Origem do apelido Martins de Felgueiras (Pombeiro, Torrados, Lagares, Varziela e Margaride)
This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões
Origem do apelido Martins de Felgueiras (Pombeiro, Torrados, Lagares, Varziela e Margaride)
Boa tarde,
gostaria por favor de obter alguma ajuda para apurar as origens mais remotas do apelido MARTINS na região de Felgueiras (Distrito do Porto).
Apurei até ao momento o seguinte:
1 - Bernardo MARTINS ∞ Custódia Maria (residentes no lugar do Souto Longal - TORRADOS) (ano: entre 17?? e 18??)
2 - José MARTINS (filho de Bernardo MARTINS) ∞ Anna Maria (residentes em Pombeiro) (ano: 18??)
3 - Januário MARTINS (filho de José MARTINS e nasceu em 1856) ∞ Hermelinda Duarte
O Januário teve pelo menos este irmãos: Albina, Manoel MARTINS, António MARTINS, Balbina (nasceu em 1869) e Maria (nasceu em 1853).
A Albina teve pelo menos 4 filhos: Belmiro (N.1884), Emília (N.1886), Maria (N.1888) e Maria da Graça (N.1889). Esta última teve como padrinhos: Clemente da Costa e Joaquina MARTINS (não identifiquei ainda esta Joaquina).
O Manoel MARTINS casou com uma Maria Roza e teve pelo um filho de nome Joaquim MARTINS (N.1888 e F. 1968 - em Margaride). Este Manoel MARTINS casou em 1910 com uma Emília Alves LANHAS (com 29 anos e falecida em 1916). Esta seria filha de Inácia Roza PORTELA.
Muitas destas pessoas residiram e faleceram em MARGARIDE-Felgueiras.
4 - João MARTINS (filho Januário MARTINS, nasceu em 1880 - Pombeiro e faleceu em 1952 - Sendim) ∞ Maria FERREIRA (nasceu em 1874, tem provável origem em Marecos- Penafiel e foi exposta na roda de Penafiel -> ver tópico em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=277300 , faleceu em 1973 - Sendim).
O João MARTINS e a Maria FERREIRA tiveram 8 filhos (7 raparigas e 1 rapaz), nasceram praticamente todos em Sendim-Felgueiras:
Glória FERREIRA
Delphina FERREIRA (nasceu em 1902 em Sendim)
Emília FERREIRA
Belmira FERREIRA
Joaquina FERREIRA
Rosa FERREIRA
Arminda FERREIRA
José MARTINS (falta-me o nome da sétima rapariga).
Algumas delas ficaram por Pombeiro (caso da Arminda FERREIRA) e outras foram viver para o Porto (creio que a Rosa FERREIRA será uma delas).
5 - José MARTINS (N. 1919, F. 1997 filho de João MARTINS) ∞ Maria Emília da Fonseca Ribeiro (esta familiar dos FONSECA MOREIRA de Felgueiras). Tiveram 14 filhos (7 rapazes e 7 raparigas) tendo a última falecido no parto:
Agostinho MARTINS (reside em Espinho)
José Maria MARTINS (falecido. Esteve em França - Dôle e residia em Vieira do Minho)
Avelino MARTINS (reside em Felgueiras)
Rosa MARTINS (reside em Felgueiras)
Adília MARTINS (reside em Felgueiras)
João MARTINS (gémeo) (reside em Felgueiras)
Feliciano MARTINS (gémeo) (reside em Felgueiras)
Marílio MARTINS (reside em Felgueiras)
Alcides MARTINS (reside em Felgueiras)
Goreti MARTINS (está em França)
Alice MARTINS (reside em Felgueiras)
Olívia MARTINS (reside em Felgueiras)
Adélia MARTINS (reside em Lousada)
Também apurei um registo de casamento em TORRADOS de: Bento MARTINS ∞ Custódia Maria (Lugar da Veiga - Varziela). Este casal teve pelo menos uma menina chamada ROZA nascida em 1886. Este Bento MARTINS é filho de um Manoel MARTINS (de LAGARES) ∞ Benta LEITE (de s. Vicente de Sousa).
As freguesias de POMBEIRO (de RIBAVIZELA), LAGARES, TORRADOS, SOUSA e VARZIELA são contíguas.
Há portanto, forte presença deste apelido naquela região.
Gostaria de obter alguma ajuda por favor a fim de subir a árvore genealógica até ao ponto referente à pessoa cujo nome deriva de MARTIN´S = filho de MARTIM.
Pela proximidade com Vizela e Guimarães poderá haver ligações: por exemplo a Balbina (filha de José MARTINS e Anna Maria) teve como padrinhos Belmiro RIBEIRO e Balbina Roza (ou Balbina Maria) residentes na rua do Gado na freguesia da Senhora da Oliveira - Guimarães.
A Maria e o Januário (também filhos de José MARTINS e Anna Maria) tiveram como padrinhos respectivamente um António RIBEIRO e um Belmiro RIBEIRO.
Estes RIBEIROS são referidos como padrinhos e tios maternos (relacionados portanto com a Ana Maria). O pai da Anna Maria chamava-se Thomé RIBEIRO e a mãe Roza Maria (residentes em Souto - Pombeiro). Estes RIBEIROS devem portanto também ser da região com concentração em Pombeiro.
Também apurei em Pombeiro o nome de um Francisco MARTINS que foi padrinho em 1887 de rapaz que ficou também com o nome Francisco e filho de Manuel DIAS e Maria Conceição. Este Manuel DIAS seria filho de um Lucianno DIAS e de Joaquina SAMPAIO.
Agradeço a ajuda e/ou informação que me possam dispensar para chegar à origem destes MARTINS.
Obrigado,
VM
Direct link:
RE: Origem do apelido MARTINS de Felgueiras (Pombeiro, Torrados, Lagares, Varziela e Margaride)
Caro VMartins
Vou transcrever alguns MARTINS e FERREIRAS que pesquisei em vários livros:
- ANTÓNIO JOSÉ MARTIM -Regimento das Mílicias de Miranda em 1812 - Ajudante fez 4 Campanhas e foi Condecorado 1 vez com a Grande Cruz por Sua Majestade .
- JOSÉ de SOUSA MARTINS - Alferes do Regimento de Milicias de Chaves em 1812 ,fez 3 Campanhas e foi Condecorado 2 vezes
- ANTÓNIO MARTINS - Alferes do Regimento de Milicias de Bragança em 1812,fez 2 Campanhas e foi Condecorado 2 vezes
De Felgueiras 1908/1909
- ALEXANDRE MARTINS - Regedor,Proprietário
- MARIA de JESUS MARTINS - Proprietária
- JOAQUIM JOSÉ MARTINS - Proprietário
- JOSÉ MARTINS - Casa de Pasto
- JOAQUIM AUGUSTO MARTINS - Alfaiate em Villa Cova da Lixa,Proprietário e 2ºPatrão dos Bombeiros,Negociante
- ILDEFONSO MARTINS FERREIRA - Padaria em Idães(Felgueiras)
- MANUEL LOPES MARTINS - Párocho em Vizela
Nomes Ferreira - Felgueiras
- JOSÉ da SILVA FERREIRA - Administração do Concelho
- AUSPICIO AUGUSTO DIAS FERREIRA - Advogado,Solicitador,Proprietário,2º Comandante dos Bombeiros.
- AUGUSTO DIAS FERREIRA - Agência de Seguros
- JOSÉ FERREIRA - Comerciante,Alfaiate
- ANICETO PINTO FERREIRA - Carruagens de Aluguer
- CÂNDIDA ARMINDA FERREIRA SILVA - Ajudante do Correio
- JOÃO FERREIRA - Ferrador
- ANICETO PINTO FERREIRA - Juizo de Paz,Relojoaria
- ANA PINTO FERREIRA - Padaria
- JOAQUIM FERREIRA - Proprietário
- GASPAR FERREIRA - Vinhos
Espero que ajude com estes nomes?
Os melhores cumprimentos
João Barroca
-
Direct link:
RE: Origem do apelido MARTINS de Felgueiras (Pombeiro, Torrados, Lagares, Varziela e Margaride)
Caro João Barroca,
obrigado pela informação. Por acaso não tem mais dados sobre aqueles três primeiros nomes relacionados com as milícias?
Entretanto, na história/genealogia de Teixeira de Vasconcellos (ver em http://www.soveral.info/aatv/default.htm) encontrei alguns MARTINS e MARTIM com relacionamento na região de Felgueiras.
Junto alguns tópicos:
- António MARTINS de Sampayo, baptizado a 18.1.1673 em Unhão e falecido a 21.7.1759 na quinta da Vidigueira. Era sobrinho de Domingos de Castro Pimenta de Sampayo, alferes de Auxiliares (Milícias).
- Gonçalo MARTINS cujos filhos se chamavam Maria Gonçalves e Francisco Gonçalves. A mulher de Gonçalo MARTINS chamava-se Maria de Castro que seria tia de Domingos de Castro falecido em Stª Eulália de Fafe em 1634.
- Reverendo Padre Fernão MARTINS de Sampayo de Unhão. Era padrinho de D. Maria Josefa Caetana de Castro Pimenta e Sampayo, senhora da quinta de Queijus, no lugar de Lourido (S. Pedro de Jugueiros - Felgueiras), em 1735. Este reverendo padre tinha um irmão de nome António MARTINS de Sampaio que era instituidor da capela de Nª Sª do Rosário na quinta da Vidigueira. Eram filhos de Frutuoso António de Sampayo, senhor do casal de Moinhos, em Unhão, e de sua mulher Maria MARTINS (baptismo 11.4.1649) em Stª Eulália de Margaride (Felgueiras) e falecida a 18.1.1704 no casal de Moinhos.
- Vasco MARTINS de Souza a quem em 1357 D. Pedro I doou vários bens da região (pertencentes a Pedro Coelho e relacionado com Sergude – Sendim -Felgueiras)
- MARTIM Teixeira Coelho era proprietário da Casa e morgadio de Sergude, em Sendim. Diz o texto que este MARTIM Teixeira Coelho “semeou a freguesia e arredores de filhos naturais, o mesmo fazendo seu irmão, tal como já seu pai fizera. Tudo indica que este António João de Sergude, que aí vivia, seja o que a 7.6.1648 foi bat. em Sendim como João, filho de uma Maria, moça solteira moradora no lugar Fonte, que deu por pai da criança o Sr. MARTIM Teixeira Coelho, de Sergude. Sendo que esta Maria, moça solteira, seria Maria Leite.”
- MARTIM Coelho, 3º senhor de juro e herdade de Felgueiras e Vieira (1445). Em “13.7.1451 perdoou a justiça régia a MARTIM Coelho, senhor de Felgueiras, acusado de fazer algumas assuadas, de derrubar uma casa e de roubar uma quintã, tendo pago 200 reais de prata. O que se explica logo a 27.12.1451, quando doou para sempre a D. Fernando Coutinho, marechal, as terras de Felgueiras e Vieira, com todas as suas rendas, direitos, foros, tributos, emprazamentos, montes, fontes, rios, pescarias, jurisdição cível, crime mero e misto império, reservando para si a correição e alçada, que eram pertença de MARTIM Coelho que as perdera porque participara na batalha de Alfarrobeira, sendo posteriormente doadas a Gonçalo Pereira que morrera. Contudo, MARTIM Coelho acabaria por reaver os senhorios
- MARTIM Fernandes de Freitas era escudeiro de D. João I e dele recebeu as Caldas de Vizela (esta região fica mesmo muito próxima a Pombeiro de RIBAVIZELA)
Também encontrei estas referências relativas à regiaão de RibaVizela => Pombeiro de Ribavizela:
- Gil MARTINS de Riba Vizela filho de Foi filho de D. MARTIM Anes de Riba de Vizela (1180 - ?) e de Estevainha Pais Gabere (1180 -?). Este Gil MARTINS teve 4 filhos um dos quais se chamava MARTIM Gil de Riba de Vizela (1235 -?) casado com Mília. Ver em http://pt.wikipedia.org/wiki/Gil_Martins_de_Riba_Vizela e http://online.uminho.pt/pessoas/mrui/Acerca/PaesPereira/1614.htm
- MARTIM Fernandes de Riba Vizela (? - 1160) foi um nobre Cavaleiro medieval. A sua filha D. Sancha MARTINS, nascida em 1200, casou com MARTIM Fernandes Pimentel. Ver em http://pt.wikipedia.org/wiki/Martim_Fernandes_de_Riba_Vizela
- D. Vasco MARTINS Pimentel nasceu por volta de 1225 filho MARTIM Fernandes de Novaes o qual viveu em Riba de Vizela ao tempo dos reis de Portugal D. Sancho II e D. Afonso III, com o qual se achou no cerco de Sevilha em 1248, e de sua mulher D. Sancha MARTINS. D. Vasco MARTINS viveu na freguesia de Santo Adrião de Vizela (junto a Felgueiras) na quinta que então chamavam Louroza e depois se chamou Paço Velho, em cuja quinta fez umas nobres casas que se arruinaram e uma capela. Foi contemporâneo do Rei D. Afonso III de Portugal e seu meirinho-mor.
- Antonio Jorge, filho de Antonio Jorge e Francisca Gonçalves, casou-se em 5 de abril de 1618 na freguesia de Lagares com Catarina MARTINS de Lagares.
Será que algum destes MARTINS ou MARTIM tem relação com a árvore genealógica que procuro?
VM
Direct link:
RE: Origem do apelido MARTINS de Felgueiras (Pombeiro, Torrados, Lagares, Varziela e Margaride)
Aqui vão mais umas referências muito interessantes:
- Lourenço MARTINS da Cunha Foi senhor do Morgadio de Pombeiro na localidade de Pombeiro de Ribavizela. Era filho de MARTIM Lourenço da Cunha (1210 -?) e de Sancha Garcia de Penha (c. 1210 -?).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Louren%C3%A7o_Martins_da_Cunha
- MARTIM Lourenço da Cunha (1300 -?), 1.º senhor de Pombeiro de Ribavizela casou com D. Maria Gonçalves de Sousa ou também D. Maria Gonçalves de Briteiros (1320 -?). Este MARTIM era filho de Lourenço MARTINS da Cunha.
E neste tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=142265&fview=e há referências ao nome MARTINS com relação ao mosteiro de Pombeiro:
- "Dom Affonso Sa(n)ches em huma escritura q(ue) se conserva no Mosteyro de S. Thirso expressamente diz, que elle, & sua molher Dona Tareja MARTINS são naturais de entre douro & Minho (região de Felgueiras)"
- "Nuno MARTINS seu Meirinho mór, como costa da carta passada na era de 1302. E neste tempo era já Dom Rodrigo II do nome Abbade de Pombeiro...."
- "D. Gonçalo MARTINS acha sse memoria delle pella era 1314 até a de 1315. As escrituras daquelle tempo lhe chamavão varão Religioso, & bem mostrão a grande Religião, & cocerto do Mosteyro de Pobeiro"
- "Dom MARTIM Giraldes foy Abbade de Pombeiro pella era de mil quatrocebtos & quatro. Dom Affonso MARTINS pella era mil quatrocentos & vinte & cinco"
VM
Direct link:
RE: Origem do apelido MARTINS de Felgueiras (Pombeiro, Torrados, Lagares, Varziela e Margaride)
Caro VMartins
Ao pesquisar um livro Militar referênciei este nome,cito:
ANTÓNIO JOSÉ MARTINS - Major Adiddo ao 3º Batalhão de Veteranos,foi ferido em combate no dia 17 de Novembro de 1832 nas Linhas do Porto e no dia 18 de Fevereiro de 1834 na Batalha de Almoster.
Se pesquisar mais algum nome MARTINS darei conhecimento
Os melhores cumprimentos
João Barroca
Direct link:
RE: Origem do apelido MARTINS de Felgueiras (Pombeiro, Torrados, Lagares, Varziela e Margaride)
Caro V Martins
Tenho um ramo de Martins que remontei até 1580 +- na freguesia de S. Miguel, hoje concelho de Lousada, Na altura era Riba Tâmega, E o nome Gonçalo Martins era comum.
Cumprimentos
VGomes
Direct link:
RE: Origem do apelido MARTINS de Felgueiras (Pombeiro, Torrados, Lagares, Varziela e Margaride)
Boa tarde,
retomando também esta parte da investigação, pedia-vos novamente alguma ajuda relativa ao determinar a origem do nome MARTINS desta região.
No início destas informações consegui remontar (a partir da minha própria família) até à freguesia de Torrados e até aqui:
1 - Bernardo MARTINS ∞ Custódia Maria (residentes no lugar do Souto Longal - TORRADOS) (ano: entre 17?? e 18??)
2 - José MARTINS (filho de Bernardo MARTINS) ∞ Anna Maria (residentes em Pombeiro) (ano: 18??)
3 - Januário MARTINS (filho de José MARTINS e nasceu em 1856) ∞ Hermelinda Duarte
O Januário teve pelo menos este irmãos: Albina, Manoel MARTINS, António MARTINS, Balbina (nasceu em 1869) e Maria (nasceu em 1853).
A Albina teve pelo menos 4 filhos: Belmiro (N.1884), Emília (N.1886), Maria (N.1888) e Maria da Graça (N.1889). Esta última teve como padrinhos: Clemente da Costa e Joaquina MARTINS (não identifiquei ainda esta Joaquina).
O Manoel MARTINS casou com uma Maria Roza e teve pelo um filho de nome Joaquim MARTINS (N.1888 e F. 1968 - em Margaride). Este Manoel MARTINS casou em 1910 com uma Emília Alves LANHAS (com 29 anos e falecida em 1916). Esta seria filha de Inácia Roza PORTELA.
Muitas destas pessoas residiram e faleceram em MARGARIDE-Felgueiras.
Falta-me agora remontar a histórai a partir do Bernardo MARTINS residente no lugar do Souto Longal - TORRADOS. Ainda hoje naquela zona há muitas famílias MARTINS (de certeza descendentes..). E conforme referido tenho lido registos desse nome muito próximos geograficamente de TORRADOS como por exemplo em Pombeiro-RibaVizela e Lagares.
Podem por favor ajudar-me? Todo o contributo será bem recebido.
Muito obrigado,
VM
Direct link:
RE: Origem do apelido MARTINS de Felgueiras (Pombeiro, Torrados, Lagares, Varziela e Margaride)
Boa tarde novamente,
será que este MARTINS referidos na descrição seguinte: http://portugal.veraki.pt/freguesias/indexf.php?idfreg=3718&op=HI estão de alguma relacionados?
O elo de ligação será precisamente Pombeiro-Ribavizela?
Obrigado pela possível ajuda que me possam dar..
VM
Direct link:
RE: Origem do apelido MARTINS de Felgueiras (Pombeiro, Torrados, Lagares, Varziela e Margaride)
Descendo de Isabel Martins, casada com João Ribeiro. A filha, Maria Martins, casa-se com Antonio Carvalho em 28 Jul 1678, em Refontouras, Felgueiras.
Talvez sejam dos mesmos Martins de Felgueiras.
Melhores cumprimentos,
Vinícius Oliveira Godoy.
Direct link:
RE: Origem do apelido MARTINS de Felgueiras (Pombeiro, Torrados, Lagares, Varziela e Margaride)
Bom dia,
muito obrigado pela informação.
Pouco a pouco vai-se "remontando" a história.
Obrigado,
VM
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Dec 2024, 20:59