Brasil: Paróquia de Nossa Senhora do Pilar do Iguaçu

This topic is classified in the following rooms Brasil | Regiões

Brasil: Paróquia de Nossa Senhora do Pilar do Iguaçu

#273257 | MCNN | 24 Mar 2011 01:09

Boa noite

Uma 7ª avó minha, de acordo com o assento paroquial de seu casamento no Rio de Janeiro em 1742, foi baptizada na paróquia de Nossa Senhora do Pilar do Iguaçu.

Pelo que li, essa zona foi assolada por uma autêntica catástrofe ecológica no final do século XIX, razão pela qual essa paróquia "mudou-se" literalmente para outras paragens. Aliás, pelo que percebi, foram várias as mudanças ao longo do tempo.

E foram tantas as mudanças que eu a certa altura "perdi-me". Será que esses assentos, caso ainda existam, deverão ser procurados em Duque de Caxias ? Procurei no site dos Mormons alguma informação sobre essa paróquia, mas não tive sucesso nenhum.

Queria pois perguntar aos confrades se por acaso sabem onde deverei procurar o assento de baptismo da minha antepassada (no caso de ainda existirem os assentos paroquiais do início do século XVIII).

Obrigado desde já pela ajuda que possam dispensar.


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Brasil: Paróquia de Nossa Senhora do Pilar do Iguaçu

#273599 | Gilson Nazareth | 30 Mar 2011 02:49 | In reply to: #273257

Olá,Mario
Acredito que no Arquivo do bispado de Nova Iguassú.Caso queira, passe-me os dados:pode ser que tenha algo em meu arquivo.Não estou podendo sair mas,com sorte, dá para pesquisar em casa.
Abraço
gilson

Reply

Direct link:

RE: Brasil: Paróquia de Nossa Senhora do Pilar do Iguaçu

#285129 | MCNN | 19 Aug 2011 22:17 | In reply to: #273599

Meu caro Gilson

Estou até com vergonha de lhe responder !!!!!

Só hoje é que vi que teve a amabilidade de me responder há quase 5 meses atrás !!!!

Por algum motivo que não consigo entender, a sua resposta passou-me totalmente despercebida. Peço-lhe desculpa por não lhe ter dito nada até hoje.

Aproveitando a sua amabilidade, aqui vão os dados de que disponho.

Esta minha 7ª avó chamava-se Quitéria da Silva Campello, e casou-se em 5 de Maio de 1742 no Rio de Janeiro, paróquia da Candelária, com Cipriano Alves Pinto, viúvo, natural de Cabrela, Portugal.

De acordo com o assento de casamento, Quitéria da Silva Campello era "natural e baptizada na freguesia de Nossa Senhora do Pilar de Aguassu termo desta cidade" (sic). Era filha legítima de José da Silva Campello e de Isabel de Sousa.

E é só isto que tenho sobre a naturalidade e ascendência desta minha antepassada.

Muito obrigado por tudo, e desculpe mais uma vez o atraso desta minha resposta.

Um abraço

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Brasil: Paróquia de Nossa Senhora do Pilar do Iguaçu

#285223 | Gilson Nazareth | 21 Aug 2011 02:33 | In reply to: #285129

Mário César,
Que bom nos reencontrarmos.É um prazer poder ir devolvendo um pouco das gentilezas que recebí do amigo.
O que estou lhe mandando é o que já tinha no meu arquivo,posso conseguir mais pesquisando,embora ,no momento , esteja passando por uma série de operações:velhice é fogo!
CIPRIANO DA SILVA PINTO-n.LX,Santa Justa .Filho de Manuel Pinto e Luzia de Faria.
Casado com Quitéria da Silva Campelo n.FregNS do Pilar(Reconcavo do RJ).Filha dew José da Silva Campelo e Isabel de souza(Creio que seja a mesma família Silva Campelo que tenho no fichário,faltariam as conexões).
Pais de:
1-1-Rosa Maria do Viterbo (emancipada RJ 1779)
1-2-Francisca Jacinta do Nascimento c/c/José de Oliveira Quaresma
1-3-Francisco n.RJ 24-06-1760 b.Sé Lº11/11v(b.14-07-1760
1-4-Inácio Miguel Pinto Campelo(vivo 1799)
1-5-José Alves Pinto n.RJ Candelária f.cidade do RJCadetral Lº3/57v(com testamento 1799)
Casado Iº com Ana Maria Xavier
Casado 2º com Paula Ferreira Xavier
Iºmatrimonio:
...2-1-Joaquina
...2-2-Felix Xavier Pinto(2º testamenteiro de seu pai)
...2-3-Rosa
IIºmatrimonio
....2-4-Uma criança,menor, em 1799.
Esperando conseguir muito mais de sua gente carioca
Grande abraço,
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Brasil: Paróquia de Nossa Senhora do Pilar do Iguaçu

#285287 | MCNN | 21 Aug 2011 22:40 | In reply to: #285223

Caro amigo Gilson

É sempre um prazer falar consigo.

Trate em primeiro lugar de convalescer, que a nossa saúde está primeiro.

Quanto aos dados que teve a gentileza de me passar, queria apenas dizer que o meu 6ª avô é precisamente Inácio Miguel Pinto Campelo (1749-1818), que foi tabelião na cidade do Rio de Janeiro, e que casou com Luísa de Sant'Ana, natural da Bahia.

Um abraço e votos de uma rápida recuperação.

Do seu amigo

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Brasil: Paróquia de Nossa Senhora do Pilar do Iguaçu

#285295 | Gilson Nazareth | 21 Aug 2011 23:28 | In reply to: #285287

Caro Mário,
Dia 30 opero,as segundas carótidas:as esquerdas.A operação é melindrosa mas a recuperação é rápida.
Os Siva Campelo e José de Oliveira Quaresma aparecem ligados à Casa da Moeda e há,ainda, um pedre nos Silva Campelo.
Posso,ainda,pesquisar,por telefone, no CBG e no arquivo de Carlos Barata,isto a partir de 2ª feira próxima,e no Arquivo da Curia a partir de setembro.
Vamos fazer,juntos, um trabalho com os seus CARIOCAS e publicá-lo da Revista João do Rio?

Grande abraço,
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Brasil: Paróquia de Nossa Senhora do Pilar do Iguaçu

#285313 | MCNN | 22 Aug 2011 11:17 | In reply to: #285295

Amigo Gilson

Muito obrigado pela sua gentileza. É lógico que adoraria fazer esse trabalho consigo.

Melhor dizendo, seria uma honra para mim.

Mas trate primeiro de se recuperar, ok ?

Entretanto, vou reunir a informação que tenho sobre esse meu ramo carioca e vou enviá-la para o seu email, ok ?

Um grande abraço e votos que corra tudo bem com a sua operação de dia 30.


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 09:18

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen