Castro - CBA, Escudos e Pedras de Armas

This topic is classified in the following rooms Bibliografia | Cargos | Direito | Famílias | Heráldica

Castro - CBA, Escudos e Pedras de Armas

#275020 | Samuel C O Castro | 22 Apr 2011 20:32

Prezados colegas de pesquisas,

Há 16 anos estou entroncando as mais diversas linhagens da família Castro numa grande e única árvore genealógica. Pretendendo enriquecer a pesquisa, inicio agora um estudo das CBA (Cartas de Brasão de Armas), dos Escudos e das Pedras de Armas, que tiveram elemenos da citada família, que serão inclusos aos dados genealógicos já colhidos.

Me considerando um leigo no assunto de heráldica, quanto as Pedras de Armas, quando associadas a outras famílias, também tenho interesse naquelas em que os Castros aparecem em qualquer um dos quadrantes das mesmas, pretendendo obter a Figura, saber se trata dos Castros de 6 ou de 13 arruelas, saber da disposição delas, das cores usadas, localidades em que foram instaladas ou transferidas, descrição das mesmas e, se possível, dados da concessão e do agraciado.

Agradeço tanto a impostação de informações individuais, quanto a indicação de obras ou links na NET, que retratem diversos elementos envolvendo os mais variados ramos dos Castros. A indicação da referência bibliográfica, também será muito bem vinda, pois julgo ser impressindível para dar credibilidade nas pesquisas.

Deixo o meu muito obrigado aos futuros colaboradores. Abraço fraterno a todos.

Samuel Cândido de Oliveira Castro

Reply

Direct link:

RE: Castro - CBA, Escudos e Pedras de Armas

#275137 | Samuel C O Castro | 25 Apr 2011 21:17 | In reply to: #275020

Prezados colegas,

Quanto aos escudos, além dos 2 que constam aqui em http://www.geneall.net/P/fam_page.php?id=255 :

As armas que trazem os Castros provindos de ramo legítimo são: escudo de ouro com treze arruelas de azul. Timbre: leão nascente de ouro, armado e linguado de azul.

Os que descendem dos ramos ilegítimos usam: escudo de prata com seis arruelas de azul. Timbre: leão nascente de prata carregado das seis arruelas.

Os Castros de "Penha Verde", também de ramo ilegítimo, alteraram o timbre para: leão nascente de ouro, segurando nas garras a roda de navalhas de Santa Catarina, a roda de sua cor e as navalhas de prata.

Já os marqueses de Cascais, também conservaram as armas mudando o timbre para: caranguejo de prata carregado dos móveis do escudo.

Haverá mais algum além desses?

Informações sobre CBAs e Pedra de Armas, também serão muito bem vindas.

Agradeço a ajuda. Abraço fraterno a todos.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Castro - CBA, Escudos e Pedras de Armas

#275146 | RCCORREIA | 25 Apr 2011 23:51 | In reply to: #275137

Caro Samuel

Tenho algumas fotos (infelizmente nem sempre da melhor qualidade) de algumas pedras de Castros que vou pesquisar nos meus arquivos e depois lhe enviarei por e-mail com algumas notas.

Quanto a cores nas pedras raramente elas surgem.

Já a questão da legitimidade parece-me um tanto estranha porque o habitual nestes casos é a utilização de filetes negros a indicar bastardia e não armas diversas, mas é uma opinião pessoal.

Até porque se na origem possa haver ilegitimidade/bastardia possivelmente ela não se prolonga forçosamente nas gerações seguintes. E se o filho herdeiro dum Castro (legitimo) fosse não legitimo mas na falta doutros descendentes herdasse armas/titulo do pai teria que mudar de armas? Em principio não até porque para herdar possivelmente seria legitimado ou perfilhado.

O mais lógico parece-me ser que para um mesmo apelido existam famílias/armas diversas (o que não é caso único) e que alguém para os diferenciar não achando outra razão tenha "sugerido" essa.

Cumprimentos,
Rui Correia

Ficarei à espera de opiniões de confrades mais habilitados sobre isto.

Reply

Direct link:

RE: Castro - CBA, Escudos e Pedras de Armas

#275176 | Incognitus | 26 Apr 2011 13:07 | In reply to: #275137

Caro Confrade,

Samuel de Castro

Curiosamente também eu recolhi alguns exemplares de armas dos castros, mas só os de seis arruelas (condes de Monsanto/marqueses de Cascais).
É certo que os de seis arruelas são os ilegítimos, que não usaram os filetes negros transversais de bastardia nas 13 arruelas; mas criaram o de seis arruelas.

Por favor, peça o meu enderço de e-mail ao moderador, para trocarmos informação.

Cump.
José

Reply

Direct link:

RE: Castro - CBA, Escudos e Pedras de Armas

#275195 | Samuel C O Castro | 26 Apr 2011 17:02 | In reply to: #275176

Prezado José,

Muito obrigado pelo contato.

Das armas dos Castros que recolheste, se puderes fazer o favor de enviá-las para o e-mail que lhe disponibilizei via Geneall, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido. Dos pormenores que indiquei na mensagem inicial, pondendo incluí-los, também serão muito bem vindos.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Castro - CBA, Escudos e Pedras de Armas

#275250 | Samuel C O Castro | 27 Apr 2011 11:58 | In reply to: #275146

Prezado amigo Rui,

Muitíssimo obrigado pelo envio ao meu e-mail das diversas Pedras de Armas dos antigos Castros, com certeza me serão estremamente úteis para enriquecer a base que estou a montar dessa família.

Estarei organizando um Arquivo exclusivo delas e farei menção na base do meu agradecimento aos amigos que enviaram.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Castro - CBA, Escudos e Pedras de Armas

#275310 | Samuel C O Castro | 27 Apr 2011 22:48 | In reply to: #275137

Prezado colegas,

Também acho oportuno aqui incluir meu interesse pela descrição e fotos de Casas, Castelos, Maiorazos, Morgados, Palacetes e Quintas que pertenceram aos Castros, citando sua localização, seus instituidores e respectivas datas, e dentro do possível, os seus proprietários Castros no decorrer dos séculos.

Idêntico interesse tenho pelos túmulos dos Castros mais retroativos, a exemplo do de Inês de Castro e D. Pedro, facilmente encontráveis na NET.

Deixo o meu muito obrigado aos colegas que já enviaram importantes informações para meu e-mail.

Abraço fraterno a todos.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Castro - CBA, Escudos e Pedras de Armas

#275387 | Samuel C O Castro | 28 Apr 2011 22:51 | In reply to: #275310

Prezados colegas,

A citação de obras que retratem os ítens que citei, também serão muito bem vindos.

Agradeço a todos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Castro - CBA, Escudos e Pedras de Armas

#276043 | Samuel C O Castro | 09 May 2011 13:28 | In reply to: #275387

Reitero meus pedidos. Abraço a todos.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 00:41

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen