Casa de Além, em Bente, VN de Famalicão

This topic is classified in the following rooms Pessoas

Casa de Além, em Bente, VN de Famalicão

#280854 | OAOJ | 06 Jul 2011 19:25

Caros confrades
Esta Casa de Além, referida nas Últimas Gerações de Entre Douro e Minho, aparece ligada aos Teixeira Coelho de Melo. No entanto entra nesta família por casamento de Teodósia Quitéria Teixeira Coelho de Melo com Gregório José de Sá Pereira Magalhães, senhor da dita Casa. Gregório era neto do Capitão António Gonçalves de Sá e de sua mulher Domingas Pereira, também senhores da Casa de Além. Algum dos confrades conhece a ascendência deste último casal, que viveu no séc. XVII e XVIII?
João Afonso

Reply

Direct link:

RE: Casa de Além, em Bente, VN de Famalicão

#280899 | francandrade | 07 Jul 2011 00:33 | In reply to: #280854

Caro João Afonso,

Eu não conheço a ascendência do Capitão António Gonçalves de Sá nem de Domingas Pereira, mas gostava de conhecer, pois descendo desse casal. Esse casal teve descendência em várias famílias ligadas a Santo Tirso. Refere uma Casa de Além, em Bente... essa Casa ainda existe? O Capitão António Gonçalves de Sá terá aí vivido? O que eu sei é que este casal teve pelo menos dois filhos: Simão Pereira de Sá (antepassado do Engº Eurico Teixeira de Melo e que terá nascido em Bente cerca de 1720) http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=347477 e a minha antepassada Maria Pereira, que casou com António Carneiro (nascido em Sequeirô em 8/6/1692) de quem teve uma filha, Josefa Carneiro, que casou em Sequeirô em 22/3/1757 com Caetano da Silva, dando origem aos Carneiro da Silva, da Casa de Portos, em S. Miguel da Lama - Santo Tirso.
Entretanto, não deixa de ser curioso que as duas casas mais conhecidas de S. Miguel da Lama ( a Casa de Portos e a Casa de Barrimau) tenham na sua origem famílias com o apelido Pereira (Pereira Machado e Pereira de Castro, respectivamente)
Agradeço a quem me souber dar mais alguma informação sobre o casal Capitão António Gonçalves de Sá / Domingas Pereira, ou sobre a Casa de Além em Bente.
Com os meus cumprimentos
Francisco Carneiro Pacheco Andrade

Reply

Direct link:

RE: Casa de Além, em Bente, VN de Famalicão

#281022 | OAOJ | 08 Jul 2011 12:30 | In reply to: #280899

Caro Francisco Carneiro Pacheco Andrade

O Capitão António Gonçalves de Sá viveu na Casa de Além, onde nasceram os filhos. A sua antepassada Maria Pereira aí nasceu a 10.1.1694. Eu descendo do irmão Simão Pereira de Sá.
Há uma fotografia da Casa de Além no livro "A descendência dos Morgados e Senhores da Falperra", de José Luís Melo, como sabe irmão do Eng. Eurico de Melo. Não sei se a Casa ainda existe.
Nos paroquiais da freguesia de Bente há várias referências, anteriores, à Casa de Além, a mais antiga, de 31.12.1645, baptismo de Domingos, filho de Pedro Alvares e Maria Gonçalves, de Além.
A apadrinhar os filhos do Capitão António, encontra-se um seu tio Francisco Alvares, pelo que talvez o Capitão fosse filho de uma Alvares que herdou a Casa. Mas como nunca consegui encontrar o registo de casamento, não consigo identificar os pais e, assim, fazer a ligação. Nem encontrei o baptismo de um António nascido na Casa de Além. Nem há filhos padres para pesquisar as Inquirições de Génere.
Talvez alguém ainda "tropece" no registo de casamento do Capitão, na freguesia de naturalidade da mulher que, infelizmente, desconhecemos.
Cumprimentos
João Afonso

Reply

Direct link:

RE: Casa de Além, em Bente, VN de Famalicão

#281421 | francandrade | 12 Jul 2011 15:32 | In reply to: #281022

Caro João Afonso,

A Casa de Além ainda existe. Mas parece que a propriedade está algo abandonada. E a freguesia de Bente está muito descaracterizada, fruto de um processo urbanístico pouco cuidado. Ainda por cima, a velha Igreja, onde terão sido baptizados os nossos antepassados, foi totalmente demolida, para dar a lugar a uma Igreja nova, certamente mais ampla, mas de um gosto arquitectónico muito duvidoso.

Entretanto, também nos cruzamos noutro tópico em que se fala dos Carneiro da Silva, da Lama. Parece-me que os nossos antepassados se cruzam em vários pontos. Deixei-lhe uma mensagem no tópico sobre Família Carneiro em Famalicão em que pergunto se uma sua antepassada Pereira Machada, da Lama, não terá ligação com os Pereira Machado que foram senhores da Casa de Portos, na Lama? Pelas indicações que me deixou ficar no outro tópico parece-me bem provável.... Quanto à mulher do Capitão António Gonçalves de Sá... o seu nome era Domingas Pereira. Ora, parece que nós os dois temos antepassados Pereira, na freguesia da Lama. Haverá alguma ligação entre esta Domingas Pereira e o meu antepassado André Pereira Machado (será irmão da sua antepassada Maria Pereira Machado?), natural da Lama e filho de João Pereira? Bente não está longe da Lama e esta coincidência de apelidos poderá não ser mera coincidência. Eu sei que a Casa de Portos, na Lama, era dos Pereira Machado... Mas viria do lado Pereira, ou do lado Machado? Acho curioso o facto de uma outra conhecida casa da freguesia da Lama, a Casa de Barrimau, vestar relacionada com uma Família Pereira de Castro ( Maria Clementina Pereira de Castro e Araújo foi senhora da Casa de Barrimau ... http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=315086 ). Haverá alguma ligação entre todos estes Pereiras ? Não sei, mas a coincidência é interessante.
Aguardo os seus comentários,
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Vamos trocando informações, já que me parece que teremos muitos interesses genealógicos em comum.
Com os meus cumprimentos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 18:05

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen