Descendente ilegítima D. Pedro I (IV) visita o Brasil

This topic is classified in the following rooms Brasil | Famílias | Pessoas | Títulos

Descendente ilegítima D. Pedro I (IV) visita o Brasil

#274833 | Monigo | 19 Apr 2011 16:20

Marquesamania e a visita da baronesa!

Este é, sem dúvida, o ano de Domitila de Castro Canto e Melo, a famosa Marquesa de Santos. O SBT acaba de adquirir a inesquecível minissérie da extinta Manchete, que trazia Maitê Proença no papel da amante do Imperador D. Pedro I do Brasil, interpretado por Gracindo Júnior. Aproveitando a deixa, a Geração Editorial resolveu relançar o romance `A Marquesa de Santos', de Paulo Setúbal, que inspirou a minissérie.

E os adoradores da realeza não podem perder `Titília e o Demonão — cartas inéditas de D.Pedro I à Marquesa de Santos', compilação de 94 cartas endereçada pelo imperador à sua amante, que foram descobertas pelo arquiteto e historiador Paulo Rezzuti no acervo da Hispanic Society of America, em Nova York. Detalhe: Demonão era como D. Pedro assinava suas declarações de paixão à moça.

Além disso, a Mitra da Arquidiocese de São Paulo conseguiu permissão do Ministério da Cultura para captar R$ 11,5 milhões pela Lei Rouanet para restaurar o Palacete do Carmo, a casa da Marquesa de Santos em São Paulo, hoje propriedade da Igreja. O local vai abrigar a sede administrativa da Arquidiocese e o Museu de Arte Sacra. De casa de amante a centro de paróquia, uau.

No rastro dessa `marquesamania', a coluna faz as vezes de `Point de Vue', a bíblia da nobreza na Europa, e publica, com exclusividade, as fotos da primeira visita de uma descendente direta de Domitila e D. Pedro ao País.

A baronesa Sibylle von Neubronner-Guggenberg é tataraneta de Isabel Maria de Alcântara Brasileira, a Duquesinha de Goiás, filha de D. Pedro I e de sua amante. A menina foi legitimada pelo imperador e elevada à condição de duquesa em 1826, decreto
que chocou a aristocracia luso-brasileira.

D. Pedro confiou a educação de sua filha à segunda mulher, a imperatriz Amélia de Leuchtenberg, que levou a menina para a Baviera quando o marido morreu, em 1831, em Portugal. D. Amélia tratou de providenciar rapidamente um casamento aristocrático para a enteada, com o barão Ernst Fischler von Treuberg, filho do camerlengo do rei de Saxe. Eles tiveram quatro filhos, e é justamente do caçula, Franz Xavier, que descende a baronesa Sibylle.

Ao lado do marido, o barão Rüdiger von Neubronner, ela visitou Petrópolis, onde moram seus primos imperais, e o Rio, onde conheceu o Jardim Botânico e o Palacete do Caminho Novo, antiga residência da Marquesa de Santos e atual Museu do Primeiro Reinado, em São Cristóvão. Disse-se "encantada" com o acervo de móveis, documentos e objetos de arte do século 19, que incluem porcelanas, cristais, manuscritos e pinturas de artistas como Batista da Costa, Fachinetti, Taunay e Louis Albert de La Riva. Mas não comentou o estado lamentável de conservação do imóvel, que será restaurado pela ex-ministra da Cultura de Portugal, Maria João Espírito Santo Bustorff, noblesse oblige...

http://odia.terra.com.br/portal/diversaoetv/html/2011/4/gnt_vai_transmitir_ao_vivo_o_casamento_do_principe_william_com_kate_middleton_158004.html

Reply

Direct link:

RE: Descendente ilegítima D. Pedro I (IV) visita o Brasil

#274836 | JASP | 19 Apr 2011 17:24 | In reply to: #274833

Se foi legitimada não é ilegítima.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 24 Dec 2024, 21:39

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen