pesquisa em Torre do Pinhão, Sabrosa, e em Carva, Murça
This topic is classified in the following rooms Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões
pesquisa em Torre do Pinhão, Sabrosa, e em Carva, Murça
Prezados(as),
Estou com um "mistério" a ser resolvido nas minhas pesquisas para o qual peço a ajuda de quem melhor conheça as localidades em causa.
Já consegui localizar:
1) Casamento de Sebastião Maria (18 anos), filho de José António da Lage e de Maria Luiza, com Anna Carvas (22 anos), filha de Luiz Carvas e Maria Rente (ou Villela), na freguesia de Carva, concelho de Murça, em 13 de Março de 1895.
Sebastião Maria era natural da Carva, Murça e a Anna Carvas era natural de Souto de Escarão, freguesia de Torre do Pinhão.
2) 4.º filho do supracitado casal: António, n. 16 de Janeiro de 1905, no lugar do Souto, Torre do Pinhão, Sabrosa, assento n.º 6.
3) 5.º filho: Maria da Assumpção, n. 9 de Maio de 1907, no lugar do Souto, Torre do Pinhão, Sabrosa, assento n.º 14.
4) 6.º filho: José Luiz, n. 1 de Junho de 1910, no lugar do Souto, Torre do Pinhão, Sabrosa, assento n.º 27.
Falta-me encontrar os nascimentos dos 3 primeiros filhos do casal: Filomena (n. 1899-1900), João (n. 1902-1903) e Olália (1903-1904).
Os nomes e os anos dos nascimentos dos 3 primeiros filhos foram obtidos com base num registo de Passaporte de n.º 3903, com data de 29 de Novembro de 1913, pelo qual a Anna Carvas (já com 40 anos) foi para o Brasil levando em sua companhia todos os 6 filhos, sem o marido Sebastião.
As pesquisas na freguesia do casamento (Carvas, Murça) não deram resultado no que respeita à localização dos assentos de baptismo da Filomena, do João e da Olália.
O mesmo aplica-se no caso da freguesia da Torre do Pinhão, Sabrosa, para além de várias outras freguesias extremas dos concelhos vizinhos (Alijó, Sabrosa e Vila Real).
Agradeço desde já por toda a ajuda que puderem fornecer-me.
Kelson dos Santos Araújo
Direct link:
RE: pesquisa em Torre do Pinhão, Sabrosa, e em Carva, Murça
Caro Kelson Araújo:
Pelo que expõe é de crer que o casal terá residido nos primeiros anos do casamento, durante o qual terão nascido os três primeiros filhos, em local distinto dos da sua naturalidade. Certamente que foram trabalhar para outra terra, talvez para o Douro vinhateiro que atraía muita gente das zonas mais altas da região. Mas para onde ? Só um quase impossível acaso o poderia esclarecer. Verifique quem foram os padrinhos de baptismo dos filhos que detectou. Encontra nomes de figuras de outro estrato social ? Se sim, podem ser antigos patrões em casa de quem teria trabalhado anteriormente e onde poderiam ter nascido os primeiros filhos.
Cumprimentos,
António Taveira
Direct link:
RE: pesquisa em Torre do Pinhão, Sabrosa, e em Carva, Murça
Prezado António Taveira,
Obrigadíssimo pela luz adicional lançada sobre este caso.
Foram padrinhos do 4.º filho, António: António Gonçalves e Maria Barthola, ambos solteiros, agricultores, não sabiam escrever.
Foram padrinhos da 5.ª filha, Maria da Assumpção: José Teixeira da Cruz e Maria Barthola, solteiros, filhos de famílias desta freguesia.
Foram padrinhos do 6.º filho, José Luiz: António Luiz, solteiro, e Maria Alves Barthola, também solteira, ambos trabalhadores do Souto.
Foram padrinhos do casamento do Sebastião Maria (ou Sebastião Rei) com a Anna Carvas (ou Anna Rente): António José da Lage e Luis Manuel Fernandes, casados, trabalhadores, naturais da Carva.
Infelizmente, penso que os padrinhos não se tratam de figuras de outro estrato social... Inclusivamente, este António José da Lage pode ter sido o próprio pai do Sebastião (como explicado mais adiante)...
Não encontrei filhos no período logo após o casamento (Março de 1895), sendo que a primeira, Filomena, aparece apenas em 1899-1900, havendo pois um hiato considerável.
Este poderia estar representado pelos duros anos de trabalho no campo tendo ocorrido, talvez, o falecimento do primogênito ou primogênita, posto que a mãe, Anna Carvas (ou Anna Rente), foi para o Brasil levando "tão-somente" estes 6 filhos já mencionados.
Não encontrei o assento de nascimento da Anna Carvas (ou Anna Rente), mas penso que encontrei o assento de nascimento do Sebastião, o qual, no assento destes 3 filhos, é chamado de Sebastião Rei.
Há também uma discrepância no nome do pai deste Sebastião que encontrei em Carva, Murça, mas o ano de nascimento coincide com o ano do casamento (em 1895 com 18 anos, portanto, nasceu em 1877). Não encontrei outro Sebastião que cumprisse com estes elementos.
O Sebastião Maria do assento de casamento com a Anna Carvas (ou Anna Rente) tem como pais Antonio José da Lage [mas está rasurado o "José da Lage" num espaço em que pode-se ainda ver escrito o apelido "Rei" original] e Luiza Maria.
Assento N.º 15 de 07/10/1877 (baptismo), SEBASTIÃO, n. em 01/10/1877, primeiro do nome na ordem de filiação de Antonio Rei e de Luiza Maria, exposta, recebidos na freguesia de Vreia de Jales [já procurei lá também, sem sucesso], neto paterno de Manoel Rei e de Anna Maria, e materno de avós incógnitos. Foram padrinhos, Manoel Fernandes, proprietário, e [ilegível] Umbelina, criada de servir, todos deste lugar da freguesia da Carva. O padrinho assinou e a madrinha não.
Este Sebastião casou-se posteriormente com Julia Rosa, natural de Parada do Pinhão, Sabrosa, em 07/12/1949, o que condiz com o facto de a Anna Carvas (ou Anna Rente) ter-se ido para o Brasil levando junto todos os filhos, mas sem o marido.
Já fiz buscas igualmente em todas as freguesias de Sabrosa, sem sucesso.
Vou amanhã pedir uma cópia deste assento de casamento do Sebastião (Maria) Rei para ver se aparece mais alguma informação que me ajude a encontrar os três primeiros filhos.
Grato mais uma vez por toda a ajuda e a busca prossegue...
Melhores cumprimentos,
Kelson dos Santos Araújo
Direct link:
RE: pesquisa em Torre do Pinhão, Sabrosa, e em Carva, Murça
Caro Kelson Araújo:
Só um acaso feliz, e certamente fortuito, lhe permitirá encontrar o local de nascimento dos 3 filhos mais velhos do casal.
Com os melhores cumprimentos,
António Taveira
Direct link:
RE: pesquisa em Torre do Pinhão, Sabrosa, e em Carva, Murça
Caro António,
Sim, já imagino tal coisa...
De todas as maneiras, vou empreender a difícil, porém não impossível, tarefa de pesquisar nas freguesias que compõem o Alto Douro vinhateiro.
Vou concentrar-me unicamente em localizar o assento de nascimento do João (1902 e 1903) seguindo uma indicação que encontrei na Net.
Já pesquisei umas poucas dentre elas, conforme os anos indicados, e vou dar preferência ao distrito de Vila Real à partida...
Área Geográfica de Aplicação do Plano Zonal do Douro Vinhateiro:
A área geográfica da denominação de origem «Porto» e «Douro» é definida pelo Decreto n.º 7934, de 10 de Dezembro de 1921, e abrange os seguintes distritos, concelhos e freguesias, tradicionalmente agrupadas em três áreas geográficas mais restritas:
a. Baixo Corgo: no distrito de Vila Real abrange os concelhos de Mesão Frio (freguesias do E-tombo, Barqueiros, Cidadelhe, Oliveira, Santa Cristina, São Nicolau, Vila Jusã, Vila Marim), de Peso da Régua (freguesias do E-tombo: Covelinhas, Fontelas, Galafura, Godim, Loureiro, Moura Morta, Peso da Régua, Poiares, Sedielos, Vilarinho dos Freires) e de Santa Marta de Penaguião (freguesias do E-tombo: Alvacoes do Corgo, Cumeeira, Fontes, Fornelos, Louredo, Medrões (faltam os livros de 1902-1903, visto 1901, Sanhoane 1902-1903, São João Baptista de Lobrigos (faltam os livros de 1902 e 1903), São Miguel de Lobrigos 1902-1903, Sever 1902-1903), as freguesias de Abaças, Ermida, Folhadela, Guiães, Mateus, Nogueira, Nossa Senhora da Conceição (parte), Parada de Cunhos, São Dinis e São Pedro, do concelho de Vila Real; no distrito de Viseu, as freguesias de Aldeias, Armamar, Folgosa, Fontelo, Santo Adrião, Vacalar e Vila Seca, do concelho de Armamar; as freguesias de Cambres, Ferreiros de Avões, Figueira, Parada do Bispo, Penajóia, Samodães, Sande, Santa Maria de Almacave, Sé e Valdigem e as Quintas de Foutoura, do Prado e das Várzeas, na freguesia de Várzea de Abrunhais, do concelho de Lamego; a freguesia de Barrô, do concelho de Resende;
b. Cima Corgo: no distrito de Vila Real abrange as freguesias de Alijó, Amieiro, Carlão, Casal de Loivos, Castedo, Cotas, Favaios, Pegarinhos, Pinhão, Sanfins do Douro, Santa Eugénia, São Mamede de Riba Tua, Vale de Mendiz, Vilar de Maçada e Vilarinho de Cotas, do concelho de Alijó; as freguesias de Candedo, Murça e Noura, do concelho de Murça; as freguesias de Celeirós, Covas do Douro, Gouvães do Douro, Gouvinhas, Paços, Paradela de Guiães, Provesende, Sabrosa, São Cristóvão do Douro, São Martinho de Anta, Souto Maior, Vilarinho de São Romão, do concelho de Sabrosa; no distrito de Viseu, as freguesias de Castanheiro do Sul, Espinhosa, Ervedosa do Douro, Nagozelo do Douro, Paredes da Beira, São João da Pesqueira, Soutelo do Douro, Trevões, Vale de Figueira, Valongo dos Azeites, Várzea de Trevões e Vilarouco, do concelho de São João da Pesqueira; as freguesias de Adorigo, Barcos, Desejosa, Granjinha, Pereiro, Santa Leocádia, Sendim, Tabuaço, Távora e Valença do Douro, do concelho de Tabuaço; no distrito de Bragança, as freguesias de Beira Grande, Castanheiro do Norte, Carrazeda de Ansiães, Lavandeira, Linhares, Parambos, Pereiros, Pinhal do Norte, Pombal, Ribalonga, Seixo de Ansiães e Vilarinho de Castanheira, do concelho de Carrazeda de Ansiães;
c. Douro Superior: no distrito de Bragança abrange a freguesia de Vilarelhos, do concelho de Alfândega da Fé; as freguesias de Freixo de Espada à Cinta, Ligares, Mazouco, Poiares, do concelho de Freixo de Espada à Cinta; as propriedades que foram de D. Maria Angélica de Sousa Pinto Barroso, na freguesia de Frechas, e as da Sociedade Clemente Meneres, nas freguesias de Avantos, Carvalhais, Frechas e Romeu, do concelho de Mirandela; as freguesias de Açoreira, Adeganha, Cabeça Boa, Horta, Lousa, Peredo dos Castelhanos, Torre de Moncorvo e Urros, do concelho de Torre de Moncorvo; as freguesias de Assares, Freixiel, Lodões, Roios, Sampaio, Santa Comba da Vilariça, Seixo de Manhoses, Vale Frechoso e Vilarinho das Azenhas, as Quintas da Peça e das Trigueiras e as propriedades de Vimieiro, situadas na freguesia de Vilas Boas, e Vila Flor, do concelho de Vila Flor; no distrito da Guarda a freguesia de Escalhão, do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo; as freguesias de Fontelonga, Longroiva, Meda, Poço do Canto, do concelho de Meda; o concelho de Vila Nova de Foz Côa.
Sorte e continuação de um bom trabalho...
Kelson dos Santos Araújo
Direct link:
RE: pesquisa em Torre do Pinhão, Sabrosa, e em Carva, Murça
Caro Kelson Araújo:
No seu lugar começaria pelas freguesias vinhateiras mais próximas da Torre do Pinhão: Vilar de Maçada e Sanfins do Douro (no concelho de Alijó) e Parada do Pinhão, S. Lourenço de Riba Pinhão e Souto Maior (no concelho de Sabrosa se bem que algumas delas não incluidas na zona de vinho do Porto). O peso da produção de vinho é, e era, muito superior nas duas freguesias do concelho de Alijó relativamente às três do concelho de Sabrosa indicadas.
Sem grandes esperanças de sucesso...pode ser que consiga alguma coisa.
Boa sorte,
António Taveira
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 24 Jan 2025, 20:22