Pedido de ajuda a decifrar um nome próprio em assento de baptismo de 1818, Silvares

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas | Regiões

Pedido de ajuda a decifrar um nome próprio em assento de baptismo de 1818, Silvares

#283213 | hmartins | 28 Jul 2011 23:31

Venho solicitar ajuda para decifrar um nome que não consigo distinguir.

Tive de digitalizar um excerto do registo a partir da fotocópia que possuo, e que disponibilizei em

http://foxcontents.no.sapo.pt/regbapt1818.jpg

O nome que não consigo perceber é logo na 2ª linha da imagem onde está "mulher (...) Simão".

Já agora o Cura é Manoel Antunes Delgado, certo?

Com os melhores cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda a decifrar um nome próprio em assento de baptismo de 1818, Silvares

#283221 | luisjrm | 29 Jul 2011 01:25 | In reply to: #283213

Caro confrade

eu julgo que e .... Marta Simão , quanto ao Cura eu lei o mesmo que o Confrade.

Cumprimentos
Luis

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda a decifrar um nome próprio em assento de baptismo de 1818, Silvares

#283223 | JCALD | 29 Jul 2011 02:55 | In reply to: #283213

Caro HMartins:

O nome da senhora parece-me ser Thareza (= Teresa).

Cumprimentos,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda a decifrar um nome próprio em assento de baptismo de 1818, Silvares

#283239 | f4b2 | 29 Jul 2011 10:51 | In reply to: #283213

Caro hmartins

A minha leitura é:

F. Carla Simão

Se reparar mais abaixo o F de Fevereiro é igual, os t têm todos um traço maior,na mimha opinião não pode ser Marta,mas sim Carla?

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda a decifrar um nome próprio em assento de baptismo de 1818, Silvares

#283242 | hmartins | 29 Jul 2011 11:19 | In reply to: #283239

Na minha opinião não será um "F" pois os "F" têm todos um traço a cortá-los aos meio, coisa que a inicial deste nome não tem...

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda a decifrar um nome próprio em assento de baptismo de 1818, Silvares

#283257 | hpinto | 29 Jul 2011 15:32 | In reply to: #283213

Caro confrade:
Na minha opinião não pode ser Marta (os M do mesmo assento são muito diferentes), nem Carla (sobram letras). O mais plausível é Teresa (Thareza), mas com vários problemas: o que seria um H parece um L, o E não é completo e o Z demasiado alto.
Eu leio Ilarda (mas nunca ouvi falar nesse nome). Nada como procurar a senhora noutros assentos para confirmar o nome.
Helena.

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda a decifrar um nome próprio em assento de baptismo de 1818, Silvares

#283263 | jaferro | 29 Jul 2011 15:58 | In reply to: #283242

Caro H? Martins,

O referido casal é Manuel Gonçalves Brás e Teresa Duarte, que casaram em 13.03.1774, em Silvares. A referida Teresa também é conhecida pelo apelido Simão, pois é filha de Filipe Duarte e de Maria Simão. A leitura não permite assumir a referida identidade, mas como tenho os dados de outros registos assumo que estamos a fazer referência ao mesmo casal.

O referido Manuel Gonçalves Brás é filho de Brás Gonçalves Duarte e de Águeda Pereira. Meu primo por dois lados: pelos seus trisavós, Manuel Gonçalves e Maria Gonçalves, e pelos seus 4º avós, Manuel Fernandes e Apolónia Francisca. Isto é, ...

1. Manuel Gonçalves Brás

2. Brás Gonçalves Duarte, Silvares
3. Águeda Pereira

4. Brás Gonçalves, Silvares, n.11.03.1681
5. Catarina Duarte, Tortosendo, Covilhã

8. Brás Gonçalves, Bogas do Meio, Janeiro de Baixo.
9. Maria Fernandes, Silvares. Casam em 23.09.1657, Silvares
10. António Duarte, Tortosendo, Covilhã
11. Catarina Gonçalves, Tortosendo, Covilhã

16. Manuel Gonçalves, Bogas do Meio, Janeiro de Baixo
17. Maria Gonçalves, Bogas do Meio, Janeiro de Baixo
18. Manuel Fernandes, Silvares
19. Isabel Rodrigues, Casal dos Boxinos, Silvares. Casam em 15.03.1637, Silvares

36. Manuel Fernandes, Silvares
37. Apolónia Francisca (Pelonia Francisca), Silvares
38. ? Rodrigues, Casal dos Boxinos, Silvares
39. Maria Francisca

O Padre é Manuel Antunes Delgado, silvarense e meu 4º tio-avô, baptizado em 29.10.1772 e sepultado em 25.02.1829, em Silvares.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda a decifrar um nome próprio em assento de baptismo de 1818, Silvares

#283267 | hmartins | 29 Jul 2011 16:52 | In reply to: #283263

Caro confrade José,

O excerto do assento que coloquei refere-se a Bernardino Ladeira, nascido a 28 Fev 1818, filho de José (Gonçalves) Ladeira e Antónia Brás, neto materno do casal que então refere, Manuel Gonçalves Brás e Teresa Simão.

A confirmar-se que a "sua" Teresa Simão/Duarte é a "minha" Teresa Simão, acabou de me dar um pequeno tesouro!!

Obrigado!

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda a decifrar um nome próprio em assento de baptismo de 1818, Silvares

#283272 | jaferro | 29 Jul 2011 17:52 | In reply to: #283267

Caro Confrade,

Como refere a confrade Helena Pinto, o cruzamento com outros registos poderá tirar as dúvidas.

O casamento de 1774 está na pág. 5, item 1, microfilme 1350069, TT 274. Certamente haverá outra informação no registo, pois não o levantei na totalidade. A falta dos registos on-line tem vindo a atrasar esta pesquisa...

Disponha sempre.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda a decifrar um nome próprio em assento de baptismo de 1818, Silvares

#283276 | jaferro | 29 Jul 2011 18:13 | In reply to: #283267

Caro Confrade,

Em complemento à informação dada, tenho os seguintes dados:

A referida Antónia Brás tem uma irmã, Helena, n? em 28.07.1781 (pág. 103, 1350068)

O Brás Gonçalves Duarte (2), casou 1ª vez com Maria Dias, em 26.02.1732, Silvares, filha de Pedro Fernandes Dias, Casegas, e de Maria Antão, Ourondo, meus parentes e com fortes relações familiares em toda a sub-região como poderá verificar nas mensagens trocadas neste fórum.

O Brás Gonçalves Duarte, também denominado Brás Gonçalves, o moço, nasceu em 27.08.1713, em Silvares e foi sepultado em Silvares, tendo falecido em São Martinho em 10.06.1789.

A referida Águeda Pereira é possivelmente a minha parente, mas ainda não a entronquei.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda a decifrar um nome próprio em assento de baptismo de 1818, Silvares

#285184 | hmartins | 20 Aug 2011 18:07 | In reply to: #283276

Caro José Fernandes Rodríguez, mais uma vez obrigado pela informação que me facultou.

Depois de receber do TT os assentos que indicou, fiquei com uma dúvida essencial no que me descreveu.

Por isso pergunto-lhe se porventura tem o assento de Casamento de (2) Brás Gonçalves Duarte com (3) Águeda Pereira?

É que, com os assentos que indicou, eu não consigo fazer a ligação que faz entre (1) Manuel Gonçalves Brás e (2) Brás Gonçalves Duarte. Pelo contrário, até fico a duvidar que (2) Brás Gonçalves Duarte, para quem indicou o registo de baptismo e óbito, seja de facto o pai de (1), dado que o casamento de (1) foi em 13.03.1774 e lá diz que os pais de (1) são "já falecidos". Ora o óbito de (2) refere que faleceu em 10.06.1789, após o dito casamento. Mais, o óbito de (2)nada refere sobre um segundo casamento de (2) com (3), mas simplesmente referencia o nome da mulher de primeiro casamento de ambos, ou seja, Maria Dias.

De facto, só com os assentos que indicou, eu diria que (2) Brás Gonçalves Duarte não é o pai de (1) Manuel Gonçalves Brás, ficando a restante ascendência assim comprometida.

Se me puder esclarecer as dúvidas com que me deparei, agradeço-lhe imenso.

Com os melhores cumprimentos,

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda a decifrar um nome próprio em assento de baptismo de 1818, Silvares

#285221 | jaferro | 21 Aug 2011 01:05 | In reply to: #285184

Caro Confrade hmartins,

Como o informei, não analisei em pormenor o casamento de 1774. A informação de que os pais já eram defuntos é importante, pois permitiu-me rever os meus dados à luz deste facto. Penso que a explicação é simples e a minha confusão resultou da mudança de apelidos entre registos e da diferença de idade entre cônjuges e irmãos.

Alguns factos: o (4) Brás Gonçalves, que identifiquei como avô de (1) Manuel Gonçalves Brás, casou 1ª vez com Francisca Ferreira em 30.01.1708, Silvares, filha de Miguel Francisco e de Maria Ferreira, que falece em 15.06.1709, Silvares. Casou uma 2ª vez com a referida Catarina Duarte, por volta de 1710 (RP de Tortosendo?) e ainda uma 3ª vez, muito mais tarde – mais de 30 anos depois -, em 06.05.1742, Silvares, com Águeda Antunes, b18.02.1708, Silvares.

Essa Águeda Antunes é filha de Domingos Pereira e de Águeda Antunes. De acordo com estes dados, a sua antepassada deve ser esta Águeda Antunes, 3ª mulher de Brás Gonçalves, que também é identificada como Águeda Pereira.

Conclusão: o referido (2) Brás Gonçalves Duarte deve ser, assim, meio-irmão de (1), com mais de 30 anos de diferença entre eles e apenas deve ter casado com Maria Dias.

De acordo com a (re)leitura, o ramo que lhe enviei deverá apresentar a seguinte estrutura, mantendo-se a ascendência dos Gonçalves:

1. Manuel Gonçalves Brás

2. Brás Gonçalves , Silvares
3. Águeda Pereira (ou Antunes), Silvares

4. Brás Gonçalves, Bogas do Meio, Janeiro de Baixo.
5. Maria Fernandes, Silvares. Casam em 23.09.1657, Silvares
6. Domingos Pereira
7. Águeda Antunes

8. Manuel Gonçalves, Bogas do Meio, Janeiro de Baixo
9. Maria Gonçalves, Bogas do Meio, Janeiro de Baixo
10. Manuel Fernandes, Silvares
11. Isabel Rodrigues, Casal dos Boxinos, Silvares. Casam em 15.03.1637, Silvares

20. Manuel Fernandes, Silvares
21. Apolónia Francisca (Pelonia Francisca), Silvares
22. ? Rodrigues, Casal dos Boxinos, Silvares
23. Maria Francisca

Desculpe o engano.

Continue, obviamente, a confrontar os dados que lhe envio com os respectivos registos. Esta é a regra de ouro!

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda a decifrar um nome próprio em assento de baptismo de 1818, Silvares

#285661 | jaferro | 25 Aug 2011 20:44 | In reply to: #285184

Caro Confrade H? Martins,

Aguardo os seus comentários e resultados das suas pesquisas.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda a decifrar um nome próprio em assento de baptismo de 1818, Silvares

#285698 | hmartins | 26 Aug 2011 01:02 | In reply to: #285661

Caríssimo Sr. José Fernandes Rodríguez,
Tinha lido a sua resposta, mas acabei por não lha agradecer.
Relativamente à "reorganização" neste ramo ainda não pesquisei mais nada, pelo que não consigo confirmar ou refutar as novas informações que me facultou.
Logo que tenha possibilidade (e disponibilidade) dir-lhe-ei os meus resultados.
Muito obrigado pela ajuda que tem facultado.

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda a decifrar um nome próprio em assento de baptismo de 1818, Silvares

#285720 | jaferro | 26 Aug 2011 11:10 | In reply to: #285698

Caro HMartins,

Aguardo os resultados da sua pesquisa. Não sendo o meu ramo, pois descendo em linha directa de Jacinto Gonçalves, filho de Manuel Gonçalves e de Maria Gonçalves, de Bogas do Meio, Janeiro de Baixo, não deixo, naturalmente, pelo tronco comum, de ter interesse nos dados que encontrar.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda a decifrar um nome próprio em assento de baptismo de 1818, Silvares

#285722 | jaferro | 26 Aug 2011 11:13 | In reply to: #285698

Caro HMartins,

Aguardo os resultados da sua pesquisa. Não sendo o meu ramo, pois descendo em linha directa de Jacinto Gonçalves, filho de Manuel Gonçalves e de Maria Gonçalves, de Bogas do Meio, Janeiro de Baixo, não deixo, naturalmente, pelo tronco comum, de ter interesse nos dados que encontrar.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 00:27

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen