Certidão de nascimento

This topic is classified in the following rooms Famílias

Certidão de nascimento

#285439 | rcvid | 23 Aug 2011 19:14

Boa tarde,

Gostaria de ajuda para saber como obter certidão de nascimento de meu pai que é Portugues, veio para o Brasil ainda pequeno, está vivo com 89 anos. os dados que possuo são os seguintes: nasceu em Moure de Carvalhal - Freguesia de Abraveses - Viseu em 1922.

agradeço a ajuda

rcvid

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#285474 | PAIVAMANSO | 23 Aug 2011 23:48 | In reply to: #285439

Diga a data, dia e mês do nascimento do seu Pai, e os nomes do Pai e da Mãe dele. Já agora diga o seu nome, para não ter de lhe chamar RCVID. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#285476 | PAIVAMANSO | 23 Aug 2011 23:54 | In reply to: #285474

........E não se esqueça de dizer também o nome do seu Pai. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#285507 | rcvid | 24 Aug 2011 14:05 | In reply to: #285474

Prezado PAIVAMANSO,

Segue abaixo os dados:

Meu nome é Roberto

DADOS DO PAI
ALBERTO VIDEIRA
NASC : 30/09/1922

DADOS DOS PAIS DE MEU PAI ( MEUS AVÓS )

ANTONIO RODRIGUES VIDEIRA
CANDIDA MENDES VIDEIRA


Grato pela resposta

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#285510 | PAIVAMANSO | 24 Aug 2011 15:02 | In reply to: #285507

Caro Roberto, telefonei mesmo agora para a Conservatória Civil de Viseu, pesquisaram com estes dados mas o assento do nascimento do seu Pai, não apareceu. Com calma, fale com o seu Pai e confirme a data do nascimento dele. Você não se enganou ao escrever aqui a data? Será que ele nasceu nessa data que aqui indicou mas tenha sido registado um ou dois ou três anos mais tarde ? Caso queira contactar directamente a Conservatória é este o endereço de email crc.viseu@dgrn.mj.pt mas se precisar da minha ajuda, responda aqui no tópico a essas perguntas que lhe fiz. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#285512 | PAIVAMANSO | 24 Aug 2011 15:08 | In reply to: #285510

Caro Roberto não desanime, provavelmente o seu pai terá sido registado vários meses mais tarde, e uma pesquisa com mais tempo talvez encontre o assento do Nascimento dele. Diga se Ele tem certeza de ter sido registado nessa Freguesia. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#285534 | rcvid | 24 Aug 2011 19:39 | In reply to: #285439

Prezado Jorge dos Santos,

Estou agradecido pela sua ajuda, já conversei com meu pai o mesmo informou que não sabe. Entrarei em contato com a Conservatoria. Qualquer coisa entro contato atraves do Forum.

Um abraço e muito grato pela sua ajuda

Roberto

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#285709 | rcvid | 26 Aug 2011 05:15 | In reply to: #285512

Prezado Jorge Santos,

Conversei com meu pai, êle informou-me que lembrou-se de uma mudança no ano do nascimento aqui. e que na realidade o ano de nascimento seria 30 de setembro de 1923.

Grato pela ajuda


Roberto

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#285716 | PAIVAMANSO | 26 Aug 2011 10:30 | In reply to: #285507

Caro Roberto, telefonei novamente para a Conservatória de Viseu, fui atendido pela mesma Senhora que é muito simpática e atenciosa, aguardei muitos minutos enquanto ela pesquisava outra vez nos livros, mas não apareceu o assento do Nascimento de Alberto Videira em 30-09-1923 sendo que ela andou para tr+as e para a frente nas datas, mas nem assim. Esse é o nome completo dele? Terá nascido mesmo nesta Freguesia? Preciso de reler as suas mensagens para perceber qual o passo seguinte a dar. Fique atento e responda logo que puder. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#285718 | PAIVAMANSO | 26 Aug 2011 10:54 | In reply to: #285534

Caro Roberto, pergunte ao seu Pai, em que ano ele chegou ao Brasil, se foi com os pais. Precisamos de tentar encontrar aqui em Viseu, o livro onde conste o registo dos passaportes de quem o levou para o Brasil. Se não foram os Pais, quais são os nomes de quem o levou? Diga se tem algum documento que nos possa dizer algo que nos ajude. Se tem 2 ou 3 documentos diga quais e não se esqueça que na sua opinião alguns documentos poderão parecer não terem nada de interesse, mas pode lá estar uma palavra, uma pista que seja a chave para este problema. Vai-me desculpar uma pergunta mais íntima; O seu Pai ainda está suficientemente lúcido, a memória dele ainda é razoável? Caso afirmativo, fale com ele não a fazer perguntas como quem dispara uma espingarda metralhadora, com ansiedade e stress, mas como quem calmamente o quer ajudar a reviver momentos felizes do passado dele, sem pressa, com muitos sorrisos, deixe que ele se liberte da pressão da necessidade de ter de responder ás suas perguntas, faça-o viajar no tempo, meta felicidade no coração dele........mas entretanto (quase em segredo) vá anotando as dicas que ele possivelmente sem se aperceber eventualmente lhe vá dando. Desculpe estas minhas sugestões, não lhe estou a querer ensinar nada, só lhe estou a dizer como eu faria se pudesse estar aí para ter uma conversa cheia de carinho e alegria com o seu Pai. Fico á sua espera. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#285762 | rcvid | 26 Aug 2011 18:50 | In reply to: #285718

Caro Jorge Santos,

Primeiro quero lhe agradecer muito pela grande ajuda, quero também informar que a finalidade deste documento é para que eu , meus filhos e netos possamos obter a cidadania Portuguesa.
Continuando a nossa pesquisa, lhe informo que estive com meu pai que graças a Deus tem uma ótima cabeça e lhe manda um abraço, então êle me passou mais dados, pesquisamos alguns documentos do meu avô, então descobrimos um passaporte dele datado de 07/maio/1928, que foi tirado no Consulado Geral de portugal do Rio de Janeiro com o nº 21174. Também informou-me o meu pai que êle veio junto com os pais.
Na época, o meu avô veio primeiro ao Brasil, não sabemos a data, depois de já estar trabalhando como canteiro , provavelmente êle voltou a Portugal para buscar a minha vó , meu pai. Acredito que entre 1928 a 1929. Tenho pouco conhecimento da minha vó, por que meu avô e minha vó separaram-se e então meu pai ficou morando com meu avô, tendo o meu avô morado conosco até o seu falecimento em 1970, com 80 anos. Abaixo vou detalhar os dados do meu avô e o nome da minha vó, alem dos nomes dos pais do meu avô.

MEU PAI: ALBERTO VIDEIRA - nascido provavelmente em 30/09/1923

MEUS AVÓS :

ANTONIO RODRIGUES VIDEIRA - NASCIDO EM 12/07/1888, EM ABRAVESES (de acordo com passaporte)
CANDIDA MENDES VIDEIRA ( nao tenho mais detalhes )

PAIS DO MEU AVÔ

ANTONIO RODRIGUES VIDEIRA
ANA RODRIGUES

Jorge mais uma vez agradeço, que tenha um ótimo final de semana,

Abraços

Roberto Videira

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#285955 | PAIVAMANSO | 30 Aug 2011 00:23 | In reply to: #285762

Caro Roberto, um abraço para o seu Pai outro para Si. Ajude-me pois já é meia noite, estou cansado e não consigo compreender bem. O passaporte nº 21174 datado de 07 de Maio de 1928 é do seu Avô António Rodrigues Videira? A Certidão que você precisa (se não estou enganado) é a do seu avô. Irei telefonar para o Arquivo de Viseu a ver se lá consta o Baptismo dele na Freguesia de Abraveses tendo em conta que nasceu em 12/07/1888. Desculpe só hoje lhe ter respondido mas mas em vez de três assuntos, já ando a tratar de seis e depois falho aqui e acolá. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#285971 | rcvid | 30 Aug 2011 11:39 | In reply to: #285955

Caro Jorge Santos

Bom dia e abraço

Na realidade me interessa a certidão do meu pai, enviei os dados do meu avô e um pequeno relato para ajudar na pesquisa. O nª e data do passaporte que enviei, são do meu avô, talvez com os dados do meu avô, possamos chegar aos dados do meu pai. Caso não consiga a certidão do meu pai, gostaria de saber, se com os dados do meu avô , eu, meus filhos e netos poderiamos obter a cidadania Portuguesa.

Agradeço imensamente a ajuda que tem prestado e que tenha um ótimo dia,

Roberto Videira

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#285985 | PAIVAMANSO | 30 Aug 2011 15:16 | In reply to: #285971

Caro Roberto, que eu tenha conhecimento, costuma ser o assento do Baptismo de um Avô ou Avó a ser aqui procurado para fins de pedido de Dupla Nacionalidade, Portuguesa. Sugiro que procure no Consulado Português mais perto de si, se no seu caso tem direito a requerer a Dupla Nacionalidade. Eu diria que sim mas não quero correr o risco de errar. Quase certo bastará encontrar o assento de Baptismo do seu Avô. Primeiro informe-se no Consulado e diga depois do que é que precisa. Tentarei ajudar. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#286116 | rcvid | 31 Aug 2011 22:41 | In reply to: #285985

Caro Jorge Santos,

Estive lendo as instruções do Consulado, para o meu caso particular eu conseguiria atraves do meu avô, mas os meus filhos já teria que ser realmente a do meu pai. sei que realmente é dificil, pois procuramos pelos meios que teria que ter e infelizmente não tem dados. Peço ao prezado, que tente saber se existe algum assentamento ou registro do meu avô.

Grato, que tenha uma ótima noite


Roberto Videira

Reply

Direct link:

RE: Certidão de nascimento

#288140 | PAIVAMANSO | 29 Sep 2011 02:19 | In reply to: #286116

Caro Roberto, estou a fazer uma lista dos tópicos que deixei a meio e o seu é um deles. Peço desculpa só agora lhe responder, quero tentar ajudar a solucionar o seu problema: Estranhamente pelos dados que o seu pai nos dá não apareceu o assento de nascimento dele. Então você precisa tentar encontrar um outro tipo de solução para encontrar esse baptismo. Diga se eu percebi bem: o seu pai nasceu em Portugal e foi para o Brasil com os pais dele e o Roberto tem consigo o passaporte do pai dele, ou seja; Do seu avô paterno. Esse passaporte do seu avô António Rodrigues Videira PASSADO PELO CONSULADO DE PORTUGAL NO RIO DE JANEIRO acredito que foi quando ele veio a Portugal buscar a esposa e o filho. Se quer que eu continue a tentar ajudar neste seu caso, sugiro que me envie num anexo de email esse passaporte e os outros documentos ou dados que tenha tanto sobre o seu avô a esposa e o filho dele (o seu pai). O meu endereço de email é; paivamansoebelisariopimenta@gmail.com Se não estou enganado, quando o seu avô regressou a Portugal para vir buscar a esposa e o filho, teve de fazer um pedido de passaporte EM PORTUGAL para os levar com ele para o Brasil e se assim tiver sido e o processo referente a esse pedido de passaporte aparecer, deve lá estar uma cópia do casamento dos seus avós paternos e o baptismo do filho deles, o seu pai. Não posso garantir, mas creio estar certo. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Sep 2024, 14:20

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen