Familia Sapucaia

This topic is classified in the following rooms Famílias

Familia Sapucaia

#273964 | Jaimeband | 03 Apr 2011 23:04

Gostaria saber da ascendência de meu bisavô materno-paterno Salvador Vicente Sapucaia.Sua nacionalidade,data e local de nascimento e nomes de seus pais,avós,etc...
Sabe-se que era dezembargador formado em 1856 pela Faculdade de Direito de Olinda-Pernambuco,e em 1891 foi Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão.Tinha 2 irmãos tambem desembargadores,sendo um deles Helvecio Vicente Sapucaia.
Todos eles radicaram-se na Bahia,tendo Salvador sido Juiz de diversas comarcas da Bahia.
Morava em Cachoeira (Bahia) tendo se casado com uma senhora da Familia Muniz da região,desta união teve um filho chamado Jõao Muniz Sapucaia,médico,faleceu aos 35 anos e foi fundador da cidade de Jardinópolis -SP(arredores de Ribeirão Preto).
Em segunda nupciais casou-se com Carlota Pires Gomes de Alcobaça-Bahia,rica senhora,provalvelmente descendente dos 2 primeiros colonizadores portugueses degradados da Ilha de Madeira,chamados Antonio Gomes e Antonio Pires.A Mansão de seus pais está tombada pelo Ins.Historico da Bahia.

Reply

Direct link:

RE: Familia Sapucaia

#274050 | JuremaSA | 04 Apr 2011 22:35 | In reply to: #273964

Olá!!! eu me chamo Jurema Sapucaia e fazendo uma busca diante de alguma informação referente a familia Sapucaia, fiquei feliz em ter algum parente mesmo longe, interessado na história de nossos ascendentes.
Eu sou neta de Helvécio Vicente Sapucaia Filho, que era tabelião da cidade e faleceu em 09 de agosto de 1962, tiveram 9 filhos , de três casamentos.
O meu bisavô Helvécio Vicente Sapucaia, era Juiz de Paz, não temos nenhum registro diante de que ele era desembargador, pois ele tinha um cartório de registro civil como também de registro de imóvel, ficando como sucessor o meu avô, que não tinha nenhuma formação acadêmica e esse cartório funcionava no prédio que eles moravam, na parte de baixo, esse sobrado, tornou-se patrimônio cultural e histórico do municipio, hoje é a prefeitura de Cachoeira -Ba, sou neta do terceiro casamento de Helvecio Filho, onde tenho 3 tios.
Se obtiver qq noticia fico muito grata, pois a cidade não tem nenhum relato da familia, até pq todos os antigos já morreram e minha avó não sabe muita coisa, até pq meu avó foi o caçula e não conheceu a sua mãe, pois dizem que ela fugiu da cidade pelos mals tratos de meu bisavô, Helvecio Vicente Sapucaia.

Reply

Direct link:

RE: Familia Sapucaia

#274125 | Gilson Nazareth | 06 Apr 2011 01:50 | In reply to: #274050

Jurema, Tudo certo?
Descendo do capitão-mor de Cachoeira,no sáculo XVIII,Manuel Afonso da Gaya,nascido Santos,e sua mulher Antonia Pires da Fonseca Ribeiro,nascida S.Gonçalo do Campo.
Tenho um trabalho sobre os Fonseca Homem/Pires Ribeiro.cachoeirenses.
Poderia me por em contacto com algum genealogista local?
Atentamente,Gilson

Reply

Direct link:

RE: Familia Sapucaia

#274278 | Jaimeband | 09 Apr 2011 20:33 | In reply to: #274050

Prezada Prima Jurema,

Revendo minhas anotaç'oes gostaria de retificar o seguinte meu bisavô Salvador formou-se em Direiro em 1858.Encontrei tb o seguinte Helvecio Vicente Sapucaia,foi diplomado advogado em 01.12.1894 em Ciências Jurídicas pela Faculdade Livre de Direiro da Bahia. Começo a ter dúvidas se de fato Helvecio seu bisavô era de fato irmão do meu bisavô Salvador,porque a diferença de idade entre eles é bastante grande(36 anos), partindo do pressuposto que se formaram digamos com 25 anos.
Caso sejam de fato irmãos,então nosso avós são primos carnais e assim sucessivamete até nossa geração.
Salvador morreu por volta de 1915,e deve ter nascido por volta de 1835??? aonde?? É possivel que encontremos estes registros no cartorio em Cachoeira que foi de sua familia por gerações.
Minha mãe que ainda é viva tem 87 anos,disse-me que Salvador e irmãos foram criados por um tio muito rico,que os formou em Advogados.Pergunto-lhe você ja ouviu falar de Flor Sapucaia???? tenho informações não confirmados que era filha de seu bisavo Helvecio,e morava em Cachoeira num casarão sozinha e era muito rica.Tenho foto dela com 49 anos em 1922.
Flor frequentou nossa casa em Salvador já pobre,apenas com uma caixa de joias que não largava por nada.Cheguei a conhecê-la já velhinha e no fim de sua vida foi amparada por nós minha mãe e irmã,que alugaram um apartamento pra ela.Morreu com dignidade e foi enterrada no Campus Santo em Salvador.
Sou de Salvador-Bahia,e estou morando atualmente na cidade de Brumado_Ba.,e estou com 64 anos.
Meu nome completo é Jaime Sapucaia Bandeira.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 09:29

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen