Software para biblioteca
This topic is classified in the following rooms Informática
Software para biblioteca
Alguém tem conhecimento de um bom software para organizar uma biblioteca caseira?
Cts
Francisco Montanha Rebelo
Direct link:
RE: Software para biblioteca
Gabo-te a coragem de te meteres nisso! Eu vou confiando na minha (boa) memória para encontrar o que procuro...
Abraço
Lourenço
Direct link:
Método simples barato eficaz, uma folha exel numero 1,2,3, e assim de seguinte, antes de comprar um livro devemos saber o nome, vamos lá e ajuntamos o novo se ao introduzir o nome ele aparece é sinal que já existe, depois pode-se complicar essa folha a necessidade.
ReplyDirect link:
Eu uso o CLZ Books HD. Bom, fácil e permite ter a lista no nosso PC, mas também numa pagina na internet. Tal tirar duvidas quando vamos comprar o livro
Cumprimentos
Ricardo Charters d Azevedo
Direct link:
estou começando a experimentar o MiniBiblio, da Athenas. www.athenas.com.br
ReplyDirect link:
Caro Francisco,
Ao contrário do jovem Lourenço, eu também já começo a sofrer do mesmo problema (comprar livros repetidos) e por isso comecei há tempos a usar o BookCat (http://www.fnprg.com/bookcat/).
Tem bastantes funcionalidades, algumas das quais não precisaremos de utilizar numa biblioteca caseira, mas dá para usar no essencial.
Um abraço,
João Bernardo
Direct link:
Mas use o http://www.collectorz.com/book/ que ja vai na 8 versão e é muito bom. Pode ser convertido para o uso da lingua portuguesa. Regista automaticamente o livro só colocando o ISBN
ReplyDirect link:
obrigado pela sugestão QuintaVale. já tenho uma folha Excel, mas não é nada parecido com um software específico para gestão de bibliotecas. tenho estado a experimentar o alfaebooks (www.alfaebooks.com) e estou muito contente.
ReplyDirect link:
Ola Desenvolvi recentemente um software para a web que permite efectuar a gstão de varias bibliotecas on-line
Existe o modulo BackOfice para registo de livros, leitores, emprestimos, etc... e o modulo que fica disponivel para o publico em geral para consultar os livros existentes em variias bibliotecas.
Posso fornecerr mais informação caso esteja interessado.
Ver em
www.cm-ribeirabrava.pt
Biblioteca Online
Direct link:
Ola Desenvolvi recentemente um software para a web que permite efectuar a gstão de varias bibliotecas on-line
Existe o modulo BackOfice para registo de livros, leitores, emprestimos, etc... e o modulo que fica disponivel para o publico em geral para consultar os livros existentes em variias bibliotecas.
Posso fornecerr mais informação caso esteja interessado.
Ver em
www.cm-ribeirabrava.pt
Biblioteca Online
Direct link:
RE: Software para bibliotheca - EndNote
Caro confrade,
Nu mundo academico ―no meu caso Historia, mas tambem todas as Sciencias Sociaes ― usamos cada vez mais o EndNote.
http://endnote.com/
O EndNote é essencialmente uma ferramenta bibliographica para fabricar citações e notas academicas (no meu caso como historiador sempre de rodapé, mas como o proprio nome do programma indica existem outras alternativas, tal como no texto, ou no final de cada capitulo, ou no final da obra).
O utente constroi uma base de dados, em que inclui a sua bibliotheca. Isto pode ser facilmente feito, podendo importar todos os dados bibliographicos a partir de uma pesquisa online. No caso de documentos raros terá que os addicionar manualmente.
O utente tem ainda a possibilidade de crear tantas bibliothecas em subdivisões especificas quantas quiser ― no meu caso por exemplo Historia Naval, Historia Medieval, &c. Mas é perfeitamente possivel ter uma base de dados / bibliotheca com subdivisões como por exemplo Poesia Portuguesa, Poesia Inglesa... ou Genealogias Minhotas, Geneaologias Algarvias, &c, &c.
Em cada caso, o utente pode/deve indicar o typo de documento registado: anthologia, monographia, dissertação academica, artigo de revista, fonte primaria (testamento, carta, &c) &c, &c. O programma saberá assim referenciar os devidos dados bibliographicos conforme o typo de documento.
A partir d’essa base de dados, o utente poderá então, ao querer exportar os dados para o formato Word ou outros, escolher o ”style”, ou modo de citação usado no seu campo profissional. Isto porque o methodo de citação differe conforme a area profissional: o ”estylo” ou modo de citação d’os historiadores é muito differente por exemplo do estylo d’os sociologos.*
Como a cada obra na base de dados o utente attribuirá certa palavra chave ― ”Salazar, discurso” ― o utente ao inserir uma citação ou nota poderá, ao escrever essa palavra chave, seleccionar o devido titulo entre os apresentados ― imagine-se por exemplo que tem uma anthologia de discursos de Salazar, uma dissertação academica sobre os mesmos, e ainda varios artigos academicos sobre os mesmos na sua bibliotheca / base de dados ― , e logo o programma anotará todos os dados bibliographicos relevantes, conforme o ”estylo” escolhido.*
No fim do seu trabalho, o utente poderá então importar do EndNote uma bibliographia completa, isto é, com todos os dados bibliographicos normalmente omittidos nas notas.**
O EndNote tem ainda uma enorme serie de funcções, desde as obvias notas pessoaes a cada registo na base de dados / bibliotheca a pesquisa online em catalogos de varios milhares de bibliothecas publicas de todo o Mundo, desde a Congress Library d’os Estados Unidos a immensas bibliothecas universitarias, incluindo algumas portuguesas, e importação directa de dados bibliographicos.
Enfim, todas as muitas funcções do EndNote terão mais interesse a um academico ao escrever uma dissertação ou monographia de varias centenas de paginas. Mas a base de dados é isso mesmo, e excellente, principalmente devido è compatibilidade e possibilidade de importação directa online de dados bibliographicos e exportação para formato Word, entre outros.
Apenas temo que inicialmente o programma poderá parecer demasiado complicado e pouco intuitivo a quem não estiver habituado. E como o programma me é proporcionado gratuitamente por razões profissionaes, não sei quanto custará ao publico geral, ou se valerá a pena. Mas é o que conheço e uso, e que toda a communidade scientifica no campo das Sciencias Sociaes cada vez mais usa.
Cumprimentos,
Anachronico
* Exemplos typicos em notas no texto ou em rodapé:
― ANACHRONICO, Anonymo: ”Software para bibliothecas”. Livraria Geneall, Portugal (2014)
― ANACHRONICO, Anonymo: ”Novamente sobre software”. In Revista da Geneall, Portugal (2014)
― Anonymo Anachronico, ”Software para bibliothecas”, 2014
― Anonymo Anachronico, ”Novamente sobre software”, 2014
― Anachronico (2014a)
― Anachronico (2014b)
Estes ultimos exemplos seriam impensaveis entre historiadores, mas são o mais normal entre politologos e sociologos. Felizmente o EndNote, a partir da mesma base de dados, possibilita qualquer uso. Basta escolher o ”style”.
**No final, o EndNote poderá exportar a partir da base de dados a bibliographia completa para Word &c, como por exemplo:
― ANACHRONICO, Anonymo: ”Software para bibliothecas”. Ferramentas Electronicas para Historiadores, Vol. I. Lisboa, Livraria Geneall (2014).
― ANACHRONICO, Anonymo: ”Novamente sobre software”. In Revista do Geneall, Anno XIV, Vol. I (Inverno-Primavera), 2014.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Nov 2024, 21:36