Genealogia no Janeiro de Baixo
This topic is classified in the following rooms Famílias
Genealogia no Janeiro de Baixo
Boa noite,
Tenho varios ascendentes no Fajão mas não consigo encontrar certas informações, aqui deixo as minhas pesquisas, se alguém possa me ajudar:
- Gaspar Antam, nat Brejo de Baixo, m id 13/09/1716, f de Manoel Antam e Paula Domingues, cas Janeiro de Baixo 02/06/1677 com Izabel Martins, nat Brejo de Baixo, m id 06/01/1713, f e Antonio Gonçalves e Margarida Martins
=> procuro as datas de nascimento de ambos
- Manoel Antam, nat Brejo de Baixo, f de Gaspar Antam e Brites Antam, cas Janeiro de Baixo 26/07/1637 com Paula Domingues, nat Brejo de Baixo, m id 30/09/1676, f de Domingos Antunes e Maria Antão
=> procuro as datas de nascimento de ambos e obito dele
- Antonio Gonçalves, nat de Brejo de Baixo, f de Antonio Gonçalves e ?, cas Janeiro de Baixo 08/05/1640 com Margarida Martins, nat Brejo de Baixo, m id 26/08/1677, f de Miguel Martins e ?
=> procuro as datas de nascimentos, nome das mães de ambos e obito dele
- Joam Martins, nat Brejo de Cima, f de Manoel Martins e Maria Vas, cas Janeiro de Baixo 16/02/1688 com Maria Antunes, nasc e bpt Brejo de Cima 18/10/1661, f de Hironimo Fernandes e Izabel João
=> procuro a data de nascimento dele e obito de ambos
Obrigado.
Sérgio
Direct link:
RE: Genealogia no Janeiro de Baixo
Caro Sérgio
Já enviei esta mensagem ao confrade hmartins,consulte o arquivo da Universidade de Coimbra no etombo www.etombo.com/paroquia/janeirodebaixo.html
Pode fazer o mesmo em relação aos outros tópicos .
Cumprimentos
João Barroca
Direct link:
Caro João,
Ja pesquisei no site do Arquivo Universitario de Coimbra... Se pedi ajuda no forum não é para o "poluir" mas sim porque não consigo mesmo encontrar certos dos meus antepassados.
Comecei as minhas pesquisas ha quase um ano e ja consegui ir até principios do século XVII para uma parte dos meus antepassados.
Como o sr pôde ver os "Mistos" não são nada facéis de consultar, ja fiz listas de baptismos, casamentos e obitos por periodo e penso aqui o publicar para servir aos outros confrades.
Obrigado pela sua mensagem.
Cptos.
Sérgio
Direct link:
Aqui vão as respostas:
- Gaspar Antam, nat Brejo de Baixo, m id 13/09/1716, f de Manoel Antam e Paula Domingues, cas Janeiro de Baixo 02/06/1677 com Izabel Martins, nat Brejo de Baixo, m id 06/01/1713, f e Antonio Gonçalves e Margarida Martins
=> procuro as datas de nascimento de ambos
***Eu não entendi bem qual era a data de casamento deles, mas interpretei como sendo Maio, pois o que eu li foi (mas a leitura é dificil): "Em dois do mes de maio de seiscentos e setenta e sete annos...".
Só encontro 5 filhos de Manuel Antão e Paula Domingues: Maria (n. 24-Abr-1638), Domingos (n. 23-Jan-1643), Manoel (n. 21-Jul-1645), Domingos (n. 12-Mar-1648) e António (n. 15-Ago-1655). Tendo em conta os "buracos" talvez este Gaspar Antão tenha nascido por volta de 1650. Teria assim 25, 27 anos à data do casamento.
Também só encontro três filhos de Antonio Gonçalves e Margarida Martins: António (15-Mar-1647), Eria (10-Dez-1654) e Ana (10-Fev-1658). Deve ter nascido no mesmo intervalo temporal que o futuro marido. Note-se que isto faz sentido: há um buraco nos arquivos de baptismo de Janeiro de Baixo relativamente ao período Janeiro de 1649-Maio 1653.***
- Manoel Antam, nat Brejo de Baixo, f de Gaspar Antam e Brites Antam, cas Janeiro de Baixo 26/07/1637 com Paula Domingues, nat Brejo de Baixo, m id 30/09/1676, f de Domingos Antunes e Maria Antão
=> procuro as datas de nascimento de ambos e obito dele.
*** Este Manoel Antam nasceu de certeza antes de Julho de 1625 (o que faz sentido tendo em conta a data do casamento). Eu só referi essa data porque não há registos de baptismos de Janeiro de Baixo anteriores a essa data, durante o séc. XVII. Há um livro mais antigo que vai de 1559 a 1593.
Não encontro o casal Domingos Antunes e Maria Antão no Brejo de Baixo. Os filhos que tiveram devem ter nascido também antes de 1625.***
- Antonio Gonçalves, nat de Brejo de Baixo, f de Antonio Gonçalves e ?, cas Janeiro de Baixo 08/05/1640 com Margarida Martins, nat Brejo de Baixo, m id 26/08/1677, f de Miguel Martins e ?
=> procuro as datas de nascimentos, nome das mães de ambos e obito dele
***Sem certezas, mas acredito que mãe de António Gonçalves terá sido Margarida Domingues (encontro um filho deste casal, Domingos, a nascer em Agosto de 1625); a de Margarida Martins chamava-se Maria Martins. Não vale a pena procurar os seus nascimentos, pois ocorreram no período em falta (1593-1625).***
- Joam Martins, nat Brejo de Cima, f de Manoel Martins e Maria Vas, cas Janeiro de Baixo 16/02/1688 com Maria Antunes, nasc e bpt Brejo de Cima 18/10/1661, f de Hironimo Fernandes e Izabel João
=> procuro a data de nascimento dele e obito de ambos
***Os pais de Joam Martins eram Manoel Martins e Maria Joam (casados a 6-Set-1643). Este João nasceu a 25-Jun-1647, bapt. 5-Jul-1657). Não encontrei o óbito dele. Ela (Maria Antunes) morreu a 10-Jul-1725, com a indicação de ter 60 anos aproximadamente (o que está "correcto", pois teria na realidade 63 anos).***
Joaquim Nogueira
Direct link:
Sr Nogueira,
muito obrigado pela sua ajuda.
Li mal o assento de casamento: em vez de Maria Joam li Maria Vas...
Sinceros cptos.
Sérgio
Direct link:
Caros confrades.
Preciso de ajuda nesta certidão:
http://193.137.201.198/pesquisa/ODDisplay.aspx?DOId=2070&NodeID=_169003&rotate=2
(folha está ao contrário)
Daquilo que posso perceber o casal Gaspar Antão+Isabel Martins teve um filho, Manuel, que casou no Bodelhão com Isabel Antunes em 1707.
Concordam?
Sérgio M.
Direct link:
Sim, mas com um detalhe. Casaram na igreja de Dornelas e foram viver para o Bodelhão.
Casamento de: Manoel Antão e Isabel Antunes (também conhecida como Isabel Francisca)
No dia: 25-Abr-1707
Pais do noivo: Gaspar Antão e Isabel Martins do Brejo de Baixo
Pais da noiva: Manoel Fernandes e Maria Francisca do Bodelhão
Localidade: (foram viver para o Bodelhão)
Padre: Prior António Rodrigues de Oliveira
Testemunhas: Cura Francisco Mendes Jorge e Joseph Fernandes
Joaquim Nogueira
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Jan 2025, 11:58