Ajuda para comarca de Guimarâes

This topic is classified in the following rooms Regiões

Ajuda para comarca de Guimarâes

#277158 | fertelde | 27 May 2011 16:11

Estimados:

Necessito ajuda para saber exactamente qual é a freguesia que aparece num documento de 1675 e que nâo consigo entender:

diz- freg. de Sâo Miguel de Bausvilla (?) ou Bauzilla conselho de Filgueiras comarca da villa de Guimarâes.-


Alguém me pode ajudar a descobrir qual é esta freguesia?

Cumprimentos e antecipadamente grato

Fernando

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para comarca de Guimarâes

#277160 | edvasconcelos | 27 May 2011 16:43 | In reply to: #277158

Sugestão: São Miguel de Varziela, concelho de Felgueiras ??!!

Não sei, mas talvez se voltar a ler o Bausvilla. Atenção que a freguesia poderá ser escrita como Barziella.


Cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso


Nota: Dependendo do ano a que se refere o seu registo.

Em 1821, Felgueiras continua sendo um concelho na divisão eleitoral e comarca de Guimarães, com 19 freguesias, 2817 fogos e 10410 habitantes. Posteriormente em 1833 aparece pertencendo à comarca de Amarante, sendo em 1835 dividida por questões judiciais pelos julgados de Barrosas, Fafe, Guimarães e Amarante. Era nesta altura do Distrito de Braga, passando em 1836 para o do Porto. Em 1840 fazia parte da comarca de Lousada e em 1841 foi dividida em quatro concelhos com as respectivas sedes em Airães, Torrados, Margaride e Vila Cova da Lixa. Em 1842 Felgueiras era concelho no distrito do Porto, com 23 freguesias e 4053 fogos, incluindo a freguesia de Pombeiro, que já tinha sido concelho. (in http://www.valedosousa.pt/ValeDoSousa/vPT/ValeDoSousa/Historia/felgueirashistoria.htm )

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para comarca de Guimarâes

#277168 | fertelde | 27 May 2011 18:43 | In reply to: #277160

Estimado Eduardo de Vasconcelos Cardoso:

Obrigadissimo pela ajuda, é isso mesmo Barziella e o registo, como indico em minha mensagem anterior, é de 1675.-

Pronto, fica tudo completo.

Melhores cumprimentos,

Fernando

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 14:47

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen