Cellanova! :D

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269651 | joaoggralves2 | 01 Feb 2011 19:48 | In reply to: #269648

Caro Pedro Caldeira Marques,

Antes de mais, permito-me dirigir-me a ti na segunda pessoa e sugerir que nos tratemos dessa forma, em primeiro lugar devido à proximidade de idades e, em segundo, para escapar momentaneamente à formalidade deste nosso fórum.

Ao ver o teu tópico, não pude deixar de me lembrar das minhas primeiras mensagens neste fórum, há dois ou três anos atrás, quando tinha a mesmíssima idade que tu tens agora. Na altura, ainda não pesquisava em paroquiais e cingia-me à pesquisa nos arquivos familiares e à elaboração de teorias e ligações, exactamente como fazes neste tópico. Parece-me no entanto que as minhas teorias eram bem mais improváveis do que esta que expões aqui.

De facto os casais que apresentas parecem ser os mesmos. Além da parecença de nomes e cronologia semelhante, que referiste, a localização bate também certo, visto que o Lourenço Correia de Brito da Silva foi Senhor do Morgado de Sinde, como aparece nas notas da sua página pessoal. É claro que isto não basta para ter a certeza, mas é um bom ponto de partida.

Quanto ao Nobiliario de Famílias de Portugal, podes fazer o download a partir do site da Biblioteca Nacional: http://purl.pt/12151/3/ O link que interessa para os Correias é o "H.G. 40107 V.", que corresponde ao tomo décimo primeiro e décimo segundo. Assim que abrires esse documento, vais à página 79 e ao fundo começam estes Correias de Coimbra.

Quero indicar-te também um outro site, a partir do qual poderás aceder a todos os registos paroquiais que estão online: http://etombo.com/root/portugal.html . Caso ainda não o conheças, basta ires a Coimbra > Tábua > Sinde e aparecem diversos livros pesquisáveis, sendo o mais antigo um livro misto (casamentos, baptismos e óbitos) que começa em 1649. Provavelmente conseguirás encontrar registos úteis para estabelecer a ligação que pretendes.

Acabo com um conselho. Se realmente gostas de Genealogia, não deixes de fazer as tuas pesquisas em fontes primárias como as que indiquei acima, mesmo que os teus antepassados já estejam todos no Genea. Isto por duas razões: em primeiro, quem colocou esses dados no Genea, por muito bom genealogista que seja, pode ter-se enganado, errar é humano; em segundo, porque a atractividade da Genealogia está precisamente na busca, feita de lentos avanços e pequenas conquistas, que levam a outras maiores. Óbvio que umas dicas dão sempre jeito, mas não tornam desnecessária a pesquisa pessoal!

Um grande abraço,
João Guilherme

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269657 | Pedro Caldeira | 01 Feb 2011 20:13 | In reply to: #269651

Muito obrigado João! Os teus conselhos irão ser muito úteis no me pequeno percurso! :p
Já vi no NFP e aparece a Luisa Maria de Moura, mas só com um filho, isso dá-me a entender que são casais diferentes... Mas também sei de casos onde o livro omitiu informação, por tanto estou ainda mais confuso!

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269661 | joaoggralves2 | 01 Feb 2011 20:36 | In reply to: #269657

Pedro,

Os Nobiliarios deste tipo são pouco fiáveis (não são fontes primárias) quando avaliamos as informações que contêm. Ora, se vamos olhar para as informações que não contêm, ou seja, "que omitem", então não podemos mesmo confiar neles. É muito comum o NFP só indicar um filho, ou não indicar nenhum, quando na verdade eram cinco ou seis. Só é possível ter a certeza, recorrendo aos registos paroquiais. Por exemplo, podes tentar encontrar o registo de baptismo de António Castanhede de Moura, procurando naquele livro "Mistos (1649-1774)" que referi, por volta de 1680. Quando não se tem a data certa, tem de se correr os registos todos de um intervalo, por exemplo [1670-1690]. O registo, se existir, deve aparecer numa das folhas do livro neste género: "António, filho legitimo de José Correia e de Luisa Moura, foi baptizado no dia...". Dá trabalho, mas vale a pena. Entretanto, podem aparecer, em vez do António, outros filhos do casal, que é importante apontar. Depois, o passo seguinte é procurar o casamento dos pais, que normalmente indica o nome dos pais de cada noivo, o que neste caso permitiria tirar as dúvidas. Nota: normalmente, os livros mistos vem divididos em três porções diferentes, uma dedicada a baptismos, outra a casamentos e outra a óbitos - não vem tudo misturado.

Mas antes de partires para estas pesquisas complicadas, era bom começares, por exemplo, por tentar encontrar o registo de baptismo de algum antepassado recente (trisavô p.e.) que saibas quando nasceu. Assim percebes melhor o funcionamento disto, caso ainda não tenhas experimentado pesquisar em registos paroquiais.

Bem, espero não ter-te confundido ainda mais. Qualquer coisa, podes contactar-me: joaoggralves (o resto é igual ao teu).

João Guilherme

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269662 | Cellanova | 01 Feb 2011 20:40 | In reply to: #269648

O seu email é o seguinte?

pee.ddro@hotmail.com

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269667 | Pedro Caldeira | 01 Feb 2011 21:41 | In reply to: #269661

Cellanova, já recebi! Muito obrigado!

João, já procurei e procurei e procurei e nada! Pronto, tenho de continuar a procurar! Mas já procurei no Genea e não a mais Josés Correia de Brito, o que quer dizer que também não era um nome tão comum... Isso dá mais possibilidades de que sejam as mesmas pessoas...

Mas o que é que tu achas respeito os anos? Como é possivel que os netos da Luisa Maria de Moura tenham sido baptizados 152 anos depois de ela se ter casado? É impossível! Aliás, os netos de os supostos dois irmãos nasceram em épocas parecidas (1715-1730)

Onde mais posso procurar? Não sei mesmo...

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269670 | Cellanova | 01 Feb 2011 21:58 | In reply to: #269667

Eu acho que são o mesmo, e tambem acho que houve um engano nas datas de quem colocou.

Haver quatro pessoas com o mesmo nome no mesmo local (Sande) ainda por cima casadas, ou é um grande milagre ou não sei! Contudo, sou da opinião do confrade, procure o assento de casamento, que aí estará a resposta à sua questão.

Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269671 | Pedro Caldeira | 01 Feb 2011 22:03 | In reply to: #269670

Mutíssimo obrigado Cellanova, isso da-me imensas esperanças! :D
Mas uma coisa, se não sei a data Cellanova, como é que eu posso procurar ese assento de casamento?

Muito obrigado de novo, estão a ser mesmo uma grande ajuda!

Pedro Caldeira Marques

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269689 | Pedro França | 02 Feb 2011 03:01 | In reply to: #269671

Olá Pedro:

Sou eu - Pedro França - o amigo e colega do teu pai. Desde o fim de semana que tu e eu nos falámos por telefone.
Pois, introduzi-me neste tópico porque desconfiei logo, pelo nome, que eras tu. Olha, penso que ires pela linha dos Castanheiras Mouras que deram nos Correia de Brito da Silveira Alpoim será uma falsa pista no teu caso. Este é um ramo de Mouras que vem dos Mouras dos marqueses de Castelo Rodrigo, sim, mas, terás de recorrer ao que está levantado aqui no Geneall e que entra pelo teu lado Moura para as Secarias. Pode ser que haja tronco comum mas a montante da tal D. Luísa de Moura.
Amanhã vou ao AUC e vou tentar procurar por outras fontes que não os paroquiais. Já sei que as Secarias só têm paroquiais a partir de 1667 o que é um tanto tardio e não vai ajudar muito à investigação mas, não percamos a esperança nem o fôlego.
Depois, digo-te alguma coisa mais logo.

Um abraço.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269697 | Conde | 02 Feb 2011 12:29 | In reply to: #269638

É tudo a mesma gente. Veja a obra "Famílias da Beira" onde estão os Castanheiras de Moura. Veja no Forum Castanheiras. Vários são familiares do santo ofício. Veja no ttonline. O Conselho da Nobreza concedeu armas de Correia Brito e Moura a um descendente chamado Benjamim Pereira Pinto Quaresma Diniz que mora em Cascais. Tem tudo estudado e inédito.

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269698 | Conde | 02 Feb 2011 12:33 | In reply to: #269697

PS: No forum deve procurar em Moura o tópico sobre a ascendência da Inês.

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269802 | Pedro Caldeira | 03 Feb 2011 17:57 | In reply to: #269689

Muito obrigado Pedro pelo conselho!
Agradeço-lhe a ajuda do AUC!

Eu ainda não desisti!

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269804 | Pedro Caldeira | 03 Feb 2011 18:00 | In reply to: #269697

Desculpe-me a minha enorme ignorância, mas no que é que consiste isso de que o Conselho da Nobreza concedeu armas de Correia Brito e Moura a ese tal Benjamim? O que é que quer dizer exactamente isso? Que recebeu os títulos nobiliários respectivos a família, foi-lhe reconhecida a sua nobreza...? Não percebo no que consiste, e se não fosse um grande incomodo, podia fazer o favor de me explicar? :)

Muito obrigado!

Pedro Caldeira Marques.

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269815 | Cellanova | 03 Feb 2011 19:16 | In reply to: #269804

Caro Pedro Caldeira,



O que o confrade Conde pretende dizer-te, é que, os mouras, que procuras já se encontram largamente estudados e debatidos, é uma questão de veres os tópicos sobre o assunto. Também te está a dar outra pista de procura, quando te diz que existe vários familiares do santo ofício nesta familia é porque tem conhecimento de tal (acredita, se te o diz, é porque tem conhecimento de facto). Para os encontrares basta ires ao site Torre do Tombo online.

Outro aspecto importante na tua procura, é que o confrade diz que são todos os mesmos, ou seja, tem todos uma ligação de sangue de Moura comum. Os teus sãos os mesmos que os outros, agora tens de encontrar a ligação entre eles.

Mais ainda, o confrade conhece a pessoa que fez o estudo profundo sobre o titulo MOURA, em que no qual entronca, como tal pedido ao extinto conselho de nobresa, que lhe concede-se as armas.

Trata-se um bom confrade para pedir ajuda, visto que, já estudou os ramos Moura que procuras.

Como és novo neste tipo de actividades, se quiseres, manda-me um mail, que eu dou-te com todo o prazer, os sites de genealogia em que podes efectuar as tuas pesquisas.

Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269822 | Pedro Caldeira | 03 Feb 2011 20:06 | In reply to: #269815

Muito obrigado!
E já encontrei a ligação no livro "Famílias da Beira", e sim, são as mesmas! O que se passou era o que eu dizia, que estavão desentrocadas!

Já fiz as alterações pertinentes no Genea. Também esse livro me deu as informações necessárias para juntar outros Mouras. Isto quer dizer que havia imensos Mouras (Castanheiras de Moura) com árvores paralelas sendo p. ex. irmãos!

Quanto tempo podem demorar as mudanças no Genea?

Ok! Se precisar e tiver alguma dúvida sem dúvida mandou-te um correio!
Mas ainda não percebi bem isso da entrega das armas... quer dizer que se eu agora apanho provas que acreditam a minha árvore genealógica posso ir ao Conselho de Nobreza e pedir que me entreguem as armas? O que e que significa "entregar as armas"? Pode-se pedir então títulos nobiliários p. ex?

Então sem dúvida tenho de falar com o confrade Conde!

Muito obrigado por todo mais uma vez!


Pedro Caldeira Marques

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269823 | Cellanova | 03 Feb 2011 20:14 | In reply to: #269822

Então eram sempre os mesmos como suspeitava? Eram as mesmas pessoas?

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269824 | Pedro Caldeira | 03 Feb 2011 20:25 | In reply to: #269823

Sim! Isso mesmo! Eram a mesma Luisa Maria de Moura. Esta Luisa Maria de Moura era bisneta de Jerónimo Afonso de Moura, neto de Inês Afonso de Moura, filha de Brites de Távora e de D. Luís de Moura, alcaide de Castelo Rodrigo, que por sua vez era também pai do primeiro marquês de Castelo-Rodrigo.

E pode-me responder as anteriores preguntas que lhe fiz quando poder? :)

Muito obrigado!

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269870 | joaoggralves2 | 04 Feb 2011 10:47 | In reply to: #269824

Olá Pedro,

Estou a ver que já conseguiste esclarecer a ligação que querias. Como já pudeste verificar, neste fórum encontrarás sempre genealogistas muito sabedores, como o confrade Conde e Pedro França, que estão sempre prontos a ajudar.

Não sei que tipo de informações já conseguiste recolher mas encontrei, nos 5 ou 10 minutos em que estive à procura nos registos paroquiais de Sinde online, o dito casamento entre José Correia de Brito e Luísa de Moura em 27.07.1686, que poderás ver aqui: http://193.137.201.198/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=next&DOId=5146&NodeID=_427019

Desta forma, é de esperar encontrar os baptismos dos filhos a partir dessa data.

Um abraço.
João Guilherme

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269883 | Pedro Caldeira | 04 Feb 2011 14:13 | In reply to: #269870

Sim João, consegui! :D

Muito obrigado pelo casamento do José e da Luisa! Eu não consigo ler nem perceber o que diz, simplesmente como muito consigo ler "A dia blabla de mil seiscentos e tal..." e "Luisa de Moura", mais nada!
Pois, o meu pai conhece desde pequeno o senhor Pedro França, que sem dúvida é uma auténtica máquina nestes meios! E o Conde também me deu grandes pistas, mas gostava de saber mais alguma coisa sobre ese Benjamim que recebeu as armas dos Mouras. Mas como já disse noutra mensagem neste mesmo "thread" não compreendo o quê e que é conceder as armas, como se faz, o quê e que é o Conselho de Nobreza...

PD: Volto a pedir desculpa pelo meu português, mas faço tudo o que posso!



Pedro Santos e Silva Caldeira Marques.

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269892 | Cellanova | 04 Feb 2011 15:17 | In reply to: #269883

Confrade Pedro Marques,


O conselho da nobreza já não existe, foi extinto. Relativamente ao "conceder armas", é a mesma coisa que dizer, pedir um brasão de armas, que no qual foi aceite pela autoridade competente para tal.


Cumprimentos,

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269907 | Incognitus | 04 Feb 2011 18:51 | In reply to: #269883

Caro Confrade,

Ontem ao ler este tópico, curiosamente, deparei-me com o nome do meu amigo Benjamim Quaresma Dinis.

Na realidade, ele fez um trabalho muito grande de investigação sobre a ascendência dele; concretamente os já aqui citados "Mouras". Conheço algum do seu trabalho e armas que lhe foram concedidas.

Com os melhores cumprimentos,
José Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269916 | Pedro Caldeira | 04 Feb 2011 20:33 | In reply to: #269907

Caro Incognitus,

Conhece o Benjamim Quaresma Diniz (com z)?
Sabe se publicou alguma obra ou alguma coisa parecida? Como poderia contacta-lo?te

O quê e que significa que te concedam as armas? Também inclui títulos nobiliários?

Cumprimentos,

Pedro Santos e Silva Caldeira Marques
PD: Peço desculpa pelo meu português, pois nasci e sempre morei em Espanha.

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269917 | Pedro Caldeira | 04 Feb 2011 20:35 | In reply to: #269892

Caro Cellanova,

E o quê e que é preciso para pedi-las? Também inclui titulos nobiliários relacionados com a ascendência?


Cumprimentos,

Pedro M. Santos e Silva Caldeira Marques

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269933 | Pedro Caldeira | 05 Feb 2011 00:21 | In reply to: #269638

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=201157

Por que razão este homem tem as bolinhas correspondentes ao Carlomagno e ao Fernando I de Castela, e os filhos todos deles tem, mas o António Castanheira de Moura e Lourenço Correia de Brito da Silva não? É possível que seja devido as alterações que houve recentemente?

As duas Luisas de Moura já são a mesma, mas agora as bolinhas não aparecem onde deviam... O quê e que se pode fazer?

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269937 | JCALD | 05 Feb 2011 01:19 | In reply to: #269689

Caro Pedro França:

Complementando a sua informação sobre o início tardio dos paroquiais, lembro que Secarias foi um curato criado nessa altura com um território desanexado da freguesia de Arganil.
Por isso, os registos referentes aos naturais das Secarias anteriores a essa data devem ser procurados nos livros de Arganil.

Um abraço,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269941 | Pedro França | 05 Feb 2011 03:19 | In reply to: #269937

Caríssimo Zé Caldeira:

Por acaso já tinha constatado isso quando comecei a percorrer os paroquiais de Arganil; eu via (e vejo) Secarias como lugar da freguesia de Arganil (S. Gens) antes dos anos sessenta do séc. XVII. A propósito dos Mouras do Pedro Caldeira Marques, tenho uma geração mais a descarregar para ele.

Abraço.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269949 | Pedro Caldeira | 05 Feb 2011 07:25 | In reply to: #269941

Caro José Caldeira,

Estou muito contente e satisfeito pelo meu progresso nos últimos dias, consegui avançar imenso e descubrir informações que estavam descobertas mas desligadas... Estou à espera das actualizações do Genea, mas demoram bastante a chegar.

Um abraço,

Pedro S.S Caldeira Marques

Caro Pedro,

Tem mais uma geração para mi? Qual? :D
Agradeço-lhe imenso também pela sua ajuda nas minhas investigações.

Tenho uma pregunta que também coloquei aqui e ainda ninguém me conseguiu responder...
Como viram, juntei duas Luisas de Moura que eram no fim a mesma. Estas aparecia que tinham um filho cada uma, Lourenço e António. Mas agora, foram acrescidas mais irmãs e irmãos dos que eu não tenho constância, e todos eles heredam do seu pai uma bolinha laranja e uma verde, mas... os seus irmãos Lourenço e António não as tem... Pode ser algum problema do Geneall? Como posso notificar?

Cumprimentos e abraços,

Pedro Santos e Silva Caldeira Marques

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião! - Para o Pedro Caldeira

#269997 | Pedro França | 06 Feb 2011 00:42 | In reply to: #269949

Caro Pedro:

Em primeiro lugar, quanto às bolinhas a acompanhar os nomes de pessoas que descendem de alguns monarcas, não te preocupes com isso; isso é um pormenor técnico do Geneall e, não sendo directamente relacionado com a tua família acho que é pura perda de tempo. Eu já fiz saber pelo meu lado que há incongruências nessa área e ninguém ainda quis saber, por isso, deixa cair.
Quanto ao que nos interessa, concretamente, localizei no Arquivo da Universidade de Coimbra duas ordenações sacerdotais de dois padres filhos do João Dias de Moura e de Ana Caldeira: Jerónimo Dias Caldeira - Arganil, 1649, cxª 581, e João Caldeira, Arganil, 1666, cxª 614. O primeiro foi baptizado a 11.04.1637 [digitalizado 32] e o segundo foi baptizado a 27.02.1642. Ambos são irmãos de Maria Caldeira que casou com António Lopes e daqui houve também um sacerdote - João Caldeira de Moura, Arganil, 1690, cxª 614 - que foi baptizado a 29.06.1670. Não localizei os digitalizados para estes dois mas não deve ser difícil fazê-lo.
Ora, a Ana Caldeira é filha de João Agostinho e de Maria de Lemos Caldeira. Este foi Familiar do Santo Ofício (FSO), o que ajuda bastante no avanço de mais umas duas gerações, tanto do lado dele como no de sua mulher. Estes processos encontram-se na Torre do Tombo.
Agora, em relação ao João Dias de Moura fiquei a saber que era filho de João Dias e de Catarina Dias. Andei a ver os paroquiais de Arganil e verifiquei que não foi possível achar o casamento dos pais do João Dias de Moura. As inquirições De Genere = IG (limpeza de sangue) apontam, no entanto, para Arganil como sendo daí naturais. Também não encontrei ainda o baptismo do João Dias de Moura mas também não andei a ver isso com exaustão.

Bom, talvez algum desses padres que eu referi tenho sido FSO e pode ser que tenham tido processos relativamente exaustivos e que por aí se avance com alguma coisa mais para o lado Moura, apelido que nas IG, nos processos de ordenação, não aparece nos pais do João Dias de Moura, que, sendo ambos Dias, fico sem saber por que via é que passa o Moura.

Vou ficar aqui por ora.
Abraço para ti e para o teu pai.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#270001 | facs | 06 Feb 2011 02:35 | In reply to: #269933

Ola Pedro
Segundo o nosso confrade Pedro França de quem admiro e o respeito muito, ,e que é um dos excelentes professores nesta geneologia (nao desmorecendo nos outros que tAMBEM TEM O SEU MÉRITO, cada qual no seu camo de trabalho, ele disse te que nao te preocupa ses com as bolinhas coloridas, sao um codigo aquii do genea , felecito te por teres a coragem de fazeres a arvore dos teus ancestrais , força nao desistas, eu cheguei á conclusao que a arvore da minha mae e a base da arvore do meu pai e começa por uma tia avo materna engraçado nao é?

desejo te muito boa sorte
um abraço Francisco Simoes

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#270005 | Cellanova | 06 Feb 2011 08:57 | In reply to: #269933

Caro Pedro Caldeira,


As bolinhas vão aparecer no tempo devido, não te preocupes com elas. Geralmente aparecem uns dias depois!


Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião! - Para o Pedro Caldeira

#270017 | Pedro Caldeira | 06 Feb 2011 12:21 | In reply to: #269997

Caro Pedro França,

Não sei como mais agradecer-lhe!
Já vou incluir todas estas novas informações nos meus apontamentos!

O quê e que são as Limpezas de Sangue? É aquilo da Inquisição?
Isso quer dizer que foram investigados?

Muitíssimo obrigado mais uma vez!

Abraços,

Pedro M. Santos e Silva Caldeira Marques

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#270018 | Pedro Caldeira | 06 Feb 2011 12:28 | In reply to: #270005

Caro facs e Cellanova,

Muito obrigado pela informação! É que tinha achado estranho que as duas Luisas fossem a mesma e que ainda eu não tivesse essas duas bolinhas que me correspondem por esse lado... Então devo esperar não?

Por parte da Luisa estou a ampliar muita informação e já fiz as alterações pertinentes com base ao livro e certidões que disponho do Eduardo Osório (Raízes da Beira), pelo que quando tudo estiver actualizado, terei avançado imenso.

A Luisa Maria de Moura teria de ter 5 bolinhas, e por tanto eu também. Estou a espera das actualizações!

Queria agradecer-te em concreto Cellanova pelo acompanhamento que estás a fazer as minhas investigações, e quero que saibas que se poder ajudar em alguma coisa já sabes!

PMSSCM

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#270051 | Pedro França | 06 Feb 2011 20:22 | In reply to: #270018

Olá Pedro:

Creio que não viste o meu post lençado aqui hoje às 00:42. Ele tem o seguinte acesso:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=269997#lista

Penso que estás a fixar-te muito na D. Luísa de Moura ascendente dos Correia de Brito Silveira Alpoim. Estes são ascendentes sim, do Sr. Benjamim Pereira Pinto Quaresma Dinis, de Cascais, que eu tenho a imensa satisfação de conhecer pessoalmente. Ele e eu temos ascendência comprovada de Inês Afonso de Moura. Sabe-se que esta senhora está ligada à Casa dos Mqs de Castelo Rodrigo mas há divergência de opinião acerca da geração do seu pai. Pelo meu lado Costa Brandão, de que minha avó paterna ainda usou o Costa, existe brasão de armas em que os "Mouras" aparecem no 4º costado. O solar de família em Vª Nova de Oliveirinha (Tábua), ostenta o brasão (ou ostentava), eu tenho fotos.
Mas, voltando à tua questão, a tua ascendência está a montante dessa senhora D. Luísa de Moura, ou seja, ligar-se-á numa parte da ascendência dela bem anterior a ela e não na sua descendência, percebes o que eu quero dizer?
Vamos ver, por que descendentes de Inês Afonso de Moura corre a tua geração, se for caso disso, tá?

Abraços.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#270059 | joaoggralves2 | 06 Feb 2011 21:14 | In reply to: #270051

Caro Pedro França,

Peço desculpa pela intromissão mas, segundo a informação que consta agora do Geneall, o confrade Pedro Marques descenderá de facto, e por mais que uma via, de D. Luísa de Moura. Isto se a teoria inicial de que os dois casais apresentados são o mesmo estiver realmente correcta.

Cumprimentos,
João Guilherme

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#270060 | Pedro Caldeira | 06 Feb 2011 21:20 | In reply to: #270051

Caro Pedro França,

Conheces o Benjamim? É que tinha vontade também de conhecê-lo, e de ter mais detalhes sobre os Mouras, já que pelo que ouvi ele fez um trabalho de investigação digno de admirar.

Eu claro que me estou a fixar na Inês Afonso de Moura, pois é minha avô.
Vou explicar:

A Luísa de Moura é minha 9ª avô, pois ela teve entre outros o António Castanheira de Moura, que por sua vez teve a Rita Dinis, que teve Maria Teresa do Rosário, que teve José do Rosário, que por sua vez teve a João do Rosário da Costa, que teve a Lídia Caldeira da Costa, avô paterna do meu pai.

Esta Luísa Maria de Moura, e filha de dois primos direitos, António Castanheira de Moura e Maria Ferrão de Castanheira, por parte de pai os dois, isto quer dizer, o pai de António chamado Pedro Castanheira de Moura(http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=182603) era irmão do pai da Maria, o Brás Castanheira de Moura (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=342201) (no Genea aparece referido como Sousa). Ora bem, o Pedro Castanheira de Moura e o Brás Castanheira de Moura são filhos de Jerónimo Afonso de Moura (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=335915) e Jerónima Castanheira de Moura (no Genea aparece como Jerónima Castanheda de Moura), que também eram primos direitos pois o pai de Jerónimo Afonso de Moura, chamado Domingos Afonso de Moura era irmão de Inês de Moura, mãe de Jerónima Castanheda de Moura. Ora bem, Domingos Afonso de Moura e Inês de Moura eram, juntamente com outro Jerónimo Afonso de Moura (Casado com Beatriz Godinho do Amaral, da qual acho que descende) eram filhos de Inês Afonso de Moura, casada com Jerónimo Afonso Baticela.

Se repara, a Inês Afonso de Moura (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=316762) que aparece no Genea, tem os tres filhos que mencionei, dois dos quais (dos que descendo), Domingos e Inês, aparecem sem descendência. Eu já fiz as alterações pertinentes, para unir pais com filhos e para eliminar os duplicados que aparecem no Genea, e estou a espera que tenha efeito.

Toda a informação que mencionei está no livro do Eduardo Osório, no apartado dos Castanheiras de Moura, no ponto número 1.

Também mencionar que descendo dos Abreus, pois a avô da Luisa Maria de Moura, Águeda de Abreu (e portanto minha 11ª avô) (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=182604) é filha de Roque Fernandes de Abreu (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=182599), por sua vez descendente dos Senhores de Tábua, e dos Senhores de Eça, descendentes do João, infante de Portugal, o Duque de Valencia de Campos, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1031, filho como vocês sabem de Inês de Castro, a que foi Rainha depois de morta.
A informação de que Águeda e filha de Roque pode-se encontrar na pág. 87 do NFP (vol. I) (Abreus).

Espero ter esclarecido todas as dúvidas!

E sim, li a sua mensagem, mas não sei porquê, a resposta aparece por cima da sua mensagem! :D

Um abraço, e peço desculpa mais uma vez pelo meu português,

Pedro M. Santos e Silva Caldeira Marques

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião! - Para o Pedro Caldeira

#270074 | Pedro França | 07 Feb 2011 00:03 | In reply to: #270060

Oi, Pedro:

Pronto, está tudo explicado. O confrade João Guilherme também me alertou para a ascendência do lado "Dinis" da tua avó que eu ainda e bem conheci tal como ao teu avô.
E ontra coisa tamb´´em: fui eu que fiz o levantamento da ascendência do Sr. Benjamim Quaresma Dinis quando eu ainda trabalhava no Arquivo da Universidade de Coimbra (1986-89) e já depois de ter terminado o contrato com o AUC. Esse levantamento levou-me a essa D. Luísa de Moura e ao José Correia de Brito. Não sei se o Sr. Benjamim Quaresma Dinis explorou mais essa ascendência mas a matriz dos "Dinises" ficou feita, incluindo todos os filhos do António Castanheira de Moura com a Francisca Pereira e daí o António Castanheira de Moura com a Mariana Dinis.
E, por incrível que pareça, ainda somos parentes lá para trás; sim, descendo do "Baticela" pelo Jerónimo Afonso de Moura casado com Beatriz Godinho da Costa.

Abraço.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião! - Para o Pedro Caldeira

#270091 | Pedro Caldeira | 07 Feb 2011 11:48 | In reply to: #270074

Caro Pedro,

Então o Benjamim é também descendente do António Castanheira de Moura? Por que ramo?

Pois, era o que deduzia, que era descendente do Jerónimo e da Beatriz... Eu sou pelos dois outros irmãos...
Agora toca aguardar às mudançãs do Genea, e ver como ficou tudo!

Pedro, sabe se o Benjamim fez uma obra o escreveu tudo o que anotou em algúm lado? Sem dúvida alguma deve conter informação valiosíssima sobre os meus antepassados por parte de pai.

Agora quando tiver 18 anos, vou-me animar a tentar descobrir as origens da minha mãe, nas que pelo que ouvi falar a detalhes interessantes... Teria de me centrar nos Almeidas e "Santos e Silva"...

Um abraço,

Pedro.

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião! - Para o Pedro Caldeira

#270099 | Pedro França | 07 Feb 2011 13:19 | In reply to: #270091

Caro Pedro:

É uma questão de eu localizar esses apontamentos. Já lá vão mais de 20 anos. Não sei se o Sr. Benjamim Q:ma Dinis editou algum trabalho a título pessoal sobre os Mouras, em particular pelos lados de quem ele descende. Lembro-me de ter estado em casa dele, em Cascais, há vários anos e de ter visto uma composição gráfica dessa genealogia porque este senhor é projectista de arquitectura e isso, no computador, com programa adequado, não deveria ser muito difícil. Mas isso, já lá vai algum tempo.
Apesar de ter procurado manter contacto com ele nem que fosse pelas Festas de Natal, não tenho tido uma correspondência regular por igual. Tenho de ver se lhe telefono a perguntar-lhe como vai. Às tantas, já deverá estar aposentado, retirado destas lides mas penso que ainda está ligado à Ordem de S. Miguel de Ala (OSMA). Eu deveria estar a contar com essa retirada pois ele tem mais idade do que eu e eu já não sou um jovem propriamente falando. Vou ver isso.

Abraços para ti e teus pais.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião! - Para o Pedro Caldeira

#270101 | Pedro Caldeira | 07 Feb 2011 13:31 | In reply to: #270099

Caro Pedro,

Muito obrigado mais uma vez pela sua atenção!
E respeito isso de que não é jovem... discordo! O que é importante é a juventudo de espírito, e sem dúvida você tem mais do que muitos jovens! A genealogia só é para aventureiros!

Um abraço,

Pedro M. Santos e Silva Caldeira Marques

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião! - Para o Pedro Caldeira

#270102 | FeCaldeira | 07 Feb 2011 13:56 | In reply to: #270101

Prazado Pedro Caldeira,

tudo bem? Ja o conheço de outros tópicos. Também sou primo afastado do José Caldeira, porém não pelos Caldeira...

Qual o seu ramo dos Caldeira? Também passa por Arganil? É o mesmo do José Caldeira (de Lemos)? O meu é o mesmo do noso primo Rui, que chega em Alexandre Caldeira, Familiar do Santo Ofício,

abraços,

Fernando Caldeira Teixeira de Freitas.

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião! - Para o Pedro Caldeira

#270105 | Incognitus | 07 Feb 2011 14:07 | In reply to: #270101

Caro Pedro Caldeira,

Já falei com o Senhor Benjamim e tenho boas novas para si. Importa-se que lhe comunique as notícias, para o seu e-mail pessoal= pee.ddro@hotmail.com?

Cumprimentos
José Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião! - Para o Pedro Caldeira

#270111 | Pedro Caldeira | 07 Feb 2011 16:58 | In reply to: #270102

Caro confrade Fernando Caldeira,

Tudo óptimo, obrigado! Gostava de lhe dizer que chama-se como o meu pai, que também é Fernando Caldeira!
Já me conhece de outros tópicos? Então não me conhece bem de certeza... Esses tópicos são de há dois anos, quando cometi um erro terrível e juntei duas pessoas que não devia... Essas são aguas passadas que não quero recordar!

Agora estou nos meus começos como um genealogista aficionado mais, e desta vez estou a seguir passo a passo, com paciência e ajuda de todos estes maravilhosos confrades.

O meu ramo dos Caldeiras é o mesmo que o do José Caldeira, como você bem disse, os Caldeiras de Lemos, de Arganil, cujas origens mais antigas que se conhecem são o Jorge Ferreira e Catarina Caldeira, na sua Quinta da Pelariga.

Não estou bem a ver quém é o nosso primo Rui, podia explicar? Assim às tantas podia ajudâ-lo com o que sei!

Abraços primo,

O pequeno novo genealogista,

Pedro Caldeira Marques

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião! - Para o Pedro Caldeira

#270113 | Pedro Caldeira | 07 Feb 2011 17:00 | In reply to: #270105

Caro José Loureiro,

Não sei como agradecer-lhe tanta simpatia e colaboração!
É claro que pode dispor do meu e-mail para o que quiser e precisar!
Boas novas? Não posso com a intriga!

Muitíssimo obrigado!

Abraços,

Pedro Caldeira Marques!

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião! - Para o Pedro Caldeira

#270126 | FeCaldeira | 07 Feb 2011 19:50 | In reply to: #270111

Pedro Caldeira,

na genealogia devemos ter paciência e perseverança, para que possamos analisar todas as possibilidades com calma, e creio que voce aprendeu a lição.

Este tópico abaixo é muito interessante, pois abrange diversas famílias da região de Arganil, além dos Caldeira:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=264036#lista

Nosso primo Rui Pereira é um grande genealogista e com certeza pode lhe ajudar bastante,

abraços,

Fernando Caldeira.

Reply

Direct link:

Castanheiras de Moura, de Espariz

#270651 | MontDias | 14 Feb 2011 18:55 | In reply to: #270074

Dr. Pedro França,

Indo ao AUC para verificar os processos de ordenação do meu parente padre Dr. SEBASTIÃO MARQUES DE PROENÇA (formado em Cânones, protonotário apostólico e familiar do Santo Ofício) bp. Espariz 27/1/1677,

filho de SEBASTIÃO RODRIGUES, * Espariz c. 1630 + Espariz 26/1/1684
e de MARIA MARQUES *Espariz,

neto paterno de FRANCISCO CASTANHEIRA * Carragosela, Espariz bp. 15/1/1593 + Espariz 29/5/1651
e de ISABEL RODRIGUES * Espariz c. 1600 + Espariz 1/10/1689

e materno de ANTÓNIO JORGE * Espariz
e de CATARINA MARQUES * Espariz,

verifiquei que todas as testemunhas foram unânimes em afirmar que os antepassados acima referidos eram lavradores, dos principais daquelas terras. Umas das testemunhas afirma, para confirmar que eram de limpo sangue, que ele até já tinha tido padres em ambos os lados da família: da parte do pai o padre MANUEL CASTANHEIRA e da parte da mãe o padre PEDRO MARQUES.

Fui verificar no catálogo das ordenações se constava algum Manuel Castanheira, mas não encontrei. De saída, estando a arrumar a estante, vi de relançe, no livro Raízes da Beira, um Manuel Castanheira (Mouras Castanheira), padre, salvo erro de Sinde, anterior a esta época do padre Sebastião Marques, mas nem tive tempo de registar pois já estava na hora de fecho.

Estou a tentar fazer uma ligação com estes Mouras Castanheira que iniciam com o Baticela no Raízes da Beira e aqui no Geneall, e cada vez me convenço mais que ela existe, pelas evidências que vão aparecendo, porém não consigo encontrar o elo de ligação. A ser esse padre Manuel Castanheira do Raízes da Beira, o mesmo que é referido pela testemunha no processo da ordenação, tenho aqui a confirmação do parentesco, embora sem conseguir fazer a linha a entroncar com Inês Afonso de Moura e o Jerónimo Afonso Baticela...
Infelizmente, o sr. Arq. Osório faleceu sem me conseguir ajudar nesta investigação...
Sei que tem ligações e que estudou essas famílias. Será que teria algum subsídio a acrescentar a estas lacunas?
Ah! O avô paterno, no processo para familiar do Santo Ofício é filho de PERO/PEDRO AFONSO e de ANTÓNIA ou (suponho eu) FRANCISCA CASTANHEIRA.
Tratei já muito deste assunto no tópico Famílas de Espariz, concelho de Tábua, Dist. de Coimbra.

Desde já muito grato pela ajuda que me possa dar.
Tiago Monteiro Dias.

Reply

Direct link:

RE: Castanheiras de Moura, de Espariz

#270666 | Pedro França | 14 Feb 2011 21:57 | In reply to: #270651

Ok, Tiago:

Vamos ver o que posso fazer.
Já agora, o Tiago vive onde, sem querer ser indiscreto? Como veio ao AUC...; olhe, hoje estive por lá. Se eu tivesse recebido esta mensagem há mais tempo, ter-lhe-ia, eventualmente, visto isso.
Pode aguardar aqui?

Abraço.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Castanheiras de Moura, de Espariz

#270672 | MontDias | 14 Feb 2011 22:44 | In reply to: #270666

Sr. Dr.,

Eu sou da Sioga do Monte, aqui muito próximo da cidade. Conheço-o há muitos anos do AUC, de o ver trabalhar.
Não tenho dificuldade em ir ao Arquivo, mas vós, investigadores mais experientes, tendes outra perspicácia para farejar pistas e descobrir caminhos, que eu, simples e fraco iniciado, não tenho.

Se quiser, podemos comunicar por correio electrónico pessoal. Deixo-lhe o meu: jtiagomdias arroba gmail ponto com
(sem espaços).

Muito obrigado pela disponibilidade.
Tiago Monteiro Dias.

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#270903 | Pedro Caldeira | 18 Feb 2011 22:09 | In reply to: #269638

Caros confrades,

Não sei se é normal « que aconteça, mas há mais ja faz quase um mês que introduzi as actualizações no Geneall pertinentes a Inês Afonso de Moura e sua descendência, mas ainda não se actualizou rigorosamente nada...

Quanto tempo demoram as actualizações? É normal que demorem tanto, ou devo tentar voltar a enviar as actualizações?

Abraços,

PMSSCM

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#270918 | aeiou2 | 19 Feb 2011 11:18 | In reply to: #270903

Leva o seu tempo.Tenha paciência

Maria

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião! - Para o Pedro Caldeira

#270952 | JCALD | 19 Feb 2011 20:35 | In reply to: #269997

Caros Pedro França e Pedro Caldeira:

Só agora reparei nesta mensagem e acho que posso acrescentar alguma coisa.
O baptismo do Padre João Caldeira, que também aparece como João Caldeira de Melo, foi a 27-2-1642 e está na imagem 58 do mesmo livro. Neste assento, há a curiosidade de o padrinho ser "Pedro Castanheira de Espariz". Suponho que este seja o Pedro Castanheira de Moura que tem o n.º 4 no § 1 do respectivo título em "Raízes da Beira", irmão de Maria Castanheira de Moura que casou com o Sargento-Mor de Arganil António da Costa Mendes da Horta. Ora, acontece que no património do padre António Caldeira há propriedades que confrontam com bens daquela Maria Castanheira de Moura.
Claro que poderão ser simples coincidências.

Nunca encontrei habilitações ao Santo Ofício dos dois irmãos padres. Também nunca encontrei qualquer referência ao padre Jerónimo o que poderá querer dizer uma de duas coisas: ou morreu novo, ou não exerceu em Arganil.

Quanto ao padre João Caldeira de Moura, que foi prior de S. Miguel de Alcainça (Mafra) e protonotário apostólico, há processo de habilitação a comissário do S. O., mas como está numa geração inferior não tem informações tão antigas.

Abraços,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião! - Para o Pedro Caldeira

#270955 | Pedro Caldeira | 19 Feb 2011 21:14 | In reply to: #270952

Caro primo José Caldeira,

A que João Caldeira de Melo (ou Lemos) se refere?

Primo, estou muito contente pelos meus últimos avances nas investigações!
Encontrei antepassados "Abreus" e "Caldeiras de Alpoim" muito interessantes! E também descobri que sou parente por dois lados dos Viscondes de Midões, que também descendem dos Abreus!

Abraço,

Pedro.

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião! - Para o Pedro Caldeira

#270987 | JCALD | 20 Feb 2011 12:17 | In reply to: #270955

Caro primo Pedro Caldeira:

Refiro-me ao nosso Tio o Padre João Caldeira, que em alguns documentos da Casa do Ribeirinho aparece como João Caldeira de Melo. Nesta geração, não sei porquê, aparece o apelido Melo algumas vezes e depois desaparece completamente.
O nosso antepassado o capitão António Caldeira, irmão daquele padre, tanto aparece Caldeira de Lemos, como Caldeira de Moura e como Caldeira de Melo. O primo de ambos Desembargador Manuel Caldeira de Lemos (antepassado dos viscondes), também assina muitas vezes Manuel Caldeira de Melo. E a tia materna de todos eles usou, pelo menos uma vez, o nome de Bernarda de Lemos Caldeira de Melo.

Um abraço,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião! - Para o Pedro Caldeira

#271014 | Pedro França | 20 Feb 2011 19:16 | In reply to: #270987

Caro Zé Caldeira?

A Casa do Ribeirinho em Midões não tem origem nos Colaço Godinho? Tem arquivo próprio que a faça relacionar-se com os Caldeiras de Lemos?

Abraço.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião! - Para o Pedro Caldeira

#271015 | Pedro Caldeira | 20 Feb 2011 20:17 | In reply to: #271014

Caro Pedro França,

Vi o outro dia um thread teu a falar sobre os pais de Inês Afonso de Moura... Desde então conseguiste alguma informação clara? Deve mexer-se alguma informação do Genea?

Por acaso alguém sabe ou podia confirmar se Águeda de Abreu (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=182604), casada com Pedro Castanheira de Moura, é filha de Roque Fernandes de Abreu (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=182599)? Já andei a ver muitos threads sobre isso, mas não há nada claro... No NFP aparece que sim, mas outros autores desmentem... Qual é que se deve seguir no Genea?

Abraços,

Pedro.

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião! - Para o Pedro Caldeira

#271033 | JCALD | 20 Feb 2011 23:59 | In reply to: #271014

Caro Pedro França:

A avó paterna do 1.º visconde de Midões foi D. Josefa Luísa Caldeira de Lemos, filha do acima referido Desembargador Manuel Caldeira de Lemos (ou de Melo).
A primeira linha dos Caldeiras de Lemos, de Arganil, extinguiu-se com o falecimento do último dos irmãos Cunhas Sá Pessoa, seus «velhos conhecidos» da Quinta das Canas. Estes descendiam de uma prima daquela senhora chamada D. Isabel Maria de Lemos e Figueiredo. A herança dos Cunhas Sá Pessoa foi maioritariamente para os Maiorcas, mas os vínculos e outras propriedades de Arganil, Pombeiro, São Martinho da Cortiça, etc. reverteram para a 2.ª linha que então eram os Ribeiros Abranches Castelo Branco, de Midões.
Por isso, no arquivo da Casa do Ribeirinho havia muita documentação com interesse para a história dos Caldeiras de Lemos, de Arganil. Esse valioso acervo está hoje a bom recato no Arquivo Distrital de Viseu.

Abraço,
Zé Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#271368 | Pedro Caldeira | 26 Feb 2011 10:33 | In reply to: #269638

Caros confrades,

Alguém me poderia facilitar informação sobre este João Castanheira (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=120622), casado com Joana Lourenço (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=120623), e pais de Maria Lourenço, nascida em 1693. Todos eram do Casal do Espírito Santo, Espariz, Tábua. Podem ter alguma relação com os Castanheiras de Moura? Porque li que muitos dos descendentes dos Castanheiras de Moura suprimiram o "de Moura".

Sem ter nada a ver com este tema... alguém conhece as famílias Zamith, Almeidas Santos e Silva e Raposos de Coimbra? São famílias do lado da minha mãe, e sei que no final do século XIX e principios de XX eram famílias importantes de Coimbra. De facto eram propietárias de muitos prédios na Avenida Sá da Bandeira e na rua Visconde da Luz.

Cumprimentos,

Pedro.

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#271370 | aeiou2 | 26 Feb 2011 10:57 | In reply to: #271368

Olá,
Há um tópico Zamith já aberto.

Escreve Zamith na janela ao lado de todas as salas e encontra.

Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#271372 | aeiou2 | 26 Feb 2011 11:29 | In reply to: #271368

Encontrei nas Paroqiais estes casamentos:

1810 António Luís Zamith cc Helena Murray

1807 José Zamith cc Maria Gertrudes

1817 José Zamith cc Salustiana de Jesus

1804 Salvador Zamith cc Gertruds Leonor

Para saber as paróquias terá que pagar ao GeneAll.
Cumpts
Maria

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#271373 | Pedro Caldeira | 26 Feb 2011 11:38 | In reply to: #271372

Muito obrigado Maria!
Acho que não devo ter relação com nenhum desses Zamith... São do Brasil não?

Pode ser que o Pedro França que conhece as famílias de Coimbra saiba alguma coisa!
Muito obrigado mais uma vez Maria!

Cumprimentos,

Pedro

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#271374 | aeiou2 | 26 Feb 2011 11:47 | In reply to: #271373

Os que estão no Tópico, sim, são do Brasil,mas os casamentos são em princípio de Lisboa
Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#271403 | LenaAl | 26 Feb 2011 20:20 | In reply to: #269638

Caro primo Pedro
Em Subsidio para a Genealogia da Família Zamith encontras referencia a Fernando Luís Morais Zamith casado em 08-01-1920 em Sta Cruz com D Celeste dos Anjos Ferraz e Melo irmã pela parte da mãe, da tua bisavó materna
A dificuldade situa-se no facto de o livro de Santa Cruz onde deveria estar o assento de nascimento desta tua bisavó estar tanto quanto sei desaparecido.

Saudações a toda a família



Maria Helena Almeida

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#271407 | Pedro Caldeira | 26 Feb 2011 21:16 | In reply to: #271403

Prima!
Não sabia que estava também aqui!

Que parentesco é que tem os Zamith connosco? E os Raposos?
Agradecia se me pudesse explicar todas as informações que dispõe por parte da minha mãe!

Se quiser o meu correio e falamos por aí: pee.ddro@hotmail.com ou senão ligue-se ao chat do facebook que eu estou agora mesmo lá!

Beijinhos,

Pedro

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#273848 | caldeira55 | 02 Apr 2011 09:05 | In reply to: #271407

Caros confrades,

Já passaram 2 meses desde que fiz as alterações, e ainda não se alterou nada... O que posso fazer? Um mês ainda podia esperar... mas 2 meses... Agora tenho conta GeneallPlus, acham que deva voltar a tentar introduzir as alterações respeito a descendência de Inês Afonso de Moura?

Um abraço,

Pedro Miguel Santos e Silva Caldeira Marques

PS: Alguém tem o livro "Raízes da Beira", de Eduardo Osório? Precisava que alguém me indicasse só uma página... :)

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#273851 | MariaDavid | 02 Apr 2011 12:15 | In reply to: #273848

Eu tenho. Diga o que pretende.

Maria

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#273852 | caldeira55 | 02 Apr 2011 12:33 | In reply to: #273851

Cara confrade,

Agradeço desde já a sua disponibilidade!
Só queria saber em que página começa o capítulo dos Mouras Castanheiras...

:)

Pedro M.

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#273853 | MariaDavid | 02 Apr 2011 12:41 | In reply to: #273852

Caro Pedro

Volume II, pág.486.
Quer alguma informação mais?

Maria

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#273854 | MariaDavid | 02 Apr 2011 12:42 | In reply to: #273853

Desculpe, limitei-me a ver i índice e não corresponde a título. Aguarde que eu veja melhor.

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#273855 | MariaDavid | 02 Apr 2011 12:44 | In reply to: #273854

Está correctíssimo: Volume II, pág.486.
Tinha pegado no Volume I.....lol

As minhas desculpas

Maria

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#273858 | caldeira55 | 02 Apr 2011 13:31 | In reply to: #273855

Muitíssimo obrigado Maria! :D
Conte comigo para o que precisar!

Pedro M.

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#274281 | caldeira55 | 09 Apr 2011 21:51 | In reply to: #273855

Cara Maria,

Sem querer abusar da sua confiança, gostava de lhe pedir só mesmo mais uma ajudinha com o livro "Raízes da Beira".
No título "Figueiredos" de Vila Cova de Sub-Avô (vol. II), no § 1, nº 3, aparece João Nunes Homem e sua mulher Ana Afonso de Abranches. Podia-me dizer o nome dos pais e avôs de João Nunes Homem?

Cumprimentos,

Pedro.

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#274282 | MariaDavid | 09 Apr 2011 22:07 | In reply to: #274281

Caro Pedro

Acabei de ver a sua mensagem. Estou neste momento em Castelo Branco e só regressarei a Lisboa na próxima terça ou quarta feira.. Como os livros estão em Lisboa, terá que aguardar um pouco mais. A não ser que algum confrade mais atento e na posse da mesma obra o queira ajudar. Disponha sempre.

Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#274284 | ffarrajota | 10 Apr 2011 01:12 | In reply to: #274281

Olá,
já que fui eu a pessoa atenta ao tema segue a informação que pede:
João Nunes Homem bat. 9 jul 1568, sr. da casa de Lavadouros, casou em V.Cova a 2 de jun 1585 com Ana Afonso Abranches. Filho de Simão Nunes Figueiredo e Branca Fernandes Homem, neto paterno de Pedro Nunes de Figueiredo, juiz-ordinário em Vila Cova de Sub-Avô e de Margarida Gil, neto materno de João Afonso de Figueiredo e de Catarina Anes Homem.
Espero que seja esta a informação pretendida.
Bom fim de semana,
Fernanda

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#274298 | caldeira55 | 10 Apr 2011 13:13 | In reply to: #274284

Muitíssimo obrigado Fernanda!

E a Maria também!
Agora estou meio perdido sabe... Aparece alguma informação mais sobre a ascendência de João Afonso de Figueiredo?
Acho que esse João Afonso de Figueiredo é o N 8 do § 20 do tt. Figueiredos do NFP (http://purl.pt/12151/2/hg-40108-v/hg-40108-v_item2/hg-40108-v_PDF/hg-40108-v_PDF_01-B-R0300/hg-40108-v_0026_110-122_t01-B-R0300.pdf , na pág. 113), mas o problema é que essa Branca Fernandes Homem não aparece como filha do João Afonso de Figueiredo... Acha que pode ser alguma omissão do NFP?

Sou tão novo nisto que não percebo muito bem! Qual é a sua/s opinião/ões?

Cumprimentos,

Pedro.

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#274305 | MariaDavid | 10 Apr 2011 15:46 | In reply to: #274298

Olhe, Pedro, como lhe disse, estou em Castelo Branco. Não lhe posso dar qualquer opinião, na medida em que não tenho comigo os livros para analisar.

De qualquer modo, a Fernanda Farrajota está a colaborar consigo e é uma pessoa disponível e competente. Já tive ocasião de trocar mensagens com ela. Estou certa que o irá ajudar neste impasse. Por outro lado, pode ter a sorte de mais alguém estar atento e poder colaborar consigo no desvendar das incógnitas.

Bom domingo e boa sorte.

Maria

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#274318 | Jdas | 10 Apr 2011 20:39 | In reply to: #274298

"Sou tão novo nisto que não percebo muito bem! Qual é a sua/s opinião/ões?"

Bom, já que pede a minha, aqui bai ela:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=194990#lista
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=269638#lista

Como o tempo passa depressa, nom é?
Menos o choradinho do nobinho e de nom saber falar português, há, pelo menos, 3 anos!
Anda a tentar bater algum recorde?
Já pensou mercar uma gibóia?

Joaquím de Silba

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#274320 | ffarrajota | 10 Apr 2011 21:10 | In reply to: #274298

Olá, boa noite
Sobre o João Afonso de Figueiredo, dos Figueiredos de Ázere, é filho e Afonso Gonçalves de Figueiredo, n. cerca de 1490, é o primeiro a ser reconhecido como sr. da casa de Ázere, conc. de Tábua, era filho de Diogo Afonso de Figueiredo, vedor de D.João, filho de D.Pedro e D.Inês, e de Agostinha Lourenço.
João Afonso cavaleiro da Ordem de Cristo, viveu em Ázere onde está sepultado na igreja matriz, casado com Catarina Anes Homem, n. Besteiros, sra. da Torre de Vila Pouca.
Filhos de João Afonso Figueiredo e de Catarina Anes Homem são os seguintes:
- o Lic. Manuel Homem de Figueiredo ou também conhecido Manuel João Homem
- Francisca de Figueiredo
- Branca Fernandes Homem, que casou com Simão Nunes Figueiredo.
É o que consta em Raízes da Beira, espero que consiga fazer a ligação que pretende.
Fernanda
-

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#274323 | caldeira55 | 10 Apr 2011 21:37 | In reply to: #274320

Fernanda, não sei como agradecer-lhe tanta bondade!

Graças a si consegui fazer a ligação que queria! Muitíssimo obrigado, mais uma vez!
:)

Pedro.

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#274329 | ffarrajota | 10 Apr 2011 22:59 | In reply to: #274323

Olá mais uma vez,
ainda bem que conseguiu , se precisar mais alguma informação terei todo o prazer em partilhar. Infelizmente o autor já não está entre nós, um Senhor extraordinário sempre disponível, sempre pronto a ajudar, ainda tive o prazer de conhecê-lo.
Uma boa noite,
Fernanda

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#274354 | caldeira55 | 11 Apr 2011 13:35 | In reply to: #274329

Partilho a sua opinião Fernanda, sem dúvida o Eduardo Osório é, foi e será um dos maiores genealogistas portugueses. E além, muito boa pessoa, gentil, sempre disponível para ajudar e esclarecer dúvidas.

Abraço,

Pedro

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#275067 | caldeira55 | 24 Apr 2011 01:41 | In reply to: #269638

Caros confrades,

É com muita satisfação que lhes comunico que todas as alterações respeito aos filhos de D. Inês Afonso de Moura foram aceites.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=316762

:)

Pedro.

Reply

Direct link:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#275229 | facs | 27 Apr 2011 01:24 | In reply to: #271407

Ola Pedro

Escrevo te só para te felicitar, por esta tua iniciativa, estas de Parabens, não é qualquer um que chega a onde tu chegaste, eu pessoalmente tenho 2 ramos para entroncar do lado Figueiredo, e outro é o do lado dos viscondes de Penedo e de Nazaré, que ja nao tenho muita sorte, só quem tiver os livros de nobreza portuguesa e brasileira, este é do visconde da Nazaré ou de penedos, se por um acaso souberes de alguem que tenha esses livros, peço te um grande favor pode ser?
no volume 3 na pagina 47 desta mesma colecçao. Os nomes sao Bernardo Antonio Brito Antunes, ou Antonio Jose Antunes Sobrinho, e no outro livro que se chama Ordem Nossa Senhora da Conceiçao de Vila Viçosa pagina 86. Eu vivo no Brasil, se me quizeres mandar um email podes enviar para franciscocann1@hotmail.com

O lado Figueiredo o meu ramo é de Lisboa e começa com Alfredo dos Santos Figueiredo casado com uma Paulina Sofia Futscher nao sei se estes figueiredos te dizem algo Este Alfredo dos Santos Figueiredo nasceu 1863 e faleceu em 1917

Um grande abraço
Francisco Cannas Simoes

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 16 Jun 2024, 12:50

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen