Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

This topic is classified in the following rooms Arquivos

Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

#276991 | Jorge Resende | 24 May 2011 22:59

Agradeço especial favor dos confrades para ajuda no seguinte:
Onde se encontrarão os paroquiais da Ilha de Santo Antão, feguesia da Ponta do Sol, Cabo Verde? A quem devo dirigir o pedido de pesquisa de um assento de nascimento/baptismo, de um familiar ali nascido entre 1835-1846?
Aguardo colaboração

Reply

Direct link:

RE: Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

#277005 | mosorio | 25 May 2011 07:31 | In reply to: #276991

Caro Jorge Resende,

Verifique na base de dados do Geneall se não existe já algum dos nomes que procura.
A pessoa ideal para fazer essa pergunta( como obter paroquiais em CV) é o João Manuel Nobre de Oliveira> JOMAN
Conheço pessoas com ascendentes Resende da Costa de CV que foram para o Brasil, a terra onde viveram no Br chama-se Resende da Costa.
Cumprimentos

MEmília.

Reply

Direct link:

RE: Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

#277014 | Jorge Resende | 25 May 2011 11:16 | In reply to: #277005

Agradeço a MOSORIO. O familiar sobre quem recai a minha curiosidade não é da familia do meu pai, Resende, que são oriundos do sítio de Pardelhas, Murtosa, mas sim dum familiar da minha mulher apelido Alves Salgado, de Santo Antão, Cabo Verde. Continuo a aguardar qualquer informação. Se o onfrade João Manuel Nobre Oliveira puder também ajudar ficarei grato.

Reply

Direct link:

RE: Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

#277018 | roz | 25 May 2011 13:25 | In reply to: #277014

Caro Jorge Resende

Tente contactar o Arquivo Historico Nacional de Cabo Verde. Nunca experimentei mas pode ser que eles ajudem ou tenham informacao. Copiei da internet estes contactos para o Arquivo e como pode constactar nem todos os numeros sao constantes. Assim nao sei quais sao os mais actualizados mas pode enviar um email e ver o que acontece. O ultimo link 'e para um formulario que deve preencher com os detalhes, imprimir e enviar.

Boa sorte com as pesquisas.
Cumprimentos.
Rosario


Telephone
(238) 61 21 25 or 61 39 62
Fax
(238) 61 39 64

Email
ahn.praia@mail.cvtelecom.cv



PO Box: Caixa Postal 321
Telephone: 238 261 3962
Fax: 238 61 39 64
http://www.ahn.cv




Telephone: +238 612 125, 613 962
Telefax: +238 613 964
E-mail: ahn.praia@mail.cvtelecom.cv



http://www.penrose-press.com/LIB7361.idd
address: BP 321
Praia, São Tiago
Cape Verde (Cabo Verde)

telephone: +238 (612) 613 962
telefax: +238 (612) 613 964



http://www1.umassd.edu/SpecialPrograms/caboverde/greqform.html

Reply

Direct link:

RE: Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

#277140 | Joman | 27 May 2011 05:01 | In reply to: #277014

Caro Resende

Vejo que já recebeu valiosas dicas da Osorio e da Rosário.

Sobre a família que fala pouco sei. Apenas retive informação sobre dois dos seus membros ligados, pelo casamento, a familiares meus. Seus nomes posso disponibilizar.
Luís Alves Salgado c/c. com Joana Ferreira Nobre (filhos?) e Alexandre Alves Salgado, primeiro marido de Constança Ascensão Sena Pires Ferreira (s.g.), ambos naturais da Vila da Povoação.
Estes dois supômo-los filhos de Luís António Alves Salgado, nat. de Portugal, que em 1852 já residia na Vila da Povoação.

Assim, acho que, sem descurar Ponta do Sol, deve incidir as suas pesquisas na vila da Povoação, freguesia de Nossa Senhora do Rosário.

João Nobre de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

#277152 | Jorge Resende | 27 May 2011 13:54 | In reply to: #277140

Muito grato pelo seu cuidado. Enviei ao Arquivo Hist. um mail com o mesmo pedido de inf. mas... até hoje nada. Cheguei à indicação de Ponta do Sol, porque em Massarelos, Porto, surgiu num assento de nasc. bapt. como pai do bisavô paterno da minha mulher, o nome de José Alves Salgado, oriundo de S.Antão, o que se desconhecia por competo, causando surpresa agradável. Por essa razão, mantenho o interesse de pesquisar o assento de nasc. do referido. Será que ainda estão os paroquiais na igreja de Santo Antão?
Mas parce que Cabo Verde não está ainda muito vocacionada para este tipi de inf/ajuda. Vou aguardar. Também já escrevi ao padre de S.Antão, nada... Obrigado no entanto aos que me responderam já. Jorge Resende

Reply

Direct link:

RE: Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

#277291 | Joman | 30 May 2011 04:01 | In reply to: #277152

De nada

Nos meados do século XIX a sede do concelho da Ribeira Grande era na Vila da Povoação. A sede actual é a vila da Ponta do Sol que fica apenas a seis quilómetros de distância da Povoação. Daí não ser incomum um casal ter filhos nascidos nas duas vilas.
Por outro lado, os registos paroquiais anteriores a 1910 (os que existem) estão todos no Arquivo Nacional de Cabo Verde, na Praia. Daí não deve esperar muito do padre da Povoação.

João Nobre de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

#277323 | Jorge Resende | 30 May 2011 19:13 | In reply to: #277291

Obrigado uma vez mais pela informação,Sr. João Nobre Oliveira. Como por mail nada recebi do Arq. Nac. CV, penso escrever-lhes.

Já agora sobre Alves Salgado: Andava a pesquisar Etombo/Massarelos/Porto, pois é também de lá que os familiares da m/mulher são oriundos, e surge-me um casamento de um Julio Alves Salgado mas em Cedofeita, e é aí que me apercebo que os Alves Salgado também podem ser oriundos de SERÔA/Paços de Ferreira. Fui visionar, e encontrei bastantes pessoas com Alv. Salg. ali.

Só pretendo encontrar pois o assento de nac/bapt. do familiar da m/mulher, José Alves Salgado, nascido em Ponta do Sol, sendo o seu pai José António Alves Salgado e mãe Senhorinha Maria, ignoro o motivo da sua ida para Cabo Verde (José António), mas começo a relacionar que tenha sido por deportação, ou ligada a política ou judicial... Isto em 1835... Lutas liberais?

Encontrei em Serôa em 1817 um nascimento de um José, que talvez seja o procurado. Através do assento de seu filho nascido em Ponta do Sol e que foi parar a Massarelos depois,(aí sendo pai do bisavô da m/mulher), penso ter luz sobre parte do mistério relacionado com ida para Cabo Verde, mas creio que será uma hipotese, aí tendo casado e se calhar morrido.
Desculpe esta longa descrição. Resumindo, vou escrever ao Arquivo. Grato Jorge Resende

Reply

Direct link:

RE: Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

#285794 | roz | 27 Aug 2011 11:14 | In reply to: #277323

Caro Jorge Resende

Nao sei se ja conseguiu o que desejava mas era so' para informa'-lo de que se puder visitar um dos Centros de Familia dos Mormons podera' requisitar os microfilmes das paroquias de Cabo Verde. Neste link podera' encontrar qual o mais proximo de si: http://www.familysearch.org/eng/

Para a de Ribeira Grande (Povoacao), freguesia N. Sra. Rosario, o filme de baptismos comeca em 1840.

http://www.familysearch.org/eng/library/fhlcatalog/supermainframeset.asp?display=titlefilmnotes&columns=*%2C0%2C0&titleno=1171033&disp=Registros+civis++

Para a freguesia N.Sra. do Livramento, Ponta do Sol, os registos so estao filmados a partir de 1897 o que nao lhe interessara'.
Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

#285798 | aeiou2 | 27 Aug 2011 12:45 | In reply to: #285794

Há um expert em Famílias de Cabo Verde muito "morabeza" cujo nick no fórum é joman.

Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

#285799 | aeiou2 | 27 Aug 2011 12:46 | In reply to: #277323

Veja sff a resposta que dei,mas saiu para a Srª.D.Rosário
Cpts
Maria

Reply

Direct link:

RE: Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

#287210 | Jorge Resende | 13 Sep 2011 22:04 | In reply to: #277140

Estimado João Oliveira, depois de uma longa espera por qualquer notícia vinda de Cabo Verde do Arquivo Histórico, que ignora completamente os pedidos que lhe são feitos (2), volto de novo à sua ajuda. Falou-me no seu mail de Luís António Alves Salgado da Povoação.
Parece-me que se eu pudesse saber o nome do pai de Luís, que poderia ajudar-me a fazer luz sobre o que tanto tenho procurado.
Defacto, 1852 aproxima-se bastante das datas que entendo estarem na ida de José António Alves Salgado para Ponta do Sol, pois aí cerca de 1840, nasceu-lhe o filho José António Alves Salgado, que veio instalar-se em Massarelos, onde deu seguimento aos familiares da minha mulher.
É possível que em 1837 +- José António Alves Salgado tenha ido para Cabo Verde, ido do Porto, talvez por se encontrar na tropa, e ter sido sugeito a deportação militar por golpe militar abortado, não sei bem... Ora, na Ponta do Sol, casou com Senhorinha Maria, teve o filho atrás referido José Alves Salgado (o qual teve dois filhos em Massarelos, 1866, e 1868) pelo que me leva a crer que ele deve ter nascido em 1840,..., e provavelmente teve outros irmãos em Ponta do Sol, Povoação.... Poderá Luís António Alves Salgado, seu parente, ser um filho do que penso ter nascido em Seroa, Paços de Ferreira, José António Alves Salgado?
Sinto uma pena enorme de não haver capacidade de resposta do Arquivo de Cabo Verde. Será que nos seus papeis antigos, ou através dos seus familiares, poderá existir uma pista para as minhas questões? Gostava bastante de terminar a história de família da minha mulher, e incluír ali algumas certezas relativas aos seus ascendentes idos do continente para Cabo Verde. Agradeço-lhe antecipadamente a sua atenção. Cumprimentos, JOrge Resende jbgresende@gmail.com

Reply

Direct link:

RE: Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

#287220 | f4b2 | 13 Sep 2011 23:54 | In reply to: #287210

Caro Jorge Resende

Pesquisei Cabo Verde 1908/1909,e apenas vi este nome:

- JOÃO MARIA SALGADO - Patrão-Mór do Porto da Praia(Cabo Verde)

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

#287259 | Jorge Resende | 14 Sep 2011 12:10 | In reply to: #287220

O meu obrigado pela sua atenção. Foi mais um contributo para a contínua pesquisa. Jorge Resende

Reply

Direct link:

RE: Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

#287574 | Joman | 19 Sep 2011 05:26 | In reply to: #287210

Caro João Resende

Lamento que não tenha tido êxitos nas suas iniciativas. O que sei é pouco. Luís António Alves Salgado, era natural de Portugal e em 1852 já residia na vila da Povoação. Suponho, pelos apelidos Alves Salgado, que seria pai de Luís Alves Salgado que casou em 1867 com Joana Ferreira Nobre, e de Alexandre Alves Salgado, este nasc. c. de 1846, nat. da freg. de Nª. Sr.a do Rosário, I. de S.to Antão, funcionário público no Paul, onde casou em 1884, aos 38 anos de idade, com a minha tia Constança Pires Ferreira.
De facto, de 1840 para 46, pouco dista. Mas, também, poderá muito bem o seu José António Alves Salgado ser primo de Luís Alves Salgado? Vejo que casaram-se pela mesma altura.

João Nobre de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

#287593 | Jorge Resende | 19 Sep 2011 17:41 | In reply to: #287574

Obrigado pela colaboração, tenho muita pena que o Arquivo de CV não funcione, mas não consigo ir muito mais além. Já pedi a um ex-colega meu da TAP, Carlos Jorge Mariano, cabo verdiano, se me ajudava, mas não é facil. Vivo na Madeira, disponha, um abraço, grato. Jorge Resende

Reply

Direct link:

RE: Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

#287623 | Joman | 20 Sep 2011 01:53 | In reply to: #287593

O mundo é mesmo pequeno. Carlos Jorge Mariano é meu primo. Dê-lhe "mantenhas". Um abraço.

João Nobre de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Cabo Verde/Santo Antão/Ponta do Sol-Onde paroquiais pª pedir assento baptismo/nascimento?

#287631 | Jorge Resende | 20 Sep 2011 11:01 | In reply to: #287623

Defacto, o mundo é assim mesmo! Muito prazer, Carlos Mariano foi meu colega de profissão durante muitos anos, saímos da Tap definitivte em 2001, e ele decidiu ir para Cabo V., onde se instalou com um peq. restaurante. Fico sempre confuso é com o local onde ele mora, em que ilha. Sobre Cabo Verde ainda, será que existem listagens de deportados para CV durante o séc. XIX, tem disso conhecimento? É que algo me diz que houve uma cena dessas com José António Alves Salgado, pois simples ~emigração não me parece... Um abraço, muito prazer, repito, Carlos Mariano é uma excelente pessoa, delicado, presumo que seja o protótipo do cabo verdiano comum. Vou-lhe enviar um mail para contar o sucedido, vai achar piada. Jorge Resende

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 02:59

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen